Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V23N5

De 1 a 12 de 26 itens(s).

Editorial

Prática avançada de enfermagem: estratégias para formação e construção do conhecimento

Advanced nursing practice: strategies for training and knowledge building

Maria Lúcia Zanetti

Artigos Originais

Uso da classificação das intervenções de enfermagem na identificação da carga de trabalho da equipe de enfermagem em um centro cirúrgico

Use of the nursing intervention classification for identifying the workload of a nursing team in a surgical center

João Francisco Possari, Raquel Rapone Gaidzinski, Antônio Fernandes Costa Lima, Fernanda Maria Tog...

Objetivo: analisar a distribuição da carga de trabalho entre os profissionais de enfermagem, de acordo com a Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC), durante o período transoperatório, em um centro cirúrgico (CC) especializado em oncologia. Método: estudo transversal, observacional e descritivo. A amostra foi composta por 11 enfermeiros e 25 técnicos de enfermagem, que realizavam diversas funções dentro da sala de cirurgia, 16 técnicos de enfermagem, que trabalhavam com instrumentação cirúrgica, e dois técnicos de enfermagem da recepção de pacientes, que trabalhavam no CC durante o período transoperatório. Um instrumento foi desenvolvido para coletar dados e as intervenções foram validadas de acordo com a taxonomia da NIC. Resultados: foram identificadas 266 atividades, mapeadas em 49 intervenções de enfermagem, sete domínios e 20 classes da NIC. Os domínios mais representativos foram Fisiológico Complexo (61,68%) e Sistema de Saúde (22,12%), enquanto as intervenções mais frequentes foram Assistência Cirúrgica (30,62%) e Documentação (11,47%), respectivamente. A produtividade da equipe de enfermagem alcançou 95,34%. Conclusões: o uso da NIC evidencia a distribuição da carga de trabalho, contribuindo para a alocação adequada do efetivo de enfermagem.

Influência das intervenções assistenciais na continuidade do sono de pacientes em unidade de terapia intensiva

The influence of care interventions on the continuity of sleep of intensive care unit patients

Fernanda Luiza Hamze, Cristiane Chaves de Souza, Tânia Couto Machado Chianca

Objetivo: identificar intervenções assistenciais, realizadas pela equipe de saúde, e a influência das mesmas na continuidade do sono de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva. Método: estudo descritivo com amostra de 12 pacientes. Para a coleta dos dados, utilizou-se técnica de filmagem. Os despertares do sono foram mensurados utilizando o método da actigrafia. A análise dos dados foi descritiva, processada no Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: foram identificadas 529 intervenções assistenciais, agrupadas em 28 diferentes tipos, das quais 12 (42,8%) causaram despertares no sono dos pacientes. Observou-se média de 44,1 intervenções/paciente/dia e 1,8 intervenções/paciente/hora. A administração de medicamento e alimentação oral foram as intervenções que causaram despertares nos pacientes com maior frequência. Conclusão: identificou-se que as intervenções assistenciais podem prejudicar o sono dos pacientes internados em UTI. Recomenda-se que os profissionais de saúde repensem o planejamento das intervenções de acordo com a demanda individual dos pacientes e com diversificação de horários e introduzam novas práticas para melhorar a qualidade do sono de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva.

Alto risco para síndrome da apneia obstrutiva do sono em pacientes com infarto agudo do miocárdio

High risk for obstructive sleep apnea in patients with acute myocardial infarction

Carla Renata Silva Andrechuk, Maria Filomena Ceolim

Objetivos: estratificar o risco para a síndrome da apneia obstrutiva do sono em pacientes com infarto agudo do miocárdio, atendidos em um hospital público, terciário e de ensino do Estado de São Paulo, Brasil, bem como identificar fatores sociodemográficos e clínicos relacionados. Método: estudo analítico transversal com 113 pacientes (média de idade 59,57 anos, 70,8% pertencentes ao sexo masculino). Utilizou-se questionário específico para caracterização sociodemográfica e clínica e o Questionário de Berlim para estratificação do risco da síndrome da apneia obstrutiva do sono. Resultados: a prevalência do alto risco foi de 60,2% e o desfecho de piora clínica na hospitalização foi mais frequente entre esses pacientes. Os fatores relacionados ao alto risco foram índice de massa corporal superior a 30kg/m2, hipertensão arterial e circunferência da cintura indicativa de risco cardiovascular, enquanto a idade mais avançada (60 anos ou mais) constituiu fator de proteção. Conclusão: considerando a elevada prevalência da síndrome da apneia obstrutiva do sono e a sua relação com piora clínica, sugere-se que o enfermeiro deve rastrear, na sua prática clínica, as pessoas com alto risco para essa síndrome, orientando medidas de controle dos fatores modificáveis e visando prevenir complicações associadas à mesma, entre elas o agravamento de doenças cardiovasculares.

Autoeficácia e morbidade psicológica no pós-operatório de prostatectomia radical

Postoperative self-efficacy and psychological morbidity in radical prostatectomy

Luciana Regina Ferreira da Mata, Emilia Campos de Carvalho, Cássia Regina Gontijo Gomes, Ana Cristi...

Objetivo: avaliar a autoeficácia geral e percebida, a morbidade psicológica e conhecimento sobre cuidados pós-operatórios de pacientes submetidos à prostatectomia radical. Identificar as relações entre as variáveis e conhecer os preditores da autoeficácia. Método: estudo descritivo, transversal, realizado com 76 homens internados. Foram utilizadas as Escalas de Autoeficácia Geral e Percebida e a de Ansiedade e Depressão Hospitalar, além de questionários de caracterização sociodemográfica, clínica e de conhecimento. Resultados: encontrou-se relação negativa da autoeficácia com ansiedade e depressão. A morbidade psicológica foi variável preditora significativa da autoeficácia. Estar em situação profissional ativa e o tempo de espera pela cirurgia também revelaram-se variáveis relevantes na ansiedade e no conhecimento, respectivamente. Conclusão: os participantes apresentaram bom nível de autoeficácia geral e percebida e porcentagem reduzida de depressão. Com estes achados é possível traçar o perfil dos pacientes sobre suas necessidades psicológicas após prostatectomia radical e, assim, permitir que a enfermagem atue de forma holística, considerando não apenas as necessidades de cuidado de ordem física, mas a esfera psicossocial.

Validação de escala de autoconfiança para assistência de enfermagem na retenção urinária

Validation of the self-confidence scale of nursing care in urinary retention

Alessandra Mazzo, José Carlos Amado Martins, Beatriz Maria Jorge, Rui Carlos Negrão Batista, Rodri...

Objetivo: validar instrumento para mensurar a autoconfiança na assistência de enfermagem na retenção urinária. Métodos: estudo de investigação metodológica, realizado após autorização ética. Foi aplicada a estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem uma escala tipo Likert, de 32 itens, referentes à assistência de enfermagem na retenção urinária. Para a validação do instrumento, foi realizada análise da adequação amostral e dos componentes principais, rotação ortogonal Varimax e consistência interna. Resultados: numa amostra de 305 estudantes, houve elevada correlação de todos os itens com o total da escala, alpha de Cronbach 0,949. Os itens da escala foram divididos em: cinco fatores, com consistência interna de: Fator 1 (0,890), Fator 2 (0,874), Fator 3 (0,868), Fator 4 (0,814) e Fator 5 (0,773), respectivamente. Conclusão: a escala cumpre os requisitos de validade, demonstrando potencial para uso em avaliação e investigação.

O diálogo cultural na dimensão doméstica de atendimento em cuidadores imigrantes na Espanha

The cultural dialogue on the domestic dimension of care to immigrant caregivers in Spain

Isabel Morales-Moreno, Maravillas Giménez-Fernández, Paloma Echevarría-Pérez

Objetivos: determinar como o fenômeno da imigração influencia na resposta aos cuidados informais a nível doméstico por meio da atividade de um cuidador e analisar o diálogo cultural estabelecido na área habitacional de Múrcia (Espanha). Método: Trata-se de um estudo etnográfico, realizado em 26 cuidadores informais imigrantes. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante. Análise de conteúdo assistida MAXQDA-2 também foi aplicada. Resultados: a cuidadora imigrante é a principal consumidora de medicamentos tradicionais, estendendo essas práticas de saúde para o grupo doméstico. Um diálogo cultural é estabelecido no cuidado informal, caracterizado pela interculturalidade e adaptação mútua. Conclusões: identifica-se hibridização cultural nas cuidadoras informais imigrantes, intercâmbio e integração cultural: novas práticas de atendimento na saúde e comportamentos culturais em sistemas informais. Há uma transformação nos papéis familiares em atendimento em ambientes domésticos, aumentando a qualidade de vida e autocuidado. Eles representam uma alternativa à medicalização, promovendo a autogestão da saúde.

Perfil obstétrico de adolescentes grávidas em um hospital público: risco no início do trabalho de parto, parto, pós-parto e puerpério

Obstetric profile of pregnant adolescents in a public hospital: risk at beginning of labor, at delivery, postpartum, and in puerperium

Hugo Tapia Martínez, Marta Angélica Iossi Silva, Iñiga Pérez Cabrera, Araceli Jiménez Mendoza

Objetivo: descrever o perfil obstétrico das adolescentes no início do trabalho de parto, durante o parto, pós-parto e puerpério. Método: estudo descritivo transversal, com 85 adolescentes grávidas, escolhidas por conveniência, encaminhadas dos Centros de Saúde a um Hospital Público na Cidade do México. Foram avaliados os riscos antes, durante e depois do parto e no puerpério, medidos respectivamente com os “Previgenes” que compõem o Sistema de Avaliação de Risco Reprodutivo e Perinatal. Resultados: o nível socioeconômico, a ocupação e a escolaridade tiveram influência sobre a emotividade das adolescentes em relação ao trabalho de parto, cujo risco obstétrico foi 55% baixo, 35% médio e 10% alto. O risco no trabalho de parto foi baixo em 55%, médio em 18% e alto em 27%. O risco no pós-parto foi de 50% risco baixo, 25% risco médio e 25% risco alto. No puerpério, a maioria das adolescentes (90%) apresentou baixo risco. Conclusão: a maioria das adolescentes apresentou baixo risco nas etapas avaliadas. O estudo contribuiu para identificar estratégias para a abordagem de riscos devido à vulnerabilidade inerente a este tipo de população e favoreceu a realização de intervenções adequadas para as suas necessidades.

Um marco conceitual da clínica do cuidado de enfermagem na terapia intensiva

A conceptual framework of clinical nursing care in intensive care

Rafael Celestino da Silva, Márcia de Assunção Ferreira, Thémistoklis Apostolidis, Marcos Antôni...

Objetivo: propor um marco conceitual para uma clínica do cuidado de enfermagem na terapia intensiva. Método: pesquisa de campo, descritiva e qualitativa, realizada com 21 enfermeiros de uma unidade de terapia intensiva de um hospital público federal. Realizou-se entrevista semiestruturada e análise de conteúdo temático e lexical, com apoio do software Alceste. Resultados: os elementos que caracterizam a clínica do cuidado na terapia intensiva emergem dos saberes especializados, da interação, do contexto do trabalho, dos tipos de paciente e de enfermeiro, próprios da terapia intensiva, e dos referenciais assistenciais. Conclusão: conclui-se que o marco conceitual da clínica do cuidado de terapia intensiva articula elementos próprios da dinâmica desse cenário: objetivos em relação às tecnologias e atenção aos equipamentos e subjetivos relacionados à interação humana, específicos dos cuidados de enfermagem, contrapondo-se às críticas pautadas na desumanização.

Estudo comparativo das formas de apropriação dos modelos da Qualidade Total e Lean Production nos serviços de saúde

Comparative study: TQ and Lean Production ownership models in health services

Natalia Yuri Eiro, Alvair Silveira Torres-Junior

Objetivo: como parte do processo de aplicação de modelos gerencias fundados na premissa da qualidade, muitas empresas adotaram e aderiram aos princípios de gestão da Qualidade Total (QT). As organizações da área de saúde seguiram o mesmo percurso com alguma defasagem de tempo em relação às organizações manufatureiras. A crescente competitividade entre as empresas de saúde corrobora a busca por soluções inovadoras capazes de reduzir custos, otimizar processos e planejar recursos. O objetivo deste estudo visa comparar a aplicação dos modelos da QT utilizados em processos de um serviço de saúde, os casos de Lean Healthcare da literatura e de uma outra instituição que já aplicou esse modelo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva que foi conduzida através de estudo de caso. A pesquisa possibilitou identificar que o modelo lean foi mais apropriado sistemicamente pelas pessoas que trabalham e geram o fluxo. E apontou para alguns desafios potenciais na introdução e implementação de métodos de lean na saúde.

Violência por parceiro íntimo e transtornos ansiosos na gestação: importância da formação profissional da equipe de enfermagem para o seu enfrentamento

Intimate partner violence and anxiety disorders in pregnancy: the importance of vocational training of the nursing staff in facing them

Mariana de Oliveira Fonseca-Machado, Juliana Cristina dos Santos Monteiro, Vanderlei José Haas, Ana...

Objetivo: identificar a relação entre transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade-traço e estado e violência por parceiro íntimo, durante a gestação. Método: estudo observacional e transversal, desenvolvido com 358 gestantes. Foram utilizados o Post-Traumatic Stress Disorder Checklist – Civilian Version, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado e uma versão adaptada do instrumento usado no World Health Organization Multi-country Study on Women’s Health and Domestic Violence. Resultados: após se ajustar ao modelo de regressão logística múltipla, a violência por parceiro íntimo, ocorrida durante a gestação, associou-se com o indicativo de transtorno de estresse pós-traumático. Os modelos de regressão linear múltipla ajustados evidenciaram que as vítimas de violência, na atual gestação, apresentaram maiores escores dos sintomas de ansiedade-traço e estado do que as não vítimas. Conclusão: reconhecer a violência por parceiro íntimo como um fator de risco clinicamente relevante e identificável, para a ocorrência de transtornos ansiosos, durante a gestação, pode ser um primeiro passo na prevenção desses problemas.

Apoio à mulher que denuncia o vivido da violência a partir de sua rede social

Support to women who denounce experiences of violence based on her social network

Letícia Becker Vieira, Ivis Emília de Oliveira Souza, Florence Romijn Tocantins, Florentina Pina-R...

Objetivo: analisar as possibilidades de ajuda/apoio mediante o mapeamento e reconhecimento da rede social de mulheres que denunciam o vivido da violência, em uma Delegacia de Polícia para a Mulher. Método: estudo qualitativo, ancorado no referencial teórico-metodológico de Rede Social de Lia Sanicola, mediante entrevista junto a 19 mulheres. Resultados: a análise dos mapas de rede evidenciou a rede social primária mais presente que a rede secundária, no entanto, mesmo constituída por relações significativas, demonstra limitações. A rede secundária é acessada pelas mulheres em momentos pontuais da problemática da violência e/ou de suas repercussões em sua vida e saúde. Revelou-se a presença discreta dos serviços de saúde na composição da rede social e, quando mencionados, a relação profissional da saúde e da mulher foi caracterizada como frágil. Conclusão: a importância da rede social reside na criação de espaços de ajuda/apoio à mulher que transcenda o momento pontual da agressão, que a acompanhe em seu processo de emancipação de um viver anulado pela violência, compreendendo que cada mulher tem seu tempo para agir e tomar decisões no contexto relacional.