Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V32

De 1 a 12 de 21 itens(s).

Artigos Originais

Fatores associados à adesão da vacina contra a COVID-19 em gestantes

Factors associated with adherence to the COVID-19 vaccine in pregnant women

Patrícia Pereira Vasconcelos, Ana Catarina Torres de Lacerda, Cleide Maria Pontes, Tatiane Gomes Gu...

Objetivo: identificar os fatores associados à adesão da vacina contra a covid-19 no período gestacional. Método: estudo transversal e analítico com 348 puérperas em alojamentos conjuntos das Maternidades Municipais de Recife-PE. Os dados foram coletados por meio de entrevistas durante os meses de junho a setembro de 2022. Aplicou-se para a análise estatística o teste Qui-Quadrado de Pearson ou Exato de Fisher e o modelo de regressão de Poisson. Resultados: 17,2% das gestantes aderiram ao esquema completo de vacinação, e a adesão estava associada ao acesso à internet/TV/rádio (p-valor = 0,011), à vacinação de rotina no pré-natal (p-valor = 0,019), à segurança da eficácia da vacina contra a covid-19 e ao apoio do companheiro/parceria (p-valor = 0,020). As puérperas sem acesso à internet/TV/rádio, e que se sentem seguras com relação à eficácia da vacina, apresentaram maiores prevalências para adesão à vacinação da COVID-19, com RP de 2,56 e 3,25, respectivamente. Conclusão: evidenciou-se uma baixa adesão ao esquema vacinal contra a covid-19 no período gestacional, considerando-se o número de doses recomendadas e o intervalo entre as mesmas. Dessa maneira, os profissionais em sua prática clínica devem conscientizar as gestantes da importância da imunização e do cumprimento do esquema vacinal.

Prevenção do suicídio em ambiente virtual: roteiro para ensino baseado em simulação

Suicide prevention in a virtual environment: a roadmap for simulation-based education

Camila Corrêa Matias Pereira, Aline Conceição Silva, Laysa Fernanda Silva Pedrollo, Kelly Grazian...

Objetivo: construir e validar um roteiro de ensino baseado em simulação sobre a prevenção do suicídio no ambiente virtual. Método: pesquisa metodológica subdividida em etapa de construção e validação. A construção foi realizada a partir de um template previamente elaborado e embasado por diretrizes internacionais em boas práticas de simulação clínica e literatura científica sobre a prevenção do suicídio no ambiente virtual. Para a validação, o roteiro foi validado por especialistas por meio de autoaplicação de formulário de avaliação com respostas baseadas em: “adequado, regular e inadequado”, com campo para as sugestões. Foi utilizada a estatística descritiva e o Índice de Validade de Conteúdo (IVC≥0,8). Resultados: participaram nove especialistas, sendo a maioria enfermeiras (66,7%), gênero feminino (55,6%), com média de idade de 42,22 anos. Todos os itens do roteiro alcançaram o critério de aceitação (IVC≥0,8). Conclusão: este estudo disponibiliza um roteiro útil para ser empregado no ensino sobre a prevenção do suicídio no ambiente virtual.

Baby Date: aplicativo móvel para ensino da consulta de enfermagem ao recém-nascido na atenção básica

Baby Date: a mobile application for teaching nursing care to newborns in primary care

Beatriz Molina Carvalho, Maria Cândida de Carvalho Furtado, Gustavo Travaini Chinalia, Edilson Carl...

Objetivo: desenvolver e validar aplicativo móvel para o ensino de graduandos sobre a primeira consulta de Enfermagem ao recém-nascido na atenção básica. Método: estudo metodológico com referencial Design Instrucional; conteúdo elaborado a partir de documentos científicos acerca do cuidado ao recém-nascido e sua família, apoiado em resultados de revisão integrativa sobre o tema. A ferramenta Integrated Development Environment Android Studio 4.0.1 e a plataforma IntelliJ IDEA foram utilizadas para a construção da tecnologia digital. Experts validaram conteúdo e alunos avaliaram navegabilidade. Resultados: a versão final do aplicativo móvel contém 67 telas agrupadas em 12 seções com acesso aleatório. O dispositivo é apresentado na tela introdutória; na sequência, tem-se conteúdo referente ao exame físico, triagem neonatal, alimentação, saúde bucal, calendário vacinal, crescimento, desenvolvimento, sinais de perigo, prevenção de acidentes; ao final, ficha técnica e referências. Recursos audiovisuais (textos, imagens e vídeos) complementam o aplicativo; para experts Índice de Validade de Conteúdo (IVC)=1,00; para estudantes de Enfermagem, todos os itens apresentaram IVC=1,00; somente o item “ layout e apresentação” obteve IVC=0,95. Conclusão: a tecnologia digital obteve avaliação satisfatória entre experts e estudantes; é inovadora para a área da saúde da criança, com potencial para uso no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de Enfermagem.

Demandas de aprendizado da autogestão do diabetes: estudo qualitativo com pessoas que utilizam a insulina

Learning demands of diabetes self-management: a qualitative study with people who use insulin

Carla Assad Lemos, Ana Maria Rosa Freato Gonçalves, Elisabeth Meloni Vieira, Leonardo Régis Leira ...

Objetivo: compreender as experiências com o manejo do diabetes mellitus de pessoas que utilizam a insulina, para identificar possíveis fatores que podem influenciar na adesão ao autocuidado e, assim, definir suas demandas de aprendizado para a autogestão do diabetes. Método: trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais na modalidade online . As entrevistas foram gravadas, transcritas e avaliadas no software Atlas.ti ® por meio da Análise de Conteúdo Temática, utilizando-se como referencial teórico o Modelo de Crenças em Saúde. Resultados: participaram 11 pessoas que convivem com diabetes, usuárias de insulina. Foram identificadas quatro categorias: entendimento sobre o diabetes, como lidar com o diabetes, dificuldades relacionadas ao uso da insulina e adaptação emocional. Conclusão: a percepção sobre a severidade da doença, suas complicações, e os benefícios de aderir ao tratamento influencia positivamente na adesão aos comportamentos de autocuidado. Apesar dos participantes do estudo conviverem há muitos anos com o diabetes, eles não são isentos de dificuldades relacionadas ao uso da insulina e ao manejo da doença, reforçando a importância da educação em saúde continuada. Nesse sentido, os achados deste estudo norteiam temas educacionais importantes a serem trabalhados pelos profissionais da saúde para promoção da autonomia na autogestão do diabetes.

Estresse percebido, otimismo-pessimismo, ajuste psicológico e angústia de morte em profissionais de enfermagem durante a pandemia de COVID-19

Perceived stress, optimism-pessimism, psychological adjustment, and death distress of nurses during the COVID-19 pandemic

Dilek Sarpkaya Güder, Gökmen Arslan, Firdevs Erdemir.

Objetivo: o objetivo deste estudo é investigar a relação entre angústia de morte, ajuste psicológico, otimismo, pessimismo e estresse percebido entre profissionais de enfermagem que trabalham durante a pandemia de COVID-19. Método: este estudo foi concebido como estudo transversal/coorte. A população do estudo envolveu 408 profissionais de enfermagem do Chipre do Norte, que estão registrados como membros plenos do Conselho de Enfermagem. A amostra foi composta por 214 profissionais de enfermagem que se ofereceram para participar do estudo. Os dados do estudo foram coletados por meio de uma pesquisa online baseada na web (formulário demográfico, Medida de Estresse por Coronavírus, Questionário de Otimismo e Pessimismo, Escala Breve de Ajuste-6 e Escala de Sofrimento por Morte). Resultados: os resultados indicaram que o estresse percebido previu significativa e negativamente o otimismo (β = -0,21, p < 0,001) e pessimismo (β = 0,38, p < 0,001). O estresse percebido teve efeitos preditivos significativos e positivos sobre o ajuste psicológico (β = 0,31, p < 0,001) e angústia de morte (β = 0,17, p < 0,01). Os resultados de outras análises revelaram que o pessimismo é mediador da associação do estresse com o ajuste psicológico e a angústia de morte; no entanto, o otimismo é mediador apenas do efeito do estresse sobre o ajuste psicológico entre os profissionais de enfermagem. Conclusão: um baixo nível de pessimismo é eficaz para fortalecer as habilidades de ajuste psicológico dos profissionais de enfermagem contra o estresse percebido e a angústia por morte. Os profissionais de enfermagem devem considerar estratégias comportamentais para ajudar a reduzir o nível de pessimismo durante períodos como os de pandemias.

Avaliação de diferentes métodos de mensuração da temperatura corporal de pacientes no período intraoperatório

Evaluation of different body temperature measurement methods for patients in the intraoperative period

Ariane Souza do Nascimento, Cassiane de Santana Lemos, Fernanda Baratojo Biachi, Fernanda Ribeiro Si...

Objetivos: este estudo teve como objetivo estimar e comparar a confiabilidade das medições de temperatura obtidas com um termômetro temporal infravermelho periférico, um termômetro cutâneo central (“ Zero-Heat-Flux ”) e um termômetro esofágico ou nasofaríngeo entre pacientes cirúrgicos eletivos no período intraoperatório. Método: estudo longitudinal com medidas repetidas realizado por amostragem de conveniência de 99 pacientes, com 18 anos ou mais, submetidos a cirurgia eletiva de câncer abdominal, com duração de anestesia de pelo menos uma hora, com cada paciente tendo sua temperatura medida pelos três métodos. Resultados: o coeficiente de correlação intraclasse mostrou uma baixa correlação entre as medições usando o termômetro temporal periférico e os termômetros cutâneo central (0,0324) e esofágico/nasofaríngeo (-0,138). Houve uma alta correlação (0,744) entre os termômetros centrais avaliados. Conclusão: os dados do presente estudo não recomendam o uso de um termômetro infravermelho temporal como estratégia para medir a temperatura corporal de pacientes submetidos a procedimentos anestésico-cirúrgicos. O termômetro cutâneo central e o termômetro esofágico/nasofaríngeo são equivalentes para detectar hipotermia intraoperatória.

Atendimento às vítimas de violência no serviço de emergência na perspectiva da enfermagem forense

Assistance to victims of violence in Emergency services from the Forensic Nursing perspective

Morgana Oliveira Citolin, Mara Ambrosina de Oliveira Vargas, Davydson Gouveia Santos, Andreza Goular...

Objetivo: analisar a atuação dos enfermeiros no recolhimento, identificação e preservação de vestígios no atendimento de emergência à vítima de violência, na perspectiva desses profissionais. Método: estudo qualitativo, com abordagem descritiva exploratória. Desenvolvido por meio de entrevista semiestruturada com 21 enfermeiros de hospitais que integram o fluxo intersetorial para atendimentos às vítimas de violência de dois hospitais de referência neste atendimento, em uma capital do sul do Brasil. Foram incluídos enfermeiros membros da equipe multiprofissional que atuam na emergência nos respectivos hospitais, e o critério de exclusão foi profissionais realocados na emergência durante a pandemia. A análise de dados foi realizada conforme análise de conteúdo temático. Resultados: os dados foram discutidos em cinco categorias: 1) Qualificação Profissional; 2) Protocolo Institucional e Materiais; 3) Percepções dos profissionais; 4) Ações dos profissionais e 5) Estrutura da equipe. Conclusão: as competências dos profissionais de enfermagem no recolhimento, identificação e preservação de vestígios no atendimento de emergência à vítima de violência precisam ser melhor organizadas, estruturadas e padronizadas. É incontestável a presença de profissionais enfermeiros nos atendimentos às vítimas de violência nos serviços de emergência, mas sua importância ainda é subestimada e sua potencial contribuição para a abordagem pericial é subutilizada.

Indicadores de qualidade para o processamento de produtos para saúde: estudo de método misto

Quality indicators for the processing of health products: A mixed-methods study

Daniela Pontes, Denize Bouttelet Munari, Dayane de Melo Costa, Priscilla Perez da Silva Pereira, Ely...

Objetivo: analisar o uso de indicadores de avaliação da qualidade e suas implementações para melhoria da qualidade do processamento de produtos para saúde. Método: estudo misto, com abordagem de casos múltiplos utilizando indicadores de estrutura, processo e resultado e a construção de um planejamento utilizando a investigação apreciativa, realizado em quatro centros de material e esterilização de unidades hospitalares. Resultados: os indicadores para a etapa da limpeza apresentaram 47,8% de conformidade para estrutura, 59,0% para processo e 71,8% de produtos estavam limpos. Na etapa operacional do preparo, 50,0% dos indicadores de resultados estiveram em conformidade para estrutura e 66,7%, para processo. Na etapa de esterilização, armazenamento e distribuição, obtiveram-se 43,5% de conformidade para estrutura, 55,7% para processo e 78,6% para conservação das embalagens. O planejamento apreciativo propôs melhorias para a estrutura física, revisão de processos e protocolos, promoção e valorização do trabalho, fortalecimento do ensino sobre processamento e a gerência do serviço, destacando o protagonismo do grupo e da liderança. Conclusão: o uso dos indicadores foi positivo na materialização da realidade, porém verificou-se que as melhorias propostas se relacionam às pessoas. A visão afirmativa e construtiva da investigação apreciativa apresentou-se como caminho para mudanças e melhorias da qualidade.

Relações entre sono, qualidade de vida e ansiedade em pacientes sujeitos a cirurgias cardíacas

Relationships between sleep, quality of life and anxiety in patients undergoing cardiac surgeries

Elif Karahan, Hüseyin Demirtaş, Sevim Çelik, İknur Dolu.

Objetivo: o objetivo deste estudo é examinar as relações entre sono, qualidade de vida e ansiedade em pacientes sujeitos a cirurgias cardíacas durante o período pré-operatório, na alta, duas semanas após a alta e três meses após a alta. Método: este estudo teve um projeto prospectivo, descritivo e correlacional e foi realizado em um único centro. A amostra foi composta por 68 pacientes sujeitos a cirurgias cardíacas. Os dados foram coletados por meio de um Formulário de Informações, do State-Trait Anxiety Inventory , do Richard-Campbell Sleep Questionnaire e do Nottingham Health ProfileResultados: a qualidade de sono dos pacientes aumentou de moderada para boa em cada momento de medição após as cirurgias, quando comparada à qualidade de sono medida em sua primeira internação. Embora a pontuação de ansiedade-estado tenha diminuído na alta e duas semanas após a internação inicial, ela aumentou para um nível moderado três meses após a alta. Não houve relação significativa entre os níveis de ansiedade e a qualidade do sono em nenhum momento de medição. Além disso, a qualidade de vida dos pacientes melhorou significativamente duas semanas e três meses após a alta. Conclusão: os resultados desse estudo mostraram que a qualidade de sono dos pacientes sujeitos a cirurgias cardíacas melhorou durante o período pós-operatório, e que essa melhora exerceu um efeito positivo em sua qualidade de vida.

Eficácia do Plano Transicional de Alta Hospitalar na competência para o cuidado de pacientes com condições crônicas e seu cuidador familiar: ensaio clínico

Efficacy of a Hospital Discharge Transition Plan in the care competence of patients with chronic conditions and their family caregivers: a clinical trial

Yuliana Valentina Rincón Estrada, Astrid Nathalia Páez Esteban, Maria Stella Campos de Aldana, Eri...

Objetivo: avaliar a efetividade do Plano Transicional de Alta Hospitalar na competência para o cuidado e adesão terapêutica da díade paciente-cuidador com doença crônica não transmissível. Método: ensaio clínico randomizado controlado; a amostra foi composta por 80 díades paciente-cuidador com condição crônica distribuídas aleatoriamente, sendo 40 díades para o grupo controle e 40 para o grupo intervenção. Foram aplicados os instrumentos de caracterização da díade paciente-cuidador, competência do cuidar de pacientes e cuidadores e escala de adesão ao tratamento do paciente. No grupo intervenção foi realizada a “ Intervención Educativa Cuidemos ” e no grupo controle foram prestados os cuidados habituais, com auxílio de folheto; com acompanhamento telefônico após um mês. Resultados: 52,5% dos pacientes são mulheres, assim como 81,3% dos cuidadores. A idade média dos pacientes e cuidadores é de 69,5±12,6 e 47,5±13,1 anos. O Plano Transicional de Alta Hospitalar aumentou os escores das dimensões conhecimento, singularidade, instrumentalidade, desfrutar, antecipação e relação e competência global do cuidado ao paciente e cuidador familiar. Também os fatores medicamentos, dieta, controle de estimulantes, controle de peso, gerenciamento de estresse e adesão terapêutica geral do paciente. Não houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos controle e intervenção. Conclusão: o Plano Transicional de Alta Hospitalar aumenta a competência para o cuidado do paciente e do cuidador familiar pós-intervenção, e também a adesão do paciente. Porém, não houve diferenças entre os grupos intervenção e controle, possivelmente pela semelhança das atividades.

Impacto da metodologia de problematização no conhecimento de estudantes de enfermagem e medicina sobre hipodermóclise: estudo quase experimental

Problematization methodology’s impact on nursing and medical students’ knowledge about hypodermoclysis: quasi-experimental study

Juliana de Souza Lima Coutinho, Érica Toledo de Mendonça, Luciene Muniz Braga, Patrícia de Olivei...

Objetivo: analisar o impacto da metodologia de problematização no conhecimento de estudantes de enfermagem e medicina sobre hipodermóclise. Método: estudo quase-experimental realizado com 22 estudantes de graduação em enfermagem e medicina de uma instituição pública de ensino superior brasileira. Os alunos participaram da intervenção educacional usando a metodologia de problematização baseada no Arco de Maguerez. Um questionário previamente validado foi usado para determinar o nível de conhecimento dos alunos sobre hipodermóclise. Esse instrumento foi aplicado antes e depois da intervenção educacional. Os resultados foram comparados pelo teste de McNemar e pelo teste t de Student para amostras pareadas. Resultados: ao comparar as respostas corretas antes e depois da intervenção, houve um aumento significativo em 75% das questões (p<0,05), incluindo aspectos teóricos e práticos da hipodermóclise. A pontuação média na autoavaliação dos alunos quanto à capacidade de explicar (0,9 versus 5,9 pontos) e realizar a hipodermóclise (1,9 versus 5,0) foi significativamente maior após a aplicação da metodologia de problematização (p<0,001). Conclusão: a metodologia de problematização teve um impacto positivo no conhecimento dos alunos sobre hipodermóclise. O número de respostas corretas após a intervenção educacional foi maior do que na avaliação inicial. A metodologia de problematização pode ser incorporada ao processo de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem e medicina para o ensino de procedimentos como a hipodermóclise.

Evidências de validade da escala Smoking Cessation Counseling - versão brasileira

Evidence of validity of the Smoking Cessation Counseling scale - Brazilian version

Juliana Maria Ruoco Zambardi Porreca, Robin Purdy Newhouse, Vinicius Batista Santos, Juliana de Lima...

Objetivo: avaliar as evidências de validade da estrutura interna e da confibialidade da versão brasileira do instrumento Smoking Cessation Counseling. Método: estudo psicométrico de análise fatorial confirmatória e de confiabilidade realizado em 250 enfermeiras da prática clínica. Para a análise da validade convergente do modelo fatorial foram calculados valores de Average Variance Extracted , a análise discriminante foi realizada pelo critério de Fornell-Larcker. A confiabilidade foi examinada pelo coeficiente de alfa de Cronbach e pela confiabilidade composta. Resultados: foi necessária a exclusão de sete itens do domínio de Aconselhamento avançado e um item do domínio Aconselhamento básico para obtenção adequada dos valores de Average Variance Extracted e do critério de Fornell-Larcker. A confiabilidade composta variou de 0,76 a 0,86 e o coeficiente de alfa de Cronbach global alcançado foi de 0,86, variando de 0,53 a 0,84 a depender do domínio avaliado. Obteve-se a versão final do instrumento composto de 16 itens distribuídos em quatro domínios. Conclusão: a versão brasileira da Smoking Cessation Counseling obteve adequadas evidências psicométricas de validade e de confiabilidade. Estudos posteriores serão necessários para o refinamento do instrumento.