Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V23N4

De 1 a 12 de 25 itens(s).

Editorial

Meus Desejos por Metas Globais de Pesquisa em Enfermagem

My Wish for a Global Research Agenda in Nursing

Afaf Ibrahim Meleis

Artigos Originais

Estudo da Bota de Unna comparado à bandagem elástica em úlceras venosas: ensaio clínico randomizado

A study of the Unna Boot compared with the elastic bandage in venous ulcers: a randomized clinical trial

Alcione Matos de Abreu, Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

Objetivo: analisar o processo de reparo tecidual de pacientes com úlcera venosa em uso da terapia compressiva inelástica (Bota de Unna), em comparação ao uso da bandagem elástica. Método: ensaio clínico controlado randomizado em que os pacientes (n=18) foram alocados em dois grupos, os que utilizavam a Bota de Unna (grupo B) e os que utilizavam a atadura elástica (grupo A). O tempo de seguimento da pesquisa foi de treze semanas. Resultados: ocorreu redução significativa, no nível de 5%, na área, em centímetros quadrados, das úlceras do grupo B (p<0,0001) ao longo de todo o tratamento, e tendência do grupo A à redução, na área da úlcera, em centímetros quadrados (p=0,06), apenas após a quinta semana. Conclusão: o tratamento com a Bota de Unna apresentou melhor resultado em úlceras venosas com áreas superiores a 10cm², e a atadura elástica com a gaze Petrolatum® em úlceras venosas inferiores a 10cm². Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: Trial (req: 195) e WHO UTN U1111-1122-5489.

Autocuidado de pacientes com insuficiência cardíaca

Self-care in heart failure patients

Ana Paula da Conceição, Mariana Alvina dos Santos, Bernardo dos Santos, Diná de Almeida Lopes Mon...

Objetivo: descrever o comportamento de autocuidado e seus fatores associados em amostra de pacientes brasileiros com insuficiência cardíaca. Método: estudo transversal descritivo, com amostra não probabilística de 116 pacientes ambulatoriais em tratamento para a insuficiência cardíaca. O autocuidado foi avaliado pela Self-Care of Heart Failure Index v 6.2, (escores ≥70 pontos=autocuidado adequado). Aplicados testes de associação, adotando-se um nível descritivo de 0,05. Resultados: a idade média dos participantes era de 57,7 (desvio-padrão=11,3) anos; 54,3% homens; escolaridade média de 5,5 (desvio-padrão=4,0) anos de estudo e 74,1% em classe funcional II-III. As médias dos escores nas subescalas da Self-Care of Heart Failure Index v 6.2, indicaram autocuidado inadequado (manutenção do autocuidado: 53,2 (desvio-padrão=14,3), manejo do autocuidado: 50,0 (desvio-padrão=20,3) e confiança do autocuidado: 52,6 (desvio-padrão=22,7)), assim como foram baixas as frequências de participantes com autocuidado adequado (manutenção do autocuidado (6,9%), manejo do autocuidado (14,7%) e confiança do autocuidado (19%). Escores mais elevados do Self-Care of Heart Failure Index, v.6, foram associados com: fração de ejeção ventricular esquerda menor (p=0,001), maior tempo de experiência com a doença (p=0,05) e acompanhamento conjunto do profissional médico e enfermeiro (p=0,007). Conclusão: são necessários investimentos para melhorar o comportamento de autocuidado e a enfermagem pode ter papel relevante nessa melhora.

Relação entre queixas apresentadas por pacientes na urgência e o desfecho final

Relationship between complaints presented by emergency patients and the final outcome

Helisamara Mota Guedes, Kesia Meiriele Souza, Patrícia de Oliveira Lima, José Carlos Amado Martins...

Objetivo: relacionar queixas apresentadas pelos pacientes classificados pelo Sistema de Triagem de Manchester em um pronto-socorro com o desfecho final (alta/óbito/transferência). Métodos: estudo de coorte prospectivo, realizado com 509 pacientes que deram entrada no pronto-socorro e que nele permaneceram por mais de 24 horas após a admissão, sendo acompanhados até o desfecho final. Os dados foram digitados e analisados com estatística descritiva e analítica em um pacote estatístico. Resultados: entre os pacientes, 59,3% eram do sexo masculino, com idade média de 59,1 anos. As queixas principais eram de mal-estar no adulto (130–22,5%), dispneia em adulto (81–14,0%), dor abdominal em adulto (58–10,0%), alterações de comportamento (34–5,9%), sendo que, desses, 87% recebeu alta. Foram encontrados mais óbitos nos pacientes classificados nas cores mais graves, sendo 42,8% classificados como vermelho, 17,0% laranja e 8,9% como amarelo. Entre os pacientes classificados como verde, 9,6% evoluiu para óbito. Conclusão: nas diversas cores do Sistema de Triagem Manchester, o óbito prevaleceu nos pacientes que apresentaram a queixa de mal-estar no adulto, dispneia, sofreram trauma craniano, trauma maior, diarreia e vômito. Quanto maior a prioridade clínica maior a prevalência de óbito.

Fatores associados ao conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital de ensino sobre hemotransfusão

Factors associated with knowledge of the nursing staff at a teaching hospital on blood transfusion

Jordânia Lumênia Tavares, Elizabeth Barichello, Ana Lúcia De Mattia, Maria Helena Barbosa

Objetivo: verificar se há associação entre o conhecimento dos profissionais da equipe de enfermagem sobre hemotransfusão e as variáveis relacionadas aos aspectos profissionais. Método: trata-se de um estudo observacional, transversal, quantitativo, realizado em um hospital geral, de ensino e de grande porte. A amostra foi constituída por 209 profissionais da equipe de enfermagem, obtida por sorteio aleatório simples. A coleta de dados utilizou um instrumento do tipo checklist. Na análise univariada, utilizaram-se estatística descritiva e medidas de centralidade e de dispersão. Na análise bivariada, utilizaram-se o Teste t de Student, a análise de variância e a correlação de Pearson. Para determinar os preditores, utilizou-se a regressão linear múltipla. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer n° 2434). Resultados: a média de escore geral de conhecimento foi de 52,66%, na Etapa Pré-transfusional foi de 53,38%; na Etapa Transfusional, 51,25%; e na Etapa Pós-transfusional, 62,68%. Os fatores relacionados ao conhecimento foram categoria profissional e receber treinamento e/ou orientação para a realização do processo transfusional (p<0,01). Conclusão: este estudo evidenciou a influência do treinamento e orientação sobre o conhecimento e forneceu um diagnóstico para a identificação das dificuldades dos profissionais relacionadas ao processo transfusional.

Reflexologia podal no comprometimento dos pés de pessoas com diabetes mellitus tipo 2: ensaio randomizado

Foot reflexology in feet impairment of people with type 2 diabetes mellitus: randomized trial

Natália Chantal Magalhães da Silva, Érika de Cássia Lopes Chaves, Emilia Campos de Carvalho, Leo...

Objetivo: avaliar o efeito da reflexologia podal no comprometimento dos pés de pessoas com diabetes mellitus tipo 2. Método: trata-se de um ensaio clínico, randomizado, controlado e mascarado. A amostra foi composta por pessoas com diabetes mellitus tipo 2 que, após serem randomizadas em grupo Tratado (n=21) e Controle (n=24), receberam orientações de autocuidado com os pés. Ao Grupo Tratado também foram fornecidas 12 sessões de reflexologia podal. Foram mensurados os escores de comprometimento de indicadores relacionados à pele e pelos, circulação sanguínea, sensibilidade e temperatura tissular por meio do Instrumento para avaliação da integridade tissular dos pés de pessoas com diabetes mellitus. Aos dados foram aplicados os testes Qui-Quadrado, Exato de Fisher, Mann-Whitney e Análises de regressão, considerando-se nível de significância de 5% (Valor P<0,05). Resultados: os participantes que receberam a terapia apresentaram melhores escores de comprometimento em alguns indicadores relacionados à pele e pelos (crescimento de pelos, elasticidade/tugor, hidratação, transpiração, textura e integridade da pele/descamação cutânea). Conclusão: a reflexologia podal apresentou efeito benéfico sobre o comprometimento dos pés de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, o que a torna uma terapia viável e que merece investimento. Este estudo foi registrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos - RBR-8zk8sz.

Internações por doenças cardiovasculares e a cobertura da estratégia saúde da família

Hospitalizations for cardiovascular diseases and the coverage by the family health strategy

Maicon Henrique Lentsck, Thais Aidar de Freitas Mathias

Objetivo: verificar a correlação entre taxas de internação por doenças cardiovasculares sensíveis à atenção primária e a cobertura da Estratégia Saúde da Família de residentes no estado do Paraná, por regionais de saúde, no período de 2000 a 2011. Método: estudo ecológico, desenvolvido a partir de dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde e do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Correlacionaram-se as taxas de internação por doenças cardiovasculares com as coberturas anuais da Estratégia Saúde da Família, utilizando-se os coeficientes de correlação de Pearson e Spearman. Resultado: houve correlação negativa e forte no estado do Paraná (r=-0,91; p<0,001) e na maioria das regionais de saúde, sendo maior na Metropolitana e Toledo (r=-0,93; p<0,001) e Paranaguá (r=-0,92; p<0,001). Conclusão: os resultados sugerem que o aumento da cobertura da Estratégia Saúde da Família foi fator importante para a diminuição das internações por condições cardiovasculares em residentes no estado do Paraná e na maioria das regionais de saúde. Outros estudos devem ser realizados para analisar fatores e causas nas regiões do estado onde não houve correlação com incremento da Estratégia Saúde da Família.

Significado da hanseníase para pessoas que viveram o tratamento no período sulfônico e da poliquimioterapia

Meaning of leprosy for people who have experienced treatment during the sulfonic and multidrug therapy periods

Karen da Silva Santos, Cinira Magali Fortuna, Fabiana Ribeiro Santana, Marlene Fagundes Carvalho Gon...

Objetivo: analisar significados da hanseníase para as pessoas que foram tratadas no período sulfônico e no período da poliquimioterapia. Método: estudo de natureza qualitativa fundamentado na abordagem histórico-cultural de Vigotski, a qual orientou a construção e análise dos dados. Foram incluídos oito entrevistados que já tiveram hanseníase e que realizaram tratamento no período sulfônico e da poliquimioterapia, sendo participantes do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. Resultados: os significados foram organizados em três núcleos de significação: manchas no corpo: alguma coisa está fora de ordem; lepra ou hanseníase? e hanseníase a partir da inserção no Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase. Conclusão: os significados de hanseníase para pessoas tratadas nos dois períodos apontam para a construção complexa dos mesmos, indicando diferenças e semelhanças nos dois períodos. Os profissionais de saúde podem contribuir para a mudança de significados, pois esses são socialmente construídos e as transformações são contínuas.

Comportamentos de risco para doenças sexualmente transmissíveis em usuários de crack

Risk behaviors for sexually transmitted diseases among crack users

Rafael Alves Guimarães, Leandro Nascimento da Silva, Divânia Dias da Silva França, Nativa Helena ...

Objetivos: investigar a prevalência e comportamentos de risco através do relato de doenças sexualmente transmissíveis em usuários de crack. Método: estudo transversal, realizado com 588 usuários de crack, de uma unidade de referência para tratamento de dependência química. Os dados foram obtidos por meio de entrevista face a face e analisados em programa estatístico Stata, versão 8.0. Resultados: do total de participantes, 154 (26,2%; IC 95%: 22,8 - 29,9) referiram antecedentes de doenças sexualmente transmissíveis. Idade entre 25 e 30 anos (RP: 2,1; IC 95%: 1,0-4,0) e superior a 30 anos (RP: 3,8; IC 95%: 2,1-6,8), consumo de álcool (RP: 1,9; IC 95%: 1,1-3,3), antecedentes de prostituição (RP: 1,9; IC 95%: 1,3-2,9) e relação sexual com pessoa vivendo com o vírus da imunodeficiência humana/aids (RP: 2,7; IC95%: 1,8-4,2) foram independentemente associados ao relato de doenças sexualmente transmissíveis. Conclusão: os resultados deste estudo sugerem elevado risco e vulnerabilidade dos usuários de crack para as doenças sexualmente transmissíveis.

Validação de conteúdo do protocolo de prevenção da sepse precoce por Streptococcus agalactiae em recém-nascidos

Validation of the content of the prevention protocol for early sepsis caused by Streptococcus agalactiae in newborns

Fabiana Alves da Silva, Cláudia Fernanda de Lacerda Vidal, Ednaldo Cavalcante de Araújo

Objetivo: validar o conteúdo do protocolo de prevenção da sepse precoce por Streptococcus agalactiae em recém-nascidos. Método: estudo transversal, descritivo, do tipo metodológico, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 15 juízes, oito médicos obstetras e sete pediatras. A validação ocorreu por intermédio da avaliação de conteúdo do protocolo pelos juízes, os quais receberam o instrumento de coleta de dados – checklist – contendo sete itens, que representam requisitos a serem contemplados no protocolo. A validação de conteúdo foi atingida mediante aplicação do Índice de Validade de Conteúdo. Resultado: no processo de julgamento, todos os itens que representam requisitos contemplados no protocolo obtiveram concordância dentro do nível estabelecido (Índice de Validade de Conteúdo >0,75). Dos sete itens, seis obtiveram concordância total, (Índice de Validade de Conteúdo 1.0) e o item exequibilidade obteve Índice de Validade de Conteúdo de 0,93. A avaliação global dos instrumentos obteve Índice de Validade de Conteúdo de 0,99. Conclusão: a validação de conteúdo realizada foi ferramenta eficaz para adequação do protocolo, de acordo com o julgamento de profissionais experientes, demonstrando a importância em se realizar validação prévia de instrumentos. Espera-se que, este estudo incentive a adoção do rastreio universal por outras instituições, mediante protocolos validados.

Instrumento para avaliação do produto do cuidar em enfermagem: desenvolvimento e validação de conteúdo

Instrument to assess the nursing care product: development and content validation

Danielle Fabiana Cucolo, Márcia Galan Perroca

Objetivos: desenvolver e validar o conteúdo de um instrumento sobre produção do cuidado de enfermagem. Método: a coleta de dados ocorreu entre 2011 e 2013, a partir de grupos focais, aplicação de questionários semiestruturados (teste do protótipo) e técnica Delphi. Os grupos focais foram utilizados para geração de itens do instrumento e realizados em três hospitais do interior do Estado de São Paulo, com a participação de 20 enfermeiros. A apreciação do instrumento foi conduzida por um painel de 10 especialistas. Resultados: após duas fases da técnica Delphi, o instrumento passou a ser constituído por oito itens. O índice de validade do conteúdo da escala foi de ≥0,9 e a validade dos conteúdos dos itens apresentou variação de 0,8 a 1,0, indicando a manutenção da estrutura e do conteúdo. A afirmativa referente à aplicabilidade na prática diária do enfermeiro apresentou índice de validade do conteúdo da escala de 0,8. Conclusão: este estudo possibilitou desenvolver e validar o conteúdo de uma escala sobre produção do cuidado de enfermagem, instrumentalizando os enfermeiros em sua prática gerencial.

Adaptação cultural para o português do Brasil da escala de avaliação de dor Face, Legs, Activity, Cry, Consolability revised (FLACCr)

Cultural adaptation to Brazilian Portuguese of the Face, Legs, Activity, Cry, Consolability revised (FLACCr) scale of pain assessment

Edna Aparecida Bussotti, Ruth Guinsburg, Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira

Objetivo: realizar a tradução para a língua portuguesa do Brasil e adaptação cultural da escala Face, Legs, Activity, Cry, Consolability revised (FLACCr), com crianças de até 18 anos de idade, acometidas por paralisia cerebral, apresentando ou não comprometimento cognitivo e impossibilitadas de relatar sua dor. Método: estudo de desenvolvimento metodológico de tradução para o português e adaptação cultural da FLACCr. Após aprovação do comitê de ética, o processo contemplou tradução e retrotradução, avaliação da tradução e da retrotradução utilizando a técnica de Delphi e avaliação da equivalência cultural. O processo incluiu as cinco categorias da escala e as quatro orientações de aplicação, considerando nível de concordância igual ou maior a 80%. Resultados: foram necessários três ciclos da técnica de Delphi para consenso entre os juízes. A concordância obtida para as cinco categorias foi: Face 95,5%, Pernas 90%, Atividade 94,4%, Choro 94,4% e Consolabilidade 99,4%. As quatro orientações alcançaram os seguintes níveis de consenso: 1ª 99,1%, 2ª 99,2%, 3ª 99,1% e 4ª 98,3%. Conclusão: o método possibilitou o desenvolvimento da tradução e adaptação cultural da FLACCr. Sendo um estudo capaz de ampliar o conhecimento de profissionais brasileiros sobre a avaliação da dor em crianças com PC.