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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V27

De 25 a 36 de 126 itens(s).

Artigos Originais

O pensamento crítico-reflexivo nos currículos de enfermagem

Reflective and critical thinking in nursing curriculum

María Antonia Jiménez-Gómez, Lucila Cárdenas-Be Margarita Betzabé Velásquez-Oyola, Marcela Car...

Objetivo: avaliar o ensino da competência transversal do pensamento crítico-reflexivo, fundamental na tomada de decisões e solução de problemas de enfermagem, nos programas de graduação de instituições públicas e privadas da região Andina. Método: estudo multicêntrico, transversal, exploratório-descritivo, com abordagem mista em cinco países. Resultados: 76 programas de Enfermagem participaram do estudo. O pensamento crítico-reflexivo foi constatado como disciplina, conteúdo de disciplina e estratégias didáticas. Das 562 disciplinas revisadas, este tipo de pensamento se encontra em 46% da área de humanidades e 42% na área de pesquisa e profissional-disciplinar. Existe a necessidade de capacitar os docentes para obter coerência entre a proposta do modelo pedagógico, as estratégias didáticas e a avaliação. Conclusão: os programas de enfermagem da região Andina contemplam o pensamento crítico como habilidades cognitivas, de comunicação e pessoais. Da mesma forma, utilizam a análise de situações reais, estágio supervisionado, laboratórios de simulação e, principalmente, a aprendizagem baseada em problemas, com a finalidade de desenvolver a capacidade para solucionar problemas, tomar decisões e desenvolver habilidades comunicativas, incluindo análise, síntese e avaliação.

Efetividade de uma intervenção com mães para a estimulação de crianças menores de dois anos

Effectiveness of an intervention with mothers to stimulate children under two years

Isolda Maria Barros Torquato, Neusa Collet, Franklin Delano Soares Forte, Jael Rúbia Figueiredo de ...

Objetivo: analisar a efetividade de uma intervenção educativa com mães para a estimulação de crianças menores de dois anos em situação de risco para o desenvolvimento neuropsicomotor. Método: estudo de intervenção do tipo antes-depois, realizado com 52 mães de crianças menores de dois anos e matriculadas em centros de referências em educação infantil. Inicialmente, foram avaliados os conhecimentos maternos quanto ao desenvolvimento e à estimulação infantil por meio de instrumento estruturado. Em seguida, realizou-se oficinas com as mães e, após três meses, os conhecimentos maternos foram reavaliados, reaplicando o instrumento de coleta de dados. Na análise, utilizou-se estatística descritiva e inferencial, sendo aplicados teste de McNemar, de Wilcoxon e o modelo de Rash da Teoria da Resposta ao Item. Resultados: após intervenção, houve aumento significativo dos escores quanto aos aspectos: conhecimento das mães sobre o desenvolvimento e estimulação infantil de 5,77 ± 1,85 para 18,60 ± 1,94 (p < 0,001); e redução do índice de dificuldade materna em responder as questões do instrumento de 1,17 ± 0,57 para −1,98 ± 1,63 (p < 0,01). Conclusão: a intervenção educativa contribuiu para a melhora dos conhecimentos maternos quanto ao desenvolvimento e às formas de estimulação infantil, corroborando a importância desta ação para o avanço da saúde da criança com risco sob os cuidados maternos no domicílio.

Resiliência, qualidade de vida e sintomas depressivos entre idosos em tratamento ambulatorial

Resilience, quality of life and symptoms of depression among elderlies receiving outpatient care

Gabriella Santos Lima, Isabela Maria Oliveira Souza, Luana Baldin Storti, Mônica Maria de Jesus Sil...

Objetivo: analisar a relação entre a resiliência e as variáveis sociodemográficas, a qualidade de vida e os sintomas depressivos dos idosos atendidos em um Ambulatório de Geriatria. Método: estudo transversal e analítico, realizado com 148 idosos, utilizando-se um questionário de caracterização sociodemográfica e de saúde, a Escala de Resiliência, o World Health Organization Quality of Life Bref, o World Health Organization Quality of Life Old e a Center for Epidemiologic Survey - Depression. Para a análise dos dados, utilizaram-se a estatística descritiva, o teste t-Student e a correlação de Pearson. Resultados: houve correlação positiva entre a resiliência e a escolaridade (r=0,208; p=0,010), a renda (r=0,194; p=0,017), o World Health Organization Quality of Life Bref (r=0,242; p=0,003) e o World Health Organization Quality of Life Old (r=0,522; p<0,001) e negativa com sintomas depressivos (r=-0,270; p=0,001). Conclusão: a resiliência apresentou relação com a escolaridade, a renda, a qualidade de vida e os sintomas depressivos dos idosos. Espera-se que esses resultados possam auxiliar a equipe multidisciplinar no planejamento de ações que visem à promoção da resiliência, com finalidade de promoção da saúde e boa qualidade de vida na velhice.

A voz da enfermagem como ferramenta para promover o engagement no trabalho

The voice of nurses as a means to promote job engagement

Isabel Sanclemente-Vinue, Carmen Elboj-Saso, Tatiana Iñiguez-Berrozpe

Objetivo: o objetivo deste estudo foi estabelecer os fatores que induzem os profissionais de enfermagem a apresentar engagement em seu ambiente de trabalho. Método: estudo qualitativo, utilizando a abordagem comunicativa, conduzido com profissionais de enfermagem de centros públicos e privados da cidade de Huesca. Os discursos foram coletados por meio de relatos comunicativos e grupos de discussão comunicativa. Resultados: a metodologia utilizada permitiu o estabelecim ento de um conjunto de medidas de promoção do engagement no ambiente estudado. Essas medidas são enquadradas nas três categorias principais analisadas: as variáveis ​​sistêmicas ou estruturais, as variáveis ​​que se referem aos sujeitos e as que se referem às relações entre os sujeitos. Conclusão: conhecer a situação de engagement dos profissionais e as questões que estimulam ou dificultam sua manifestação são essenciais para estabelecer medidas que contribuam para o seu desenvolvimento. O uso de técnicas qualitativas nos permitiu descobrir situações que teriam passado despercebidas sem sua utilização. Após analisar as entrevistas e os grupos de discussão, destacou-se a importante falta de reconhecimento que os participantes vivenciam, o que contribuiria, na opinião deles, para o surgimento da síndrome de burnout, bem como a falta de coesão coletiva.

Competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem

nterpersonal communication competence among nursing students

José Luís Guedes dos Santos, Fernanda Hannah da Silva Copelli, Alexandre Pazetto Balsanelli, Carol...

Objetivo: identificar o nível de competência de comunicação interpessoal entre estudantes de enfermagem e correlacionar seus domínios com as variáveis sociodemográficas e acadêmicas. Método: trata-se de um estudo correlacional, desenvolvido por meio de projeto de pesquisa multicêntrico entre seis universidades federais no Brasil. Os dados foram coletados com 1.079 estudantes de enfermagem utilizando um questionário com variáveis sociodemográficas e acadêmicas e da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Resultados: a média da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal foi 63,74 (±7,6). Os domínios “disponibilidade” e “controle do ambiente” apresentaram, respectivamente, as maiores e menores médias. Houve diferença estatística significativa da soma da Escala de Competência em Comunicação Interpessoal com as variáveis idade, estado civil, participação em grupo de pesquisa/extensão e atividade profissional remunerada. Conclusão: este estudo contribuiu para identificar o nível de competência de comunicação interpessoal de estudantes de enfermagem na realidade brasileira, fornecendo subsídios para a educação na área.

Perfil de egressos de Enfermagem: competências e inserção profissional

Profile of nursing graduates: competencies and professional insertion

Amanda Conrado Silva Barbosa, Franciane Silva Luiz, Denise Barbosa de Castro Friedrich, Vilanice Alv...

Objetivo: avaliar o perfil dos egressos de Enfermagem uma faculdade pública a partir da percepção de competências desenvolvidas durante a graduação e do processo de inserção profissional. Método: estudo quantitativo, exploratório e descritivo. Compôs-se a amostra por 216 egressos. Os dados foram coletados por questionário validado e encaminhado a uma população de 470 egressos via correio eletrônico. Para a análise dos dados, aplicaram-se frequências, média e desvio-padrão e, para a correlação, o teste qui-quadrado. Resultados: a maioria dos participantes era do sexo feminino (88%) e a média de idade foi de 29,62 anos. A maioria (65%) possuía vínculo empregatício, 14% trabalham em uma única instituição e 48% começaram a trabalhar seis meses após a conclusão da graduação. Quanto à forma de trabalho, 56% atuam na assistência, com média de 4,5 salários mínimos e carga horária semanal entre 37 e 44 horas. A maioria reportou aquisição de competência para exercer a profissão, assistindo o paciente na sua integralidade com ética e aplicando conceitos técnicos e científicos no cuidado. Conclusão: o estudo viabilizou a descrição das singularidades da formação do enfermeiro, da inserção no mundo do trabalho e o impacto para a instituição educacional formadora, bem como a apresentação das competências específicas a partir da ótica dos próprios egressos.

Pistas para a educação permanente em saúde mental na atenção básica guiada pela Socioclínica Institucional

Tips for permanent education in mental health in primary care guided by the Institutional Socio-clinic

Larissa de Almeida Rézio, Cinira Magali Fortuna, Flávio Adriano Borges

Objetivo: analisar um processo de Educação Permanente em Saúde sobre saúde mental com equipes de Saúde da Família. Método: pesquisa-intervenção realizada com 20 trabalhadores de duas equipes da Estratégias de Saúde da Família. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e 12 encontros de reflexão com cada equipe. Utilizaram-se os princípios da Socioclínica Institucional para guiar os encontros e a análise dos dados. Resultados: foram identificadas sete pistas balizadoras para o processo de Educação Permanente em Saúde: efeitos produzidos a partir das escolhas de inclusão da gestão no planejamento dos encontros, revelando modos instituídos de trabalho; atenção ao não controle nos movimentos de formação; utilização da restituição nos encontros, diminuindo o enrijecimento e tensões; atenção às instituições que nos atravessam; análise de implicação da facilitadora da formação, redirecionando comportamentos e atitudes; problematização acerca do objeto, instrumento e finalidade, que favoreceram a reflexão acerca do cuidado em saúde mental e aprender a facilitar e vivenciar a Educação Permanente em Saúde no ato de fazer. Conclusão: a Socioclínica auxiliou a vivência de facilitar a formação em serviço, apontando pistas para a construção coletiva de conhecimento contextualizado, reflexivo e problematizador.

Efeito da educação interprofissional no trabalho em equipe e nos conhecimentos e manejo das condições crônicas

Effects of interprofessional education on teamwork and on knowledge chronic conditions management

Heloíse Fernandes Agreli, Marina Peduzzi, Mariana Charantola Silva, Renata Cristina Ventura Mascare...

Objetivo: avaliar o efeito da educação interprofissional no clima de equipes da Atenção Primária à Saúde e na apropriação de conhecimentos sobre o manejo das condições crônicas não transmissíveis. Método: estudo quase-experimental de intervenção de educação interprofissional. Participaram 17 equipes da Atenção Primária (95 profissionais), das quais nove equipes (50 profissionais) compuseram o grupo-intervenção e oito equipes (45 participantes), o grupo-controle. A escala de clima de equipe e um questionário referente aos conhecimentos sobre o manejo das condições crônicas na Atenção Primária foram aplicados antes e após a intervenção. Fixou-se erro tipo I como estatisticamente significativo (p < 0,05). Resultados: na análise dos conhecimentos sobre manejo das condições crônicas, as equipes que participaram da intervenção de educação interprofissional apresentaram aumento médio pós-intervenção maior do que as equipes do grupo-controle (p < 0,001). Contudo, na análise de ambos os grupos, não houve variação significativa nos escores de clima do trabalho em equipe (0,061). Conclusão: intervenção de educação interprofissional curta realizada durante as reuniões de equipe resultou em melhoria na apreensão dos conhecimentos específicos sobre as condições crônicas. Entretanto, a intervenção de curta duração não apresentou impactos significativos no clima do trabalho em equipe.

Indicadores clínicos do Resultado de Enfermagem Gravidade do Olho Seco em unidade de terapia intensiva

Clinical indicators of dry eye severity nursing outcome in intensive care unit

Raffaela Patrícia da Silva Soares, Ana Paula Nunes de Lima Fernandes, Fabiane Rocha Botarelli, Jés...

Objetivo: verificar o grau de comprometimento dos indicadores clínicos do Resultado de Enfermagem Gravidade do Olho Seco em pacientes internados em unidades de terapia intensiva. Método: estudo transversal e descritivo desenvolvido com 206 pacientes. Do resultado elencado, seis indicadores da classificação dos Resultados de Enfermagem foram avaliados com questionário contendo variáveis clínicas e com a escala de Likert com definições construídas, que varia de mais comprometido a sem comprometimento. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e inferencial. Resultados: a diminuição da produção lacrimal e a presença de vermelhidão na conjuntiva estiveram associadas com maior comprometimento. Os demais indicadores foram mais frequentes para a ausência de comprometimento: fechamento palpebral incompleto 81% (167), lacrimejamento excessivo 95,1% (196), excesso de secreção mucosa 78,7% (162) e mecanismo de piscar diminuído 50,5% (104). As características clínicas internação por distúrbios neurológicos, ventilação mecânica invasiva, quemose, uso de sedativos, vasoconstrictores, benzodiazepínicos, antibióticos e corticoides interferiram no comprometimento na gravidade do olho seco. Conclusão: os indicadores do resultado mostram que as características clínicas dos pacientes da unidade de terapia intensiva interferem no comprometimento e gravidade do olho seco. A partir das relações, ressalta-se a importância da assistência direcionada à prevenção de agravos oculares.

Validação clínica do diagnóstico de enfermagem “00085 Mobilidade Física Prejudicada” em vítimas de múltiplos traumas

Clinical validation of nursing diagnosis “00085 Impaired Physical Mobility” in multiple traumas victims

Raisa Camilo Ferreira, Erika Christiane Marocco Duran

Objetivo: validar clinicamente o diagnóstico de enfermagem “Mobilidade Física Prejudicada”, identificando sua prevalência, características definidoras, fatores relacionados e condições associadas pelo cálculo das medidas de acurácia e geração de árvores de decisão, assim como caracterizar clínica e etiologicamente as vítimas de múltiplos traumas. Método: estudo metodológico, transversal, do tipo validação clínica com utilização das medidas de acurácia diagnóstica e geração de árvore de decisão. Resultados: a amostra foi composta de 126 pacientes, sendo 73% do sexo masculino, com média de idade de 38,29 anos. A frequência do diagnóstico de enfermagem estudado foi de 88,10%; a característica definidora com maior prevalência “Dificuldade para virar-se” (58,73%) teve um poder de predição de 98,6%; a condição associada “Alteração na integridade das estruturas ósseas” destacou-se com 72,22%. As medidas de acurácia também apontaram seu poder preditivo. Conclusão: foram considerados preditores desse diagnóstico os componentes citados acima. Este estudo contribuiu com o aprimoramento na identificação dos indicadores clínicos associados a métodos avançados de validação diagnóstica, direcionando a assistência e reduzindo a variabilidade presente nas situações clínicas.

Incerteza dos cuidadores familiares na doença de pacientes sob cuidados paliativos e fatores associados

Uncertainty in illness in family caregivers of palliative care patients and associated factors

Mauricio Arias-Rojas, Sonia Carreño-Moreno, Carolina Posada-López

Objetivo: descrever o nível de incerteza dos cuidadores familiares na doença de pacientes sob cuidados paliativos e descobrir associações entre o perfil do cuidador e os níveis de incerteza. Método: estudo correlacional descritivo, realizado com 300 cuidadores familiares de pacientes hospitalizados. A caracterização sociodemográfica do cuidador e do paciente foram utilizadas para avaliar o perfil do cuidador, assim como a escala Incerteza na Doença do cuidador familiar. O teste de correlação Rô de Spearman foi aplicado para detectar associações. Resultados: a média encontrada para o nível de incerteza da doença foi de 91,7 pontos. As análises revelaram correlações significativas entre o nível de incerteza e a dependência do paciente (r=0,18; p=0,001), avaliação dos sintomas (r=0,312; p<0,001) tempo como cuidador (r=0,131; p=0,023), percepção de apoio dos profissionais de saúde (r=-0,16; p=0,048), família (r=-0,145; p=0,012) e apoio religioso (r=-0,131; p=0,050). Conclusões: há altos níveis de incerteza do cuidador na doença do paciente. Esses níveis estão associados com a condição de saúde e os sintomas do paciente cuidado, o tempo como cuidador e o apoio percebido dos profissionais de saúde, família e religião.

Autoestima e o consumo de álcool, de tabaco e de outras substâncias em trabalhadores terceirizados

Self-esteem and consumption of alcohol, tobacco, and other substances in outsourced workers

Nayara Pires Nadaleti, Jefferson Felipe Ribeiro, Poliana Martins Ferreira, Sérgio Valverde Marques ...

Objetivo: avaliar a autoestima, o consumo de álcool, de tabaco e de outras substâncias em trabalhadores terceirizados de uma universidade pública. Método: estudo descritivo-analítico, transversal, quantitativo, desenvolvido com 316 trabalhadores terceirizados de um município do Sudeste do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um instrumento de caracterização, da Escala de Autoestima de Rosenberg e do Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test. Para a análise de dados, utilizaram-se a estatística descritiva, o teste de qui-quadrado de Pearson, o teste exato de Fisher, odds ratio e regressão logística. Resultados: a maioria dos trabalhadores possuía autoestima alta e alguns utilizavam álcool, tabaco, maconha e inalantes. Constatou-se associação significativa entre sexo, faixa etária e turno de trabalho com a autoestima; entre o risco de desenvolver problemas relacionados ao consumo de álcool com sexo, faixa etária, estado civil, crença religiosa e quantidade de filhos; entre a prática de atividade física e o risco de desenvolver problemas relacionados ao consumo de derivados do tabaco. Conclusão: este estudo contribui para o aumento do conhecimento devido ao número reduzido de pesquisas envolvendo esta temática e para os enfermeiros terem subsídios para atuação junto a esta população, utilizando-se de estratégias para combater os fatores desencadeadores de desordens psíquicas.