Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V21N1

De 1 a 12 de 23 itens(s).

Artigos Originais

A vacinação contra hepatite B é realidade entre trabalhadores da Atenção Primária à Saúde?

Is vaccination against hepatitis B a reality among Primary Health Care workers?

Fernanda Marques da Costa; Andréa Maria Eleutério de Barros Lima Martins; Pedro Eleutério dos San...

OBJETIVO: verificar a prevalência e os fatores associados à vacinação contra hepatite B entre trabalhadores da Atenção Primária à Saúde de Montes Claros, MG. MÉTODO: trata-se de estudo transversal, analítico, cujos dados foram coletados utilizando um formulário, contendo variáveis sociodemográficas, ocupacionais, de saúde geral e comportamentais. Associações foram investigadas por análises bivariadas e regressão de Poisson multivariada, empregando-se o programa SPSS 17.0. RESULTADOS: a questão sobre vacinação foi respondida por 95,5% dos trabalhadores; 47,5% não completaram o esquema vacinal. A prevalência dos vacinados foi menor entre os mais velhos, nos contratados, entre os que não participaram de atualização na área de saúde do trabalhador e naqueles que consumiam bebidas alcoólicas. Foi maior naqueles com mais anos de estudo e nos que relataram contato com instrumentos perfurocortantes. CONCLUSÕES: a formação profissional, o conhecimento e a percepção do risco de infecção são importantes na determinação da vacinação. Sugere-se que a instabilidade no trabalho pode levar à negligência e que os comportamentos negligentes se repetem. A caracterização dos profissionais que não se vacinaram direcionará ações educativas, visando a saúde do trabalhador.

Sofrimento moral no cotidiano da enfermagem: traços ocultos de poder e resistência

Moral distress in everyday nursing: hidden traces of power and resistance

Edison Luiz Devos Barlem; Valéria Lerch Lunardi; Guilherme Lerch Lunardi; Jamila Geri Tomaschewski-...

OBJETIVO: conhecer as estratégias de resistência adotadas por trabalhadores de enfermagem, diante de situações de enfrentamento do sofrimento moral, numa perspectiva ética. MÉTODO: realizou-se pesquisa qualitativa, mediante entrevistas semiestruturadas, com quinze trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário do extremo Sul do Brasil, através de análise textual discursiva e referencial teórico foucaultiano. RESULTADOS: foram construídas duas categorias: negação de si e do outro - em que se percebe que os trabalhadores de enfermagem podem executar ações que se pautam predominantemente por imobilismo e conformismo, evitando enfrentamentos de quem representa o poder, nas situações que lhes provocam sofrimento moral; possibilidade de cuidado de si e do outro - em que os trabalhadores de enfermagem, diante de situações que lhes provocam sofrimento moral, exercem poder e resistência. CONCLUSÃO: percebe-se que alguns profissionais parecem utilizar estratégias de enfrentamento éticas, de modo a assegurar e preservar valores profissionais. No entanto, muitas vezes, a opção de alguns profissionais de enfermagem pode recair no imobilismo e na ausência de construção de estratégias de resistência. Essa situação pode representar o seu reduzido exercício de poder e insuficiente resistência, ante os problemas éticos, contribuindo, assim, para intensificar sua invisibilidade na área da saúde.

Necessidades de cuidados e carga de trabalho de enfermagem a pacientes psiquiátricos institucionalizados

Care needs and workload required by institutionalised psychiatric patients

Helena Ayako Mukai; Marli de Carvalho Jericó; Márcia Galan Perroca

OBJETIVOS: este estudo descritivo, de abordagem quantitativa, teve como propósito investigar as necessidades de cuidados de enfermagem de pacientes com transtornos mentais, as horas médias de assistência dispensadas e a carga de trabalho da equipe de enfermagem. MÉTODO: foi conduzido em um hospital neuropsiquiátrico público, localizado na Região Sudeste do Brasil, no ano 2010, tendo como sujeitos 105 pacientes. Para caracterizar o perfil assistencial foi aplicado um instrumento de classificação de pacientes. O tratamento estatístico foi realizado por meio de Análise de Componentes Principais e Análise de Variância. RESULTADOS: houve predomínio de pacientes na categoria de cuidados discreta (73,3%). As horas médias de assistência variaram de 0,57 a 0,88 (enfermeiros) e de 1,97 a 3,16 (auxiliares de enfermagem) e a carga de trabalho de 119,6 a 183 horas. CONCLUSÕES: este estudo evidenciou que a demanda por cuidados da maioria dos pacientes era em nível de dependência discreta e que não necessitariam estar institucionalizados. Ainda, que as horas de assistência dispensadas pela equipe de enfermagem estavam insuficientes para atender as necessidades cuidativas dos pacientes.

Avaliação de uma tecnologia educacional para a avaliação clínica de recém-nascidos prematuros

Evaluation of an educational technology regarding clinical evaluation of preterm newborns

Luciana Mara Monti Fonseca; Natália Del'Angelo Aredes; Adriana Moraes Leite; Claudia Benedita dos S...

OBJETIVO: Avaliar um programa de computador educacional, a partir da visão dos alunos, desenvolvido como uma ferramenta para auxiliar professores e estudantes no ensino e aprendizagem sobre o tema enfermagem neonatal. MÉTODO: O estudo consiste na avaliação de conteúdo e das simulações contempladas no programa de computador. No total, participaram 57 graduandos em enfermagem vinculados a cinco universidades públicas brasileiras. RESULTADOS: A avaliação de impressão geral do software foi altamente satisfatória, sendo que 82,4% da amostra caracterizaram o programa de computador como muito importante para o ensino. A maior parte do conteúdo foi avaliada como boa ou muito boa. Foram consideradas as sugestões e comentários dos participantes como cruciais para o aprimoramento e adequação do software em sua nova versão. CONCLUSÃO: Os resultados mostram que o produto está adequado para ser utilizado no ensino de enfermagem neonatal e capacitação de enfermeiros sobre a semiotécnica e semiologia do recém-nascido pré-termo, inserido no referencial pedagógico das metodologias ativas.

Adaptação transcultural e validação para o português brasileiro do Stanford Presenteeism Scale para avaliação do presenteísmo

Transcultural adaptation and validation of the Stanford Presenteeism Scale for the evaluation of presenteeism for Brazilian Portuguese

Heloisa Campos Paschoalin; Rosane Harter Griep; Márcia Tereza Luz Lisboa; Diana Corrêa Bandeira de...

OBJETIVO: descrever o processo de adaptação transcultural e validação para o português brasileiro do Stanford Presenteeism Scale. MÉTODOS: trata-se de estudo metodológico de adaptação cultural e validação de instrumento que envolveu 153 trabalhadores de enfermagem, incluindo seis aspectos de equivalência, obtidos pelas seguintes etapas: tradução, primeira versão de consenso, retrotradução, comitê de especialistas, pré-teste, estudo de confiabilidade teste/reteste e validade dimensional. RESULTADOS: a estabilidade dos itens variou de moderado a quase perfeito e da escala foi quase perfeito. Dois fatores foram identificados pela análise fatorial exploratória: o primeiro incluiu os aspectos físicos - trabalho finalizado e o segundo incluiu os aspectos psicológicos - distração evitada. CONCLUSÕES: os resultados sugerem adequação do instrumento na versão em português brasileiro, indicando seu uso no contexto da população de estudo e em populações semelhantes, contribuindo para o estudo de evidências que embasem estratégias que favoreçam as condições de saúde dos trabalhadores.

Prevalência e fatores associados ao uso de álcool em adolescentes grávidas

Prevalence and factors associated with alcohol use among pregnant adolescents

Lorena Uchôa Portela Veloso; Claudete Ferreira de Souza Monteiro

OBJETIVO: identificar o uso de álcool e os fatores associados em adolescentes grávidas do município de Teresina, PI. MÉTODO: trata-se de estudo transversal com 256 adolescentes grávidas, cujos dados obtidos foram por meio de formulários com questões referentes às variáveis socioeconômicas, gestacionais e características do consumo de álcool e aplicação do Alcohol Use Desorders Identification Test, instrumento desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, para rastreio do uso excessivo de álcool. Realizou-se análise estatística descritiva, teste qui-quadrado e Odds Ratio. RESULTADOS: o estudo aponta prevalência de 32,4% para o uso de álcool na gestação em adolescentes. Dessas, 36,1% possuíam escore compatível com uso de risco. Os fatores associados ao maior risco de uso de álcool na gestação são: não possuir companheiro, renda inferior a 1 salário-mínimo, não ter religião, realizar até 3 consultas de pré-natal, ter sofrido violência e uso de álcool em gestações anteriores. CONCLUSÃO: identificou-se alta prevalência do consumo de álcool em adolescentes grávidas e diversos fatores de risco envolvidos nesse processo. Esses dados refletem a necessidade de utilização, pelo enfermeiro, de tecnologias de rastreio para o consumo de álcool no período gestacional e estratégias de promoção da saúde junto a grupos de adolescentes.

A imagem do cuidado prestado pelas enfermeiras de saúde pública veiculada na Revista da Semana (1929)

The image of care delivery by Public Health Nurses as disseminated in Revista da Semana (1929)

Anna Karina de Matos Deslandes; Simone Aguiar; Mercedes Neto; Fernando Rocha Porto

OBJETIVO: analisar as imagens das enfermeiras de saúde pública na prestação dos cuidados à sociedade, no ano 1929, veiculadas pela Revista da Semana. MÉTODO: estudo histórico-semiótico. Os documentos utilizados foram imagéticos, aos quais foi aplicada uma matriz de análise e escritos, incluindo literatura da moda, linguagem corporal e outras de aproximação com o objeto de estudo. Os dados foram interpretados à luz das noções de representações objetais e hexis corporal do sociólogo Pierre Bourdieu. RESULTADOS: constatou-se que a distinção no uso dos uniformes, para as atividades executadas pelas enfermeiras de saúde pública, era uma estratégia de comunicação não verbal para se fazer ver e fazer crer nas visitas domiciliares. CONCLUSÃO: cabia à enfermeira de saúde pública, em especial, prestar cuidados aos doentes e orientá-los no sentido de se prevenir doenças, em prol do desenvolvimento da qualidade da saúde pública. O estudo teve a intenção de produzir conhecimento sobre registros imagéticos da prática do cuidado realizado pela enfermeira da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, e fortalecer as pesquisas de história da enfermagem em saúde pública, no Brasil, contribuindo para um melhor entendimento do processo de construção da imagem da enfermeira.

Revisão integrativa: evidências na prática do cateterismo urinário intermitente/demora

Integrative review: evidences on the practice of intermittent/indwelling urinary catheterization

Flávia Falci Ercole; Tamara Gonçalves Rezende Macieira; Luísa Cristina Crespo Wenceslau; Alessand...

OBJETIVO: buscar as melhores evidências disponíveis na literatura sobre o conhecimento produzido e relacionado à técnica de cateterismo urinário intermitente e de demora, para embasar cientificamente o cuidado de enfermagem prestado ao paciente, submetido ao cateterismo urinário, e prevenir infecção do trato urinário. MÉTODO: a busca foi realizada nas bases de dados PubMed e Cochrane para o desenvolvimento da revisão integrativa. A amostra foi composta por 34 artigos. Esses foram analisados por dois pesquisadores independentes, usando-se instrumento adaptado para verificar o nível de evidência e grau de recomendação, além da utilização da escala de Jadad. RESULTADOS: as evidências disponíveis, relacionadas aos cuidados de enfermagem aos pacientes submetidos ao cateterismo urinário, são: a taxa de infecção no trato urinário não altera com a higienização do períneo com água estéril ou não, com o uso de solução de iodo-povidine ou clorexidine, ou aplicando técnica limpa ou estéril. O uso do cateter intermitente com técnica limpa implica em menores taxas de complicações e infecções em comparação com a de demora. A remoção do cateter em até 24 horas após cirurgia e o uso do cateter impregnado com antimicrobiano e de revestimento hidrofílico reduz a incidência de infecção do trato urinário. CONCLUSÕES: existem controvérsias em relação à técnica de higienização periuretral, tipo de material do cateter e alguns procedimentos para a manutenção e remoção do cateter. Os resultados desta revisão representam atualização das condutas e tomada de decisão do enfermeiro para a prevenção de infecção do trato urinário no cateterismo urinário.

Presença de sintomas depressivos em pacientes com primeiro episódio de Síndrome coronariana aguda

Presence of depressive symptoms in patients with a first episode of acute Coronary Syndrome

Carina Aparecida Marosti Dessotte; Fernanda Souza e Silva; Fabiana Bolela; Lidia Aparecida Rossi; Ro...

OBJETIVO: comparar possíveis diferenças quanto à presença de sintomas depressivos, segundo o diagnóstico clínico da síndrome coronariana aguda, sexo e faixa etária, uma semana antes do primeiro evento cardíaco. MÉTODO: estudo transversal, descritivo e exploratório, que utilizou o Inventário de Depressão de Beck. A amostra foi composta por 253 pacientes. RESULTADOS: os pacientes com diagnóstico clínico de angina instável, do sexo feminino e com idade inferior a sessenta anos relataram, com maior frequência, a presença de sintomas depressivos. CONCLUSÕES: elevada porcentagem de pacientes apresentava sintomas depressivos no momento da internação pelo primeiro episódio da síndrome coronariana aguda, e essa prevalência foi significativamente maior entre as mulheres, com menos de 60 anos e com angina instável. Esses resultados deverão embasar o atendimento na internação, alta e planejamento da reabilitação desses pacientes, pois se sabe que a depressão dificulta o controle da coronariopatia.

Estratégias de intervenção relativas à saúde dos trabalhadores de enfermagem de hospitais universitários no Brasil

Intervention strategies for the health of university hospital nursing staff in Brazil

Silmar Maria da Silva; Patrícia Campos Pavan Baptista; Vanda Elisa Andrés Felli; Aline Caldas Mart...

OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi propor estratégias de intervenção referentes à saúde dos trabalhadores de enfermagem hospitalares. MÉTODO: trata-se de estudo de campo, com abordagem quantiqualitativa, desenvolvido com base em dados coletados por meio do sistema de monitoramento da saúde dos trabalhadores de enfermagem, em sete hospitais públicos e universitários do País. A proposição de estratégias de intervenção considerou as especificidades regionais e as demandas apresentadas pelos profissionais de cada cenário. RESULTADOS: as intervenções foram elaboradas no sentido de atender cada carga de trabalho à qual os trabalhadores de enfermagem estavam expostos, aos processos de desgaste gerados e às estratégias de intervenção nos cenários, respondendo às necessidades do cenário nacional. CONCLUSÃO: a monitoração da saúde dos trabalhadores de enfermagem representa um ponto de partida para a construção de estratégias direcionadas ao perfil de adoecimento de cada realidade.

Validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil

Apparent and content validation of maternal self-efficiency scale for prevention of childhood diarrhea

Emanuella Silva Joventino; Mônica Oliveira Batista Oriá; Namie Okino Sawada; Lorena Barbosa Ximene...

OBJETIVO: descrever a validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para a prevenção da diarreia infantil. MÉTODO: este é um estudo metodológico com realização da validação aparente e de conteúdo por sete juízes; da análise semântica, por 30 mães de crianças menores de 5 anos e do pré-teste, por 31 mães, selecionadas por conveniência. Considerou-se necessária uma concordância de pelo menos 70% entre os juízes para a validação aparente e o mínimo de 80% para a pertinência e índice de validade de conteúdo. RESULTADOS: verificou-se que a maioria dos itens foi considerada clara/compreensível e pertinente pelos juízes. O índice de validade de conteúdo final da escala foi de 0,96. As sugestões das mães foram acatadas. CONCLUSÃO: a escala ficou com 25 itens e dois domínios (higiene da família e práticas alimentares/gerais), que avaliam a autoeficácia materna para prevenir diarreia em seus filhos, contribuindo para o planejamento das intervenções de enfermagem.

Dimensionamento de pessoal de enfermagem de uma unidade neonatal: utilização do Nursing Activities Score

Assessment of a neonatal unit nursing staff: application of the Nursing Activities Score

Bruna Kosar Nunes; Edi Toma

OBJETIVO: propõe-se, neste estudo, analisar a carga de trabalho de enfermagem dos setores de uma unidade neonatal, através do Nursing Activities Score - NAS, e calcular o quantitativo ideal da equipe, comparando-o com a atual. MÉTODO: o instrumento NAS foi aplicado em todos os recém-nascidos internados por, no mínimo, 24 horas; a somatória dos pontos do NAS forneceu a carga de trabalho da unidade, a qual foi utilizada para o cálculo do dimensionamento da equipe, por meio de equação matemática. RESULTADOS: o setor de baixo risco apresentou carga de trabalho de 267 medidas NAS, e defasagem de 8,8 profissionais diariamente; o médio risco, carga de 446,7, e defasagem de 22,3; o alto risco, carga de 359, e déficit de 17,9; o setor isolamento, demanda de 609, e defasagem de 18,2 e UTI, 568,6 de carga, com déficit de 16,1 funcionários. CONCLUSÃO: o estudo revelou defasagem importante de profissionais em relação à elevada demanda de trabalho à qual estão submetidos diariamente. A aplicação do Nursing Activities Score, em unidades neonatais, contribui na avaliação da carga de trabalho e dimensionamento da equipe de enfermagem.