Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V22N1

De 1 a 12 de 23 itens(s).

Editorial

Gestão editorial: inovações e perspectivas

Editorial management: innovations and perspectives

Maria Helena Palucci Marziale

Artigos Originais

Hipertensão em adolescentes identificada com o manguito correto e seus problemas cardiovasculares e gestacionais após 29 anos

Adolescent hypertension identified with correct cuff and its cardiovascular and gestational problems after 29 years

Sandra Regina Ramos Silva; Edna Apparecida Moura Arcuri; Adriana Paula Jordão Isabella; Silvia Mari...

OBJETIVO: identificar, no ano 2011, índices para hipertensão, problemas cardiovasculares e gestacionais em sujeitos com pressão elevada, detectada com manguito correto em 1982, quando a razão entre Circunferência Braquial e Largura do Manguito de 0,40, proposta pela American Heart Association, foi aplicada. MÉTODO: definiu-se como pressão elevada em 2011 sistólica =115mmHg e diastólica =80mmHg, resultando em 20 sujeitos com 39-43 anos (grupo de risco), que foram comparados a 20 com níveis menores que esses em 1982 (grupo controle). RESULTADOS: índices de hipertensão, problemas cardiovasculares e gestacionais foram significantemente mais elevados (Fisher: p=0,02) no grupo de risco, com uma morte cardiovascular. Os achados, aqui, levam a indagar se, caso um manguito apropriado tivesse sido usado na clínica, complicações e morte teriam sido evitadas. CONCLUSÕES: os dados indicam atendimento à largura do manguito correspondendo a 40% da medida da circunferência braquial, apesar das polêmicas discussões sobre dificuldades na disponibilidade e uso de diversos manguitos.

Adesão ao tratamento do diabetes mellitus: validação de instrumentos para antidiabéticos orais e insulina

Adherence to treatment for diabetes mellitus: validation of instruments for oral antidiabetics and insulin

Lilian Cristiane Gomes-Villas Boas; Maria Luisa Soares Almeida Pedroso de Lima; Ana Emilia Pace

OBJETIVOS: verificar a validade de face, de critério e a confiabilidade de duas formas distintas de apresentação do instrumento Medida de Adesão aos Tratamentos, sendo uma para avaliar a adesão ao uso de antidiabéticos orais (Medida de Adesão aos Tratamentos - antidiabéticos orais) e a outra para a adesão ao uso de insulina (Medida de Adesão aos Tratamentos - insulina), bem como avaliar diferenças na adesão entre essas duas modalidades de terapêutica medicamentosa. MÉTODO: estudo metodológico realizado entre 90 adultos com diabetes mellitus tipo 2. A validade de critério foi verificada por meio das curvas de Características de Operação do Receptor; e, para a confiabilidade, calcularam-se o coeficiente alfa de Cronbach, a correlação item-total e o coeficiente de correlação de Pearson. RESULTADOS: a medida de adesão aos tratamentos - adesão ao uso de antidiabéticos orais apresentou sensibilidade de 0,84, especificidade de 0,35 e coeficiente alfa de Cronbach de 0,84. Para a medida de adesão aos tratamentos - insulina, os valores encontrados foram, respectivamente, 0,60, 0,21 e 0,68. Encontrou-se diferença estatisticamente significante entre os escores finais das duas formas do instrumento, indicando maior adesão ao uso da insulina do que aos antidiabéticos orais. CONCLUSÃO: conclui-se que as duas formas do instrumento medida de adesão aos tratamentos são confiáveis e devem ser utilizadas para avaliar a adesão ao tratamento medicamentoso das pessoas com diabetes mellitus.

Morbidade hospitalar em município de médio porte: diferenciais entre homens e mulheres

Hospital morbidity in a medium-sized city: differentials between men and women

Guilherme Oliveira de Arruda; Carlos Alexandre Molena-Fernandes; Thais Aidar de Freitas Mathias; Son...

OBJETIVO: caracterizar a morbidade hospitalar de adultos residentes no município de Maringá, Paraná, Brasil, no período de 2000 a 2011, com enfoque nos diferenciais entre os sexos. MÉTODO: estudo descritivo, desenvolvido a partir de dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde, para investigar a associação de grupos de causas de internação e tempo médio de internação por sexo, em triênios. RESULTADOS: os principais grupos de causas de internação dos homens foram: transtornos mentais, lesões e doenças circulatórias; e, entre as mulheres, destacaram-se: as neoplasias, doenças circulatórias e geniturinárias. Transtornos mentais e lesões, neoplasias, doenças circulatórias e geniturinárias apresentaram-se durante todo o período, significativamente associados aos sexos feminino e masculino. Embora não significativo, o tempo médio de internação diminuiu ao longo dos quatro triênios, e só diferiu significativamente entre homens e mulheres no segundo triênio. CONCLUSÃO: diferenças no perfil de morbidade hospitalar entre homens e mulheres reforçam a necessidade de ações específicas na área de saúde e de enfermagem, especialmente na atenção primária, com vistas a reduzir as hospitalizações no município pelos principais grupos de causas.

Entre o bem-estar espiritual e a angústia espiritual: possíveis fatores relacionados a idosos com cancro

Between spiritual wellbeing and spiritual distress: possible related factors in elderly patients with cancer

Sílvia Caldeira; Emilia Campos de Carvalho; Margarida Vieira

OBJETIVOS: este artigo descreve a avaliação do bem-estar espiritual de idosos com cancro, submetidos à quimioterapia, e de possíveis fatores preditivos do diagnóstico angústia espiritual. MÉTODO: trata-se de estudo metodológico, de validação clínica de diagnósticos de enfermagem, com entrevista para o preenchimento de formulário. RESULTADOS: foram participantes 45 idosos, católicos, maioritariamente do sexo feminino, com cancro da mama, média de idade de 70,3 anos. A prevalência de angústia espiritual foi de 42%, e 24,4% dos idosos estavam medicados com antidepressivos. Observou-se associação significativa entre a presença de angústia espiritual, medicação antidepressiva e escolaridade; verificou-se aumento da referida angústia (diferença não significativa) no início do tratamento. CONCLUSÃO: esses resultados enfatizam a necessidade de clarificar esse diagnóstico e a responsabilidade dos enfermeiros na assistência espiritual aos pacientes. As intervenções deverão ser adequadas sempre que identificado um diagnóstico de enfermagem que constitui uma resposta complexa e que não se reduz ao tratamento farmacológico.

Sofrimento moral e síndrome de Burnout: existem relações entre esses fenômenos nos trabalhadores de enfermagem?

Moral distress and Burnout syndrome: are there relationships between these phenomena in nursing workers?

Graziele de Lima Dalmolin; Valéria Lerch Lunardi; Guilherme Lerch Lunardi; Edison Luiz Devos Barlem...

OBJETIVO: identificar relações entre sofrimento moral e síndrome de Burnout nas percepções das vivências de trabalhadores de enfermagem no seu desempenho profissional. MÉTODOS: trata-se de uma pesquisa survey com 375 trabalhadores de enfermagem, atuantes em três distintas instituições hospitalares do sul do Rio Grande do Sul, através da aplicação de uma adaptação do Moral Distress Scale e do Maslach Burnout Inventory, validado e normatizado para uso no Brasil. A validação dos dados ocorreu via análise fatorial e alfa de Cronbach. Para análise dos dados, procedeu-se à análise bivariada com utilização da correlação de Pearson, e análise multivariada, através de regressão múltipla. RESULTADOS: verificou-se a existência de uma correlação baixa entre o sofrimento moral e a síndrome de Burnout. Identificou-se possível correlação positiva entre a obstinação terapêutica e a síndrome de Burnout, e uma correlação negativa entre realização profissional e sofrimento moral. CONCLUSÃO: identificou-se a necessidade de realização de novos estudos que incluam variáveis mediadoras e moderadoras que possam explicar mais claramente os modelos estudados.

Distúrbios de saúde relacionados ao aprendizado de solda: avaliação de abordagem para comunicação de risco

Health disorders related to learning the welding trade: assessment of approaches to risk communication

Clarice Alves Bonow; Marta Regina Cezar-Vaz; Lauro Roberto Witt da Silva; Laurelize Pereira Rocha; C...

OBJETIVO: avaliar a identificação de distúrbios de saúde autorreferidos por aprendizes de solda e analisar a intensidade da relação entre idade e tempo de experiência com os distúrbios de saúde autorreferidos pelos aprendizes, antes e depois da intervenção socioambiental de enfermagem. MÉTODO: trata-se de estudo quase-experimental, não randomizado, do tipo antes e depois, realizado com 86 aprendizes de solda de entidade privada. RESULTADOS: os resultados mostram diferença significativa para a diferença das médias pré e pós-teste e aumento da média pós-teste para o sistema cardiovascular, respiratório e tegumentar. Ainda, houve correlação negativa da idade dos aprendizes de solda com a identificação de distúrbios de saúde. CONCLUSÃO: a intervenção socioambiental de enfermagem propiciou informações de saúde sobre os distúrbios de saúde relacionados à atividade de solda. Tais informações possibilitaram aos aprendizes avaliar as informações e, mediante essas, autorreferir distúrbios de saúde.

Pronto-socorro público: impactos psicossociais no domínio físico da qualidade de vida de profissionais de enfermagem

Public emergency department: the psychosocial impact on the physical domain of quality of life of nursing professionals

Moisés Kogien; José Juliano Cedaro

OBJETIVOS: determinar os principais fatores psicossociais do trabalho, relacionados a prejuízos no domínio físico de qualidade de vida de profissionais de enfermagem, em um pronto-socorro público. MÉTODOS: estudo transversal, descritivo, com a participação de 189 profissionais de enfermagem. Utilizou-se a Job Stress Scale e a versão abreviada do instrumento para avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde, para a coleta de dados, e o Modelo Demanda-Controle de Robert Karasek como referencial para análise da configuração psicossocial. Calcularam-se o risco para prejuízos e o intervalo de confiabilidade de 95%. RESULTADOS: em relação ao ambiente psicossocial, a maior proporção de trabalhadores apresentou vivência de baixas demandas psicológicas (66,1%) e baixo suporte social (52,4%), além de 60,9% dos profissionais serem categorizados vivenciando as situações de trabalho com maior potencial patologizante: trabalho de alta exigência (22,8%) e trabalho passivo (38,1%). CONCLUSÕES: baixo discernimento intelectual, baixo suporte social e vivenciar um trabalho de alta exigência ou trabalho passivo foram os principais fatores de risco para prejuízos no domínio físico de qualidade de vida.

Os princípios do Sistema Único de Saúde estudados a partir da análise de similitude

The principles of the Brazilian Unified Health System, studied based on similitude analysis

Ana Paula Munhen de Pontes; Denize Cristina de Oliveira; Antonio Marcos Tosoli Gomes

OBJETIVOS: analisar e comparar a incorporação dos princípios ético-doutrinários e organizativos nas representações sociais do Sistema Único de Saúde, entre profissionais de saúde. MÉTODO: estudo fundamentado na Teoria das Representações Sociais, realizado com 125 sujeitos, em oito instituições de saúde do Rio de Janeiro. Aplicou-se a Técnica de Evocações Livres ao termo indutor "SUS", sendo essas analisadas com as técnicas do Quadro de Quatro Casas e análise de similitude. RESULTADOS: identificou-se que as representações sociais dos profissionais variam segundo o nível de escolaridade e que aqueles de nível superior representam um subgrupo responsável pelo processo de mudança representacional identificado. Tal resultado pôde ser confirmado através da análise de similitude. CONCLUSÃO: existe um processo de mudança representacional em curso, no qual se verificou que os profissionais incorporaram os princípios do SUS nas suas construções simbólicas. A análise de similitude se mostrou uma técnica proveitosa para a pesquisa em enfermagem.

Vulnerabilidade de mulheres vivendo com HIV/Aids

Vulnerability of women living with HIV/aids

Marli Teresinha Cassamassimo Duarte; Cristina Maria Garcia de Lima Parada; Lenice do Rosário de Sou...

OBJETIVO: traçar o perfil de mulheres vivendo com o vírus da imunodeficiência humana/Aids em municípios do interior do Estado de São Paulo, buscando-se identificar características relacionadas à vulnerabilidade individual, social e programática e analisar as condições em que tiveram conhecimento de seu status sorológico. MÉTODO: entre outubro de 2008 e dezembro de 2010, foi realizado estudo transversal, envolvendo 184 mulheres atendidas em serviço especializado. Os dados foram obtidos por entrevista e exame ginecológico, com coleta de amostras para diagnóstico etiológico de doenças sexualmente transmissíveis. RESULTADOS: predominaram mulheres brancas, entre 30 e 49 anos de idade, com companheiro, baixo nível escolar, múltiplos parceiros sexuais durante a vida e prática de sexo inseguro. A prevalência de doenças sexualmente transmissíveis foi de 87,0%. CONCLUSÃO: o estudo sugere a necessidade de ofertar assistência ginecológica em serviços especializados e realização de ações multiprofissionais que reforcem a autonomia feminina na tomada de decisões protetoras.

Violência conjugal na perspectiva de profissionais da "Estratégia Saúde da Família": problema de saúde pública e a necessidade do cuidado à mulher

Conjugal violence in the perspective of "Family Health Strategy" professionals: a public health problem and the need to provide care for the women

Nadirlene Pereira Gomes; Alacoque Lorenzini Erdmann

OBJETIVO: construir uma matriz teórica a partir dos significados das interações e ações experienciadas pelos profissionais sobre as práticas de cuidado de enfermagem e saúde às mulheres em situação de violência conjugal, no âmbito da Estratégia Saúde da Família. MÉTODOS: pesquisa fundamentada na Grounded Theory. Após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, foram entrevistados 52 profissionais em Santa Catarina, Brasil. A análise baseou-se nas codificações aberta, axial e seletiva. RESULTADOS: o modelo teórico foi delimitado a partir do fenômeno "Reconhecendo a violência conjugal como problema de saúde pública e a necessidade de gestão do cuidado à mulher", que reflete a vivência dos profissionais no que tange ao cuidado à mulher, bem como os significados atribuídos a esse cuidado. CONCLUSÕES: o fenômeno permite a compreensão do movimento de ação e interação acerca do cuidado à mulher em situação de violência conjugal.

Ocorrência de violência contra a mulher nos diferentes ciclos de vida

Reports of violence against women in different life cycles

Maísa Tavares de Souza Leite; Maria Fernanda Santos Figueiredo; Orlene Veloso Dias; Maria Aparecida...

OBJETIVO: analisar as ocorrências e fatores associados à violência contra a mulher. MÉTODO: trata-se de estudo transversal, exploratório e analítico com informações dos casos registrados de violência, extraídos dos Boletins de Ocorrências da Polícia Civil, em uma cidade de médio porte de Minas Gerais, Brasil. RESULTADOS: das 7.487 ocorrências de violência contra a mulher, identificou-se que 44,6% dos casos foram de ameaça, 28,5% de agressão, 25,1% de lesão corporal, 1,1% de estupro e 0,7% de algum tipo de injúria. Na análise bivariada, observou-se maior número de casos (p=0,000) cometidos pelo companheiro para todos os tipos de violência, com exceção de estupro. As crianças, adolescentes e adultas foram violentadas por companheiro, seguido de familiar. Com as mulheres idosas, os casos de violência foram cometidos por familiares. CONCLUSÃO: há necessidade de que programas de prevenção da violência contra a mulher sejam instituídos nos diversos setores da sociedade, permeando o ciclo de vida.