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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V31

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Artigos Originais

Variáveis tecnológicas preditoras do estresse acadêmico em estudantes de Enfermagem em tempos de COVID-19

Technological variables predictors of academic stress in nursing students in times of COVID-19

Jhon Alex Zeladita-Huaman, Sonia Celedonia Huyhua-Gutierrez, Henry Castillo-Parra, Roberto Zegarra-C...

Objetivo: analisar quais variáveis tecnológicas, derivadas do uso de dispositivos eletrônicos, predizem o estresse acadêmico e suas dimensões em estudantes de enfermagem. Método: estudo transversal do tipo analítico, realizado em 796 estudantes de seis universidades do Peru. Foi utilizada a escala SISCO e foram estimados quatro modelos de regressão logística para a análise, com seleção das variáveis por etapas. Resultados: entre os participantes, 87,6% apresentaram alto nível de estresse acadêmico; o tempo de uso do aparelho eletrônico, o brilho da tela, a idade e o sexo foram associados ao estresse acadêmico e suas três dimensões; a posição de uso do aparelho eletrônico foi associada à escala total e às dimensões estressores e reações. Por fim, a distância entre o rosto e o dispositivo eletrônico foi associada à escala total e à dimensão das reações. Conclusão: variáveis tecnológicas e características sociodemográficas predizem estresse acadêmico em estudantes de Enfermagem. Sugere-se otimizar o tempo de uso dos computadores, regular o brilho da tela, evitar sentar-se em posições inadequadas e atentar-se à distância da tela, a fim de diminuir o estresse acadêmico durante o ensino a distância. 

Fatores que afetam o sucesso profissional de enfermeiros que atuam na área de tecnologia de reprodução assistida

Factors that affect career success of nurses who practice in assisted reproductive technology

Wang Li, Wen Honggui, Peng Hong, Luo Hong

Objetivo: examinar a relação entre o sucesso profissional e o ambiente de trabalho de enfermeiros da área de tecnologia de reprodução assistida e identificar os fatores que afetaram tal sucesso. Método: estudo transversal conduzido em 53 centros de fertilidade em 26 províncias da China Continental. Os dados foram coletados por meio de um questionário demográfico, um questionário sobre competências de enfermagem especializada em tecnologias de reprodução assistida, da Career-Success Scale (Escala de Sucesso Profissional) e da Nursing Work Environment Scale (Escala do Ambiente de Trabalho na Enfermagem). Aplicaram-se análises de estatística descritiva e inferencial. Resultados: participaram do estudo 597 enfermeiros da área de tecnologia de reprodução assistida, e 555 questionários válidos foram coletados. As pontuações globais médias para o sucesso profissional e o ambiente de trabalho foram 3,75 [desvio padrão (DP) = 1,01] e 3,42 (DP = 0,77), respectivamente. Verificou-se forte correlação positiva entre o sucesso profissional e o ambiente de trabalho (r = 0,742; p < 0,01). A análise de regressão múltipla mostrou que a participação em eventos acadêmicos, a assistência psicológica, o desenvolvimento profissional, o apoio e os cuidados, e o salário e o bem-estar foram fatores que influenciaram significativamente o sucesso profissional. Conclusão: a participação em eventos acadêmicos, a assistência psicológica e o ambiente de trabalho mostraram correlação positiva com o sucesso profissional. Os gestores deveriam considerar formas de abordar esses fatores. 

Fatores associados à infecção por SARS-CoV-2 entre profissionais da saúde de hospitais universitários

Factors associated with the SARS-CoV-2 infection among health professionals from university hospitals

Quézia Boeira da Cunha, Etiane de Oliveira Freitas, Daiane Dal Pai, José Luís Guedes dos Santos, ...

Objetivo: investigar fatores associados à infecção por SARS-CoV-2 entre profissionais da saúde de hospitais universitários. Método: estudo multicêntrico, de abordagem mista com estratégia incorporada concomitante, realizado com 559 profissionais na etapa quantitativa, e 599 na etapa qualitativa. Foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados, aplicados via formulário eletrônico. A análise quantitativa foi realizada com estatística descritiva e inferencial e os dados qualitativos por meio de análise de conteúdo. Resultados: os fatores associados à infeção foram: realização de teste “RT-PCR” (p<0,001) e unidades com atendimento a pacientes com COVID-19 (p=0,028). Ter sintomas aumentou em 5,63 vezes a prevalência de infeção e aderir ao distanciamento social na maior parte do tempo na vida particular reduziu em 53,9%. Dados qualitativos evidenciaram dificuldades enfrentadas pelos profissionais: escassez e baixa qualidade de equipamentos de proteção individual, sobrecarga de trabalho, distanciamento físico no trabalho, processos e rotinas inadequadas e ausência de uma política de triagem e testagem em massa. Conclusão: os fatores associados à infecção por SARS-CoV-2 entre profissionais da saúde foram em sua maioria relacionados a questões ocupacionais.

Fatores promotores e ameaçadores da Esperança em cuidadores de crianças com condições crônicas

Factors that promote and threaten Hope in caregivers of children with chronic conditions

Nayara Luiza Henriques, Juliana Barony da Silva, Zaida Borges Charepe, Patrícia Pinto Braga, Elysâ...

Objetivo: identificar quais são os fatores promotores e ameaçadores da Esperança em cuidadores familiares de crianças de 2 a 3 anos com condições crônicas. Método: estudo qualitativo, incluindo 46 cuidadores familiares de crianças com condição crônica de 2 a 3 anos egressas de duas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. A coleta de dados se deu por meio de entrevista semiestruturada orientada pelo Modelo de Intervenção em Ajuda Mútua Promotor de Esperança. Os dados foram submetidos à análise temática dedutiva. Resultados: foram identificados como fatores promotores da Esperança: A experiência compartilhada com membros da rede de apoio social; A relação com a criança; Melhora clínica da criança; Espiritualidade; Orientação positiva para o futuro. Foram identificados como fatores ameaçadores da Esperança: Relações conflituosas e descrença da criança por pessoas próximas; Incertezas sobre o futuro; Inseguranças sobre a capacidade de prestar os cuidados à criança. Conclusão: os fatores ameaçadores da Esperança geraram sofrimento, dor, angústia, ansiedade e solidão nos cuidadores. Os fatores promotores da Esperança geraram conforto, motivação, força e alegria. Os achados possibilitam que Enfermeiros reconheçam as potencialidades e fragilidades dos cuidadores e promovam a adoção de comportamentos promotores de Esperança em cuidadores de crianças com condições crônicas.

Uso inconsistente do preservativo masculino entre homens HIV negativos que fazem sexo com homens

Inconsistent use of male condoms among HIV-negative men who have sex with other men

Laelson Rochelle Milanês Sousa, Henrique Ciabotti Elias, Juliano de Souza Caliari, Aliete Cunha de ...

Objetivo: analisar os fatores associados ao uso inconsistente do preservativo masculino entre homens HIV negativos que fazem sexo com homens. Método: estudo transversal, analítico, de abrangência nacional realizado on-line em todas as regiões do Brasil, em 2020, por meio de redes sociais e em sites de relacionamento. O uso inconsistente do preservativo foi definido como uso ocasional ou nunca ter usado. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, testes de associação e regressão logística binária. Resultados: o uso inconsistente do preservativo foi relatado por 1222 (85%) dos 1438 participantes. As variáveis “homossexuais” (ORA: 2,03; IC 95%: 1,14- 3,59; p = 0,016), “ter parceiro fixo” (ORA: 2,19; IC 95%: 1,55-3,09; p<0,001), “sexo oral” (ORA: 2,41; IC 95%: 1,31-4,43; p = 0,005), “anal insertivo” (ORA: 1,98; IC 95%: 1,10-3,58; p = 0,023) e “diagnóstico de IST” (ORA: 1,59; IC 95%: 1,13-2,24; p = 0,007) foram independentemente associadas ao uso inconsistente do preservativo masculino. As variáveis “recebeu aconselhamento de amigo sobre teste de HIV” (ORA: 0,71; IC 95%: 0,52-0,96; p = 0,028) e “profissional do sexo” (ORA: 0,26; IC 95%: 0,11-0,60; p = 0,002) foram fatores de proteção. Conclusão: as variáveis estudadas apontaram uma forte relação das parcerias fixas com o aumento da confiança e uma baixa adesão ao uso do preservativo, o que corrobora com outros estudos.

Avaliação da dilatação cervical em simuladores comparada a uma ferramenta visual: estudo randomizado

Cervical dilation assessment in simulators compared to a visual tool: A randomized study

Natalucia Matos Araújo, Angela Meguni Ochiai, Joyce da Costa Silveira de Camargo,Edson Yassushi Uss...

Objetivo: verificar a taxa de avaliação correta com o uso da comparação visual direta nas medidas de dilatação cervical em modelos de simulação de colo com consistência dura. Método: estudo randomizado aberto com 63 estudantes de obstetrícia que foram designados para usar comparação visual direta em um guia de dilatação ou não. Os estudantes estimaram cegamente a dilatação cervical em simuladores com diferentes dilatações. O desfecho primário foi a taxa de avaliação correta. Resultados: os estudantes realizaram 441 testes. Foi encontrada maior taxa de avaliação correta no grupo experimental do que no grupo controle (47,3% versus 27,2%; p <0,001; Odds Ratio = 2,41; intervalo de confiança de 95% = 1,62-3,58). Conclusão: a comparação visual direta aumentou a precisão da avaliação da dilatação cervical em modelos de simulação de colo, podendo ser benéfica no treinamento em laboratório. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos nº U1111-1210-2389.

Mudança do atendimento psicológico presencial para modalidade remota: facilitadores e dificultadores na pandemia de COVID-19

Changing face-to-face psychological care to remote mode: facilitators and obstacles in the COVID-19 pandemic

Jorge Henrique Correa dos Santos, Pamela Perina Braz Sola, Manoel Antônio dos Santos, Érika Arante...

Objetivo: verificar associações entre variáveis sociodemográficas e fatores facilitadores e dificultadores da transição do atendimento psicológico presencial para a modalidade remota no primeiro ano da pandemia de COVID-19. Método: trata-se de um estudo analítico, quantitativo, de corte transversal. Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, a coleta foi realizada mediante aplicação de um formulário online composto por 55 questões. Os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva e inferencial. Resultados: a amostra de conveniência foi composta por 385 psicólogos brasileiros, majoritariamente mulheres (67,01%), jovens profissionais com até cinco anos de ofício após a graduação (44,16%) e com predomínio de atividades na clínica privada. Constatou-se que o tempo de formação entre cinco e 10 anos foi associado com uma maior percepção de dificuldades e que a experiência prévia com atendimento remoto foi facilitadora da adaptação na transição de uma modalidade à outra. Conclusão: considerando que o teleatendimento pode ser uma ferramenta potente no cenário da saúde, sugere-se a inclusão das questões do atendimento remoto na agenda de pesquisa e conteúdos programáticos das grades curriculares dos cursos de formação em saúde.

Sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes da saúde e impacto na qualidade de vida

Symptoms of depression, anxiety and stress in health students and impact on quality of life

Pedro Henrique Batista de Freitas, Adriana Lúcia Meireles, Isabely Karoline da Silva Ribeiro, Mery ...

Objetivo: avaliar a associação entre qualidade de vida e presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes universitários da área da saúde. Método: estudo transversal que incluiu 321 estudantes de cursos de graduação da área da saúde. A qualidade de vida foi mensurada por meio da escala da Organização Mundial da Saúde, versão abreviada, nos domínios físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente, e os sintomas avaliados pela escala de depressão, ansiedade e estresse. Foi realizada análise multivariada utilizando regressão linear robusta para avaliar a associação entre qualidade de vida e sintomas apresentados. Resultados: observou- se associação negativa entre qualidade de vida e sintomas de depressão em todos os domínios, enquanto os sintomas de ansiedade apresentaram associação negativa no domínio meio ambiente, e os sintomas de estresse tiveram associação negativa no domínio psicológico. A gravidade dos sintomas associou-se de forma desfavorável com a qualidade de vida, ou seja, quanto maior a gravidade dos sintomas, menor a média dos escores em todos os domínios. Conclusão: sintomas de depressão, ansiedade e estresse mostraram-se prevalentes e com impacto negativo na qualidade de vida dos estudantes, principalmente na presença de sintomas depressivos. A diminuição dos escores foi significativamente associada à gravidade dos sintomas.

Estratégias de comunicação enfermeiro-paciente: proposta de um vídeo educativo para estudantes de enfermagem

Nurse-patient communication strategies: A proposal of an educational video for Nursing students

Jéssica França Pereira, Natália Chantal Magalhães da Silva, Rodrigo Soares Sampaio, Vanessa dos ...

Objetivo: construir, validar e avaliar um vídeo educativo sobre estratégias de comunicação enfermeiro-paciente para estudantes da graduação em enfermagem. Método: trata-se de um estudo metodológico, com delineamento longitudinal e análise quantitativa. Foram percorridas as etapas de pré-produção, produção, pós-produção e avaliação do vídeo pelo público-alvo. Resultados: cinco enfermeiras avaliaram o storyboard do vídeo e apontaram a compreensão do tema, os tópicos abordados e a linguagem utilizada como adequadas e pertinentes à temática. Outras cinco enfermeiras consideraram presentes e desejáveis: qualidade da técnica audiovisual empregada, ambiente simulado, caracterização das personagens e desenvolvimento das estratégias de comunicação enfermeiro-paciente. A versão final do vídeo foi avaliada por nove estudantes de enfermagem que apresentaram nível de compreensão dos itens igual ou acima de 96%. O vídeo apresenta as seguintes estratégias: Estratégias gerais de comunicação, Comunicação Intercultural, NURSE, Tell me moreAsk-Tell-Ask, Comunicação Terapêutica e Comunicação de Más Notícias. Conclusão: este estudo retrata a criação de um vídeo, sua validação por peritos e sua avaliação pelo público-alvo, que manifestaram tratar-se de um recurso educativo relevante para o processo de ensino-aprendizagem de estratégias de comunicação. Os juízes e o público alvo consideraram o vídeo como um instrumento válido para ensinar sobre as estratégias de comunicação enfermeiro-paciente.

Lesões de pele associadas ao uso de respiradores N95 entre profissionais de saúde no Brasil em 2020

Skin lesions associated with the use of N95 respirators among health professionals in Brazil in 2020

Elucir Gir, Ana Cristina de Oliveira e Silva, Karlla Antonieta Amorim Caetano, Mayra Gonçalves Mene...

Objetivo: investigar a prevalência de lesões de pele e fatores associados ao uso de respiradores N95 entre profissionais de saúde no Brasil. Método: estudo transversal realizado com 11.368 profissionais de saúde por meio de um método de amostragem dirigido por respondentes adaptado para ambientes online. Análises univariadas e multivariadas foram realizadas para investigar a associação entre a variável “lesão de pele com uso de respirador N95” e sexo, categoria profissional, local de trabalho, treinamento, diagnóstico de COVID-19 e disponibilidade suficiente de equipamentos de proteção individual de qualidade. Resultados: a prevalência de lesões cutâneas foi de 61,8%. As mulheres foram 1,203 vezes (IC 95%: 1.154-1.255) mais propensas a desenvolver uma lesão do que os homens. As chances de lesão de pele em psicólogos (RP=0,805; IC 95%: 0,678-0,956) e dentistas (RP=0,884; IC 95%: 0,788-0,992) foram menores quando comparados aos profissionais de Enfermagem. Profissionais com diagnóstico positivo para COVID-19 e que trabalham em Unidade de Cuidados Intensivos têm maior chance de apresentar lesões de pele (RP=1,074; IC 95%: 1,042-1,107); (RP=1,203; IC 95%: 1,168- 1,241), respectivamente. Conclusão: a prevalência de lesões de pele causadas pelo uso do respirador N95 foi de 61,8% e esteve associada ao sexo feminino, categoria profissional, local de trabalho, treinamento, diagnóstico de COVID-19 e disponibilidade suficiente de equipamentos de proteção individual de qualidade.

Atividade física durante a gestação e sua relação com o ganho de peso gestacional

Physical activity during pregnancy and its relationship with gestational weight gain

Enrique Ramón-Arbués, José Manuel Granada-López, Blanca Martínez-Abadía, Emmanuel Echániz-Ser...

Objetivo: descrever os padrões de atividade física de uma coorte de gestantes em nosso meio e explorar sua associação com o ganho de peso em cada um dos trimestres de gestação. Método: estudo descritivo longitudinal com uma amostra de 151 mulheres. O Questionário Internacional de Atividade Física foi utilizado para avaliar a atividade física durante a gestação de acordo com o volume, intensidade e escopo do desempenho. Diferentes modelos de regressão linear múltipla foram utilizados para analisar a associação entre atividade física e ganho de peso gestacional. Resultados: a atividade física diminuiu durante a gestação, tanto em tempo quanto em intensidade. O índice de massa corporal pré-gestacional foi o principal fator associado ao menor ganho de peso ao longo da gestação. A influência da atividade física no ganho de peso gestacional limitou-se ao terceiro trimestre de gestação, no qual foi observada associação inversa entre ambas as variáveis. Conclusão: os resultados deste estudo mostram uma diminuição significativa da atividade física no momento da gravidez e sugerem uma influência limitada desta no ganho de peso gestacional.

O efeito da Aprendizagem Baseada em Problemas nas habilidades de Gestão do Cuidado: Estudo quase-experimental

The effect of Problem-Based Learning on Care Management skills: A quasi-experimental study

Luis Angel Benítez-Chavira, Rosa Amarilis Zárate-Grajales, María Guadalupe Moreno-Monsiváis, Cec...

Objetivo: avaliar o efeito preliminar da Aprendizagem Baseada em Problemas nas habilidades de Gestão do Cuidado. Método: pré e pós-teste quase experimental, realizado com alunos do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição de ensino. A amostra foi composta por 29 (Grupo Experimental) e 74 (Grupo Controle). O Grupo Experimental resolveu quatro cenários sob o método de Aprendizagem Baseada em Problemas com os 7 passos propostos pela McMaster University, em um programa de Gestão do Cuidado na modalidade à distância. O instrumento de autorrelato avaliou as habilidades de Gestão do Cuidado pré e pós-teste em ambos os grupos. Valores médios foram obtidos e estatísticas descritivas e inferenciais foram realizadas (t de Student, t pareado, regressão linear). Resultados: o Grupo Experimental obteve escores mais elevados em habilidades analíticas, de ação e globais do que o Grupo Controle (p<0,05). Não foram registradas diferenças nas habilidades interpessoais ou no uso da informação. O Grupo Controle não apresentou diferenças significativas antes e depois do ensino usual, enquanto as diferenças foram de fato relatadas no Grupo Experimental (p<0,05). Conclusão: apesar de haver poucas evidências sobre o desenvolvimento de habilidades de Gestão do Cuidado de Enfermagem, o presente estudo mostra que a Aprendizagem Baseada em Problemas é um método eficaz e significativo na educação à distância.