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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

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Número V30

De 1 a 12 de 94 itens(s).

Editorial

A Sociedade Civil e seu protagonismo na história da TB no Brasil: Celebrando 18 anos do STOP-TB Brasil

Society and its leading role in the history of TB in Brazil: Celebrating 18 years of STOP-TB Brazil

Liandro Lindner, Marcia Leão, Ricardo Alexandre Arcêncio

Aperfeiçoar as habilidades e a prática de enfermeiros para prestar assistência de qualidade a adolescentes em condições de vulnerabilidade

Improving the skills and practice of nurses to provide quality care to adolescents in conditions of vulnerability

Silvia Helena De Bortoli Cassiani, Bruna Moreno Dias, Sonja Caffe

Política Editorial, DOI e (in)visibilidade das publicações científicas

Editorial Policy, DOI and (in)visibility of scientific publications

Agostinho Antônio Cruz Araújo, Ítalo Rodolfo Silva, Isabel Amélia Costa Mendes

Os enfermeiros têm a “habilidade para a escrita”?

Does Nursing have ‘The Write Stuff’?

Philip Darbyshire

A crise humanitária na Ucrânia. Enfermeiros de todo o mundo podem e devem se unir para ajudar

The humanitarian crisis in Ukraine. Nurses around the world can and should unite to help

Nancy Reynolds

Artigos Originais

Telessimulação sobre visita domiciliar e cuidado infantil: facilidades, barreiras e percepções de estudantes de enfermagem

Telesimulation about home visits and child care: facilitators, barriers and perception of Nursing students

Aline Natália Domingues, Jeniffer Stephanie Marques Hilário, Débora Falleiros de Mello, Ana Isabe...

Objetivo: avaliar as facilidades, barreiras e percepções de estudantes de enfermagem na aprendizagem sobre visita domiciliar e cuidado infantil por telessimulação na pandemia da COVID-19. Método: estudo qualitativo avaliativo de telessimulação por computador, fundamentado no modelo teórico de Kolb. Foram aplicados um questionário semiestruturado e a Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem, com análise descritiva e análise qualitativa temática sobre percepções de 41 graduandos de enfermagem. Resultados: a telessimulação contextualizada proporcionou oportunidades de aprendizagem em dimensões da estratégia pedagógica, cenário telessimulado, comunicação e especificidades do cuidado infantil em visita domiciliar. Atividade segura e dinâmica, auxiliou a solidificar conhecimentos e atitudes reflexivas, aproximação à realidade, desenvolvimento da interação, observação e tipos de abordagens. Houve restrições por falhas de conexão. Grande parte dos estudantes indicou níveis bons de satisfação e autoconfiança com a aprendizagem na escala aplicada. Conclusão: a situação clínica real com imersão remota permitiu observação, tomada de decisão, reflexão e elaboração de conclusões inerentes ao ciclo de aprendizagem experiencial. O conjunto de elementos desta telessimulação criou um ambiente que estimulou o interesse dos estudantes de enfermagem para outras etapas de aprendizagem, sugerindo um espaço que fortalece conhecimentos e que guarda interlocução com as práticas presenciais.

Avaliação de uma intervenção educacional (edworkcases) envolvendo casos clínicos e estudantes de Enfermagem: um estudo observacional transversal

Evaluation of an educational intervention (edworkcases) involving clinical cases and Nursing students: a cross-sectional observational study

María Isabel Guzmán-Almagro, Cristina Oter-Quintana, Carmen Clara Martín-Salinas, María Luisa Ci...

Objetivo: avaliar o impacto da intervenção educacional (edworkcases) nos resultados da avaliação dos alunos em suas práticas clínicas, suas atitudes em relação aos diagnósticos de Enfermagem e sua satisfação. Método: estudo observacional transversal, realizado com 69 estudantes do terceiro ano de Enfermagem de uma universidade pública de Madri, Espanha. Os dados analisados foram obtidos das notas dos alunos em suas práticas clínicas, bem como, os escores pré- e pós-intervenção na Escala de Posições frente ao Diagnóstico de Enfermagem e uma pesquisa de satisfação. A comparação de médias por participação no projeto (sim/não) foi realizada por meio do teste t de Student. A comparação de médias por professor foi realizada por meio de testes de Kruskal-Wallis. Resultados: taxa de participação: 72,4%; 92% dos participantes eram mulheres; mediana de idade de 21 anos. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre participantes e não participantes em termos de pontuação média na Avaliação Geral e na Avaliação do Estudo de Caso, com maiores pontuações encontradas entre o grupo de participantes. A pontuação média das atitudes em relação aos diagnósticos de Enfermagem foi de 99,9 (DP=2,8) antes da intervenção e 111,1 (DP=2,9) após a intervenção [IC 95%: 3,3-19,2]. Conclusão: a utilização de edworkcases como parte do treinamento prático foi considerada satisfatória, permitindo a articulação teoria e prática e melhorando as atitudes dos alunos em relação aos diagnósticos de Enfermagem.

Efetividade da auriculoterapia na redução de estresse em trabalhadores de saúde: ensaio clínico controlado randomizado

Effectiveness of auriculotherapy on stress reduction in health workers: a controlled randomized clinical trial

Kairo Silvestre Meneses Damasceno, Gerfson Moreira Oliveira, Mônica Beltrame, Julita Maria Freitas ...

Objetivo: avaliar a efetividade da auriculoterapia na redução do estresse ocupacional em trabalhadores de saúde da Estratégia de Saúde da Família durante a pandemia da COVID-19. Método: ensaio clínico controlado randomizado em dois grupos: grupo auriculoterapia para o estresse e grupo placebo. Foi utilizado o teste de Shapiro-Wilk para avaliar a normalidade dos dados. O teste ANOVA de medidas repetidas e o teste post-hoc Tukey foram aplicados para o grupo com amostras normais. Já o teste de Friedman e de Durbin-Conover foram utilizados no grupo com distribuição não normal. Para o tamanho do efeito da terapia, foi calculado o índice d de Cohen. Considerou-se o nível de significância de 95% e valor p<0,05. Resultados: o grupo auriculoterapia apresentou redução do estresse ocupacional de 16,3 e 23,7% após a terceira e sexta sessões de auriculoterapia, com índices d de Cohen de 1,12 (grande efeito) e 1,82 (efeito muito grande), respectivamente. Conclusão: a auriculoterapia mostrou-se efetiva na redução do estresse ocupacional em trabalhadores de saúde da Estratégia Saúde da Família durante a pandemia da COVID-19. Sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos durante e após a pandemia de maneira a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores de saúde. Registro ReBEC: RBR - 38hjyt3.

Significado da dimensão espiritual do cuidado em saúde na gestação e no parto

Meaning of the spiritual aspects of health care in pregnancy and childbirth

Dirce Stein Backes, Eronis Borges Gomes, Rosiane Filipin Rangel, Karla Maria Carneiro Rolim, Luciano...

Objetivo: conhecer o significado da dimensão espiritual do cuidado em saúde na gestação e no parto, à luz do pensamento da complexidade. Método: pesquisa qualitativa, fundamentada no pensamento da complexidade. Participaram 27 puérperas com filhos entre um mês e seis meses de idade. Os dados foram coletados, entre agosto e novembro de 2021, a partir de entrevistas individuais, com questões norteadoras. Utilizou-se para a análise dos dados a Análise Temática. Resultados: obtiveram-se três temáticas: A indissociabilidade entre cuidado espiritual e cuidado emocional; Conexão entre dimensão espiritual e útero - templo sagrado; Técnicas alternativas e complementares de cuidado espiritual em saúde. Conclusão: a dimensão espiritual do cuidado em saúde na gestação e no parto pode ser considerada recurso essencial no despertar da autonomia, da segurança e do conforto, além de possibilitar desfechos favoráveis no parto pelo fortalecimento do vínculo materno-fetal.

Acompanhamento de crianças de alto risco em serviços de saúde: estudo de método misto geoespacial

Monitoring of high-risk children in health services: A geospatial mixed-methods study

Bianca Machado Cruz Shibukawa, Roberta Tognollo Borota Uema, Natan Nascimento de Oliveira, Rosana Ro...

Objetivo: analisar a adesão, não adesão e abandono do acompanhamento das crianças encaminhadas aos centros de referência de alto risco da Rede Mãe Paranaense. Método: estudo de método misto paralelo convergente, no qual ambas as abordagens possuem o mesmo peso. O cenário do estudo foram dois ambulatórios de alto risco do sul do país. Na parte quantitativa, analisou-se 3.107 prontuários de crianças de alto risco e realizou-se distribuição espacial. Na parte qualitativa, realizou-se entrevistas com 29 profissionais de saúde, além de 34 familiares e se procedeu com a análise de conteúdo. Houve a produção de dois bancos de dados analisados separadamente e com integração ao final. Resultados: as taxas de adesão ao acompanhamento estão diminuindo, principalmente nos municípios distantes dos ambulatórios de alto risco, e as taxas de não adesão e abandono estão em ascensão. Observou-se nos relatos dos representantes e do gestor, falha entre a oferta de transporte e o fluxo de busca ativa dos pacientes faltosos, o que contribui para o aumento das taxas de não adesão e abandono, e a consequente diminuição da adesão. Conclusão: a adesão das crianças de alto risco está em decréscimo ao mesmo tempo em que as taxas de não adesão e abandono aumentaram.

Avaliação de usabilidade de aplicativo móvel para pacientes com cateter central de inserção periférica

Usability assessment of a mobile app for patients with peripherally inserted central catheters

Aline Nair Biaggio Mota, Ruth Natalia Teresa Turrini

Objetivo: avaliar a usabilidade do aplicativo Meu PICC para o acompanhamento extra-hospitalar de pacientes em uso de cateter central de inserção periférica por meio do instrumento validado System Usability ScaleMétodo: estudo transversal que aplicou o System Usability Scale a 30 pacientes em uso de cateter central de inserção periférica, dez enfermeiros e oito profissionais de tecnologia da informação para avaliar a usabilidade do aplicativo. Resultados: observou-se diferença estatística entre idade e usabilidade (p=0,006), bem como correlação negativa entre o tempo de utilização do aplicativo e usabilidade (p=0,002). Pela classificação adjetiva do System Usability Scale, 40,0% dos pacientes consideraram o aplicativo como o melhor imaginável e 33,3% como excelente. Com relação aos enfermeiros, 70,0% consideraram o aplicativo como o melhor imaginável e 20,0% como excelente; dos profissionais de tecnologia da informação, 50,0% consideraram o aplicativo como o melhor imaginável e 50,0% excelente. Conclusão: a avaliação de usabilidade mostrou que pacientes, enfermeiros e profissionais de TIC consideraram o aplicativo útil para o acompanhamento de pacientes em uso de PICC e o avaliaram como adequado, atribuindo-lhe a qualificação de melhor imaginável ou excelente. Estes resultados corroboram para o uso do aplicativo Meu PICC no acompanhamento de pacientes em uso extra-hospitalar de PICC.

Teoria de Médio Alcance do Padrão Respiratório Ineficaz em Crianças com Cardiopatia Congênita

Middle-Range Theory of Ineffective Breathing Pattern in children with Congenital Heart Disease

Nayana Maria Gomes de Souza, Viviane Martins da Silva, Marcos Venícios Oliveira Lopes

Objetivo: desenvolver e avaliar uma teoria de médio alcance para o Diagnóstico de Enfermagem de Padrão Respiratório Ineficaz em crianças com cardiopatia congênita. Método: um estudo metodológico realizado em duas etapas: 1) desenvolvimento de uma teoria de médio alcance para padrão respiratório ineficaz em crianças com doenças cardíacas congênitas a partir da análise da taxonomia NANDA-Internacional, modelo de adaptação de Callista Roy e uma revisão da literatura; e 2) avaliação da teoria de médio alcance desenvolvida por meio da avaliação de painéis de especialistas. Resultados: após três avaliações de painéis, a versão final da teoria de médio alcance resultou em quatro metaparadigmas, dois conceitos-chave, dois diagramas pictóricos, duas propostas e uma descrição das inter-relações entre os conceitos-chave do Padrão Respiratório Ineficaz em crianças com cardiopatias congênitas e evidências para a prática de Enfermagem. Conclusão: a teoria do médio alcance desenvolvida e avaliada por especialistas identificou estímulos e comportamentos que podem auxiliar os enfermeiros na identificação das razões pelas quais o Padrão Respiratório Ineficaz é diagnosticado e como ele se manifesta em crianças com cardiopatia congênita, aumentando a compreensão das relações entre as causas e sua temporalidade.