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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V23N4

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Artigos Originais

Validação da escala de conforto para familiares de pessoas em estado crítico de saúde

Validation of the Comfort scale for relatives of people in critical states of health

Kátia Santana Freitas, Igor Gomes Menezes, Fernanda Carneiro Mussi

Objetivo: validar a Escala de Conforto para Familiares de pessoas em estado crítico de saúde. Método: trata-se de estudo metodológico. A amostra foi constituída por 274 familiares de pessoas adultas internadas em seis unidades de terapia intensiva que responderam a 62 itens, distribuídos em 7 dimensões. Os procedimentos de validação adotados foram embasados nas técnicas da Teoria Clássica dos Testes. Resultados: a análise da dimensionalidade foi realizada por meio da análise por componentes principais, obtendo-se uma escala com 55 itens distribuídos em 4 fatores: segurança, suporte, interação familiar/ente e integração consigo e com o cotidiano. A análise do poder discriminativo dos itens, realizada pelo coeficiente de correlação item-total, mostrou boa relação dos itens com seus respectivos fatores. O exame da fidedignidade da escala, por meio da análise da consistência interna, apresentou coeficiente alfa de Cronbach elevado para os 4 fatores e a medida geral. Conclusão: a Escala de Conforto apresentou parâmetros psicométricos satisfatórios, constituindo-se no primeiro instrumento válido para a avaliação do conforto de familiares de pessoas em estado crítico de saúde. A pesquisa avançou na construção de um referencial teórico sobre o conforto, e disponibilizou à equipe de saúde uma medida pautada em evidências empíricas.

Adaptação transcultural e validação do instrumento Protective Nursing Advocacy Scale para enfermeiros brasileiros

Cross-cultural adaptation and validation of the Protective Nursing Advocacy Scale for Brazilian nurses

Jamila Geri Tomaschewski-Barlem, Valéria Lerch Lunardi, Edison Luiz Devos Barlem, Rosemary Silva da...

Objetivo: adaptar culturalmente e validar o instrumento Protective Nursing Advocacy Scale para enfermeiros brasileiros. Método: estudo metodológico, realizado com 153 enfermeiros de duas instituições hospitalares do Sul do Brasil, uma pública e uma filantrópica. Realizou-se a adaptação transcultural do instrumento Protective Nursing Advocacy Scale, segundo recomendações internacionais e sua validação para utilização no contexto brasileiro, através de análise fatorial e verificação da consistência interna pelo alfa de Cronbach. Resultados: mediante avaliação de comitê de especialistas e realização do pré-teste, a validade de face e conteúdo do instrumento foi considerada satisfatória. A partir da análise fatorial, foram identificados cinco constructos: implicações negativas do exercício da advocacia, ações de advocacia, facilitadores ao exercício da advocacia, percepções que favorecem o exercício da advocacia e barreiras ao exercício da advocacia. O instrumento apresentou consistência interna satisfatória, com valores de alfa de Cronbach entre 0,70 e 0,87. Conclusão: conclui-se que o Protective Nursing Advocacy Scale - versão brasileira é um instrumento válido e fidedigno para ser utilizado na avaliação das crenças e ações da advocacia em saúde, exercida por enfermeiros brasileiros no ambiente da prática profissional.

Fatores de risco para flebite: estudo com questionário sobre a percepção dos enfermeiros

Risk factor for phlebitis: a questionnaire study of nurses' perception

Dragana Milutinović, Dragana Simin, Davor Zec

Objetivos: avaliar a percepção de enfermeiros sobre os fatores de risco para desenvolvimento de flebite, com enfoque especial na percepção sobre os potenciais causadores de flebite de alguns medicamentos e soluções. Método: estudo transversal com questionário, que incluiu uma amostra de 102 enfermeiros. Resultados: os enfermeiros reconheceram alguns fatores que podem reduzir a incidência de flebite; no entanto, mais da metade dos enfermeiros ignorava que o material e o diâmetro do cateter poderiam afectar a taxa de incidência de flebite. Além disso, a doença de base e alto pH dos medicamentos ou soluções foram identificados como potenciais fatores de risco, porém o pH baixo e baixa osmolaridade não foram identificados. Os enfermeiros identificaram a Vancomicina e Benzilpenicilina como os antibióticos com o mais forte potencial flebitico. Entre outros medicamentos e fluidos intravenosos, foram identificados aminofilina, cloridrato de amiodarona e cloreto de potássio 7,4% como potencialmente causadores de flebite. Conclusão: os enfermeiros identificaram fatores predisponentes para flebite relacionados aos pacientes e à terapia administrada, enquanto alguns fatores de risco relacionados ao cateter, particularmente, suas propriedades físico-químicas e tempo para a substituição, não foram totalmente percebidos.

A dor do existir e a religião na perspectiva dos católicos

The pain of existing and religion from the perspective of Catholics

Simone Saltareli, Talita de Cássia Raminelli-da-Silva, Ana Carolina Ferreira Castanho, Rodrigo Ramo...

Objetivo: caracterizar a compreensão de líderes e afiliados da religião católica acerca da dor do existir. Método: participaram 80 católicos. A coleta de dados foi realizada pelo Instrumento de Avaliação de Conteúdos Religiosos. Foi feita análise de conteúdo e calculou-se a média aritmética e desvio-padrão. Resultados: emergiram as categorias: tempo de afiliação, início da prática religiosa e mudanças de afiliação, responsabilidade pelos atos e relação com a morte, descrição de Deus, consciência da existência de experiências profundas, possibilidade de recompensa, aumento da fé na proximidade com a morte, religião como tentativa de explicar as limitações humanas, relação entre religião e ciência e a religião do passado e do presente em relação à ciência. No instrumento, os itens de maior atribuição foram: eu acredito que a natureza deveria ser respeitada (9,96±0,19); eu acredito que todos os seres vivos merecem respeito (9,70±0,67); fazer a vida valer a pena (9,70±0,78); minha vida é um processo de transformação (9,63±1,04) e eu respeito a diversidade de pessoas (9,56±0,91). Conclusão: perceberam-se associações existentes entre a opinião dos participantes e os constructos religiosos, evidenciando a necessidade de abordagem do fenômeno religioso como parte do ser humano e potencial recurso para manejo e modulação da dor do existir.

Readmissões por acidentes de trânsito em um hospital geral

Readmissions due to traffic accidents at a general hospital

Luciana Paiva, Damiana Aparecida Trindade Monteiro, Daniele Alcalá Pompeo, Márcia Aparecida Ciol, ...

Objetivo: verificar a ocorrência e as causas de reinternações até um ano após a alta de hospitalizações, devido a acidentes de trânsito. Métodos: foram incluídas vítimas de traumas múltiplos, por acidentes de trânsito, admitidas numa Unidade de Terapia Intensiva. Dados sociodemográficos, circunstâncias do acidente, regiões corporais atingidas e causa da readmissão foram coletados dos prontuários dos pacientes. Resultados: das 109 vítimas de acidentes de trânsito, a maioria eram homens jovens e adultos. O maior número de internações por acidentes envolveu motociclistas (56,9%). As causas de retorno ao hospital foram: necessidade de continuidade do tratamento cirúrgico (63,2%), infecção de sítio cirúrgico (26,3%) e queda relacionada às sequelas físicas do trauma (10,5%), sendo a taxa de reinternação de 174/1.000 pessoas/ano. Conclusão: a taxa de readmissão hospitalar na população estudada é semelhante às encontradas em outros estudos. Vítimas de traumas graves de extremidade necessitam de múltiplos procedimentos cirúrgicos, maior tempo de internação hospitalar e reabilitação prolongada.

Avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em Enfermagem

Evaluation of the quality of the teaching-learning process in undergraduate courses in Nursing

Víctor Manuel González-Chordá, María Loreto Maciá-Soler

Objetivo: identificar os aspectos de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem através da análise de ferramentas que avaliaram a aquisição de competências pelos alunos do curso de Enfermagem. Método: estudo longitudinal prospectivo realizado em uma população de 60 alunos do segundo ano de Enfermagem com base nos dados de registro dos quais foram obtidos indicadores de qualidade que avaliam a aquisição de competências, com análise descritiva e inferencial. Resultados: foram identificados nove itens e nove atividades de aprendizagem incluídas nas ferramentas de avaliação que não atingiram os indicadores de qualidade estabelecidos (p<0,05). Existem diferenças estatisticamente significativas dependendo do hospital e da unidade de práticas clínicas (p<0,05). Conclusão: a análise das ferramentas de avaliação utilizadas na matéria “Cuidados de Enfermagem em Processos Assistenciais” de tal curso universitário permitiu detectar as áreas de melhoria no processo de ensino-aprendizagem. O desafio da educação em enfermagem é conseguir utilizar os melhores resultados da pesquisa clínica e pedagógica, a fim de proporcionar melhorias para a qualidade do ensino e para a qualidade assistencial.

Avaliação da qualidade da técnica de higiene das mãos em alunos de enfermagem e medicina em dois cursos de graduação

Hand Hygiene Technique Quality Evaluation in Nursing and Medicine Students of Two Academic Courses

Manuela Škodová, Alfredo Gimeno-Benítez, Elena Martínez-Redondo, Juan Francisco Morán-Cortés, ...

Objetivo: assim como as mãos dos professionais de saúde, as mãos dos estudantes de Enfermagem e Medicina durante os estágios clínicos podem funcionar como veículo de transmissão das infecções hospitalares. Método: estudo descritivo com estudantes de Graduação em Enfermagem e Medicina. Avaliou-se a qualidade da técnica de higiene das mãos por meio de prova visual a partir de solução hidro-alcoólica marcada com fluoresceína e lâmpada de luz ultravioleta. Resultados: avaliaram-se 546 alunos, 73,8% da Graduação em Medicina e 26,2% da Enfermagem. As áreas das mãos com correta distribuição de sabão foram as palmas (92,9%); as áreas não esfregadas corretamente foram os polegares (55,1%). Em ambas as mãos, a higienização foi muito boa em 24,7%, boa em 29,8%, regular em 25,1% e má em 20,3%. Os piores foram: os homens, os estudantes de Enfermagem e os estudantes do primeiro ano de escola. Não houve diferenças significativas por idade. Conclusões: a técnica de higiene de mãos não foi realizada de modo eficaz. O papel educativo é fundamental para sedimentar as bases de boas práticas na higienização das mãos, em conhecimentos teóricos e no desenvolvimento de habilidades e reforço de boas práticas.

Violência doméstica contra a mulher: representações de profissionais de saúde

Domestic violence against women: representations of health professionals

Vera Lúcia de Oliveira Gomes, Camila Daiane Silva, Denize Cristina de Oliveira, Daniele Ferreira Ac...

Objetivo: analisar as representações acerca da violência doméstica contra mulher, entre profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família. Método: estudo qualitativo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais. Coletaram-se os dados por evocações e entrevistas, tratando-os pelo software Ensemble de Programmes Pemettant L´Analyse des Evocations - EVOC e análise de conteúdo. Resultados: participaram enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Responderam às evocações 201 profissionais e, destes, 64 foram entrevistados. O núcleo central desta representação, formado pelos termos “agressão”, “agressão-física”, “covardia” e “falta de respeito”, tem conotação negativa e foram citados pelos entrevistados. Na zona de contraste, formada pelos termos “abuso”, “abuso-poder”, “dor”, “humilhação”, “impunidade”, “sofrimento”, “tristeza” e “violência”, identificaram-se dois subgrupos. A primeira periferia contém os termos “medo”, evocado com maior frequência, seguido por “revolta”, “baixa autoestima” e “submissão”, e na segunda periferia “aceitação” e “apoio profissional”. Conclusão: trata-se de uma representação estruturada, pois contém elementos conceituais, imagéticos e atitudinais. Os subgrupos foram formados por profissionais que atuavam na zona rural e que concluíram o curso de formação profissional em 2004, ou após; estes possuíam representação da violência, que difere da representação do grupo geral, embora todos tivessem uma conotação negativa deste fenômeno.

Estudo experimental de uma intervenção educativa para promover a autoeficácia materna na amamentação

An Experimental Study of an Educational Intervention to Promote Maternal Self-Efficacy in Breastfeeding

Regina Cláudia Melo Dodt, Emanuella Silva Joventino, Priscilla Souza Aquino, Paulo César Almeida, ...

Objetivo: construir, validar e avaliar uma intervenção educativa, utilizando o flip-chart intitulado “Eu consigo amamentar meu filho”. Método: estudo experimental utilizando um pré-teste, intervenção e teste posterior, bem como um grupo de controle. Um total de 201 mulheres, as quais haviam sido hospitalizadas imediatamente, a pelo menos 6 horas, após o parto. O flip-chart intitulado “Eu consigo amamentar meu filho”. As mães foram atribuídas aos grupos de intervenção (100 mulheres) ou de controle (101 mulheres), de acordo com a duração da internação. A eficácia do flip-chart foi avaliada com a aplicação da Escala de Autoeficácia de Amamentação (um pequeno formulário) na admissão, quando tiveram alta e por telefone dois meses após o parto. Os grupos de intervenção e de controle mostraram-se semelhantes quanto às variáveis sociodemográficas, obstetrícias e ginecológicas. Resultados: a intervenção foi benéfica, já que as mães do grupo de intervenção tiveram pontuações altas de autoeficácia, mais mães continuaram a amamentar e mantiveram um período maior de amamentação exclusiva, tanto quando obtiveram alta quanto dois meses após o parto, apresentando associações estatisticamente significativas. Conclusões este estudo experimental avaliou a estratégia educacional mediada por meio do flip-chart intitulado “Eu consigo amamentar meu filho” como sendo eficaz no aumento da autoeficácia e da duração da amamentação.

Associação entre depressão e estresse laboral em profissionais de enfermagem de nível médio

Association between depression and work stress in nursing professionals with technical education level

Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato, Lucilene Cardoso, Carla Araújo Bastos Teixeira, Sandra ...

Objetivo: analisar a relação entre depressão e estresse laboral em profissionais de enfermagem de nível médio, de um hospital escola no interior paulista. Método: foi realizado um estudo transversal com 310 técnicos e auxiliares de enfermagem, selecionados aleatoriamente. O desfecho analisado foi o relato de depressão e sua relação com alto nível de estresse laboral, mensurado pela Job Stress Scale. Foi realizada estatística descritiva e regressão logística. Resultados: a prevalência de depressão neste estudo foi de 20%, mais expressiva em pessoas do sexo feminino, com idade superior a 40 anos, que vivem sem companheiro e entre fumantes. A chance de depressão foi duas vezes maior entre os profissionais que apresentaram alto nível de estresse laboral, mesmo após o controle na regressão múltipla. Conclusão: sintomas depressivos estiveram fortemente associados ao alto nível de estresse entre auxiliares e técnicos de enfermagem, evidenciando uma problemática a ser considerada junto ao planejamento de programas específicos de intervenção para esta população, bem como a necessidade de melhor gerenciamento dos casos por parte dos supervisores.

Artigos de Revisão

Eficácia e efetividade do álcool na desinfecção de materiais semicríticos: revisão sistemática

Efficacy and effectiveness of alcohol in the disinfection of semi-critical materials: a systematic review

Maíra Marques Ribeiro, Verena Ashley Neumann, Maria Clara Padoveze, Kazuko Uchikawa Graziano

Objetivo: avaliar a eficácia e efetividade do álcool 60-80% (p/v), na desinfecção de materiais semicríticos, com ou sem limpeza prévia. Método: estudos obtidos do portal BIREME, IBECS, MEDLINE, SciELO, PubMed, Ask Medline e referências de outros estudos. Critérios de julgamento da qualidade metodológica dos artigos foram elaborados. Dos 906 estudos encontrados, 14 foram incluídos. Resultados: após a desinfecção com álcool, dos 282 testes de efetividade e 92 de eficácia, em 104 (36,9%) e em 23 (25,0%) houve detecção de microrganismos, respectivamente. Nos estudos de campo, a desinfecção não foi alcançada em 74/218 (33,9%) dos produtos submetidos à limpeza prévia e em 30/64 (46,9%) não submetidos à limpeza prévia, e nos estudos experimentais a desinfecção do álcool não foi eficaz em 11/30 (36,7%) e 12/62 (19,4%) dos produtos, respectivamente. Encontrou-se ausência de padronização dos métodos dos estudos. Conclusão: a desinfecção de produtos semicríticos com álcool 70%, ou em concentração aproximada, não pode ser recomendada de forma irrestrita a todos os produtos para saúde. Porém, de acordo com o tipo do produto semicrítico a desinfecção pode ser alcançada com e sem limpeza prévia.

Revisão integrativa sobre intervenções de enfermagem voltadas para a promoção do auto-cuidado entre pacientes portadores de insuficiência cardíaca

An integrative literature review on nursing interventions aimed at increasing self-care among heart failure patients

Sophie Boisvert, Alexandra Proulx-Belhumeur, Natalia Gonçalves, Michel Doré, Julie Francoeur, Mari...

Objetivo: analisar e sintetizar o conchecimento relacionado aos componentes críticos das intervençoes que têm, sido propostas e implementadas por enfermeiros(as) com objetivo de optimizar o auto-cuidado de pacientes portadores de insuficiência cardíaca. Método: PubMed e CINAHL foram as bases de dados electrônicas utilizadas para investigar artigos revisados por pares (peer review), apresentando as descrições das intervenções dirigidas ao paciente ou ao paciente e sua familia, visando melhorar o auto-cuidado. Foram incluídos 42 estudos na amostra final (n=4799 pacientes). Resultados: esta revisão apontou variedade e complexidade das intervenções de enfermagem. Como o auto-cuidado envolve diferentes comportamentos, as intervenções visaram em média 3,6 comportamentos. As Atividades de educação e aconselhamento foram combinadas ou não com estratégias cognitivo-comportamentais, mas somente a metade dos estudos utilizaram suporte teórico para guiar as intervenções. A avaliação e o manejo clínico foram frequentemente associados às intervenções de auto-cuidado, as quais variam em número de sessões (1 a 30), duração do seguimento (2 semanas a 12 meses) e desfechos. Conclusão: estes resultados podem ser úteis para guiar os enfermeiros no que se refere à futuros estudos sobre intervenções de auto-cuidado, de maneira a propor a comparação de diferentes modalidades de intervenção, uso de suporte teórico e estabelecimento de desfechos para melhor avaliar sua eficácia.