Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V26

De 37 a 48 de 120 itens(s).

Artigos Originais

Construção e validação dos marcos de competências para formação do enfermeiro em urgências

Construction and validation of competency frameworks for the training of nurses in emergencies

Fernanda Berchelli Girão Miranda, Alessandra Mazzo, Gerson Alves Pereira-Junior

Objetivo: construção e validação dos marcos de competências a serem desenvolvidas na formação do enfermeiro para a assistência de pacientes adultos em situações de urgência com foco na abordagem das vias aéreas, ventilação e circulação. Método: estudo descritivo e metodológico que ocorreu em três fases: na primeira, realizou-se uma revisão da literatura e uma oficina composta por sete experts para a construção dos marcos de competências; na segunda, participaram 15 experts para a validação de aparência e conteúdo por meio da Snowball Technique e da Técnica Delphi, realizada a análise de conteúdo das sugestões e calculado o Índice de Validação de Conteúdo para aferir a concordância quanto à representatividade de cada item; na terceira fase, participaram 13 experts, na qual houve a concordância final do material apresentado. Resultados: os experts em maioria eram enfermeiros, com pós-graduação e atuação profissional na temática do estudo. Foram construídos e validados marcos de competências para a formação do enfermeiro na abordagem das vias aéreas, respiratórias e circulatória. Conclusão: o desenvolvimento do estudo proporcionou a construção e validação dos marcos de competências. Ressalta-se sua originalidade e potencialidades para orientar docentes e pesquisadores de maneira eficiente e objetiva no desenvolvimento prático das competências na temática.

Correlação entre religiosidade, espiritualidade e qualidade de vida em adolescentes com e sem fissura labiopalatina

Correlation between religiosity, spirituality and quality of life in adolescents with and without cleft lip and palate

Francely Tineli Farinha, Fábio Luiz Banhara, Gesiane Cristina Bom, Lilia Maria Von Kostrisch, Prisc...

Objetivo: correlacionar a espirutualidade e a religiosidade com a qualidade de vida de adolescentes com e sem fissura labiopalatina. Métodos: estudo transversal e correlacional, englobando dois grupos, caso (n= 40) e comparativo (n= 40). Para a coleta de dados, utilizou-se a Escala de Religiosidade de Durel e o World Health Organization Quality of Life Bref. Para a análise estatística, os testes de Mann-Whitney, Qui-Quadrado, t-Student e de Correlação de Pearson foram utilizados, com nível de significância de 5% (p≤0,05). Resultados: a religiosidade organizacional e a qualidade de vida global foram significativamente maiores no grupo caso (p=0,031 e p=0,012, respectivamente). Referente à qualidade de vida, o Domínio Meio Ambiente foi significativamente maior no grupo caso (p<0,001). Ao se correlacionar a religiosidade e a espiritualidade, a religiosidade não organizacional apresentou forte correlação (r=0,62) com a religiosidade organizacional (p<0,001). Ao se correlacionar a religiosidade e a espiritualidade com a qualidade de vida, identificou-se somente correlação moderada entre a espiritualidade e a qualidade de vida global (r=-0,35; p=0,026). Conclusão: evidenciou-se a não existência de relação entre a religiosidade e a espiritualidade com a qualidade de vida entre adolescentes com fissura labiopalatina, para a maioria dos aspectos avaliados.

Efeito do pré-aquecimento na manutenção da temperatura corporal do paciente cirúrgico: ensaio clínico randomizado

Effect of preheating on the maintenance of body temperature in surgical patients: a randomized clinical trial

Cibele Cristina Tramontini Fuganti, Edson Zangiacomi Martinez, Cristina Maria Galvão

Objetivo: avaliar o efeito do pré-aquecimento na manutenção da temperatura corporal de pacientes submetidas a cirurgias ginecológicas eletivas. Método: foram randomizadas 86 pacientes, sem cegamento, para receber cuidado usual (aquecimento com lençol de algodão e cobertor) ou pré-aquecimento com o uso do sistema de ar forçado aquecido, durante 20 minutos (38°C). Todas as pacientes foram aquecidas de forma ativa durante o período intraoperatório. Os dados foram coletados da admissão da paciente no centro cirúrgico até o final da cirurgia. A temperatura corporal foi mensurada durante os períodos pré e intraoperatório com termômetro timpânico infravermelho. Para a temperatura e umidade do ar da sala cirúrgica, utilizou-se o termo-higrômetro. Resultados: os dados indicaram homogeneidade entre os grupos investigados. Não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos após o pré-aquecimento (p=0,27). Ao final da cirurgia, a temperatura média dos grupos estudados foi igual (36,8°C), com diferença estatisticamente não significante (p=0,66). Conclusão: o pré-aquecimento com o sistema de ar forçado aquecido teve efeito semelhante ao cuidado usual na temperatura corporal de pacientes submetidas a cirurgias ginecológicas eletivas. ClinicalTrials.gov n. NCT02422758. CAAE, n. 38320814.2.0000.5393.

Efeito do ambiente da prática do enfermeiro nos resultados do trabalho e clima de segurança

Effect of the practice environment of nurses on job outcomes and safety climate

Gisele Hespanhol Dorigan, Edinêis de Brito Guirardello

Objetivo: propor e analisar um modelo teórico que mensura o efeito da percepção de enfermeiros quanto ao ambiente da prática no clima de segurança, na satisfação no trabalho, na intenção de permanecer tanto no emprego quanto na profissão e no burnout. Método: estudo correlacional com amostra probabilística de 465 enfermeiros. No modelo teórico, as dimensões do ambiente da prática foram consideradas variáveis independentes e satisfação no trabalho, clima de segurança, intenção de permanecer no trabalho e na profissão e burnout, variáveis de resultado. Para análise, utilizou-se o método de Modelagem de Equações Estruturais. Resultados: realizaram-se pequenos ajustes no modelo e as dimensões do ambiente da prática foram preditoras da satisfação no trabalho (R2 = 43%), do clima de segurança (R2 = 42%) e burnout (R2 = 36%), bem como da intenção de permanecer na instituição (R2 = 22%) e na profissão (R2 = 17%). Conclusão: o ambiente da prática mostrou forte impacto na satisfação no trabalho, clima de segurança e burnout, com moderado impacto na intenção em permanecer na instituição e na profissão. Os achados podem ser utilizados para o gerenciamento da assistência em instituições de saúde, com enfoque na promoção da retenção de enfermeiros e melhoria do clima de segurança.

Oficina educativa baseada em atividades lúdicas melhora o automonitoramento glicêmico entre crianças

Educational Workshop using games improves self-monitoring of blood glucose among children

Léia Alves Kaneto, Elaine Buchhorn Cintra Damião, Maria de La Ó Ramallo Verissimo, Lisabelle Mari...

Objetivo: avaliar a eficácia de uma oficina educativa baseada em atividades lúdicas para melhorar a técnica de automonitoramento glicêmico (AMG) de crianças com diabetes tipo 1. Método: um estudo quase-experimental foi feito com crianças em idade escolar que recebiam tratamento em duas clínicas ambulatoriais de um hospital universitário. Os dados foram coletados através da observação sistemática da prática do automonitoramento glicêmico antes e após a intervenção. A análise dos dados consistiu em verificar mudanças durante a execução da técnica, usando as taxas de conformidade de pré e pós-intervenção em testes estatísticos. A amostra consistiu em 33 crianças. Cada criança participou de uma sessão da oficina, e ao todo foram feitas 17 sessões. Resultados: encontramos uma maior frequência no AMG, na troca da lanceta, na alternância nos locais de punção, na calibração e verificação periódica de data e hora do monitor de glicemia. As comparações entre os períodos pré e pós-intervenção mostraram que o número médio de etapas em conformidade com a técnica de AMG aumentou de 5,30 para 6,58. As etapas “Trocar a lanceta do lancetador”, “Pressionar o local puncionado” e “Eliminar corretamente os materiais utilizados” obtiveram diferenças estatisticamente significativas. Conclusão: a oficina educativa foi eficaz, melhorando as práticas de AMG das crianças.

Complicações vasculares em pacientes submetidos a procedimentos cardiológicos endovasculares: coorte multicêntrica

Vascular complications in patients who underwent endovascular cardiac procedures: multicenter cohort study

Angelita Costanzi Paganin, Mariur Gomes Beghetto, Maria Karolina Feijó, Roselene Matte, Jaquelini M...

Objetivo: analisar as complicações vasculares de pacientes submetidos a procedimentos cardiológicos endovasculares em laboratório de hemodinâmica de três centros de referência. Método: estudo de coorte multicêntrico, em três instituições de referência, sendo a amostra constituída de 2.696 pacientes, incluindo pacientes adultos que realizaram procedimento percutâneo cardiológico em caráter eletivo ou urgente. Foram considerados como desfechos a presença de complicações vasculares, como hematoma no local da punção arterial, sangramento maior e menor e correção cirúrgica para hemorragia retroperitoneal, pseudoaneurisma ou formação de fístula arteriovenosa. Resultados: dos 2.696 pacientes, 237 (8,8%) apresentaram algum tipo de complicação vascular no sítio de punção arterial. O número total de complicações vasculares foi 264: hematoma menor <10 cm (n=135), sangramento estável (n=86), hematoma maior ≥10 cm (n=32) e sangramento instável (n=11). Não ocorreu evento de hematoma retroperitoneal, pseudoaneurisma ou fístula arteriovenosa. Majoritariamente, tanto as complicações maiores como as menores ocorreram nas primeiras seis horas após o procedimento. Conclusão: os resultados das complicações no cenário atual da cardiologia intervencionista indicam que a incidência dessas ocorre predominantemente nas primeiras seis horas após os procedimentos, considerando a avaliação até 48 horas. Medidas preventivas imediatas aos procedimentos devem ser planejadas e implementadas pela equipe.

Associação entre qualidade de vida e prognóstico de pacientes candidatos ao transplante cardíaco: estudo transversal

Association between quality of life and prognosis of candidate patients for heart transplantation: a cross-sectional study

Vanessa Silveira Faria, Ligia Neres Matos, Liana Amorim Correa Trotte, Helena Cramer Veiga Rey, Tere...

Objetivo: verificar a associação entre os escores de prognóstico e a qualidade de vida de pacientes candidatos ao Transplante Cardíaco. Método: estudo transversal descritivo, com amostra de conveniência formada por 32 pacientes ambulatoriais candidatos ao transplante cardíaco. O prognóstico foi classificado pelo Heart Failure Survival Score (HFSS) e pelo Seattle Heart Failure Model (SHFM); e a qualidade de vida pelo Minnesota Living With Heart Failure Questionnaire (MLHFQ) e pelo Kansas City Cardiomyopathy Questionnaire (KCCQ). Aplicou-se o teste de correlação de Pearson. Resultados: as correlações encontradas entre os escores gerais dos instrumentos de qualidade de vida e os escores de prognósticos foram (HFSS/MLHFQ r = 0,21), (SHFM/MLHFQ r = 0,09), (HFSS/KCCQ r = -0,02), (SHFM/KCCQ r = -0,20). Conclusão: a correlação fraca entre os escores de prognóstico e de qualidade de vida sugere a não associação entre as medidas, ou seja, pior prognóstico não significa pior qualidade de vida e o mesmo ocorre no sentido inverso.

Risco de hemólise após transfusão de concentrado de hemácias com bombas de infusão

Hemolysis risk after packed red blood cells transfusion with infusion pumps

Ana Maria Miranda Martins Wilson, Maria Angélica Sorgini Peterlini, Mavilde da Luz Gonçalves Pedre...

Objetivo: avaliar os biomarcadores de hemólise de concentrado de hemácias transfundidos por duas bombas de infusão peristáltica linear distintas, em duas taxas de infusão. Método: estudo experimental randomizado desenhado para simular a prática clínica da transfusão. Duas bombas de infusão peristáltica linear de diferentes fabricantes foram estudadas em triplicata a 100 ml/h e 300 mL/h de infusão. Os biomarcadores de hemólise escolhidos foram hemoglobina total, hemoglobina livre, hematócrito, potássio e grau de hemólise. Eles foram analisados antes e após cada infusão. Resultados: o potássio apresentou variações estatisticamente significativas em todos os cenários do experimento (P < 0,010). Em análise separada, o potássio aumentou principalmente na taxa de 300 mL/h (P = 0,021) e a hemoglobina livre teve uma variação significativa no experimento comparando bombas de infusão de diferentes fabricantes (P = 0,026). Embora o hematócrito, a hemoglobina total e o grau de hemólise tenham aumentado após a infusão, não foram identificadas variações estatisticamente significativas. Conclusões: o risco de hemólise induzido por bombas de infusão peristáltica linear foi identificado com base em um aumento nos marcadores de hemoglobina livre e potássio. Como o biomarcador potássio é frequentemente aumentado em concentrados de hemácias envelhecidos, não se recomenda usá-los nesse cenário e estudos adicionais podem ser realizados. Vale a pena realizar estudos sobre outros marcadores e utilizar amostras maiores para fundamentar a prática de enfermagem transfusional.

Fatores associados à ferida cirúrgica complexa em regiões de mama e abdome: estudo observacional caso-controle

Factors associated with complex surgical wounds in breast and abdomen: a case-control observational study

Josimare Aparecida Otoni Spira, Eline Lima Borges, Patrícia Aparecida Barbosa Silva, Mery Natali Si...

Objetivo: identificar fatores associados à ferida cirúrgica complexa em mama e abdome em pacientes ambulatoriais. Método: estudo observacional do tipo caso-controle, envolvendo 327 pacientes, sendo 160 casos (ferida cirúrgica complexa) e 167 controles (ferida cirúrgica simples). Os dados foram extraídos dos prontuários e para análise foi utilizado o modelo de regressão logística binária, considerando nível de significância de 5%. Resultados: os fatores associados a uma maior chance de ocorrência da ferida cirúrgica complexa foram faixa etária 18 a 59 anos (p = 0,003), escolaridade < 8 anos (p = 0,049), radioterapia (p < 0,001), histerectomia (p = 0,017), hernioplastia (p = 0,003), laparotomia (p = 0,004), glicemia ≤ 99 mg/dL (p = 0,007) e hipertensão arterial (p = 0,033), enquanto quadrantectomia (p = 0,025) atuou como fator protetor. Conclusão: a radioterapia foi o fator com maior significância para complicações da ferida cirúrgica. Alteração glicêmica foi um resultado inesperado, o que mostra a necessidade de mais estudos relacionados a esse tema.

Habilidade de cuidado de cuidadores familiares de pacientes em tratamento oncológico: fatores associados

Caring ability of family caregivers of patients on cancer treatment: associated factors

Larissa de Carli Coppetti, Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, Rafaela Andolhe, Maria Gaby Rive...

Objetivo: analisar a associação entre a habilidade de cuidado de cuidadores familiares de pacientes em tratamento oncológico e as características demográficas e clínicas dos pacientes, como também as características sociodemográficas dos cuidadores e do cuidado prestado. Métodos: estudo transversal, realizado com 132 cuidadores familiares de pacientes em tratamento oncológico cujos dados foram coletados por meio da versão brasileira do Caring Ability Inventory e questionários de caracterização dos pacientes, cuidadores e cuidado prestado. Utilizaram-se os Testes t de Student, Mann-Whitney ou Kruskal-Wallis, ao nível de significância ≤5%. Resultados: a idade do paciente associou-se significativamente com habilidade de cuidado total (p=0,002) e as dimensões coragem (p=0,006) e paciência (p=0,009) do cuidador. A escolaridade do cuidador associou-se com a habilidade de cuidado total (p=0,028) e as dimensões coragem (p=0,008) e paciência (p=0,045). A situação conjugal associou-se com a habilidade de cuidado total (p=0,020) e a dimensão paciência (p=0,045) e o tempo de cuidado com a dimensão paciência (p=0,027). Conclusão: os cuidadores de pacientes com idade avançada, que têm maior escolaridade e não têm companheiro demonstram ter mais habilidade de cuidado.

Desafios e potencialidades do trabalho de Enfermagem em Consultório na Rua

Challenges and potentialities of nursing work in street medical offices

Aline Costa Cardoso, Débora de Souza Santos, Silvana Martins Mishima, Danielly Santos Cardoso dos A...

Objetivo: analisar elementos do processo de trabalho de enfermagem no Consultório na Rua, evidenciando os desafios e potencialidades do cuidado à pessoa em situação de rua. Método: trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa sustentada pela perspectiva do processo de trabalho em saúde, mediante entrevistas semiestruturadas com enfermeiros das equipes de Consultório na Rua do município de Maceió, analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo, abordando questões relativas ao objeto, instrumentos e finalidades do processo de trabalho de enfermagem. Resultados: temas identificados: Necessidade de cuidado à saúde no contexto de vulnerabilidade social e de saúde; Planejamento estratégico e trabalho em equipe como instrumentos da organização do processo de trabalho; Finalidades e produtos do trabalho: garantindo o direito ao acesso e ao cuidado. O enfermeiro, diante de um objeto de trabalho desenhado por graves necessidades de saúde resultantes da vulnerabilidade social dessa população, utiliza instrumentos variados em seu processo de trabalho: planejamento estratégico, atuação em equipe multiprofissional e valorização das tecnologias leves de acolhimento e vínculo. Conclusão: afora as dificuldades, o estudo apresenta uma experiência exitosa que explora a potencialidade de relações solidárias de cuidado humanizado.

Validação semântica das versões curtas das Escalas de Medição do Quociente de Empatia/Sistematização

Semantic validation of the short versions of the Empathy-Systemizing Quotient Scales

Mirella Castelhano-Souza, Isabel Amélia Costa Mendes, José Carlos Amado Martins, Maria Auxiliadora...

Objetivo: realizar a validação semântica e avaliar as propriedades psicométricas das versões curtas das Escalas de Medição do Quociente de Empatia/Sistematização, originadas em Cambridge e validadas em Portugal, para mensurar o perfil empático e sistemático dos indivíduos. Método: estudo metodológico no qual foram compreendidas a validação semântica (validade de conteúdo) e a verificação das propriedades psicométricas (consistência interna) das escalas. Cinco juízes participaram da validação semântica. Foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo, seguido de pré-teste, com 18 graduandos em enfermagem e posterior aplicação a uma amostra. Resultados: a amostra foi composta de 215 graduandos em enfermagem, sendo 186 (86,51%) do sexo feminino, com idade média de 21 anos. As escalas apresentaram boa consistência interna, com valores de Alfa de Cronbach global de 0,83 para o Quociente de Empatia e 0,79 para o Quociente de Sistematização. As correlações entre as escalas e subescalas do Quociente de Empatia e Quociente de Sistematização foram todas positivas e significantes, resultantes do teste de correlação de Pearson. Conclusão: as escalas foram consideradas confiáveis e válidas para mensurar o perfil empático e sistemático de graduandos em enfermagem e a versão final foi denominada versões curtas das Escalas de Medição do Quociente de Empatia/Sistematização - Brasil.