Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V27

De 13 a 24 de 126 itens(s).

Artigos Originais

Masculinidades transitórias no adoecimento pelo câncer de próstata

Transitory masculinities in the context of being sick with prostate cancer

Jeferson Santos Araújo, Vander Monteiro da Conceição, Marcia Maria Fontão Zago

Objetivo: interpretar os significados atribuídos à experiência dos homens com o câncer de próstata sobre seus corpos e suas masculinidades durante o adoecimento, com base na concepção da antropologia médica e das masculinidades. Método: pesquisa etnográfica norteada pelo método narrativo e pelos referenciais teóricos da antropologia médica e das masculinidades com 17 homens. As informações foram colhidas por meio de entrevistas gravadas, observação direta e registros em diário de campo, os quais foram analisados pela análise temática indutiva. Resultados: os homens sofrem transformações corporais e identitárias durante o adoecimento pelo câncer de próstata, transitando por múltiplas masculinidades, resignando suas ações, ocupando posições subordinadas para com outros corpos sadios, marginalizadas em suas relações sociais e cúmplices no estabelecimento de suas relações afetivas. Conclusão: estas evidências potencializam e aprofundam os conhecimentos divulgados na literatura e contribuem para o fortalecimento de ações de cuidado de enfermagem ao lidar com os adoecidos.

Satisfação dos usuários de Centros de Atenção Psicossocial

Satisfaction of users of Psychosocial Care Centers

Fabiana Cruz Soares, Flávia Martão Flório, Luciane Zanin

Objetivo: avaliar a satisfação dos usuários com o atendimento nos Centros de Atenção Psicssocial e sua associação com fatores clínicos e sociodemográficos. Método: este estudo transversal foi realizado com 55 usuários de 5 Centros de Atenção Psicossocial. As características sociodemográficas e clínicas foram obtidas por uma entrevista estruturada individual. Para a coleta de dados foi utilizada a versão abreviada da Escala de Satisfação com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR). Resultados: foram analisados descritivamente e para análise das associações foram ajustados modelos de regressão logística simples e múltiplo, estimando-se os odds ratio brutos e ajustados, com os respectivos intervalos de confiança de 95%. Resultados: A idade média da amostra foi de 40,1 (±12,4) anos e a média para o grau de satisfação foi de 4,56 (±0,45). Usuários com menor escolaridade (ensino fundamental) apresentaram 5 vezes mais chance de terem menor satisfação (p<0,05). Usuários com frequência de acompanhamento intensivo apresentaram 5 vezes mais chance de apresentarem menor satisfação do que os usuários que recebem acompanhamento mensal (p<0,05). Conclusão: a maioria dos usuários se encontram satisfeitos com o atendimento e fatores como baixa escolaridade e maior frequência de acompanhamento influenciaram a satisfação.

Custo da produção do Gel de Plasma Rico em plaquetas autólogo

Production cost of autologous platelet rich plasma gel

Andrea Pinto Leite Ribeiro, Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira

Objetivo: estimar o custo direto da produção do gel de Plasma Rico em Plaquetas autólogo. Método: estudo econômico, prospectivo, longitudinal, com estimativa do custo direto, cuja perspectiva foi do Sistema Único de Saúde, realizado em um hospital universitário, no estado do Rio de Janeiro, com horizonte temporal de 12 semanas. Aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina. Realizada observação direta de 18 participantes. Na estimativa do custo da produção consideraram-se as categorias: recursos materiais e humanos. Resultados: o custo da produção do Gel de Plasma Rico em Plaquetas foi de US$4.88 dólares por sessão, e de US$5.16 dólares, considerando os recursos materiais em unidades que compõem o Sistema Único de Saúde. O tempo do procedimento foi de aproximadamente 22 minutos. Conclusão: conclui-se que a produção do gel de Plasma Rico em Plaquetas envolve recursos materiais de baixo custo tanto para coleta de sangue como para o preparo, possibilitando o acesso universal ao tratamento. O procedimento requer uma equipe treinada, em local adequado, sendo uma tecnologia segura e de baixo custo.

Preditores da intenção de trabalhadores de enfermagem em deixar a unidade de trabalho, instituição de saúde e profissão

Predictors of nursing workers’ intention to leave the work unit, health institution and profession

Maiara Bordignon, Maria Inês Monteiro

Objetivo: identificar os fatores relacionados à intenção de trabalhadores de enfermagem em deixar a unidade de trabalho, instituição de saúde e profissão. Método: estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 267 trabalhadores de enfermagem de sete unidades de emergência no Brasil. Para coleta de dados, utilizou-se o Questionário de aspectos sociodemográficos, estilo de vida, trabalho e saúde, bem como o Índice de Capacidade para o Trabalho, questionário sobre violência no local de trabalho, questões sobre intenção em deixar e a Escala de Intenção de Rotatividade. Os preditores de intenção em deixar foram avaliados por meio de modelos de regressão de Poisson. Resultados: violência no trabalho aumentou e melhor satisfação com o emprego atual diminuiu a probabilidade de maior intenção em deixar a unidade, instituição e profissão. Melhor capacidade para o trabalho diminuiu a probabilidade de maior intenção em deixar a unidade e profissão. Os trabalhadores mais qualificados e aqueles que trabalhavam na instituição há mais tempo estavam mais propensos a maior intenção em deixar a profissão. Conclusão: com a promoção da satisfação no trabalho, da capacidade para o trabalho e de um ambiente livre de violência é possível diminuir a intenção de trabalhadores em deixar o emprego ou profissão, mas os gerentes de enfermagem precisam compreender os três fenômenos de intenção em sair individualmente para propor estratégias de retenção.

Padrão temporal da cura, mortalidade e abandono do tratamento da tuberculose em capitais brasileiras

Temporal pattern of tuberculosis cure, mortality, and treatment abandonment in Brazilian capitals

George Jó Bezerra Sousa, Thiago Santos Garces, Maria Lúcia Duarte Pereira, Thereza Maria Magalhãe...

Objetivo: analisar o padrão temporal dos desfechos cura, abandono e mortalidade da tuberculose em capitais brasileiras. Método: estudo ecológico cuja fonte de dados foi o Sistema de Informação de Agravos de Notificação para tuberculose. Para análise da evolução temporal foram realizadas regressões por joinpoints considerando a variação percentual anual e significância da mudança de tendência com 95% de confiança. Resultados: registraram-se 542.656 casos de tuberculose, com destaque de 3% de decréscimo ao ano na taxa de cura para Campo Grande (intervalo: -5,0 - -0,9) e acréscimo de 3,5% para o Rio de Janeiro (intervalo: 1,9 - 4,7). Em relação ao abandono, enfatiza-se redução de 10,9% ao ano em Rio Branco (intervalo: -15,8 - -5,7) e aumento de 12,8% ao ano em Fortaleza (intervalo: 7,6 - 18,3). Para a mortalidade, identificou-se tendência decrescente ou estacionária, evidenciando maior diminuição para Porto Velho 7,8% (intervalo: -11,0 - -5,0) e menor em Porto Alegre 2,5% (intervalo: -4,5 - -0,6). Conclusão: as taxas de cura e abandono encontram-se distantes do preconizado pela Organização Mundial da Saúde, evidenciando capitais que necessitam de intervenções direcionadas para mudança desse padrão.

Segurança do paciente e polimedicação na Atenção Primária à Saúde: pesquisa transversal em pacientes com doenças crônicas

Patient safety in primary health care and polypharmacy: cross-sectional survey among patients with chronic diseases

Lorena Ulhôa Araújo, Delba Fonseca Santos, Emerson Cotta Bodevan, Hellen Lilliane da Cruz, Jacquel...

Objetivo: caracterizar e determinar a prevalência de polimedicação em pacientes com doenças crônicas e identificar os fatores associados, buscando a melhoria da assistência farmacêutica com foco na segurança do paciente. Método: estudo transversal que incluiu 558 pacientes, cobertos pela Atenção Primária à Saúde, utilizando questionário estruturado aplicado em domícilio. Analisamos os dados sobre polimedicação, assim como seus fatores clínicos e socioeconômicos. A análise de regressão de Poisson com variância robusta foi aplicada, com resultados expressos em razão de prevalência. Resultados: os resultados mostraram que a prevalência de polimedicação (consumo rotineiro ou simultâneo de quatro ou mais medicamentos) foi de 37,6%. As análises de razão de prevalência identificaram as seguintes variáveis independentes associadas à polimedicação: idade (3,05), estrato econômico (0,33), forma de aquisição de medicamentos, que combinou compra do próprio bolso e acesso a partir do sistema de saúde pública brasileiro (1,44), diabetes e hipertensão (2,11), comorbidades (doença arterial coronariana, 2,26) e internação hospitalar (1,73). As análises mostraram que o uso inadequado de medicamentos por parte de 278 pacientes (≥ 65 anos) estava associado à polimedicação (razão de prevalência 4,04). Conclusão: o estudo da polimedicação é uma oportunidade para reorientar as estratégias de segurança do paciente, promovendo o uso de medicação adequada sem causar iatrogenia.

Diminuição do tempo ventilatório mediante protocolo de desconexão multidisciplinar. Estudo piloto

Reduction of ventilatory time using the multidisciplinary disconnection protocol. Pilot study

Miriam Sánchez-Maciá, Jaime Miralles-Sancho, María José Castaño-Picó, Ana Pérez-Carbonell, Lo...

Objetivo: comparar o tempo ventilatório em pacientes submetidos a desconexão segundo um protocolo conduzido de forma coordenada pelo médico e pela enfermeira com o mesmo tempo em pacientes tratados exclusivamente pelo médico. Método: estudo piloto experimental antes e depois. Foram incluídos 25 pacientes que precisaram de ventilação mecânica invasiva durante 24 horas ou mais, e o grupo orientado por protocolo foi comparado com o grupo sem protocolo, tratado conforme a prática habitual. Resultados: mediante o protocolo multidisciplinar, conseguiu-se reduzir o tempo de ventilação mecânica invasiva (141,94 ± 114,50 vs. 113,18 ± 55,14; redução global de quase 29 horas), o tempo empregado no desmame (24 horas vs. 7,40 horas) e as cifras de reintubação (13% vs. 0%) em comparação com o grupo em que não houve participação da enfermeira. O tempo até iniciar o desmame foi menor na coorte retrospectiva (2 dias vs. 5 dias), bem como a internação hospitalar (7 dias vs. 9 dias). Conclusão: a adoção de um protocolo multidisciplinar diminui a duração do desmame, o tempo total de ventilação mecânica invasiva e as reintubações. O papel mais ativo da enfermeira é considerado uma ferramenta fundamental para obter melhorias nos resultados.

Reutilização do detergente enzimático no processamento de gastroscópios: uma potencial fonte de transmissão de microrganismos

Enzymatic detergent reuse in gastroscope processing: a potential source of microorganism transmission

Maria Letícia de Miranda Mati, Natália Rocha Guimarães, Paula Prazeres Magalhães, Luiz de Macêd...

Objetivo: avaliar a potencial contaminação do detergente enzimático a partir de seu reuso e identificar o perfil microbiológico na solução utilizada na limpeza de aparelhos endoscópicos gastrointestinais. Método: estudo transversal realizado a partir da análise microbiológica de 76 alíquotas de 19 diferentes soluções de detergente enzimático utilizadas na limpeza de aparelhos endoscópicos. As alíquotas foram homogeneizadas, submetidas a filtração em membrana Millipore® 0,45µm e a identificação presuntiva dos microrganismos foi realizada por métodos bioquímico-fisiológico conforme grupos bacterianos específicos previamente estabelecidos e que apresentam importância clínica e epidemiológica. Resultados: Os valores médios, assim como o desvio-padrão e a mediana, da carga microbiana do detergente enzimático foram crescentes à medida que a solução foi reutilizada. Houve diferença significativa entre as médias de após primeiro uso e após quinto reuso. Foram identificados 97 microrganismos, com predomínio dos gêneros Staphylococcus coagulase negativa, Pseudomonas spp., Klebsiella spp., Enterobacter spp., e da espécie Escherichia coli. Conclusão: O reuso da solução de detergente enzimático constitui um risco ao processamento seguro dos aparelhos endoscópios, evidenciado pela sua contaminação com microrganismos que apresentam potencial patogênico, uma vez que o detergente enzimático não possui propriedade bactericida e pode contribuir como fonte importante para surtos em pacientes submetidos a tais procedimentos.

Qualidade de vida relacionada à saúde de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1

Health-related quality of life of adolescents with type 1 diabetes mellitus

Maria Amélia de Souza, Roberto Wagner Junior Freire de Freitas, Luciane Soares de Lima, Manoel Ant...

Objetivo: avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde de adolescentes com diabetes mellitus tipo 1, associando-a às variáveis sociodemográficas, clínicas e bioquímicas. Método: estudo transversal, com 92 adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Utilizou-se formulário contendo variáveis sociodemográficas, clínicas e bioquímicas, e o Instrumento Qualidade de Vida para Jovens Diabéticos. Para análise utilizou-se estatística descritiva e regressão logística. Resultados: em relação às variáveis sociodemográficas, a classe econômica mostrou diferenças estatisticamente significantes entre os escores da Qualidade de Vida Relacionada à Saúde total (p-valor =0,02) e o domínio impacto (p-valor =0,009). No entanto, o domínio impacto se mostrou mais comprometido. As complicações relacionadas à doença (p-valor =0,004), número de internações (p-valor =0,01), número de aplicações diárias de insulina (p-valor =0,02), hemoglobina glicada (p-valor =0,002) e de triglicerídeos (p-valor =0,03) mostraram-se relacionadas ao maior prejuízo da qualidade de vida relacionada à saúde total e maior insatisfação.

Validação de um questionário de satisfação sobre a formação prática de estudantes de enfermagem

Validation of a questionnaire designed to measure nursing student satisfaction with practical training

Raimunda Montejano-Lozoya, Vicente Gea-Caballero, Isabel Miguel-Montoya, Raúl Juárez-Vela, Ángela...

Objetivo: validar um instrumento para avaliar a formação prática e a satisfação com as disciplinas de Prática Clínica de estudantes de enfermagem. Método: estudo observacional, descritivo, transversal (curso 2014-2015). Validação de um questionário autoadministrado e anônimo (17 itens) de satisfação em relação às disciplinas de Prática Clínica em estudantes de enfermagem, elaborado por consenso de oito especialistas em treinamento prático (em três sessões de grupo nominal). Foram realizadas análises fatorial e confirmatória, estimando-se a consistência interna para determinar a validade do instrumento. Foi calculada a satisfação dos alunos em cada disciplina e em sua totalidade. Resultados: 174 respostas. Alta correlação entre itens (≥0,90); Alfa de Cronbach total=0,91; Kaiser-Meyer-Olkin=0,86; significância estatística no teste de esfericidade de Bartlett (p<0,001); S-stress=0,17; coeficiente de determinação R2=0,81. A análise fatorial exploratória encontrou 4 fatores: simulação, tutoria do professor, unidades assistenciais atribuídas e tutoria do profissional clínico. A variância total explicada foi de 66,6%. A análise confirmatória mostrou um qui-quadrado de 285,275 (p=0,000). A satisfação dos alunos avaliados aumentou proporcionalmente ao avanço do ano acadêmico. Conclusão: o Questionário de Satisfação sobre a Prática Clínica para Estudantes de Enfermagem atende aos requisitos de validade, sendo uma alternativa confiável para mensurar o grau de satisfação dos estudantes de enfermagem nos dois contextos das práticas clínicas atuais: ambientes clínicos e simulados.

Síndrome de burnout em trabalhadores de enfermagem brasileiros e espanhóis

Burnout syndrome in Brazilian and Spanish nursing workers

Maria Baldonedo-Mosteiro, Mirian Cristina dos Santos Almeida, Patricia Campos Pavan Baptista, Marta ...

Objetivo: analisar os escores das dimensões do burnout em trabalhadores de enfermagem brasileiros e espanhóis. Método: estudo quantitativo, transversal e comparativo, realizado com 589 trabalhadores de enfermagem que responderam o Questionário de  Caracterização Sociodemográfica e Profissional e o Maslach Burnout Inventory. Procedeu-se a análise descritiva e analítica dos dados. Resultados: os trabalhadores de enfermagem espanhóis apresentam maiores médias na dimensão Despersonalização (p=0,004) e os brasileiros maiores pontuações na dimensão Realização Profissional (p=0,031). Observou-se que tanto na Espanha quanto no Brasil auxiliares/técnicos de enfermagem possuem maior Exaustão Emocional do que os enfermeiros; no Brasil a Despersonalização é maior em enfermeiros, na Espanha é maior em auxiliares/técnicos de enfermagem. Verificou-se resultados estatisticamente significativos na associação das dimensões do burnout com as características sociodemográficas e de trabalho: idade, categoria profissional, local de trabalho, regime de trabalho, turno de trabalho, tempo de experiência profissional, tempo de atuação no mesmo local de trabalho e considerar o trabalho estressante. Conclusão: apesar dos trabalhadores de enfermagem brasileiros e espanhóis pontuarem níveis baixos de Despersonalização e elevados de Realização Profissional, verifica-se níveis médios de Exaustão Emocional, indicando um fator preventivo importante a ser trabalhado, uma vez que a Exaustão Emocional é considerada o primeiro estágio do burnout.

Fortalecimento da saúde universal: desenvolvimento de um kit de ferramentas para melhoria da qualidade da educação em enfermagem e obstetrícia

Strengthening universal health: development of a nursing and midwifery education quality improvement toolkit

Adelais Markaki, Jacqueline Moss, Allison Shorten, Cynthia Selleck, Lori Loan, Rhonda McLain, Rebecc...

Objetivo: apresentar o desenvolvimento de um kit de ferramentas para melhoria da qualidade da educação em saúde universal e na atenção primária à saúde em escolas de enfermagem e obstetrícia na América Latina e no Caribe. Método: um grupo de especialistas realizou uma revisão sistemática da literatura, selecionou conteúdos-chave e desenvolveu uma versão preliminar do kit, através de uma abordagem iterativa de consenso. Posteriormente, esta versão foi submetida a revisão por parceiros internacionais. Foram efetuadas análise dos dados obtidos em entrevista cognitiva, seguida da integração de revisões e de novas ferramentas até a se alcançar a aprovação da versão final. Resultados: vinte e dois estudos foram identificados e mapeados como recursos. O Modelo de Melhoria - uma abordagem baseada em dados para a análise de desempenho - foi selecionado devido a sua ampla difusão e simplicidade na execução das seguintes fases: 1) formação de uma equipe, 2) avaliação das melhorias necessárias na educação em saúde universal e atenção primária à saúde, 3) determinação de objetivos/metas e definição de prioridades com base numa matriz, 4) estabelecimento de métricas, 5) identificação de mudanças, 6) realização de uma série de ciclos de aprendizagem Planeje-Faça-Estude-Atue, e 7) manutenção das mudanças. Conclusão: o Kit de Ferramentas para Melhoria da Qualidade da Educação, desenvolvido a partir do consenso entre as partes envolvidas, representa uma abordagem sistemática, potencialmente adaptável às diversas culturas, para aprimorar aspectos do corpo discente, do corpo docente e de programas de educação relacionados com a cobertura e o acesso à saúde universal.