Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V21N1

De 13 a 23 de 23 itens(s).

Artigos Originais

Utilização de um modelo experimental para estudo sobre o toque terapêutico

Using an experimental model for the study of therapeutic touch

Daniella Soares dos Santos; Ilda Estéfani Ribeiro Marta; Evelin Capellari Cárnio; Andreza Urba de ...

OBJETIVO: verificar se o modelo de edema de pata pode ser utilizado nas investigações acerca dos efeitos do toque terapêutico sobre a inflamação, mensurando-se as variáveis dor, edema e migração de neutrófilos. MÉTODO: trata-se de estudo piloto, experimental, com 10 camundongos machos da mesma linhagem genética, divididos em grupo experimental e controle, submetidos à indução química de inflamação local na pata direita traseira. O grupo experimental recebeu uma aplicação diária de toque terapêutico com duração de quinze minutos, por três dias. RESULTADOS: os dados evidenciaram diferenças estatisticamente significativas no limiar nociceptivo e na circunferência das patas dos animais do grupo experimental, no segundo dia do experimento. CONCLUSÃO: o modelo de experimento com animal pode contribuir para o estudo dos efeitos do toque terapêutico sobre a inflamação. Sugere-se ajuste no tempo de exposição, número de sessões e tempo de duração do experimento.

Análise psicométrica da escala de predisposição à ocorrência de eventos adversos no cuidado de enfermagem em UTI

Psychometric analysis of the scale for the predisposition to the occurrence of adverse events in nursing care provided in ICUS

William Mendes Lobão; Igor Gomes Menezes

OBJETIVO: apresentar os resultados do estudo de validade e fidedignidade da Escala de Predisposição à Ocorrência de Eventos Adversos (EPEA). MÉTODO: o estudo da validade de construto ocorreu pela técnica de análise de componentes principais. RESULTADOS: o exame da fidedignidade da EPEA por intermédio do alfa de Cronbach indicou boa confiabilidade (estrutura a=0,80; processo a=0,92). CONCLUSÃO: tendo por base seus indicadores psicométricos, a EPEA pode ser considerada uma medida válida para avaliar as atitudes dos enfermeiros frente aos fatores que podem predispor à ocorrência dos eventos adversos em UTI.

Intervenção educativa para candidatos ao transplante de fígado

Educational intervention for liver transplantation candidates

Karina Dal Sasso Mendes; Orlando de Castro e Silva Junior; Luciana da Costa Ziviani; Fabiana Murad R...

OBJETIVO: o estudo teve como objetivo analisar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado, antes e depois da implementação de intervenção educativa. MÉTODOS: trata-se de estudo com delineamento de pesquisa quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois. A amostra final foi composta por 15 sujeitos. A coleta de dados da investigação, cuja duração foi de janeiro a março de 2010, ocorreu em três etapas, a saber: pré-teste, implementação da intervenção educativa (dois encontros) e pós-teste. RESULTADOS: os resultados evidenciaram ganho cognitivo significativo após a intervenção, com melhora no desempenho dos participantes. CONCLUSÕES: o estudo traz evidências de que a implementação de estratégia direcionada para educação de paciente pode aumentar o conhecimento de candidatos sobre o processo de transplante de fígado e, consequentemente, contribuir para o sucesso do tratamento.

A construção do conhecimento da enfermagem e a saúde dos trabalhadores

Nursing knowledge construction and occupational health

Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi

Compreendendo o processo de viver significado por pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio

Understanding the process of living as signified by myocardial revascularization surgery patients

Alacoque Lorenzini Erdmann; Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni; Giovana Dorneles Callegaro; Maria A...

OBJETIVO: compreender os significados sobre o processo de viver para pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio, e construir um modelo teórico explicativo. MÉTODO: utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados, com coleta dos dados realizada de outubro/2010 a maio/2012, numa instituição de saúde referência em cirurgia cardíaca, localizada no Sul do Brasil. Entrevistaram-se 33 sujeitos (pacientes, profissionais de saúde e familiares), distribuídos em 4 grupos amostrais. RESULTADO: o modelo teórico explicativo foi constituído por 11 categorias e pelo fenômeno central. O serviço de referência e o programa de reabilitação cardíaca formaram o contexto, a descoberta da doença cardíaca e os sentimentos vivenciados, durante o período perioeratório, foram causa e condições interventoras no processo de viver a cirurgia de revascularização do miocárdio. As estratégias foram contar com apoio da família, ter fé, esperança e participar do programa de reabilitação. As principais consequências desse processo foram o enfrentamento das mudanças e consequentes limitações, dificuldades e adaptações ao novo estilo de vida, após a cirurgia. CONCLUSÃO: o processo de viver a cirurgia de revascularização do miocárdio se configura como oportunidade para a manutenção da vida do paciente, associada às necessidades de enfrentamento das significativas mudanças no estilo de vida.

Cuidar de famílias de idosos em final de vida na Estratégia Saúde da Família

The process of end-of-life care delivery to the families of elderly patients according to the Family Health Strategy

Lucía Silva; Kátia Poles; Michelle Freire Baliza; Mariana Cristina Lobato dos Santos Ribeiro Silva...

OBJETIVOS: compreender o processo de cuidar de famílias de idosos em situação de final de vida para a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), identificar os significados que a equipe atribui à experiência e construir um modelo teórico. MÉTODO: utilizaram-se o interacionismo simbólico e a teoria fundamentada nos dados. Foram entrevistados 14 profissionais da ESF de um município do interior paulista. RESULTADOS: a análise comparativa identificou a categoria central superando os desafios para acolher a família e o idoso durante o processo de morrer, composta pelos subprocessos: identificando a problemática da situação, planejando uma nova estratégia para o cuidar, manejando o cuidado e avaliando a sua trajetória de cuidado. CONCLUSÃO: a equipe enfrenta dificuldades para alcançar melhor desempenho, acolhendo as necessidades biológicas e emocionais das famílias e buscando oferecer dignidade aos idosos em situação de final de vida, ampliando o acesso à saúde.

Micobactérias atípicas associadas à acupuntura: revisão integrativa

Atypical mycobacterias associated to acupuncuture: an integrative review

Juliana Rizzo Gnatta; Leonice Fumiko Sato Kurebayashi; Maria Júlia Paes da Silva

OBJETIVO: avaliar evidências relativas às principais fontes ou mecanismos de transmissão de infecções causadas por micobactérias atípicas associadas à acupuntura e espécies causadoras de infecção. MÉTODO: revisão integrativa, realizada em dezembro de 2011, com descritores indexados nas bases Lilacs, Medline, Embase, OvidSP e Cochrane Library, sem restrições de ano, tipo de estudo ou idioma. RESULTADOS: dentre 16 publicações, uma identificou a fonte de contaminação - solução de glutaraldeído diluída, usada para limpar equipamentos. Três estabeleceram fontes prováveis: toalhas, bolsas de água quente ou tanque para ferver água, reutilização de agulhas reprocessadas. Quatro indicaram fontes possíveis: agulhas contaminadas, reutilização de agulhas, pele do paciente colonizada por micobactérias e reutilização de agulhas, em diferentes sítios no mesmo paciente. Oito não citaram nada sobre fontes. CONCLUSÃO: dos 295 casos, M. abscessus prevaleceu em mais de 96%. Práticas bem estabelecidas, recomendadas por controladores de infecção, como enfermeiros, para prevenção de infecções, devem ser implementadas e adaptadas às práticas complementares.

Análise dos acidentes ocupacionais com material biológico entre profissionais em serviços de atendimento pré-hospitalar

Analysis of occupational accidents with biological material among professionals in pre-hospital services

Adriana Cristina de Oliveira; Maria Henriqueta Rocha Siqueira Paiva

OBJETIVO: estimar a prevalência dos acidentes por exposição a material biológico, suas características e condutas pós-acidente entre os profissionais do atendimento pré-hospitalar de quatro municípios de Minas Gerais, Brasil. MÉTODO: trata-se de estudo transversal. Utilizou-se questionário estruturado. Realizaram-se cálculo de prevalências, análise descritiva e analítica por meio de regressão logística. Participaram do estudo 228 profissionais e a prevalência de acidentes por exposição a material biológico foi de 29,4%, sendo 49,2% percutâneo, 10,4% mucosas, 6,0% pele não íntegra e 34,4% pele íntegra. RESULTADOS: dentre os profissionais acidentados destacaram-se técnicos de enfermagem (41,9%) e condutores (28,3%). CONCLUSÃO: a notificação do acidente ocorreu em 29,8% dos casos. Esteve associado à exposição por via percutânea o tempo de atuação na instituição (OR=2,51; IC 95%: 1,18-5,35; p<0,017). A notificação do acidente com material biológico deve ser incentivada, bem como a avaliação/acompanhamento do profissional.

Importância da proteção da mesa de instrumentais cirúrgicos na contaminação intraoperatória de cirurgias limpas

The importance of protecting surgical instrument tables from intraoperative contamination in clean surgeries

Aline Mesquita Amaral; Augusto Diogo Filho; Mileide Maria de Assunção Sousa; Patrícia Araújo Bar...

OBJETIVO: analisar o grau de contaminação bacteriana da mesa de instrumentais cirúrgicos, após o uso de campo plástico esterilizado por óxido de etileno ou a desinfecção com solução de álcool a 70% e iodo a 1%, em procedimentos cirúrgicos limpos. MÉTODOS: Trata-se de experimento clínico randomizado, com coletas de amostras das superfícies das mesas de instrumentais cirúrgicos, antes e depois de cada procedimento, com posterior análise microbiológica para identificação dos microrganismos e sua resistência antimicrobiana. RESULTADOS: nas cirurgias em que o plástico esterilizado foi utilizado, o crescimento bacteriano foi de 5,71% antes e 28,6% após a cirurgia, enquanto que nas desinfecções com solução de álcool a 70% e iodo a 1%, o crescimento foi de 2,9% antes e 45,7% após, sem diferença significativa entre os métodos empregados. CONCLUSÕES: os dois métodos têm poder de proteção semelhante, considerando que o álcool a 70% e iodo a 1% não geram resíduos sólidos.

Estresse relacionado ao cuidado: o impacto do câncer infantil na vida dos pais

Stress related to care: the impact of childhood cancer on the lives of parents

Daniela Fernanda dos Santos Alves; Edinêis de Brito Guirardello; Andréa Yamaguchi Kurashima

OBJETIVOS: o objetivo foi avaliar o nível de estresse dos pais de crianças com câncer e identificar correlações entre os dados sociodemográficos e os níveis de ansiedade. MÉTODO: trata-se de estudo descritivo, transversal, realizado em duas instituições brasileiras, com 101 pais de crianças com câncer. Por meio de entrevista, os pais responderam a dois instrumentos: Pediatric Inventory for Parents - versão brasileira, que avalia níveis de estresse, e Inventário de Ansiedade Traço-Estado, para medida da ansiedade. As correlações entre os instrumentos e as variáveis sociodemográficas dos pais e das crianças foram avaliadas pelo coeficiente de correlação de Spearman. RESULTADOS: os maiores níveis de estresse e ansiedade foram evidenciados por pais jovens, de crianças pequenas e com menos tempo de diagnóstico. O medo da morte e do impacto da doença na vida da criança foram os eventos considerados mais estressantes para os pais. CONCLUSÕES: na prática clínica, o enfermeiro que consegue identificar a ocorrência desses sintomas torna-se capaz de planejar assistência de enfermagem que inclua a família nas decisões sobre o cuidado. Além disso, pode fornecer subsídios para auxiliar os pais a gerenciar seus níveis de estresse e enfrentar positivamente a doença dos seus filhos.

Adaptação e validação do instrumento posições sobre o processo de enfermagem

Adaptation and validation of the instrument positions on the nursing process

Erika de Souza Guedes; Regina Marcia Cardoso de Sousa; Ruth Natalia Teresa Turrini; Valéria Troncos...

OBJETIVO: estimar as propriedades psicométricas da adaptação do instrumento Posições frente ao Diagnóstico de Enfermagem, para avaliar as atitudes do pessoal de enfermagem com relação ao processo de enfermagem. MÉTODO: trata-se de estudo metodológico com amostra não probabilística de 973 auxiliares de enfermagem e 632 enfermeiros de 35 hospitais e ambulatórios vinculados à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A validade do instrumento de 20 itens foi verificada por meio da análise fatorial confirmatória que identificou um fator mais geral no segundo nível, formado pelos três fatores clássicos de atitudes, sendo que a confiabilidade foi de 0,954 para o total do instrumento. RESULTADOS: o instrumento Posições sobre o Processo de Enfermagem tem validade e confiabilidade adequadas. CONCLUSÕES: recomenda-se verificar em estudos futuros se os itens apresentam comportamento diferencial, de acordo com a categoria profissional do respondente, e verificar o comportamento do instrumento com estudantes.