Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V21 Número Especial 1

De 13 a 24 de 34 itens(s).

Artigos Originais

Abordagem dos casos de violência à criança pela enfermagem na atenção básica

Primary care nurses' approach to cases of violence against children

Ailton de Souza Aragão; Maria das Graças Carvalho Ferriani; Telma Sanchez Vendruscollo; Sinara de ...

Na atenção básica, o campo da enfermagem se depara com a complexidade da violência, levando esses profissionais a reavaliarem constantemente seu habitus. OBJETIVO: analisar como os casos de violência contra crianças e adolescentes são abordados pela enfermagem, na atenção básica, identificando limites e possibilidades para se lidar com esses casos. MÉTODO: estudo qualitativo, realizado em 2011, com entrevistas semiestruturadas com 8 dos 48 enfermeiros das Equipes de Saúde da Família, da cidade de Uberaba, MG, e cuja análise seguiu a interpretação dos sentidos, baseada na hermenêutica dialética. RESULTADOS: destacam-se a não identificação da violência como problema do enfermeiro, as denúncias e notificações como função do enfermeiro e os limites encontrados ante as situações de violência. CONCLUSÃO: constata-se que o habitus de enfermagem, voltado para a promoção à saúde e à prevenção das violências deve ser reestruturado, superando o paradigma biomédico e envolvendo ações intersetoriais e multiprofissionais.

Construção e transformação das representações sociais da aids e implicações para os cuidados de saúde

Construction and transformation of social representations of AIDS and implications for health care

Denize Cristina de Oliveira

OBJETIVOS: analisar o processo de constituição e evolução das representações e das práticas sociais relativas à aids, a partir de estudos desenvolvidos nos últimos onze anos, entre profissionais de saúde. MÉTODO: uma comparação de estruturas representacionais da aids em diferentes décadas, acompanhada de um estudo de zona muda foram realizados, envolvendo profissionais de saúde. A coleta e análise de dados englobaram as técnicas de evocações livres, análise estrutural e de estudo da zona muda. RESULTADOS: observou-se a existência de um processo de mudança nas representações sociais da aids, com a introdução da possibilidade de convivência com a doença e a diminuição da importância da morte. CONCLUSÕES: esse processo apresenta-se como fruto de um complexo processo de construções simbólicas, oriundas das interações humanas, contribuindo para o conhecimento dos modos de pensar associados à síndrome e para as práticas profissionais em saúde.

Carga de trabalho da equipe de enfermagem e segurança do paciente - estudo com método misto na abordagem ecológica restaurativa

Nursing workload and patient safety - a mixed method study with an ecological restorative approach

Ana Maria Müller de Magalhães; Clarice Maria Dall'Agnol; Patricia Beryl Marck

OBJETIVO: analisar a carga de trabalho da equipe de enfermagem e sua potencial relação com a segurança do paciente, em unidades de internação das áreas clínica e cirúrgica de um hospital universitário. MÉTODO: adotou-se um método misto de pesquisa com desenho sequencial explanatório. RESULTADOS: a etapa quantitativa inicial do estudo sugere que o aumento do número de pacientes designados para a equipe de enfermagem implica em aumento das taxas de queda do leito, infecções relacionadas ao cateter vascular central, rotatividade de profissionais e absenteísmo. Durante a etapa qualitativa subsequente, a equipe de enfermagem destacou os cuidados relacionados à administração de medicação, banho de leito e transporte de pacientes, como aqueles que mais repercutem na carga de trabalho e mais representam riscos para a segurança do paciente, dos profissionais e do ambiente. CONCLUSÕES: os achados deste estudo evidenciaram associações significativas entre carga de trabalho e a segurança dos pacientes. Observa-se que os quadros de pessoal com menos pacientes apresentaram os melhores indicadores de qualidade assistencial e gerencial de segurança do paciente. Além disso, os princípios do pensamento ecológico e restaurativo contribuíram para a compreensão de alguns dos aspectos envolvidos nessa intricada relação, a partir dos olhares dos próprios profissionais e também promoveram abordagem participativa para o estudo desse tema.

Validação clínica do diagnóstico de enfermagem "risco de aspiração" em pacientes com acidente cerebrovascular

Clinical validation of the nursing diagnosis Risk for Aspiration among patients who experienced a cerebrovascular accident

Tahissa Frota Cavalcante; Thelma Leite de Araújo; Rafaella Pessoa Moreira; Nirla Gomes Guedes; Marc...

OBJETIVO: o estudo teve por objeto a validação clínica do diagnóstico de enfermagem "risco de aspiração" em pacientes com acidente cerebrovascular. MÉTODO: estudo de coorte prospectivo, desenvolvido com 24 pacientes internados, para o tratamento do acidente cerebrovascular agudo. O instrumento utilizado para a coleta de dados continha os fatores de risco para a aspiração respiratória, validados por análise de conceito e por especialistas. RESULTADOS: os fatores de risco para aspiração respiratória mais presentes nos pacientes foram: disfagia (54,2%) e mobilidade corporal diminuída (41,7%). A prevalência do diagnóstico de enfermagem "risco de aspiração" foi de 58,3% e a prevalência em 48 horas (tempo de acompanhamento) da aspiração respiratória foi de 37,5%. Os fatores de risco disfagia e mobilidade corporal diminuída apresentaram associação estatisticamente significativa com a aspiração respiratória. CONCLUSÃO: os fatores de risco disfagia e mobilidade corporal diminuída são bons preditores para o diagnóstico de enfermagem "risco de aspiração". Este trabalho possibilitou contribuir para o aperfeiçoamento da Taxonomia da NANDA-I e, por conseguinte, da linguagem da sistematização da assistência de enfermagem.

Carga de trabalho de enfermagem em pronto-socorro geral: proposta metodológica

Nursing workload in the emergency department: a methodological proposal

Ana Cristina Rossetti; Raquel Rapone Gaidzinski; Fernanda Maria Togeiro Fugulin

OBJETIVO: neste estudo o objetivo foi propor metodologia para identificar a carga de trabalho de enfermagem em pronto-socorro (PS). MÉTODOS: trata-se de pesquisa metodológica, realizada em PS de hospital geral público, no município de São Paulo, nas áreas: triagem de risco, salas de choque, emergência, sutura, medicação/procedimentos de pacientes adultos e pediátricos e observação de pacientes adultos e pediátricos, utilizando-se diferentes estratégias e instrumentos. Pela característica da coleta de dados, obtiveram-se amostras distintas em cada uma das áreas. RESULTADOS: a carga média diária de trabalho, em horas, correspondeu à triagem de classificação de risco 48, choque 30,9, emergência 170,6,observação de pacientes adultos 293,6, observação de pacientes pediátricos 108,7, medicação/procedimentos de pacientes adultos 175,5, medicação/procedimentos de pacientes pediátricos 60,4 e sutura 7,9. CONCLUSÃO: os instrumentos utilizados para coleta de dados mostraram-se adequados, possibilitando a construção de proposta metodológica para identificação de carga de trabalho dos profissionais de enfermagem em PS de hospital geral público.

Sofrimento moral em trabalhadores de enfermagem

Moral distress in nursing personnel

Edison Luiz Devos Barlem; Valéria Lerch Lunardi; Guilherme Lerch Lunardi; Jamila Geri Tomaschewski-...

OBJETIVO: analisar a frequência e a intensidade de sofrimento moral vivenciado por trabalhadores de enfermagem do Sul do Brasil, contemplando elementos do seu cotidiano profissional. MÉTODO: survey realizado em dois hospitais do Rio Grande do Sul, Brasil, com 247 profissionais de enfermagem. A coleta dos dados ocorreu mediante aplicação da adaptação do Moral Distress Scale. RESULTADOS: a percepção de situações que conduzem ao sofrimento moral é intensificada em enfermeiros e em trabalhadores de enfermagem que atuam em instituições com maior abertura ao diálogo, realizam reuniões de equipe e têm menores jornadas de trabalho. Essa percepção também é intensificada quando se observa maior relação no número de profissionais por pacientes. CONCLUSÃO: compreender o sofrimento moral permite ir além da resolução dos problemas dos próprios trabalhadores, possibilitando a elaboração de uma ética de sujeitos ativos e de amplas possibilidades, definidas principalmente pelas relações consigo mesmos.

A atenção secundária em saúde: melhores práticas na rede de serviços

Secondary Health Care: best practices in the health services network

Alacoque Lorenzini Erdmann; Selma Regina de Andrade; Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello; Livia Cr...

OBJETIVO: compreender a organização das práticas de saúde, a partir das interações no nível da atenção secundária, e analisar como as ações e serviços nesse nível de atenção têm contribuido para o desenvolvimento de melhores práticas em saúde. MÉTODO: trata-se de abordagem qualitativa, apoiada no método da Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados obtidos em entrevistas individuais, com gestores, profissionais de saúde e usuários, compôs o grupo amostral, representativo do nível de atenção secundária. Formulou-se o modelo teórico a partir de quatro categorias, analisadas com base nos elementos da modelagem de rede de atenção à saúde. RESULTADOS: a organização das práticas de saúde, no nível secundário, está em processo de consolidação e vem contribuindo para o desenvolvimento de melhores práticas em saúde no local estudado. CONCLUSÃO: a ampliação do acesso a consultas e procedimentos especializados e articulação dos pontos da rede são aspectos desse nível de atenção, considerados imprescindíveis para a resolubilidade e integralidade do cuidado. Este estudo contribui para a análise das práticas em saúde na perspectiva da modelagem de redes, a partir das interações da atenção secundária e dos demais pontos do sistema de saúde, que se mostram em processo de consolidação no local estudado.

Estrutura conceitual para pesquisa e prática clínica na mudança de comportamentos em saúde cardiovascular

Conceptual framework for research and clinical practice concerning cardiovascular health-related behaviors

Maria Cecília Bueno Jayme Gallani; Marilia Estevam Cornélio; Rúbia de Freitas Agondi; Roberta Cun...

OBJETIVO: apresentar a estrutura conceitual baseada no modelo PRECEDE, para guiar a pesquisa e a prática clínica do enfermeiro, na abordagem do paciente cardiopata ao longo de seu seguimento clínico. MÉTODO: as bases conceituais, assim como os desenhos metodológicos de pesquisa, implicados na estrutura conceitual, são abordados. A seguir, a contextualização da estrutura proposta é ilustrada no seguimento clínico de pacientes hipertensos, com incorporação das etapas de planejamento de intervenções, segundo o protocolo intervention mapping. RESULTADOS: constata-se que a utilização dessa estrutura conceitual permitiu guiar, de modo coerente e racional, as etapas diagnósticas relacionadas ao consumo excessivo de sal entre os hipertensos, bem como norteou o desenvolvimento e avaliação de intervenções específicas para mudança desse comportamento alimentar. CONCLUSÃO: a utilização da estrutura conceitual proposta permite compreensão mais ampla dos comportamentos em saúde, implicados no desenvolvimento e progressão dos fatores de risco cardiovascular, assim como revela-se um caminho interessante para a proposição de intervenções de enfermagem, com maior chance de sucesso. O emprego dessa estrutura, de modo ampliado, pode constituir um meio factível para melhorar a saúde cardiovascular dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Anticoagulação oral: impacto da terapia na qualidade de vida relacionada à saúde ao longo de seis meses

Oral Anticoagulation: the impact of the therapy in health-related quality of life at six-month follow-up

Ariana Rodrigues da Silva Carvalho; Márcia Aparecida Ciol; Felice Tiu; Lídia Aparecida Rossi; Rosa...

OBJETIVO: estudar as mudanças na qualidade de vida relacionada à saúde do início da anticoagulação oral ao final de seis meses dessa terapia, e estudar as associações das características sociodemográficas e clínicas com as medidas de qualidade de vida e estado de saúde geral seis meses após o início do tratamento, em indivíduos com diversas indicações clínicas para anticoagulação oral. MÉTODO: estudo prospectivo realizado em um município do Paraná, Brasil, avaliando 78 pacientes. Foram utilizados os instrumentos Duke Anticoagulation Satisfaction Scale e Medical Outcomes Survey Short Form SF-36. RESULTADOS: a idade média foi 57 anos (D.P.= 16) e 54% eram mulheres. Comparado com o início da terapia, houve melhora estatisticamente significante na qualidade de vida relacionada à saúde aos seis meses de seguimento. Os modelos de regressão linear explicaram 32% e 30%, respectivamente, da variância do Duke Anticoagulation Satisfaction Scale e do estado geral de saúde. Houve melhora em todos os componentes do SF-36, exceto Saúde Mental. CONCLUSÃO: O uso do anticoagulante oral foi associado à melhora da qualidade de vida relacionada à saúde nos seis meses de acompanhamento. Por ser longitudinal, esse estudo tem menos limitações que os estudos transversais publicados na área da Enfermagem brasileira até o momento.

"Programa Coração em Movimento": intervenção para promover atividade física entre pacientes com doença arterial coronária

The "Moving Heart Program": an intervention to improve physical activity among patients with coronary heart disease

Roberta Cunha Matheus Rodrigues; Thaís Moreira São João; Maria Cecília Bueno Jayme Gallani; Mari...

OBJETIVO: este estudo reporta os resultados de uma intervenção denominada "Programa Coração em Movimento", baseada nos pressupostos teóricos da "implementação da intenção", para incrementar o nível de atividade física entre pacientes coronariopatas, em seguimento ambulatorial, no Brasil. MÉTODOS: neste estudo experimental foram avaliados os pacientes numa abordagem inicial, um e dois meses após. A declaração CONSORT foi seguida. Os participantes foram aleatoriamente alocados nos grupos intervenção (GI) e controle (GC). O GI (n=69) foi submetido ao planejamento de ação e de enfrentamento de obstáculos e o GC (n=67) recebeu tratamento de rotina. RESULTADOS: os participantes submetidos à intervenção apresentaram níveis significativamente mais elevados de atividade física dois meses após a abordagem inicial e foram mais ativos do que aqueles no GC. CONCLUSÕES: os resultados indicam que a intervenção é possível ser aplicada em pacientes coronariopatas e pode ser uma ferramenta útil para facilitar mudanças no estilo de vida. Este estudo traz contribuições relevantes para a área de enfermagem e outras áreas afins, uma vez que essa intervenção apresenta baixo custo aos serviços de saúde e pode ser aplicada em programas de reabilitação cardíaca, com evidências de benefícios significativos aos participantes.

Estresse e depressão entre alunos do último período de dois cursos de enfermagem

Stress and depression among students of the last semester in two nursing courses

Danila Perpétua Moreira; Antonia Regina Ferreira Furegato

OBJETIVO: identificar a presença de estresse e depressão entre estudantes do último ano de dois cursos de enfermagem e a associação entre essas variáveis. MÉTODO: estudo exploratório descritivo, realizado com alunos do último ano dos cursos de bacharelado e licenciatura da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Aplicou-se Escala de Estresse Percebido-EEP e Inventário de Depressão de Beck-IDB. RESULTADOS: dos 88 sujeitos da amostra, 69,8% não apresentaram sinais de depressão, 18,2% apresentaram disforia, 6,8% têm depressão moderada e 5,7% depressão grave, índice baixo, em relação à população geral. Níveis médios de estresse foram os mais frequentes (76,9%). Não houve diferença significativa nos escores de estresse entre os dois grupos de alunos (t de Student: p=0,295>0,05). Os dados revelaram relação do estresse com a presença de sinais indicativos de depressão, especialmente na depressão grave (Pearson: r-0,755 e p<0,01). Discussão: a maioria não apresentou sinais de depressão. Os estados depressivos, entre os estudantes dos dois cursos de enfermagem, acompanham proporcionalmente aqueles que obtiveram escores elevados de estresse, tal como registrado em outros estudos dessa temática. CONCLUSÃO: alunos com maiores níveis de estresse estão mais sujeitos a apresentarem depressão, merecendo a atenção dos educadores.

Validação clínica do diagnóstico de enfermagem dor de parto

Clinical validation of the nursing diagnosis labor pain

Simone Roque Mazoni; Emilia Campos de Carvalho; Cláudia Benedita dos Santos

OBJETIVOS: a proposta neste estudo foi identificar a presença dos indicadores clínicos da dor em situação de parto e correlacionar a referência verbal de intensidade de dor com a ocorrência de contrações uterinas, como proposta de validação clínica do diagnóstico de enfermagem dor de parto. MÉTODO: trata-se de estudo observacional dos 22 indicadores clínicos que representaram as características definidoras para o diagnóstico. RESULTADOS: participaram 55 parturientes (18 na fase ativa inicial, 6 na fase ativa final e 31 em ambas as fases), maiores de 18 anos, gestação única, contrações efetivas e dilatação cervical =4cm. Testaram-se 22 características definidoras, 6 presentes na maioria das participantes nas duas fases: relato verbal ou codificado, evidência observada de contração uterina, alteração do tônus muscular, evidência observada de dor, comportamento expressivo e expressão facial de dor. Houve diferenças entre as fases para diaforese, expressão facial de dor, gestos protetores, posição antálgica, comportamento de distração, foco em si próprio e sensação de pressão perineal. CONCLUSÕES: observou-se correlação linear positiva entre escores de intensidade de dor e amplitude de pressão intrauterina na fase inicial. A dor de parto evidenciou-se como fenômeno compatível a um diagnóstico de enfermagem.