Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V27

De 97 a 108 de 126 itens(s).

Artigos Originais

Percepções de sujeitos surdos sobre a comunicação na Atenção Básica à Saúde

Perceptions of deaf subjects about communication in Primary Health Care

Alane Santana Santos, Arlindo José Freire Portes

Objetivo: analisar as percepções de indivíduos com surdez em relação ao processo comunicacional com profissionais de saúde da Atenção Básica do Estado do Rio de Janeiro. Métodos: estudo observacional transversal. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionário com perguntas quantitativas e qualitativas a 121 surdos adultos. As respostas objetivas foram estudadas descritivamente através de tabelas de frequência e analisadas por estatísticas inferenciais e de regressão logística. E, para os dados oriundos de questões abertas, foi realizada uma análise de conteúdo. Resultados: a falta de intérprete e a não utilização da Língua Brasileira de Sinais pelos profissionais foram percebidas como principais barreiras comunicacionais. Já a presença de acompanhante ouvinte (73%) e o uso de mímicas/gestos (68%) estão entre as estratégias mais utilizadas pelos surdos. A maioria dos surdos relatou insegurança após as consultas e os que melhor compreenderam seu diagnóstico e tratamento foram os surdos bilíngues (p=0,0347) e os oralizados (p=0,0056). Conclusão: a comunicação com os profissionais foi facilitada quando os surdos estavam com acompanhante ou quando utilizavam mímicas e gestos, sendo a língua de sinais negligenciada, apesar da legislação garantir aos surdos atendimento por profissionais capacitados para o uso desta.

Aspectos que influenciam o autocuidado de pacientes vivendo com vírus da imunodeficiência humana

Aspects that influence the self-care of patients living with human immunodeficiency virus

Rúbia Aguiar Alencar, Ana Beatriz Henrique Parenti, Camila de Carvalho Lopes, Fabiana Tomé Ramos, ...

Objetivo: analisar aspectos relacionados ao aumento ou diminuição do autocuidado nos pacientes vivendo com vírus da imunodeficiência humana atendidos em serviço de ambulatório especializado. Método: estudo transversal de caráter analítico com 135 pacientes com idade maior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos, que fazem acompanhamento no serviço. As variáveis independentes e os desfechos foram coletados do instrumento da consulta de enfermagem, que tem como referencial teórico a Teoria de Orem. Os dados foram analisados por abordagem paramétrica. Relações ou diferenças foram consideradas significativas se p < 0,05. A análise foi feita com o software SPSS v21.0. Resultados: maioria do sexo masculino (56,3%), com média de idade de 42,1 anos. Os pacientes que necessitaram ocultar o diagnóstico desempenharam menos autocuidado (β= -0,72 (-1,38; -0,06); p<0,031). A chance de realizar o autocuidado diminuiu em relação ao aumento da idade (OR=0,93 (0,89;0,97);p<0,003). Por outro lado, encontrou-se que o paciente que tem parceria fixa possui maior chance de desempenhar o autocuidado (OR=3,46 (1,27;9,46); p<0,015). Conclusão: foram evidenciados aspectos relacionados ao aumento ou à diminuição do autocuidado nos pacientes que vivem com vírus da imunodeficiência humana. No entanto, fazem-se necessários outros estudos que privilegiem o caráter analítico do desempenho do autocuidado desses pacientes.

Prevalência de violência na escola e uso de álcool e outras drogas entre adolescentes

Prevalence of school violence and use of alcohol and other drugs in adolescents

Maria Aparecida Beserra, Diene Monique Carlos, Maria Neto da Cruz Leitão, Maria das Graças Carvalh...

Objetivo: analisar a violência escolar sofrida e praticada e a sua associação com o uso de álcool e outras drogas entre adolescentes com 12 a 18 anos de idade. Método: a amostra do estudo foi composta por 643 adolescentes matriculados em seis escolas, que responderam a dois questionários autoaplicáveis: “Global School-based Student Health Survey” e “Violência na Escola”. A análise estatística foi realizada utilizando-se o teste Qui-quadrado e o grau de associação entre as variáveis analisado por meio da razão de prevalência. Resultados: as prevalências de violência escolar sofrida e praticada foram de 62,2% e 51,9%, respectivamente. Cerca de 44,6% dos agressores afirmaram não querer mudar seu comportamento. Houve prevalência expressiva do uso de álcool (16,5%), tabaco (15,7%), drogas ilícitas (6,8%) e de embriaguez (12,6%). Houve associação significativa entre a violência sofrida e a faixa etária de 12 a 14 anos (p=0,001), sexo masculino (p=0,011) e grau de escolaridade em ensino fundamental (p<0,001). Em mães com menos de oito anos de estudo, a associação foi significativa para a violência praticada (p=0,002). Conclusão: o estudo traz contribuições para os aspectos envolvidos na violência escolar, que podem subsidiar ações e políticas nesse âmbito.

Estrutura conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1

Conceptual framework for designing video games for children with type 1 diabetes

Valéria de Cássia Sparapani, Sidney Fels, Noreen Kamal, Lucila Castanheira Nascimento

Objetivo: apresentar uma estrutura teórica conceitual para o desenvolvimento de videogames para crianças com diabetes mellitus tipo 1. Métodos: este estudo metodológico desenvolveu uma estrutura conceitual com nove etapas, baseada em teorias de mudança de comportamentos em saúde e na abordagem do desenho centrado no usuário como referencial teórico e metodológico, respectivamente. Vinte e uma crianças entre 7 a 12 anos participaram do estudo, expressando suas necessidades e preferências relacionadas ao diabetes e videogames. Os dados foram analisados de acordo com as diretrizes de análise de conteúdo. Em seguida, foram selecionadas teorias de mudança de comportamentos em saúde e seus determinantes, que pudessem ser capazes de influenciar os comportamentos e preferências das crianças. Resultados: a estrutura conceitual propõe um videogame composto por seis fases, cada uma tratando de um estágio de mudança de comportamento e com determinantes específicos, alinhados às necessidades e preferências identificadas. O estudo mostra a aplicabilidade da estrutura desenvolvida, considerando cada fase proposta, apresentando exemplos e ideias das crianças. Conclusão: os resultados da pesquisa contribuem para o avanço nas discussões de como as teorias comportamentais e seus determinantes devem estar relacionados ao desenho de videogames criativos e divertidos, considerando o perfil da população alvo, assim como suas necessidades e preferências.

Aprendendo com os erros: análise dos incidentes em uma unidade de cuidados neonatais

Learning from mistakes: analyzing incidents in a neonatal care unit

Louíse Viecili Hoffmeister, Gisela Maria Schebella Souto de Moura, Ana Paula Morais de Carvalho Mac...

Objetivo: analisar os incidentes notificados em uma unidade de cuidados neonatais. Método: estudo quantitativo, transversal e retrospectivo, com amostra de 34 recém-nascidos. A coleta dos dados ocorreu mediante preenchimento de formulário estruturado, composto por duas partes: características sociodemográficas/clínicas dos recém-nascidos, e características dos incidentes notificados. Os dados foram coletados do sistema informático da instituição, em um período correspondente a 13 meses, sendo analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: quanto às características sociodemográficas e clínicas, a maioria dos recém-nascidos era de prematuros (70,6%), do sexo masculino (52,9%) e que nasceu por meio de cesariana (76,5%). No período estudado foram notificados 54 incidentes, totalizando uma frequência de 1,6 incidente por recém-nascido. Encontrou-se que 61,1% dos incidentes estavam relacionados a medicamentos, 14,8% associados à perda acidental de tubo traqueal e 9,3% ligados à obstrução de cateteres. Conclusão: a análise dos incidentes notificados demonstrou que a maioria dos incidentes se refere ao processo de medicamentos. As informações sobre os incidentes podem ampliar a percepção dos profissionais de saúde em relação ao impacto das suas ações.

Quanto tempo antes da admissão hospitalar surgem os sintomas de descompensação da insuficiência cardíaca?

How long before hospital admission do the symptoms of heart failure decompensation arise?

Maraísa Carine Born, Karina de Oliveira Azzolin, Emiliane Nogueira de Souza

Objetivo: identificar os sinais e sintomas de descompensação da insuficiência cardíaca (IC) e o tempo de duração até a admissão na emergência hospitalar. Método: estudo transversal, com pacientes adultos, internados por descompensação da IC em um hospital de ensino localizado no sul do Brasil, no período de julho a outubro de 2017. A coleta de dados foi realizada através de um questionário estruturado que compreendeu dados sociodemográficos, clínicos e sinais e sintomas de IC. Na análise de dados, foram aplicados os testes t-Student, Mann Whitney U Test e Chi-Squere Tests. Resultados: foram incluídos 94 pacientes, com faixa etária entre 42 e 98 anos (média de 71,2 anos). Os sinais e sintomas mais prevalentes antes da admissão na emergência foram dispneia (79,8%), tosse (29,8%), ortopneia (27,7%), edema (23,4%) e cansaço (22,3%). A mediana de tempo de início dos sinais e sintomas até a chegada na emergência é: cansaço e edema 7 dias, ortopneia 5 dias, tosse 4 dias e dispneia 3 dias. Conclusão: o conjunto de sinais e sintomas clássicos da descompensação de IC ocorrem em torno de sete dias antes da procura pela emergência e é a piora da dispneia que leva o paciente a uma emergência hospitalar.

Efeito dos aspectos trabalhistas na comunicação, inteligência emocional e empatia em enfermagem

Impact of work aspects on communication, emotional intelligence and empathy in nursing

María del Carmen Giménez-Espert, Vicente Javier Prado-Gascó, Selene Valero-Moreno

Objetivo: determinar o impacto do tipo de contrato e do tempo de serviço prestado da equipe de enfermagem nas suas atitudes em relação à comunicação, inteligência emocional e empatia. Métodos: os instrumentos que avaliam as atitudes em relação à comunicação, empatia e inteligência emocional. A amostra do estudo consistiu de 450 enfermeiras de 7 hospitais. Para avaliar o efeito das variáveis estudadas, foram realizados ANOVA unilateral, correlações de Pearson e modelos de regressão linear hierárquica múltipla, de acordo com o tipo de contrato. Resultados: há diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis estudadas de acordo com o tipo de contrato. Mais especificamente, a equipe de enfermagem com contrato permanente apresentou pontuações mais elevadas na dimensão cognitiva da escala atitudes em relação à comunicação. Do mesmo modo, as maiores correlações foram encontradas entre as dimensões da escala atitudes em relação à comunicação, em todos os grupos. Ao mesmo tempo, o tempo de serviço foi positivamente relacionado à inteligência emocional no contrato provisório, e negativamente com a empatia no contrato permanente. Por fim, observando os modelos de regressão, observou-se que a tomada de perspectiva é a principal preditora em cada dimensão da escala atitudes em relação à comunicação em todos os grupos, independentemente do tipo de contrato. Conclusão: comprovou-se que condições de trabalho positivas (segurança no trabalho, contrato permanente e tempo de serviço prestado) influenciam a capacidade de comunicação na relação paciente-enfermeira.

Atitudes de estudantes de enfermagem relacionadas ao comportamento suicida

Attitudes of nursing students toward to the suicidal behavior

Kelly Graziani Giacchero Vedana, Ana Carolina Guidorizzi Zanetti

Objetivo: investigar, entre estudantes do último ano de enfermagem, as atitudes relacionadas ao comportamento suicida e fatores associados. Método: estudo transversal com 111 estudantes de enfermagem de uma instituição de ensino brasileira. Os dados foram coletados em 2017, pela autoaplicação de um questionário sociodemográfico e do Questionário de Atitudes Frente ao Comportamento Suicida, e foram analisados por estatística descritiva, testes de comparação de média e correlação. Resultados: a maioria dos estudantes de enfermagem teve contato com alguém com comportamento suicida, mas não teve exposição educacional relacionada ao assunto. As atitudes mais negativas foram associadas ao sexo feminino: não ler materiais sobre prevenção do suicídio e menor autopercepção de competência profissional. Pensamentos suicidas foram associados ao contato com alguém com comportamento suicida e às atitudes menos moralistas/condenatórias. Conclusão: são necessárias investigações e intervenções para qualificação acadêmica e prevenção do comportamento suicida.

Influência da Acreditação hospitalar na satisfação profissional da equipe de enfermagem: estudo de método misto

Influence of hospital Accreditation on professional satisfaction of the nursing team: mixed method study

João Lucas Campos de Oliveira, Ana Maria Müller de Magalhães, Andrea Bernardes, Maria do Carmo Fe...

Objetivo: analisar a influência da Acreditação na satisfação profissional de trabalhadores de enfermagem. Método: pesquisa multicêntrica, transversal, delineada pelo método misto explanatório sequencial. Na primeira etapa preponderante, quantitativa, aplicou-se a versão brasileira validada do Index of Work Satisfaction a uma amostra (n=226) representativa de profissionais de enfermagem de três hospitais. Destes, um era privado e certificado pela Acreditação, e os demais, não certificados, sendo um público e outro privado. Por conexão, a segunda etapa (qualitativa) complementou a fase quantitativa por meio de entrevistas (n=39) que foram sumarizadas pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Fez-se análise estatística descritiva e inferencial dos dados quantitativos conectados aos qualitativos de suporte, além de apresentação conjunta de parte das informações em joint display. Resultados: os trabalhadores do hospital certificado apresentaram melhor escore geral de satisfação profissional. Houve mais associações estatísticas entre os trabalhadores dos hospitais privados. A comparação dos três grupos investigados, nas duas fases do estudo misto, ratificou a Acreditação como fator positivo para a satisfação profissional. O hospital público sobressaiu-se em relação ao hospital certificado nas dimensões remuneração, requisitos do trabalho e interação. Conclusão: a Acreditação influenciou positivamente a satisfação profissional das equipes de enfermagem investigadas.

Adesão aos objetivos do Programa Cirurgias Seguras Salvam Vidas: perspectiva de enfermeiros

Adherence to the objectives of the Safe Surgery Saves Lives Initiative: perspective of nurses

Larissa de Siqueira Gutierres, José Luís Guedes dos Santos, Sayonara de Fátima Faria Barbosa, Ana...

Objetivo: mensurar a adesão aos objetivos do Programa Cirurgias Seguras Salvam Vidas em centros cirúrgicos a partir da perspectiva de enfermeiros. Método: estudo transversal, desenvolvido por meio de um survey on-line via plataforma Google Forms®. Os participantes da pesquisa foram 220 enfermeiros de centros cirúrgicos de diferentes regiões do Brasil. Os dados foram coletados por meio de uma ficha de caracterização socioprofissional e questionário em que os participantes indicavam seu nível de concordância em relação ao cumprimento dos objetivos do Programa Cirurgias Seguras Salvam Vidas. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Resultados: o objetivo 1, operar o paciente certo e local cirúrgico certo, apresentou os maiores níveis de concordância total (n=144; 65,5%) e parcial (n=52; 23,6%). O objetivo 10, o hospital e os sistemas de saúde pública estabelecem vigilância de rotina sobre capacidade, volume e resultados cirúrgicos, obteve os menores percentuais de concordância total (n=69; 31,4%) e parcial (n=81; 36,8%). Conclusão: a adesão aos objetivos do Programa é adequada, mas há fragilidades especialmente em relação à prevenção de never events.

Identificação dos sinais de alerta para a prevenção da parada cardiorrespiratória intra-hospitalar

Identification of warning signs for prevention of in-hospital cardiorespiratory arrest

Beatriz Tessorolo Souza, Maria Carolina Barbosa Teixeira Lopes, Meiry Fernanda Pinto Okuno, Ruth Est...

Objetivo: identificar ocorrência dos sinais de alerta e alterações nos sinais vitais em indivíduos com parada cardiorrespiratória intra-hospitalar e correlacioná-los à ocorrência desse evento. Método: estudo retrospectivo, analítico e quantitativo que incluiu 218 prontuários de pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória intra-hospitalar e identificados sinais de alerta e alterações nos sinais vitais. Para variáveis contínuas, calculou-se média, desvio padrão, mediana, mínimo e máximo; para as categóricas, frequência e percentual. Comparou-se a idade e ocorrência de parada cardiorrespiratória com ocorrência de sinais de alerta pelo Teste Qui-Quadrado e Teste não paramétrico de MannWhitney (p-valor<0,05). Resultados: 62,1% dos pacientes apresentaram sinais e sintomas de choque, 44,9% neurológicos, 40,4% mal-estar, 15,2% sugestivos de síndrome coronariana aguda e 25,9% confusão mental. Na última mensuração dos sinais vitais antes da parada cardiorrespiratória, a maioria apresentou frequência cardíaca alterada, anormal (32,6%) e severamente anormal (23,9%), frequência respiratória anormal (37,1%) e severamente anormal (27,0%). Conclusão: identificou-se como sinais de alerta: sinais de choque, neurológicos, mal-estar e síndrome coronariana aguda. Alterações nos sinais vitais prevalentes foram: frequência cardíaca, respiratória e saturação de O2. Pacientes com pressão arterial sistólica severamente anormal não receberam alta e aqueles com frequência respiratória anormal não sobreviveram em 6 meses após a parada cardiorrespiratória.

Implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude: contribuição para a qualidade da assistência à saúde

Implementation of the Humanitude Care Methodology: contribution to the quality of health care

Liliana Vanessa Lúcio Henriques, Marilia de Assunção Rodrigues Ferreira Dourado, Rosa Cândida Ca...

Objetivo: avaliar a contribuição da implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude para a qualidade da assistência à saúde em uma Unidade de Cuidados Continuados. Método: estudo de investigação-ação, que utilizou processo de amostragem não probabilística por conveniência, envolvendo 34 profissionais de saúde de uma unidade, em Portugal. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário e planilha de observação de Sequência Estruturada de Procedimentos Cuidativos Humanitude. Utilizou-se análise de conteúdo dos dados e tratamento com Statistical Package for Social Science, versão 17.0. Resultados: os profissionais de saúde manifestaram dificuldades na prestação de cuidados de pessoas agitadas, confusas, desorientadas, agressivas e que recusavam os cuidados e, ainda, na comunicação com pacientes que não se expressavam verbalmente. Os profissionais valorizaram a realização das etapas da planilha de observação e verificaram discrepâncias entre a percepção de realização e a prática realmente efetivada. Ao longo da implementação da metodologia, observou-se aumento da aplicação prática dos procedimentos, repercutindo em ganhos para as pessoas cuidadas e para os profissionais. Conclusões: os resultados permitiram perceber a contribuição do processo de implementação da metodologia na transformação positiva da prestação de cuidados de saúde.