Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V26

De 109 a 120 de 120 itens(s).

Artigos de Revisão

Prescrição de medicamentos e exames por enfermeiros: contribuições à prática avançada e transformação do cuidado

Medication and test prescription by nurses: contributions to advanced practice and transformation of care

Wezila Gonçalves do Nascimento, Severina Alice da Costa Uchôa, Ardigleusa Alves Coêlho, Francisco...

Objetivo: realizar um estudo documental sobre as normativas, diretrizes, políticas e respaldo institucional do enfermeiro para a prescrição de medicamentos e solicitação de exames com vistas à prática avançada no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Métodos: pesquisa documental utilizando-se de documentos de autoria institucional - Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), suas representações regionais nos respectivos estados do Brasil (COREN) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), de acesso aberto. Resultados: a maioria das notícias/notas foi veiculada pelos Conselhos Regionais de Enfermagem nas distintas Unidades Federadas. A argumentação de convencimento das entidades representativas a respeito da prescrição de medicamentos e solicitação de exames por enfermeiros sustenta-se em três categorias: A autonomia e competências para a prescrição de medicamentos e ou solicitação de exames; Políticas corporativas que prejudicam o exercício da enfermagem de forma plena; e A transformação do cuidado em saúde e da enfermagem no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Conclusão: a prática prescritiva do enfermeiro integra o cuidado em saúde e vem sendo defendida pelas entidades representativas da categoria. A prescrição de medicamentos por enfermeiros na Atenção Primária à Saúde (APS) desponta como importante elemento da prática avançada e na transformação do cuidado no contexto das equipes de saúde.

Atitudes de enfermeiras de emergências diante do conceito de reanimação presenciada

Emergency nurses’ attitudes towards the concept of witnessed resuscitation

Ana Laura García-Martínez, Cristóbal Meseguer-Liza

Objetivo: revisar a evidência mais relevante sobre as atitudes das enfermeiras quanto à reanimação presenciada nos âmbitos intra e extra-hospitalar. Metodologia: revisão integrativa da literatura, abrangendo os anos 2008 a 2015, utilizando-se as bases de dados PubMed, Lilacs e SciELO; em espanhol, inglês e português. Exclui-se do estudo o âmbito pediátrico. Resultados: a síntese dos dados deu como resultado a inclusão de 10 artigos categorizados em: atitudes positivas e atitudes negativas. Conclusões: discrepâncias entre as enfermeiras de diferentes áreas e zonas geográficas diante de dito conceito. A necessidade de protocolar essa situação, dadas as vantagens que a literatura evidencia, tanto para profissionais enfermeiros como para familiares. A reanimação presenciada pode ser uma oportunidade de entender e enfrentar de forma compartilhada os lados racional e irracional da situação e atenuar ou dignificar o luto.

Serious games como estratégia educativa para controle da obesidade infantil: revisão sistemática da literatura

Serious games as an educational strategy to control childhood obesity: a systematic literature review

Jéssica David Dias, Aline Natalia Domingues, Chris Mayara Tibes, Silvia Helena Zem-Mascarenhas, Luc...

Objetivo: identificar, na literatura, a eficácia do uso de serious games para a melhoria do conhecimento e/ou das mudanças de comportamentos em crianças com sobrepeso ou obesidade. Método: realizou-se uma revisão sistemática da literatura. Tomou-se como base o método para revisão sistemática da Cochrane. Os estudos foram coletados nas bases de dados Public Medline, Web Of Science, ScienceDirect, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Health Games Research e Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature. Utilizaram-se os descritores “videogames” e “obesity” e a palavra-chave “serious games”. Os critérios de inclusão estabelecidos foram: estudos classificados como ensaios clínicos randomizados, nos idiomas inglês, espanhol e português e que tivessem crianças como público-alvo. Resultados: 2.746 estudos foram localizados na busca inicial e seis foram selecionados para a amostra final. Os artigos focaram tanto no estímulo a mudanças de comportamento do jogador quanto no incentivo à atividade física e melhoria de hábitos alimentares. Os estudos mostraram que o uso de serious games como estratégia pode auxiliar positivamente no enfrentamento da obesidade infantil. Conclusão: acredita-se que a pesquisa nessa área é uma estratégia em expansão e promissora e que tais jogos figuram como alternativas na educação em saúde de crianças.

Aspectos sexuais de candidatos e receptores de transplante de fígado: evidências disponíveis na literatura

Sexual aspects of liver transplant candidates and recipients: evidence available in the literature

Jennifer Tatisa Jubileu Magro, Karina Dal Sasso Mendes, Cristina Maria Galvão

Objetivo: analisar as evidências disponíveis na literatura sobre as alterações na sexualidade de candidatos e receptores de transplante de fígado. Método: revisão integrativa com busca dos estudos primários nas bases de dados MEDLINE (via PUBMED), CINAHL e LILACS, publicados em inglês, português ou espanhol. Resultados: os 16 estudos primários incluídos foram agrupados em três categorias: 1) sexualidade feminina (n=5), 2) sexualidade masculina (n=5) e 3) sexualidade masculina e feminina (n=6). Na categoria 1, os temas investigados foram contracepção, gravidez, disfunção sexual, presença de sintomas ginecológicos e infecção sexualmente transmissível. Na categoria 2, o foco principal dos estudos foi disfunção erétil, desejo e satisfação sexual e consequências do regime imunossupressor com ácido micofenólico em homens. Na categoria 3, a avaliação da função sexual foi o principal tema abordado. Conclusão: as evidências científicas geradas fornecem subsídios para encorajar os profissionais de saúde na incorporação da temática sexualidade na rotina de atendimento, bem como a identificação de lacunas do conhecimento para a condução de novas pesquisas com o propósito de implementar intervenções para prevenir, minimizar e/ou controlar as alterações relacionadas à sexualidade do paciente.

Instrumentos para cuidado de lesão por pressão na pediatria e hebiatria: revisão integrativa da literatura

Instruments for the care of pressure injury in pediatrics and hebiatrics: an integrative review of the literature

Mayara Kelly Moura Ferreira, Sabrina de Souza Gurgel, Francisca Elisângela Teixeira Lima, Maria Ver...

Objetivo: identificar instrumentos existentes na literatura científica acerca do cuidado de lesão por pressão em pacientes pediátricos e hebiátricos. Método: revisão integrativa, selecionando-se 32 artigos, das bases de dados PubMed/Medline, LILACS, Scopus e CINAHL, usando os descritores lesão por pressão, úlcera de decúbito, pediatria, adolescente e protocolos, e equivalentes, nos idiomas inglês e espanhol. Critérios de inclusão: artigo de pesquisa na íntegra, nos idiomas português, inglês ou espanhol, sem delimitação temporal. Análise descritiva adotada para categorização dos instrumentos encontrados nos três domínios do cuidado: avaliativo, preventivo e curativo. Resultados: encontrados 25 instrumentos para o cuidado de lesão por pressão na pediatria e hebiatria, com destaque para escala de Braden Q, a mais utilizada para avaliação do risco de lesão por pressão, e os protocolos com diretrizes para o estadiamento da lesão, desenvolvidos pela National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) e European Pressure Ulcer Advisory Panel (EPUAP). Conclusão: na literatura científica, há instrumentos válidos e confiáveis que podem ser usados na prática assistencial de enfermagem, voltados para os cuidados avaliativo, preventivo e curativo de lesão por pressão em pacientes pediátricos e hebiátricos.

Eficácia da intervenção de enfermagem para aumento da esperança em pacientes com câncer: uma meta-análise

Effectiveness of nursing intervention for increasing hope in patients with cancer: a meta-analysis

Ping Li, Yu-Jie Guo, Qing Tang, Lei Yang

Objetivo: meta-análise para avaliar a eficácia da intervenção de enfermagem, no nível de esperança para pacientes com câncer. Método: foram pesquisados bancos de dados eletrônicos. Dois dos autores, de forma independente, extraíram os dados dos estudos elegíveis e os agruparam no software Stata 13.0. Resultado: nove ensaios clínicos randomizados foram incluídos e a qualidade metodológica destes estudos foi avaliada utilizando as recomendações do manual Cochrane. Um modelo de efeito aleatório foi usado para combinar resultados dos estudos elencados. O agrupamento dos resultados por meio de um modelo de efeitos fixos mostrou primeiros escores revelaram um efeito significativamente maior após o uso da intervenção de enfermagem entre os grupos. Foi identificada heterogeneidade entre os estudos para pós-teste (df = 8, p = 0.000; I2 =76.1 %). Os resultados indicaram heterogeneidade significativa nos nove estudos selecionados. O teste para heterogeneidade não demonstrou homogeneidade entre os estudos de acompanhamento (df = 8, p = 0.328; I2 = 12.9 %), mas sem significância estatística. Conclusão: as evidências atuais sugerem que a intervenção de enfermagem tem um efeito positivo no sentimento de esperança em pacientes com câncer. No entanto, são necessários mais ensaios controlados randomizados em maior escala e de alta qualidade para confirmar esses resultados.

Estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola: revisão integrativa de literatura

Studies evaluating of health interventions at schools: an integrative literature review

Eliabe Rodrigues de Medeiros, Danielle Gonçalves da Cruz Rebouças, Alany Carla de Sousa Paiva, Cam...

Objetivo: identificar e analisar as evidências disponíveis sobre as estratégias utilizadas nos estudos de avaliação das intervenções de saúde na escola. Método: revisão integrativa com busca na LILACS, CINAHL, CUIDEN, ScienceDirect e PubMed. A partir dos critérios de inclusão e exclusão predefinidos foram relacionados 121 artigos para compor a amostra. Resultados: predominaram estudos no idioma inglês (97,5%), com abordagem quantitativa (80,2%), referente às intervenções executadas na Região das Américas (54,6%) e Europeia (23,1%). Em sua maior parte, tratam-se de intervenções em formato de programas (70,2%), interessadas em avaliar resultados (73,5%) a partir do julgamento de valor (83,4%). Prevaleceram intervenções com foco em eficácia, nos efeitos ou no impacto e as atividades realizadas nas intervenções estavam voltadas para atividades físicas, alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental e uso do tabaco, álcool e outras drogas. Estas são trabalhadas através de atividades de acompanhamento clínico, promoção da saúde e prevenção de doenças. Conclusão: as evidências apontam que as avaliações das intervenções de saúde na escola focalizam os resultados produzidos em programas mediante o julgamento de valor. As temáticas mais abordadas foram alimentação saudável, atividade física, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, entre outros.

Trombólise dirigida por cateter para pacientes com trombose venosa profunda aguda das extremidades inferiores: uma metanálise

Catheter-directed thrombolysis for patients with acute lower extremity deep vein thrombosis: a meta-analysis

Wang Li, Zhang Chuanlin, Mu Shaoyu, Chao Hsing Yeh, Chen Liqun, Zhang Zeju

Objetivos: Avaliar os estudos de séries de casos e avaliar quantitativamente os efeitos da trombólise dirigida por cateter (TDC) e comparar a eficácia entre TDC e anticoagulação nos pacientes com trombose venosa profunda aguda das extremidades inferiores (TVP) para tratamento futuro. Métodos: Foram pesquisadas as seguintes bases de dados relevantes: PubMed, Embase, Cochrane, Ovid MEDLINE e Scopus​. Os critérios de inclusão foram aplicados para pacientes selecionados com TVP aguda de extremidades inferiores tratados com TDC comparada a TDC com anticoagulação. Nos estudos de série de casos, as estimativas agrupadas de resultados de eficácia para a taxa de permeabilidade, lise completa, retrombose e síndrome pós-trombótica (SPT) foram calculadas em todos os estudos. Em estudos comparando TDC com anticoagulação, foi calculada a razão de chance de resumo (summary odds ratio - OR). Resultados: Vinte e cinco artigos (seis comparando TDC com anticoagulação e 19 séries de casos), incluindo 2.254 pacientes, preencheram os critérios de elegibilidade. Nos estudos da série de casos, os resultados agrupados foram: taxa de permeabilidade 0,87 (IC95%: 0,85-0,89), lise completa 0,58 (IC95%: 0,40-0,75), e retrombose 0,11 (IC95%: 0,06-0,17), SPT 0,10 (IC95%: 0,08-0,12). Seis estudos que compararam os resultados de eficácia entre TDC e anticoagulação mostraram que TDC foi associada à redução da SPT (OR 0,38; IC95%: 0,26-0,55; p<0,0001) e maior taxa de permeabilidade (OR 4,76; IC95%: 2,14-10,56; p<0,0001). Conclusão: Pacientes com TVP aguda de extremidades inferiores que recebem TDC estão associados a uma menor incidência de SPT e maior incidência de taxa de permeabilidade. Em nossa metanálise, TDC é um tratamento eficaz para pacientes com TVP aguda de extremidades inferiores.

Utilização da espessura do músculo adutor do polegar em pacientes hospitalizados ou em acompanhamento ambulatorial: uma revisão sistemática

Use of adductor pollicis muscle thickness in hospitalized or ambulatory patients: a systematic review

Brunna Gabrielly Ferreira da Silva Soares, Andréa Pereira Vicentini

Objetivo: analisar a utilização da Espessura do Músculo Adutor do Polegar (EMAP) como parâmetro antropométrico e indicador prognóstico em pacientes hospitalizados ou em acompanhamento ambulatorial. Método: revisão sistemática realizada nas bases de dados Web of Science, SCOPUS e Lilacs. Resultados: foram avaliados 23 estudos, desenvolvidos em pacientes críticos, cirúrgicos, oncológicos, nefropatas e hepatopatas, e coletados os dados de referência bibliográfica, local do estudo, objetivos, número de pacientes, faixa etária, metodologia, principais resultados e conclusão. A EMAP mostrou-se um bom parâmetro antropométrico para avaliação do estado nutricional em pacientes críticos sem edema, cirúrgicos, oncológicos e nefropatas, porém apresentou fraco desempenho no diagnóstico de desnutrição em hepatopatas. Além disso, demonstrou ser bom indicador prognóstico para mortalidade em pacientes críticos, nefropatas e oncológicos, e também bom preditor de hospitalização em nefropatas. Revelou associação com complicações neurológicas na Encefalopatia Hepática (EH) em hepatopatas, porém não previu complicações no pós-operatório em pacientes cirúrgicos. Conclusão: a EMAP foi considerada bom parâmetro antropométrico na maioria das condições clínicas, exceto em pacientes hepatopatas, bom indicador prognóstico para mortalidade em pacientes críticos, oncológicos e nefropatas, e preditor de complicações neurológicas na EH. É necessária maior investigação prognóstica, padronização dos pontos de cortes e avaliação da sensibilidade e especificidade.

Uso de trolamina para prevenção e tratamento da radiodermatite aguda: revisão sistemática e meta-análise

Use of trolamine to prevent and treat acute radiation dermatitis: a systematic review and meta-analysis

Amanda Gomes de Menêses, Paula Elaine Diniz dos Reis, Eliete Neves Silva Guerra, Graziela De Luca C...

Objetivo: avaliar os efeitos da trolamina na prevenção ou no tratamento da radiodermatite. Método: revisão sistemática e meta-análise. Em janeiro de 2016, foram desenvolvidas estratégias detalhadas de busca individual para Cinahl, Cochrane Library Central, LILACS, PubMed e Web of Science. Também foram realizadas buscas manuais para encontrar referências adicionais. Se utilizou Google Scholar para buscar a literatura cinzenta. Dois investigadores leram os títulos e resumos de cada referência cruzada de forma independente. O risco de viés dos estudos incluídos foi analisado com a ferramenta Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool. A qualidade das evidências e a classificação da força das recomendações foram avaliadas mediante os Grades of Recommendation, Assessment, Development and Evaluation (GRADE). Resultados: foram identificados sete ensaios clínicos controlados. Os controles utilizados foram calêndula, placebo, preferência institucional / atenção padrão, Aquaphor®, RadiaCare™ e Lipiderm™. Os estudos foram agrupados utilizando a frequência de eventos e o índice de risco com intervalos de confiança de 95% em subgrupos, de acordo com a graduação da radiodermatite. Conclusão: com base nos estudos incluídos nesta revisão, a trolamina não pode ser considerada um produto padronizado para a prevenção ou o tratamento da radiodermatite em pacientes com câncer de mama e cabeça e pescoço.

Carta ao Editor

A abordagem do Joanna Briggs Institute para revisões sistemáticas

The Joanna Briggs Institute approach for systematic reviews

Wendel Mombaque dos Santos, Silvia Regina Secoli, Vilanice Alves de Araújo Püschel

Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde: avanços e desafios

Integrative and Complementary Practices in the Unified Health System: progresses and challenges

Leandra Andréia de Sousa, Nelson Filice de Barros