Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V27

De 73 a 84 de 126 itens(s).

Artigos Originais

Dinâmica de geração e dissipação do estresse na equipe de enfermagem num centro de oncologia

Dynamics of stress generation and reduction in the nursing team at an oncology center

Jorge Luiz Guedes Sant'ana, Mauricio Uriona Maldonado, Leila Amaral Gontijo

Objetivo: representar a dinâmica de geração, acumulação e dissipação do estresse na equipe de enfermagem em um centro de terapia oncológica. Método: um modelo de simulação matemático de dinâmica de sistemas foi desenvolvido com base na coleta de dados in loco. O modelo serviu para testar o impacto de três políticas direcionadas a reduzir o estresse na equipe: i) incremento na carga de atendimento; ii) incremento do tamanho das equipes de turno e iii) redução de horas de atendimento por leito. Resultados: o modelo demonstrou que a política de incremento de tamanho da equipe obteve os melhores resultados, sintetizados com o índice de absenteísmo, estabilizando-se em 8%; pessoal afastado também se estabilizando em 4-5 pessoas por mês, bem como o estresse acumulado reduzido aos níveis do cenário base. Conclusão: as medidas no sentido de acompanhamento das demandas físicas e emocionais, a contratação de pessoal, um melhor treinamento técnico para as atividades ditas estressantes e uma melhor distribuição de tarefas podem ser eficazes na redução dos índices de absenteísmo e melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores.

Avaliação da dor e fatores associados em pessoas que vivem com HIV/AIDS

Assessment of pain and associated factors in people living with HIV/AIDS

Aliny Cristini Pereira, Fernanda Bradbury, Estefani Serafim Rossetti, Priscilla Hortense

Objetivo: avaliar a dor em pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana/síndrome da imunodeficiência adquirida e relacionar com fatores sociodemográficos, clínicos, sintomas depressivos e qualidade de vida relacionada à saúde. Método: estudo descritivo, analítico, observacional, de corte transversal e de caráter quantitativo. Participaram trezentas e duas (302) pessoas de um serviço de atendimento especializado. Foram utilizados instrumentos para avaliação de dados sociodemográficos, clínicos, sintomas depressivos e qualidade de vida relacionada à saúde. Empregou-se análise descritiva, bivariada e regressão logística múltipla. Resultados: foram encontrados 59,27% de presença de dor de intensidade leve, recorrente na cabeça, com interferência no humor, a maioria do sexo feminino e em indivíduos sem/baixa escolaridade. As mulheres apresentaram maior probabilidade de ter dores moderadas ou severas. Pessoas de 49 a 59 anos apresentaram maior intensidade de dor do que as de 18 a 29 anos. Sintomas depressivos e dor são variáveis diretamente proporcionais. Quanto maior o nível da qualidade de vida relacionada à saúde e escolaridade, menor a possibilidade da presença de dor. Conclusão: a presença de dor encontrada é preocupante e possui associação com o sexo feminino, sem/baixa escolaridade, pior nível da qualidade de vida relacionada à saúde e presença de sintomas depressivos.

Enfermeiros na triagem no serviço de emergência: autocompaixão e empatia

Nurses in the triage of the emergency department: self-compassion and empathy

Roberta Maria Savieto, Stewart Mercer, Carolina Carvalho Pereira Matos, Eliseth Ribeiro Leão

Objetivo: este estudo adaptou e validou a escala Consultation and Relational Empathy Measure (versão brasileira) para avaliação da empatia por enfermeiros; avaliou a concordância entre empatia autorreferida pelos enfermeiros e a percebida pelos pacientes e correlacionou autocompaixão com empatia autorreferida dos enfermeiros e percebida pelos pacientes. Método: sete juízes validaram a adaptação da escala citada para a Consultation and Relational Empathy Measure Nurses (versão brasileira) com anuência do autor da escala original. Uma amostra de quinze enfermeiros e 93 pacientes do Serviço de Emergência de um hospital privado filantrópico, foram avaliados utilizando a Consultation and Relational Empathy Measure Nurses (versão brasileira) e a Escala de Autocompaixão (versão brasileira). Resultados: as propriedades psicométricas da Consultation and Relational Empathy Measure Nurses (versão brasileira) demonstraram consistência interna adequada (alfa de Cronbach de 0,799). A empatia na visão dos pacientes foi mais bem avaliada do que a autorreferida pelos enfermeiros (p<0,001). Enfermeiros mais autocompassivos apresentaram maiores escores de empatia (p=0,002). Conclusão: os resultados deste estudo confirmaram a adequação das propriedades psicométricas da Consultation and Relational Empathy Measure Nurses (versão brasileira), o que permite a comparação da empatia com a escala para pacientes a partir dos mesmos parâmetros de avaliação. A autocompaixão influenciou a empatia autorreferida pelos enfermeiros.

Análise de dois questionários sobre a qualidade de vida em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Analysis of two questionnaires on quality of life of Chronic Obstructive Pulmonary Disease patients

Ana Folch Ayora, Loreto Macia Soler, Agueda Cervera Gasch

Objetivo: avaliar a eficácia entre os questionários de qualidade de vida St. George Respiratory Questionnaire e Chronic Obstructive Pulmonary Disease Assessment Test em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica a partir da análise de correlação e concordância, bem como identificar a ferramenta mais eficaz para avaliar sua qualidade de vida. Método: estudo analítico de coorte transversal com pacientes internados em um hospital espanhol para exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica. A qualidade de vida relacionada à saúde foi avaliada com os dois questionários. Analisaram-se a correlação e a concordância entre ambos, bem como a consistência interna. As associações foram estabelecidas entre as variáveis clínicas e os resultados do questionário. Resultados: participaram 156 pacientes. Ambas as escalas mostram correlação e concordância entre elas e alta consistência interna. Uma maior sensibilidade do Chronic obstructive pulmonary disease Assessment Test foi observada para detectar a presença de tosse e expectoração. Conclusão: ambos os questionários têm a mesma confiabilidade e validade para medir a qualidade de vida em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica aguda, sendo que o Chronic Obstructive Pulmonary Disease Assessment é mais sensível para detectar a tosse e a expectoração e com um tempo de preenchimento mais curto.

Desenvolvimento de aplicativo de celular educativo para pacientes submetidos à cirurgia ortognática

Development of an educational mobile application for patients submitted to orthognathic surgery

Cristina Silva Sousa, Ruth Natalia Teresa Turrini

Objetivo: desenvolver, avaliar e correlacionar a aceitabilidade de um aplicativo educativo de celular para pacientes submetidos à cirurgia ortognática. Método: estudo metodológico baseado no design instrucional sistemático com conteúdo de aprendizagem ao paciente por aplicativo de celular. Usabilidade e satisfação do usuário foram avaliadas por 30 pacientes em perioperatório por meio de questionário eletrônico enviado por redes sociais, e-mail e cartão de visita, mensurados com o instrumento System Usability Scale validado em português, e satisfação do usuário com instrumento baseado em outro estudo, utilizado após uso do aplicativo. Os dados foram analisados com estatística descritiva e correlação de Spearman. Resultados: o aplicativo nomeado “OrtogApp” apresenta conteúdo validado em estudo prévio, incluiu cinco sessões de conteúdo de aprendizagem essenciais para gerenciar o cuidado perioperatório e foi disponibilizado nas plataformas IOS e Android. Usabilidade correspondeu a 79,8 + 15,4 pontos e o índice de satisfação 82,9%. A correlação da idade, escolaridade e usos do aplicativo com os instrumentos não foi significativa. Conclusão: OrtogApp é um aplicativo educativo com conteúdo validado por profissionais que resultou em alta satisfação do usuário e boa usabilidade. Os pacientes podem utilizar o aplicativo como material educativo de apoio complementar às orientações dadas por enfermeiras perioperatórias e/ou cirurgiões durante o cuidado perioperatório.

Avançando na direção de cobertura universal de saúde: competências de enfermeiros de práticas avançadas

Moving towards universal health coverage: advanced practice nurse competencies

Judy Honig, Susan Doyle-Lindrud, Jennifer Dohrn

Objetivo: o objetivo deste artigo é descrever a primeira fase de um projeto que teve como finalidade geral desenvolver um conjunto de competências de práticas avançadas de enfermagem baseadas em consenso aplicáveis em países da América Latina e, usando tais competências, produzir um protótipo curricular de práticas avançadas de enfermagem a serem adaptadas em países da América Latina. O projeto foi enquadrado em uma abordagem baseada em competências para o ensino de práticas avançadas de enfermagem. Os objetivos específicos da primeira fase do projeto descritos neste artigo foram: 1) identificar um conjunto de competências em enfermagem para práticas avançadas que serviriam como modelo para as Competências Essenciais de Enfermeiros de Práticas Avançadas em países da América Latina e 2) estabelecer um consenso sobre Competências Essenciais de Enfermeiros de Práticas Avançadas em países da América Latina. Método: as competências de enfermeiros de práticas avançadas foram derivadas de uma revisão abrangente das competências publicadas e informaram o desenvolvimento de uma pesquisa projetada para avaliar a relevância das competências de enfermeiros de práticas avançadas nos países da América Latina. A pesquisa foi distribuída entre enfermeiros líderes e enfermeiros educadores. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: foi estabelecido um consenso sobre Competências Essenciais. Conclusão: apresentam-se as Competências Essenciais de Enfermeiros de Práticas Avançadas que podem fornecer um quadro estruturado para construir programas educacionais alinhados com as necessidades do ambiente regional.

Processo e resultado do cuidado pré-natal segundo os modelos de atenção primária: estudo de coorte

Process and outcome of prenatal care according to the primary care models: a cohort study

Renata Leite Alves de Oliveira, Anna Paula Ferrari, Cristina Maria Garcia de Lima Parada

Objetivo: avaliar indicadores de processo e resultado do cuidado pré-natal desenvolvido na atenção primária comparando os modelos de atenção tradicional e Estratégia Saúde da Família. Método: estudo de coorte, realizado com amostra intencional de 273 mães/bebês captados no período neonatal e acompanhados por um ano. Adotou-se referencial de avaliação de Donabedian e os dados foram discutidos a partir da Determinação Social da Saúde. A variável independente foi o modelo de atenção. As variáveis dependentes, na avaliação de processo, relacionavam-se à qualidade do pré-natal e ao escore de qualidade criado e, na avaliação de resultado, às condições de nascimento e primeiro ano de vida. A avaliação de processo foi realizada por estimativa do risco relativo e a de resultado, por Modelo de Regressão Múltipla de Cox. Resultados: foram identificadas menores rendas e risco de baixo escore de qualidade pré-natal nas Unidades de Saúde da Família, onde ocorreu mais consulta de puerpério e ações de educação em saúde. Não houve diferença nos indicadores de resultado. Conclusão: possivelmente, a melhor qualidade da atenção pré-natal foi capaz de minimizar efeitos socioeconômicos negativos encontrados na saúde da família, de modo que os indicadores de resultado foram semelhantes em ambos os modelos de atenção primária.

Indicadores antropométricos associados à pressão arterial elevada em crianças residentes em áreas urbana e rural

Anthropometric indicators associated with high blood pressure in children living in urban and rural areas

Gisele Nepomuceno de Andrade, Leonardo Ferreira Matoso, Jhon Wesley Bragança Miranda, Túlio Fonsec...

Objetivo: avaliar indicadores antropométricos e demográficos associados à pressão arterial elevada em crianças de 6 a 10 anos de idade de áreas urbana e rural de Minas Gerais. Método: estudo transversal realizado com 335 crianças. Foram coletados dados antropométricos, demográficos e de pressão arterial. As análises foram realizadas por meio dos testes Qui-quadrado, t student, Mann-Whitney e regressão logística, com cálculo do odds ratio como medida de associação. Resultados: a prevalência de pressão arterial elevada foi significativamente maior entre as crianças da área rural. Na área urbana, a chance de pressão arterial elevada foi maior nas crianças que possuíam o índice de massa corporal elevado (2,97 [1,13-7,67]) e, na área rural, naquelas que possuíam a circunferência da cintura aumentada (35,4 [3,0-406,2]) e faixa etária de 9-10 anos (4,29 [1,46-12,6]). Conclusão: o índice de massa corporal e a circunferência da cintura elevados foram importantes indicadores antropométricos para a pressão arterial elevada, assim como a idade em crianças residentes na área rural. A avaliação do índice de massa corporal e da circunferência da cintura, para além das avaliações nutricionais, representa importante ação para o rastreio de pressão arterial elevada em crianças de diferentes contextos territoriais.

Prevalência e perfil de fumantes: comparações na população psiquiátrica e na população geral

Prevalence and smokers' profile: comparisons between the psychiatric population and the general population

Renata Marques de Oliveira, Jair Lício Ferreira Santos, Antonia Regina Ferreira Furegato

Objetivos: identificar prevalência de fumantes entre a população psiquiátrica e a população geral; comparar o perfil pessoal, sociodemográfico e clínico dos fumantes e não fumantes da população psiquiátrica e da população geral; verificar as razões para fumar desses dois grupos populacionais. Método: estudo epidemiológico descritivo-analítico, de corte transversal, com 378 pacientes de três serviços: Ambulatório Saúde Mental, Hospital Psiquiátrico e Unidade Básica Saúde. Realizaram-se entrevistas com três questionários. Aplicaram-se testes qui-quadrado e Kruskal-Wallis. Resultados: dos 378 participantes, 67% eram mulheres e 69% tinham mais de 40 anos. Identificada maior prevalência de fumantes entre homens, jovens, analfabetos, solteiros e recebedores de mais de um benefício do governo. Os fumantes prevaleceram entre os esquizofrênicos, pacientes crônicos, que utilizavam ≥ 3 psicofármacos e com histórico de ≥ 4 internações psiquiátricas e/ou tentativas suicídio. A principal razão alegada para fumar foi a melhora dos afetos negativos. Conclusão: a prevalência de fumantes é maior na população psiquiátrica (especialmente entre os pacientes graves) e entre os homens, jovens, solteiros e com prejuízos socioeconômicos. A principal razão para fumar é o alívio da tensão/relaxamento. O presente estudo fornece, aos enfermeiros e demais profissionais, conhecimento capaz de subsidiar o planejamento de intervenções do tabagismo na população brasileira.

Instabilidade postural e a condição de fragilidade física em idosos

Postural instability and the condition of physical frailty in the elderly

Dayana Cristina Moraes, Maria Helena Lenardt, Marcia Daniele Seima, Bruno Henrique de Mello, Larissa...

Objetivo: analisar a relação entre instabilidade postural e a condição e os marcadores de fragilidade física de idosos em assistência ambulatorial de geriatria e gerontologia. Método: estudo transversal com amostra constituída por 381 idosos. A fragilidade física foi avaliada mediante o fenótipo de fragilidade e a instabilidade postural pela Escala de Equilíbrio de Berg. Realizaram-se análises univariadas pelo teste Qui-quadrado e multivariadas pelo Forward Stepwise, que resultou no modelo de fragilidade física associado à instabilidade postural. Resultados: dos participantes, 56 (14,7%) eram frágeis, 217 (57%) pré-frágeis e 68 (28,3%) não frágeis. Associaram-se à instabilidade postural a pré-fragilidade (p<0,001), fragilidade (p=0,000) e os marcadores força de preensão manual (p=0,0008), perda de peso não intencional (p=0,0094), nível de atividade física (p=0,0001), fadiga/exaustão (p<0,0001) e velocidade da marcha (p<0,0001). Conclusão: a presença de instabilidade postural determina maior chance do idoso ser frágil ou pré-frágil. Esse resultado favorece o planejamento dos cuidados gerontológicos de enfermagem e fortalece o plano de tratamento sob uma abordagem específica.

Incidência e risco de quedas em pacientes tratados por neoplasias hematológicas na Unidade de Hematologia Intensiva

Incidence and risk of falls in patients treated for hematologic malignancies in the Intensive Hematology Unit

Luz Alejandra Lorca, Cinara Sacomori, Valentina Paz Balagué-Ávila, Lorena Patricia Pino-Márquez, ...

Objetivo: determinar a incidência e a taxa de risco de quedas em pacientes adultos tratados por neoplasias hematológicas na Unidade de Hematologia Intensiva de um hospital de referência. Método: corresponde a um estudo observacional retrospectivo. Foram avaliados 101 pacientes. A ocorrência de quedas foi obtida a partir do registro da unidade e as variáveis preditivas do modelo Hendrich II foram coletadas: sexo, presença de tontura ou vertigem, confusão mental, problemas de eliminação, depressão, uso de benzodiazepínicos, uso de anticonvulsivantes e o teste Get up and Go. Resultados: dois eventos de quedas foram relatados em 101 pacientes (incidência de 1,98% em um período de 1,5 ano). Usando o ponto de corte cinco do Modelo Hendrich II, identificou-se que 30 pacientes (29,7%) apresentaram risco de queda no primeiro dia de hospitalização, 41 (40,6%) ao meio e 38 (37,6%) no momento da alta hospitalar. Conclusões: pacientes tratados por neoplasias hematológicas apresentaram baixa incidência e alto risco de quedas durante a hospitalização.

Fatores relacionados à probabilidade de sofrer problemas de saúde mental em profissionais de emergência

Factors related to the probability of suffering mental health problems in emergency care professionals

Silvia Portero de la Cruz, Jesús Cebrino Cruz, Javier Herruzo Cabrera, Manuel Vaquero Abellán

Objetivos: avaliar a influência exercida pelo Burnout e as estratégias de enfrentamento utilizadas pelo pessoal de saúde do serviço de emergência hospitalar sobre o estado de saúde mental e determinar as características sociodemográficas e laborais. Método: estudo descritivo transversal em uma amostra de 235 profissionais de enfermagem e médicos que atuaram em quatro serviços de emergência hospitalar. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários originais e específicos de variáveis sociodemográficas e de trabalho, o Maslach Burnout Inventory, General Health Questionnaire e o Inventario breve de afrontamiento–COPE 28. Aplicou-se estatística descritiva, inferencial e multivariante. Resultados: a dimensão de despersonalização, enfrentamento centrado na evitação e ser médico estiveram relacionados à presença de sintomas somáticos, ansiedade, disfunção social e depressão. O aumento da experiência profissional esteve associado à maior disfunção social do pessoal de saúde e o aumento do número de pacientes foi relacionado à sintomatologia depressiva entre os profissionais de saúde. Conclusões: as dimensões de exaustão emocional e despersonalização, enfrentamento centrado na evitação, ser médico e consumir tabaco diariamente aumentam o risco de se constituir um caso psiquiátrico. A prática de exercício físico diário é um fator de proteção.