Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V27

De 1 a 12 de 126 itens(s).

Editorial

Ampliação do papel do enfermeiro na atenção primária à saúde: o caso do Brasil

Expanding the role of nurses in primary health care: the case of Brazil

Silvia Helena De Bortoli Cassiani, Fernando Antonio Menezes da Silva

A Enfermagem: diálogo com o passado no compromisso com o presente

Nursing: dialogue with the past in the commitment to the present

Emilia Luigia Saporiti Angerami

Onde quer que você encontre enfermeiros no mundo, você encontrará líderes

Wherever in the world you find nurses, you will find leaders

Annette Kennedy

Intersetorialidade, a chave para enfrentar as Desigualdades Sociais em Saúde

Intersectorality, key to address Social Health Inequalities

Maria Del Pilar Serrano Gallardo

O interesse público na regulação estatal de profissões de saúde do Brasil

Public interest in the Brazilian health professions regulation

Fernando Mussa Abujamra Aith

Envelhecimento saudável e o exercício de direitos humanos

Healthy aging and the exercise of human rights

Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues

Novas perspectivas no tratamento do paciente com sepse

New perspectives for the treatment of the patient with sepsis

Evelin Capellari Cárnio

Artigos Originais

Registro eletrônico e manual do Sistema Manchester: avaliação da confiabilidade, acurácia e tempo despendido

Electronic and manual registration of Manchester System: reliability, accuracy, and time evaluation

Emilia Aparecida Cicolo, Heloísa Helena Ciqueto Peres

Objetivo: avaliar o grau de confiabilidade, acurácia e tempo despendido para realização do Sistema Manchester de Classificação de Risco em registros eletrônico e manual. Método: exploratório-descritivo. Casuística do estudo correspondeu ao total de 20 casos clínicos simulados validados aplicados para amostra de 10 enfermeiros. Para coleta de dados cada participante recebeu 4 casos clínicos em 2 diferentes fases do estudo, com uso em registro manual e eletrônico. As variáveis relacionadas à classificação de risco foram: preenchimento incompleto dos dados, discriminador, fluxograma, nível de prioridade, sinais vitais e tempo despendido com classificação de risco. Resultados: confiabilidade moderada para escolha dos fluxogramas e substancial para determinação dos discriminadores em ambos os registros; substancial e moderada, para prioridade, respectivamente, no registro manual e eletrônico. Para sinais vitais, apresentou-se fraca no registro manual e substancial no eletrônico. A acurácia apresentou diferença estatisticamente significante relacionada aos sinais vitais. A média de tempo despendido com a classificação de risco foi menor com utilização do registro eletrônico. Conclusão: o uso do registro eletrônico apresenta vantagens referentes à confiabilidade, acurácia e tempo despendido para a realização da classificação de risco, indicando a importância da adoção de tecnologias no processo de trabalho gerencial e assistencial nos serviços de saúde.

A dimensão qualitativa da carga de trabalho em enfermagem: uma proposta de mensuração

The qualitative dimension of Nursing workload: a measurement proposal

Danielle Fabiana Cucolo, Marcia Galan Perroca

Objetivo: construir e testar uma proposta para mensurar a dimensão qualitativa da carga de trabalho em Enfermagem; identificar o ponto de corte da carga de trabalho e seu indicador como preditores do escore produto do cuidar em Enfermagem bom e ótimo. Método: estudo descritivo realizado em quatro unidades de internação e quatro unidades de terapia intensiva de um hospital de ensino brasileiro, considerando-se 308 avaliações realizadas por 19 enfermeiros. Foram utilizados quatro instrumentos de mensuração: três para avaliar a demanda de cuidados em relação à Enfermagem e o outro para classificar o produto do cuidar entregue ao final do plantão. Calculou-se a carga de trabalho e foi construído o seu indicador. Resultados: encontrou-se correlação fraca e inversa entre o escore produto do cuidar, carga de trabalho e o indicador carga de trabalho nas unidades; moderada e inversa entre Planejamento da assistência de Enfermagem e Atendimento das necessidades assistenciais com o número de pacientes internados. Conclusão: é possível associar carga de trabalho e seu indicador ao produto do cuidar. Carga de trabalho em Enfermagem ≤ 173horas (24 horas) e indicador ≤ 12,3horas/profissional associaram-se com maior probabilidade de obtenção de escore “bom” e “ótimo” no produto do cuidar nas unidades de internação.

Uso de tiras reagentes de pH na verificação do posicionamento da sonda gástrica em recém-nascidos

Use of pH reagent strips to verify gastric tube placement in newborns

Flávia de Souza Barbosa Dias, Beatriz Pera de Almeida, Beatriz Regina Alvares, Rodrigo Menezes Jale...

Objetivo: confirmar a acurácia do teste de pH em identificar o posicionamento da sonda gástrica em recém-nascidos. Método: estudo de teste diagnóstico, duplo cego realizado com 162 recém-nascidos internados em unidade neonatal de terapia intensiva e unidade de cuidados intermediários. Os sujeitos foram submetidos à sondagem gástrica, em seguida realizado teste de pH com tira reagentes, que foi analisado por um enfermeiro, e exame radiológico, analisado por radiologista. Foi mantido o cegamento entre os profissionais com relação ao resultado dos testes. Realizada análise de acurácia diagnóstica do teste de pH em relação ao exame radiológico. Resultados: a amostra foi composta 56,17% por meninos, com média de peso de nascimento de 1.886,79g (dp 743,41), 32,92 (dp 2,99) semanas de idade gestacional e a média do pH foi 3,36 (dp 1,27). Considerando o ponto de corte de pH≤5,5, a sensibilidade foi 96,25%, especificidade 50%, valor preditivo positivo 99,35% e valor preditivo negativo 14,29%. Conclusão: o teste de pH realizado com tiras reagentes é sensível para identificar o posicionamento correto da sonda gástrica, assim pode ser utilizado como técnica adjuvante na avaliação do posicionamento da sonda gástrica. Na interpretação dos resultados, pH ≤5,5 indica posicionamento correto e valores >5,5 necessitam de confirmação radiológica.

Fatores associados ao uso inconsistente do preservativo entre trabalhadoras do sexo

Factors associated to inconsistent condom use among sex workers

Rosilane de Lima Brito Magalhães, Laelson Rochelle Milanês Sousa, Elucir Gir, Marli Teresinha Gime...

Objetivo: analisar os fatores associados ao uso inconsistente do preservativo entre trabalhadoras do sexo. Método: estudo transversal, realizado em áreas de prostituição, usou-se o Respondent Drive Sampling. O Cálculo amostral foi realizado com base na informação da Associação das Trabalhadoras do Sexo: 600 mulheres trabalhadoras do sexo. Foram selecionadas sete mulheres com características diferentes em relação à cor, idade e local de atuação, chamadas de sementes. Após a participação, elas receberam três cupons para recrutar outras participantes para obter uma amostra representativa. A definição de uso inconsistente do preservativo foi determinada como uso ocasional ou nunca usar. Foram realizadas análises univariadas e regressão logística multivariada. Resultados: participaram do estudo 416 mulheres trabalhadoras do sexo. Os fatores associados foram ter menos que oito anos de estudo (Odds Ratio = 27,28), não ter parceiro fixo (Odds Ratio = 2,79), uso de álcool elevado (Odds Ratio = 5,07) e cor da pele preta (Odds Ratio = 2,21). Conclusão: os fatores associados ao uso inconsistente do preservativo foram: menor escolaridade, não ter parceiro fixo, uso elevado de álcool e cor da pele preta.

Avaliação de cartão de vacina digital na prática de enfermagem em sala de vacinação

Evaluation of digital vaccine card in nursing practice in vaccination room

Jéssica Pereira Lopes , Thiago Magela Rodrigues Dias, Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Jhonatan F...

Objetivo: desenvolver e avaliar um aplicativo de vacina para dispositivos móveis, com atualização integrada ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, para o cuidado em sala de vacinação. Método: pesquisa metodológica fundamentada na teoria ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas de Pressman que foi desenvolvida em três etapas: revisão integrativa da literatura, desenvolvimento computacional e avaliação do aplicativo. O produto foi avaliado quanto à satisfação, utilizando um questionário validado, e quanto à usabilidade pelo System Usability Scale. Resultados: as funcionalidades do aplicativo basearam-se no levantamento de inovações tecnológicas sobre imunização, publicadas na literatura científica. Exibe as vacinas do usuário diretamente do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, notifica próximas vacinas e possibilita a inclusão de cartão de vacina de dependentes. Avaliação com pontuação média dos usuários foi de 90,5 ± 11,1 e dos profissionais de saúde de 84,2 ± 19,4. Conclusão: o uso do aplicativo é uma ferramenta tecnológica com potencial para melhorar o processo de trabalho em sala de vacinação e para o alcance das metas de cobertura vacinal. Sincroniza dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização possibilitando a manutenção do histórico vacinal das pessoas.