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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V31

De 37 a 48 de 101 itens(s).

Artigos Originais

Elaboração e implementação de protocolo para Hora Ouro do recém-nascido prematuro utilizando ciência da implementação

Elaboration and implementation of a protocol for the Golden Hour of premature newborns using an Implementation Science lens

Elizangela Sant’Anna da Silva, Cândida Caniçali Primo, Sarah Gimbel, Márcia Valéria de Souza A...

Objetivo: descrever o processo de elaboração e implementação de protocolo assistencial para a primeira hora de vida do recém-nascido prematuro. Método: pesquisa participativa, que utilizou referencial da ciência da implementação e os domínios do Consolidated Framework for Implementation Research. Estudo realizado em hospital universitário no sudeste do Brasil, com participação da equipe multiprofissional e gestores. O estudo foi organizado em seis etapas, por meio do ciclo de melhoria contínua (PlanDoCheckAct): diagnóstico situacional; elaboração do protocolo; treinamentos; implementação do protocolo; levantamento de barreiras e facilitadores; monitoramento e revisão do protocolo. Os dados foram analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo. Resultados: o primeiro protocolo Hora Ouro da instituição foi organizado pela equipe multiprofissional a partir de uma abordagem coletiva e dialógica. O protocolo priorizou a estabilidade cardiorrespiratória, prevenção de hipotermia, de hipoglicemia e de infecção. Após treinamento e implementação por quatro meses, o protocolo foi avaliado como uma intervenção de qualidade, necessária ao serviço, de baixo custo e pouco complexa. A principal sugestão de melhoria foi realizar ações educativas frequentes. Conclusão: a implementação provocou mudanças e iniciou um processo de melhoria da qualidade da assistência neonatal, sendo necessária a manutenção dos treinamentos para maior adesão e melhores resultados.

Auriculoterapia para redução da dor crônica na coluna vertebral em trabalhadores da saúde: ensaio clínico

Auriculotherapy for reducing chronic spinal pain in health workers: a clinical trial

Bruna Xavier Morais, Oclaris Lopes Munhoz, Carlos Heitor Cunha Moreira, Leonice Fumiko Sato Kurebaya...

Objetivo: avaliar a eficácia da auriculoterapia na redução da dor musculoesquelética crônica na coluna vertebral de trabalhadores da área da saúde. Método: ensaio clínico randomizado, triplo cego, realizado com trabalhadores da saúde com diagnóstico de dor crônica na coluna vertebral. Aplicaram-se oito sessões de auriculoterapia com sementes, duas por semana. Desfechos mensurados com os instrumentos Escala Numérica da Dor, Inventário Breve de Dor, Questionário de Incapacidade de Rolland-Morris e SF-36, na 1ª, 4ª, 8ª sessão, e follow-up de 15 dias. Análise descritiva e inferencial. Resultados: participaram 34 trabalhadores no grupo intervenção e 33 no controle, ambos apresentaram redução da intensidade da dor (p>0,05). No follow-up, maior redução no grupo intervenção (3,32 ± 0,42), comparado ao controle (5,00 ± 0,43) (p=0,007). Na qualidade de vida, melhorou a vitalidade (p=0,012) e limitação por aspectos emocionais (p=0,025). Relação entre auriculoterapia, incapacidade física e interferência da dor não diferiu entre os grupos (p>0,05). O uso de medicamentos, no follow-up, manteve-se no grupo controle (77,8%) se comparado à intervenção (22,2%) (p=0,013). Conclusão: a auriculoterapia apresentou igual efeito entre os grupos na intensidade da dor, com maior durabilidade deste no follow-up. Houve melhora da qualidade de vida e redução do consumo de medicamentos. REBEC: RBR-3jvmdn.

Abandono da terapia antirretroviral entre adolescentes e jovens com HIV/aids durante a COVID-19: estudo caso-controle

Antiretroviral therapy abandonment among adolescents and young people with HIV/AIDS during COVID-19: A case-control study

Camila Moraes Garollo Piran, Alana Vitória Escritori Cargnin, Bianca Machado Cruz Shibukawa, Natan ...

Objetivo: identificar os fatores associados ao abandono da terapia antirretroviral entre adolescentes e jovens vivendo com HIV/aids durante a pandemia de COVID-19. Método: estudo caso-controle realizado entre 2020 e 2021 em Maringá, Paraná. Os casos foram: adolescentes e jovens (10 a 24 anos) diagnosticados com HIV/aids e que abandonaram o tratamento, enquanto o grupo dos controles foi composto por pessoas com características sociodemográficas semelhantes, diagnosticadas com HIV/aids, sem histórico de abandono de tratamento. O pareamento dos casos e controles foi por meio de conveniência, sendo quatro controles para cada caso. O instrumento de pesquisa apresentou variáveis sociodemográficas, características clínicas e outras, cuja associação com o abandono do tratamento foi analisada por meio de regressão logística. Resultados: 27 casos e 109 controles foram incluídos no estudo (proporção 1/4). A variável associada à maior chance de abandono foi idade próxima de 22,8 anos (ORaj.:1,47; IC95%:1,07-2,13; p=0,024). O uso esporádico de preservativo (ORaj:0,22; IC95%:0,07-0,59; p=0,003) e ter infecção oportunista (OR:0,31; IC95%:0,10-0,90; p=0,030) foram fatores de proteção. Conclusão: idade próxima a 23 anos na última consulta foi associada ao abandono da terapia antirretroviral. A presença de infecção oportunista e o uso de preservativo são fatores determinantes para continuidade do tratamento durante a COVID-19.

O cuidado de crianças e adolescentes negros com problemas de saúde mental na interseccionalidade entre gênero e raça

The care provided to black-skinned children and adolescents with mental health problems in the intersection between gender and race

Luciane Régio, Sônia Barros, Caroline Ballan, Carla Aguiar, Bruna de Paula Candido, Márcia Aparec...

Objetivo: caracterizar o perfil sociofamiliar de crianças e adolescentes negros com problemas de saúde mental e descrever interseccionalmente quem se responsabiliza por seus cuidados. Método: estudo descritivo exploratório de abordagem quantitativa, desenvolvido em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil da região norte do município de São Paulo. Os dados foram coletados com 47 familiares de crianças e adolescentes negros, utilizando um roteiro com variáveis pré-definidas, submetidas à análise estatística. Resultados: foram realizadas 49 entrevistas, sendo 95,5% com mulheres, média de idade de 39 anos, 88,6% mães, 85,7% negras. A renda familiar é proveniente de salário, para 100% dos cuidadores homens e para 59% das mulheres. Dentre as cuidadoras pretas, 25% possuem casa própria, sendo que, dentre as pardas, 46,2%. Do total de cuidadores, 10% vivem em condições de ocupação, 20% habitam moradias cedidas, 35% casas próprias e 35% alugadas. A rede social de suporte é maior entre os brancos (16,7%), seguido pelos pardos (3,8%) e ausente entre os pretos (0%). Conclusão: as responsáveis pelo cuidado de crianças e adolescentes negros acompanhados pelo CAPSij, são na quase totalidade mulheres, “mães ou avós” negras (pretas ou pardas), com acesso desigual à educação, trabalho e moradia, direitos sociais constitucionais no Brasil.

Capacidade de manejo de situações de crise por Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

The ability of Psychosocial Care Centers specialized in Alcohol and Drugs to handle crises

Marianna Martins Pierini, Gabriella de Andrade Boska, Heloísa Garcia Claro, Priscilla de Oliveira L...

Objetivo: avaliar a capacidade dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas 24 horas em manejar situações de crise dos usuários no acolhimento integral. Método: estudo quantitativo, avaliativo e longitudinal, realizado de fevereiro a novembro de 2019. A amostra inicial foi composta por 121 usuários, acolhidos integralmente em situações de crise por dois Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas 24 horas do centro de São Paulo. Estes foram reavaliados após 14 dias de acolhimento. A capacidade de manejar a crise foi avaliada por um indicador validado. Os dados foram analisados por estatística descritiva e por regressão de modelos de efeitos mistos. Resultados: sessenta e sete usuários concluíram o follow-up (54,9%). Durante o acolhimento às situações de crise, nove usuários (13,4%; p=0,470) foram encaminhados para outros serviços da rede de saúde: sete por complicações clínicas, um por tentativa de suicídio e um para internação psiquiátrica. A capacidade de manejo das situações de crise pelos serviços foi de 86,6%, avaliada como positiva. Conclusão: os dois serviços avaliados foram capazes de manejar situações de crise no próprio território, evitando internações e tendo apoio da rede quando necessário, atingindo assim, os objetivos da desinstitucionalização.

Telenfermagem em saúde mental: efeito em sintomas de ansiedade e consumo de álcool durante a pandemia COVID-19

Telenursing in mental health: effect on anxiety symptoms and alcohol consumption during the COVID-19 pandemic

Divane de Vargas, Erika Gisseth León Ramírez, Caroline Figueira Pereira, Sheila Ramos de Oliveira

Objetivo: investigar o efeito de uma intervenção remota nos sintomas de ansiedade e no uso de álcool em usuários do serviço de Atenção Primária à Saúde. Método: estudo quase experimental, realizado com 1270 participantes que responderam o Alcohol Use Disorders Identification Test e a State-Trait Anxiety Inventory 6. Desses, 1033 entrevistados pontuaram para sintomas de ansiedade moderada/severa (STAI-6>3) e uso de risco de álcool moderado/severo (AUDIT-C>3), e receberam as intervenções via chamada telefônica com follow-up de sete e 180 dias. Para análise dos dados utilizou-se um modelo de regressão de efeitos mistos. Resultados: o efeito da intervenção realizada foi positivo na redução dos sintomas de ansiedade entre T0 e T1 (µ=1,6 p<0.001) e na redução do padrão de uso de álcool entre t1 e t3 (µ=1,57 p<0.001). Conclusão: os resultados do follow-up sugerem efeito positivo da intervenção na redução da ansiedade e no padrão de uso de álcool, o qual tende a se manter ao longo do tempo. Há evidências de que a intervenção proposta pode ser uma alternativa para o cuidado preventivo em saúde mental, em situações nas quais a acessibilidade do usuário ou do profissional encontram-se comprometidas.

Relação das competências profissionais do enfermeiro em emergência com o produto do cuidar em enfermagem

Relationship between emergency nurses’ professional competencies and the Nursing care product

Jucinei Araújo de Jesus, Alexandre Pazetto Balsanelli

Objetivo: relacionar as competências profissionais do enfermeiro em urgência e emergência com o produto do cuidar em enfermagem. Método: estudo transversal, realizado nas unidades de urgência e emergência de dois hospitais públicos. Participaram 91 enfermeiros, 3 residentes em enfermagem, 4 coordenadores e 1 gerente. Utilizaram-se dois instrumentos validados: 1) Escala de Competências das Ações dos Enfermeiros em Emergências e 2) Avaliação do Produto do Cuidar em Enfermagem. Utilizaram-se fatores e domínios, respectivamente. Aplicaram-se estatística descritiva, alfa de Cronbach, testes Wilcoxon e correlação de Spearman (p<0,05). Resultados: em competências profissionais, verificaram-se maiores valores para autoavaliação (p<0,001). Nas 1.410 avaliações do produto do cuidar em enfermagem, predominou o escore “bom” (n=1034 - 73,33%). O domínio “dimensionamento de pessoal de enfermagem” relacionou-se com os fatores “prática profissional” r=0,52719, “relações no trabalho” r=0,54319, “desafio positivo” r=0,51199, “ação direcionada” r=0,43229, “conduta construtiva” r=0,25601 e “adaptação à mudança” r=0,22095; o domínio “acompanhamento e transferência do cuidado”, com “prática profissional” r=0,47244, “relações no trabalho” r=0,46993, “desafio positivo” r=0,41660 e “adaptação à mudança” r=0,31905 e o domínio “atendimento das necessidades assistenciais”, com “prática profissional” r=0,32933, “relações no trabalho” r=0,31168, “desafio positivo” r=0,29845 e “adaptação à mudança” r=0,28817. Conclusão: existe relação entre as competências profissionais e os domínios do produto do cuidar em enfermagem.

Implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidades e Simulação relacionado a motivação e sentimentos dos alunos

Implications of practical activities in the Skills and Simulation Laboratory on students’ motivation and feelings

Barbara Casarin Henrique-Sanches, Luis Sabage, Raphael Raniere de Oliveira Costa, Rodrigo Guimarães...

Objetivo: verificar as implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidade e Simulação relacionado à motivação e os sentimentos expressos pelos estudantes universitários quando regressam às atividades presenciais após o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Método: estudo quase-experimental, com um único grupo, do tipo pré e pós-teste, realizado por meio de uma intervenção educacional baseada no treino de habilidades de administração de medicamentos e punção venosa, com estudantes de medicina de uma universidade pública brasileira. A amostra foi composta por 47 estudantes. Para a coleta de dados, foram utilizados os instrumentos de caracterização dos sujeitos e sentimentos autopercebidos pelos estudantes e a Escala de Motivação Situacional. Resultados: na amostra, 98% referiram falta de atividades práticas durante a pandemia. O sentimento mais frequentemente descrito foi a ansiedade. Após a realização da atividade, observou-se uma mudança na frequência dos sentimentos expressos, embora não se tenha verificado uma mudança significativa nos níveis motivacionais. A Regulação Externa (5,1 – 5,6), a Regulação (6,1 – 6,4) e a Motivação Intrínseca (5,6 – 6,0) apresentaram resultados elevados, demostrando semelhança com os sentimentos relatados pelos alunos. Conclusão: a motivação é essencial para uma aprendizagem eficaz e a utilização de metodologias ativas reforça as habilidades construídas de uma forma efetiva nos estudantes frente ao processo de aprendizagem.

Práticas integrativas e complementares, perfil e cuidados de enfermeiras(os) às pessoas com hipertensão: estudo misto

Integrative and complementary practices in health, nurses’ profile and care provided to people with hypertension: a mixed study design

Daiana Cristina Wickert, Daniela Dallegrave, Diéssica Roggia Piexak, Marlise Capa Verde Almeida de ...

Objetivo: analisar o perfil de enfermeiras(os) acerca das práticas integrativas e complementares em saúde e compreender como são utilizadas no cuidado às pessoas com hipertensão arterial. Método: explanatório sequencial misto. A etapa quantitativa transversal contou com 386 enfermeiras(os), via questionário virtual, abordando perfil sociodemográfico e profissional, formação e atuação, com análise descritiva e inferencial. A etapa qualitativa ocorreu mediante 18 entrevistas virtuais com profissionais que possuem formação nas práticas e as utilizam no cuidado às pessoas com hipertensão, fundamentada na análise participativa. A integração se deu por conexão. Resultados: 36,8% tinham formação nas práticas, predominando mulheres, brancas, casadas, servidoras públicas, com média de idade de 37 anos (+ 9,4). 14,2% utilizam as práticas no cuidado às pessoas com hipertensão, predominando a auriculoterapia (28,2%) e a sangria na crise hipertensiva. Evidenciou-se a abordagem integral do paciente, não limitada ao sinal vital alterado, com intervenção na ansiedade, estresse, sono e repouso. Como potencialidade, tem-se o auxílio na adesão ao tratamento. Conclusão: apresentou-se o perfil de enfermeiras(os) com formação em práticas integrativas e complementares. Compreende-se que tais práticas têm implicação na diminuição da pressão arterial, e são utilizadas no cuidado às pessoas com hipertensão, porém de forma incipiente, considerando o potencial no cuidado de enfermagem.

Efeito da técnica de tosse durante injeção subcutânea de heparina na intensidade da dor e satisfação individual

Effect of the coughing technique during subcutaneous heparin injection on pain severity and individual satisfaction

Dilek Yılmaz, Dilan Ayhan, Derya Uzelli Yılmaz, Fatma Düzgün

Objetivo: examinar o efeito da técnica de tosse de média intensidade durante injeção subcutânea de heparina de baixo peso molecular na intensidade da dor e satisfação individual em pacientes submetidos à cirurgia geral. Método: estudo prospetivo, quasi experimental que incluiu 100 pacientes que haviam recebido uma injeção subcutânea de heparina de baixo peso molecular em 24 horas. Cada paciente recebeu duas injeções pelo mesmo pesquisador usando a técnica de injeção padrão com técnica de tosse de média intensidade e apenas técnica de injeção padrão. Resultados: houve diferença estatisticamente significativa entre as pontuações médias dos pacientes quanto à gravidade da dor e níveis de satisfação após as injeções administradas pelas duas técnicas (p = 0,000). Além disso, verificou-se que o sexo do paciente afetou a intensidade da dor relacionada à injeção, mas não afetou o nível de satisfação individual. Conclusão: a técnica de tosse de média intensidade reduz a intensidade da dor e aumenta a satisfação de pacientes submetidos à cirurgia geral recebendo injeções subcutâneas de heparina de baixo peso molecular. Registro do ensaio clínico: NCT05681338.

Competências profissionais dos enfermeiros de unidades de urgência e emergência: estudo de método misto

Nurses’ professional competencies in urgency and emergency units: A mixed-methods study

Kemilys Marine Ferreira, Alexandre Pazetto Balsanelli, José Luís Guedes dos Santos

Objetivo: descrever as competências profissionais dos enfermeiros que atuam em urgência e emergência e compreender sua percepção a respeito das competências essenciais para a atuação e a atualização profissional. Método: estudo sequencial explanatório de métodos mistos, realizado com enfermeiros de urgência e emergência. Para a obtenção dos dados quantitativos, utilizou-se um questionário com 78 itens, respondidos por 39 enfermeiros, que foram analisados mediante estatística descritiva e testes não paramétricos. Já os dados qualitativos, foram obtidos por entrevista semiestruturada realizada com 17 enfermeiros, cuja interpretação deu-se pela análise temática de conteúdo indutiva. Os dados foram combinados por conexão. Resultados: obteve-se alto nível de competência na autoavaliação dos enfermeiros de urgência e emergência no fator 2 – relações no trabalho e menor nível no fator 6 - excelência profissional (p=0,036). Os dados qualitativos corroboraram de forma positiva com o fator relações no trabalho, identificando a associação do conhecimento e experiência prática com competências, além de um cenário desprovido de educação permanente. Conclusão: apesar de altos níveis de competência identificados nos enfermeiros de urgência e emergência, o fortalecimento de estratégias educacionais favorece o desenvolvimento e o reconhecimento profissional.

Satisfação profissional na enfermagem durante a pandemia de COVID-19

Professional satisfaction in nursing during the COVID-19 pandemic

Manuela Vilas Boas Pirino, Carlito Lopes Nascimento Sobrinho, Ariane Polidoro Dini

Objetivo: avaliar a satisfação com o trabalho de profissionais de enfermagem que atuaram na assistência e na gestão, durante a pandemia de COVID-19. Método: estudo epidemiológico de corte transversal. Participaram 334 profissionais de enfermagem de um hospital de ensino. Foram calculadas as frequências absolutas e relativas das variáveis qualitativas e as médias das variáveis numéricas. Foram comparadas as médias dos resultados dos domínios da escala de satisfação profissional (Job Satisfaction Survey) com variáveis sociodemográficas-laborais. Foram aplicados os testes t de Student, Mann-Whitney, Anova seguidos de pós-teste de Tukey, Kruskal-Wallis ou Dunn, para verificar a significância estatística dos resultados com nível crítico de 0,05. Resultados: 90 profissionais demonstraram-se satisfeitos com o trabalho, três profissionais demonstraram-se insatisfeitos e 241 profissionais demonstraram-se ambivalentes. Conclusão: foi evidenciada uma ambivalência dos trabalhadores de enfermagem em relação à sua satisfação com o trabalho, durante o período da pandemia de COVID-19. Os achados indicam um caminho para que gerentes e formuladores de política em saúde façam investimentos em planos de carreira e ambiente de trabalho que melhorem as condições de trabalho dos trabalhadores de enfermagem.