Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V19N4

De 1 a 12 de 26 itens(s).

Artigos Originais

Digital video disc explicativo em pacientes submetidos ao cateterismo cardíaco diagnóstico

Explanatory digital video disc with patients undergoing diagnostic cardiac catheterization

Sabrina Koehler Torrano; Verene Beatriz Veiga; Sílvia Goldmeier; Karina Azzolin

O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento dos pacientes pré-cateterismo cardíaco com diagnóstico ambulatorial, após digital video disc explicativo, em um hospital de referência em cardiologia. Usou-se o estudo transversal como metodologia, com pacientes submetidos ao primeiro cateterismo cardíaco, realizado de maio a junho de 2009, no setor de hemodinâmica. Foi utilizado instrumento com questões (12) referentes ao entendimento dos pacientes sobre o procedimento. A intervenção foi um vídeo com duração de cinco minutos, elaborado pelos pesquisadores. A amostra foi constituída por 94 pacientes, divididos em grupo intervenção-GI (45) e grupo controle-GC (49), com idade média de 55±9 anos e predominância do sexo masculino. Pacientes do GI apresentaram maior índice de acertos (74,6±17,1), quando comparados ao GC (31,6±18,8), p=0,000. Pode-se concluir, por meio dos resultados, que houve eficácia da apresentação de um vídeo de orientações para pacientes submetidos ao procedimento hemodinâmico.

Qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes em uso de anticoagulação oral

Health related quality of life of patients undergoing oral anticoagulation therapy

Inaiara Scalçone Almeida Corbi; Rosana Aparecida Spadoti Dantas; Flávia Martinelli Pelegrino; Aria...

Trata-se de estudo descritivo, tipo corte transversal, que teve como objetivo analisar a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) e sua relação com sexo, idade, tempo e indicação para o uso de anticoagulantes orais. Foram entrevistados 178 pacientes e a QVRS foi avaliada pelos oito domínios do SF-36. Usaram-se estatística descritiva, testes t de Student, ANOVA e Tukey para comparação das médias entre os grupos. A indicação para o uso foi predominantemente a prótese cardíaca metálica (50%) e a varfarina o anticoagulante mais prescrito (83,3%). As médias dos domínios do SF-36 variaram de 82 (aspectos sociais) a 54,8 (aspectos físicos). Mulheres, idosos e pacientes, com diagnóstico de fibrilação atrial e menos de um ano de uso do medicamento, apresentaram pior avaliação da QVRS. Os resultados obtidos podem nortear ações de enfermagem, na medida em que indica possíveis associações entre a QVRS e variáveis sociodemográficas e clínicas dos pacientes.

Indicadores da produção científica ibero-americana

Indicators of Ibero-American scientific production

Maria Helena Palucci Marziale

Sintomas de depressão e qualidade de vida de pessoas vivendo com HIV/aids

Symptoms of depression and quality of life of people living with HIV/AIDS

Renata Karina Reis; Vanderley José Haas; Claudia Benedita dos Santos; Sheila Araujo Teles; Marli Te...

Trata-se de estudo de corte transversal, realizado com amostra composta por 228 pessoas vivendo com HIV/AIDS, em um município paulista, durante 2007 e 2008. Os objetivos foram investigar a intensidade dos sintomas de depressão em indivíduos com HIV/AIDS, atendidos em duas unidades de referência, em Ribeirão Preto, SP, e comparar a qualidade de vida aos diferentes graus de intensidade dos sintomas de depressão nesses indivíduos, segundo o gênero. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais, utilizando-se o inventário de depressão de Beck e HIV/AIDS Targeted Quality of Life (HATQoL). Detectou-se 63 (27,6%) indivíduos com sintomas de depressão (leve, moderada e grave). As mulheres apresentaram sintomas de intensidade mais grave de depressão do que os homens. Indivíduos com sintomas depressivos apresentaram menores escores de qualidade de vida do que indivíduos com ausência desses sintomas, com diferenças estatisticamente significativas entre os valores médios/medianos, na maioria dos domínios do HATQoL. Profissionais de saúde devem oferecer assistência integral às pessoas com HIV/AIDS, valorizando os sintomas depressivos.

Avaliação do objeto virtual de aprendizagem "Raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao prematuro"

Evaluation of the virtual learning object "Diagnostic reasoning in nursing applied to preterm newborns"

Fernanda dos Santos Nogueira de Góes; Luciana Mara Monti Fonseca; Maria Cândida de Carvalho Furtad...

Vislumbrando o potencial de uso da informática, na formação e educação permanente em enfermagem, realizou-se o presente estudo com o objetivo de avaliar objeto virtual de aprendizagem raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao prematuro, em unidade de cuidado intermediário neonatal. Trata-se de estudo descritivo sobre a avaliação da aparência e conteúdo do objeto virtual, nos aspectos relacionados à apresentação, organização, usabilidade e impressão geral. Participaram peritos das áreas de informática (12) e enfermagem (31). Cada subitem dos instrumentos continha avaliação em escala Likert e espaço para inclusão de comentários/sugestões. Todos os itens foram avaliados positivamente por mais de 80% dos avaliadores, exceto o critério densidade informacional na avaliação dos profissionais de informática. Considera-se que o produto desenvolvido está adequado para ser disponibilizado para uso no ensino de estudantes e educação permanente de enfermeiros, sobre raciocínio diagnóstico na elaboração de diagnósticos de enfermagem, aplicados ao prematuro, inserido no referencial pedagógico da problematização.

Desempenho psicométrico da versão brasileira do Mini-cuestionario de calidad de vida en la hipertensión arterial (MINICHAL)

Psychometric performance of the brazilian version of the Mini-cuestionario de calidad de vida en la hipertensión arterial (MINICHAL)

Ana Lúcia Soares Soutello; Roberta Cunha Matheus Rodrigues; Fernanda Freire Jannuzzi; Thaís Moreir...

Este estudo teve como objetivo avaliar a praticabilidade, a aceitabilidade, os efeitos teto e chão, a confiabilidade e a validade de constructo convergente da versão brasileira do mini - cuestionario de calidad de vida en la hipertensión arterial - Minichal. Participaram do estudo 200 pacientes hipertensos, em seguimento ambulatorial, em hospital universitário e unidade básica de saúde. O Minichal foi aplicado em 3,0 (±1,0) minutos, com 100% dos itens respondidos. Foi observado efeito teto em ambas as dimensões e escore total, bem como evidências de estabilidade da medida (ICC=0,74). A validade convergente foi confirmada por correlações significativas positivas entre dimensões similares do Minichal e do SF-36, e por correlações significativas negativas com o Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire - MLHFQ, embora correlações entre constructos dissimilares tenham sido observadas. Conclui-se que a versão brasileira do Minichal apresenta evidência de confiabilidade e validade, quando aplicada em hipertensos, em seguimento ambulatorial.

Validade de conteúdo de versão resumida da subescala do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE)

Content validity of the short version of the subscale of the State-Trait Anxiety Inventory (STAI)

Juana Perpiñá-Galvañ; Miguel Richart-Martínez; Maria José Cabañero-Martínez; Inmaculada Mart...

Teve-se como objetivo descrever a validade de conteúdo de uma versão resumida da subescala estado do State-Trait Anxiety Inventory (STAI) de Spielberger, a partir da versão original adaptada ao espanhol, em pacientes espanhóis, sob ventilação mecânica invasiva (VMI). A amostra foi composta por 16 pacientes, sob VMI, no hospital de Alicante, Espanha, que selecionaram os itens da versão espanhola completa do Idate-estado de maior relevância para eles. Os itens nº1, 5, 9, 10, 12 e 20 da escala original são os mais relevantes para os pacientes espanhóis sob VMI, e 5 deles estão incluídos na versão resumida da escala (83,3% de concordância). A escala resumida mostrou adequada validade de conteúdo para pacientes espanhóis sob VMI.

Eficácia de diferentes instrumentos para a atribuição do diagnóstico de enfermagem sofrimento espiritual

Efficacy of different instruments for the identification of the nursing diagnosis spiritual distress

Erika de Cássia Lopes Chaves; Emilia Campos de Carvalho; Luiz Alberto Beijo; Sueli Leiko Takamasu G...

Neste estudo, visou-se identificar o diagnóstico de enfermagem sofrimento espiritual, em 120 pacientes com insuficiência renal crônica, utilizando-se diferentes instrumentos, e avaliar a eficácia de tais instrumentos no apoio dessa identificação. Os dados foram coletados separadamente, por dois enfermeiros, por meio de questionário contendo informações sociodemográficas e as características definidoras de sofrimento espiritual, além do questionamento direto ao paciente sobre a presença do diagnóstico e os instrumentos: escala de avaliação da espiritualidade, escala de espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro e escala de bem-estar espiritual. O estudo encontrou que entre 25,8 e 35,8% dos pacientes possuíam o diagnóstico. A avaliação diagnóstica desenvolvida pelos enfermeiros peritos não apresentou divergência entre ambos e obteve coeficiente de concordância perfeito (96,7%) com a opinião do paciente; essa demonstrou concordância substancial com a subescala de bem-estar existencial (83,3%) e com a escala de espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro (87,5%) que demonstraram ser úteis para a identificação diagnóstica.

Fatores associados ao óbito e a readmissão em Unidade de Terapia Intensiva

Factors associated with death and readmission into the Intensive Care Unit

Maria Claudia Moreira da Silva; Regina Marcia Cardoso de Sousa; Katia Grillo Padilha

O objetivo deste estudo foi identificar os fatores associados ao óbito e à readmissão dos pacientes em unidade de terapia intensiva. Estudo prospectivo longitudinal, com 600 pacientes adultos, internados em unidade de terapia intensiva geral de quatro hospitais do município de São Paulo. A análise de regressão múltipla mostrou que os pacientes com maior tempo de internação, Nursing Activities Score, Simplified Acute Physiology Score II e Logistic Organ Dysfunction Score mais elevados, no último dia de internação, tiveram mais chance de morrer, porém, as pontuações mais altas do Nursing Activities Score e Logistic Organ Dysfunction Score, na admissão, foram fatores protetores para óbito na unidade. Antecedente de hepatite viral aumentou a chance de readmissão; ao contrário, a maior pontuação do Nursing Activities Score, na alta, diminuiu esse risco. Concluiu-se que a carga de trabalho de enfermagem foi variável de destaque em relação aos desfechos analisados.

Independência da criança com síndrome de Down: a experiência da família

Independence of children with Down syndrome: the experiences of families

Michelle Darezzo Rodrigues Nunes; Giselle Dupas

O objetivo do trabalho foi desenvolver um modelo teórico sobre a experiência de famílias de crianças com síndrome de Down, em idade pré-escolar e escolar. Os referenciais utilizados foram o interacionismo simbólico e a teoria fundamentada nos dados. Utilizou-se a entrevista semiestruturada consentida como instrumento de investigação, sendo que dez famílias participaram do estudo. Identificou-se o modelo teórico: buscando a independência e autonomia da criança através da estimulação constante, que mostra o esforço pelo melhor desenvolvimento da criança, através de estimulações, para um futuro menos dependente. Esse pode ser tomado como facilitador da interação com a família, com perspectivas de ser ampliado. O enfermeiro deve aproveitar espaços de atuação para estabelecer vínculo com a família, buscar os cenários predominantemente frequentados por ela, para melhor atender suas demandas, pois existem lacunas significativas de atenção e pesquisa junto a essa população, que precisa ser acolhida e tratada como parceira no cuidado.

Métodos de enfermagem para a medição da composição corporal

Methods for nurses to measure body composition

Jose Maria Moran; Jesus Maria Lavado-Garcia; Juan Diego Pedrera-Zamorano

Entre os métodos disponíveis para a determinação da composição corporal, os tradicionais, como a hidrodensitometria e a avaliação de pregas corporais, são bem conhecidos. Para esta revisão, centrou-se nos métodos baseados na impedância e a interactância, caracterizados pela utilização de equipamentos econômicos, fáceis de transportar e manobrar. Também discutiu-se a utilidade da absorciometria dual de raios X, especialmente para a determinação da distribuição da gordura corporal. É importante que o pessoal de enfermagem adquira conhecimentos sobre o uso desse equipamento, bem como que se familiarize com as técnicas descritas.

Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas

Nursing diagnosis: educational strategy based on problem-based learning

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira; Marcos Venícios de Oliveira Lopes

Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma estratégia de ensino sobre diagnósticos de enfermagem, fundamentada na aprendizagem, baseada em problemas no desempenho do raciocínio clínico e julgamento diagnóstico dos discentes de graduação. É estudo experimental, realizado em duas fases: validação de conteúdo dos problemas e aplicação da estratégia educativa. Os resultados mostraram melhora na capacidade de agrupamento dos dados dos discentes do grupo experimental. Conclui-se que houve influência positiva da estratégia implementada.