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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V29

De 61 a 72 de 120 itens(s).

Artigos Originais

Uso da modelagem de equações estruturais na compreensão da incapacidade funcional em idosos

Using structural equation modeling in the understanding of functional disability in older adults

Darlene Mara dos Santos Tavares, Nayara Gomes Nunes Oliveira, Flavia Aparecida Dias Marmo, Joilson M...

Objetivo: analisar a incapacidade funcional e seus fatores associados entre idosos na comunidade. Método: estudo transversal, com 1.635 idosos distribuídos nas faixas etárias: 60 a 69, 70 a 79 e 80 ou mais, residentes em uma macrorregião de saúde do Estado de Minas Gerais. Procedeu-se à análise descritiva e de trajetórias (p<0,05). Os parâmetros foram estimados pelo método da Máxima Verossimilhança. Resultados: o maior percentual era do sexo feminino, com renda mensal de 1 salário mínimo e morava acompanhado. Nas faixas etárias de 60 a 69 e 70 a 79 anos predominaram os idosos com companheiro, e entre aqueles com 80 anos ou mais os viúvos. Nos três grupos, a incapacidade funcional se deu de forma hierárquica. A menor escolaridade, a fragilidade e a sintomatologia depressiva foram fatores associados diretamente à incapacidade funcional nas atividades avançadas; a fragilidade e o comportamento sedentário associaram-se diretamente à incapacidade funcional nas atividades instrumentais. Nos idosos com idade entre 60 e 69 anos e 70 a 79 anos, o comportamento sedentário associou-se à maior dependência nas atividades básicas. Conclusão: a compreensão ampliada dos fatores atuantes na incapacidade funcional dos idosos, segundo faixa etária, auxilia o profissional de saúde no desenvolvimento de medidas preventivas desse agravo.

A residência multiprofissional em saúde da família como cenário para educação e práticas interprofissionais

Multiprofessional family health residency as a setting for education and interprofessional practices

Heloísa Pimenta Arruda Araújo, Lucas Cardoso dos Santos, Thiago da Silva Domingos, Rúbia Aguiar A...

Objetivo: conhecer as experiências vivenciadas durante a residência por egressos de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família que puderam contribuir para o desenvolvimento da Educação Interprofissional e/ou Prática Colaborativa. Método: estudo qualitativo com residentes que ingressaram em 2017 em um Programa de Residência Multiprofissional de uma universidade pública brasileira, período em que a temática da interprofissionalidade foi implementada nas atividades da residência. Os dados foram coletados por meio de formulário eletrônico construído a partir do referencial teórico da educação interprofissional. A análise de conteúdo foi utilizada no processamento dos dados. Resultados: participaram nove residentes distribuídos entre as profissões de educação física, enfermagem, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social, sendo cinco do sexo feminino e média etária de 28,4. Emergiram duas categorias: a Residência como cenário para a aprender com o outro e a Residência como cenário para compreender o papel do outro. Educação e prática interprofissionais oportunizaram o desenvolvimento de competências colaborativas potencializando o trabalho em equipe e interprofissional. Conclusão: a lógica multiprofissional foi evidenciada na prática do residente e a inserção gradual de atividades como discussões de caso, atendimentos compartilhados e ações intersetoriais alinhadas ao referencial teórico-metodológico da interprofissionalidade favoreceu uma aproximação ao trabalho interprofissional.

Resiliência familiar: percepção de familiares de dependentes de substâncias psicoativas

Family resilience: perception of family members of psychoactive substance dependents

Bianca Oliveira Ruiz, Sonia Regina Zerbetto, Sueli Aparecida Frari Galera, Bruno José Barcellos Fon...

Objetivo: compreender a percepção dos familiares de dependentes de substâncias psicoativas sobre os elementos do funcionamento de sua família na resiliência familiar. Método: estudo de abordagem qualitativa, fundamentado no referencial teórico interpretativo de resiliência familiar na perspectiva sistêmica. Participaram onze familiares de dependentes de substâncias psicoativas de um Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas, de uma cidade do interior paulista. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, genograma e ecomapa. A análise dos dados baseou-se na técnica de Análise de Conteúdo, categoria temática. Resultados: a partir das entrevistas, foram formuladas três categorias temáticas: mobilização em busca de apoio e suporte social; perspectivas positivas que fortaleceriam a família, e comunicação assertiva. Essas categorias apontam referências à mobilização e união da família em busca de suporte social nos contextos intrafamiliar, de família ampliada e extrafamiliar e perspectivas positivas, como persistência, perseverança, esperança, fé e religiosidade. Conclusão: a situação de ter um dependente de substâncias psicoativas na família pareceu mobilizar dispositivos de enfrentamento e tentativa de superação por intermédio das forças de resiliência. Os resultados podem favorecer o raciocínio clínico cotidiano dos profissionais de saúde, ajudando-os no reconhecimento e na valorização dos atributos de resiliência identificados.

Duração do sono noturno e desempenho cognitivo de idosos da comunidade

Duration of night sleep and cognitive performance of community older adults

Élen dos Santos Alves, Sofia Cristina Iost Pavarini, Bruna Moretti Luchesi, Ana Carolina Ottaviani,...

Objetivo: analisar a relação entre a duração do sono noturno autorrelatada e o desempenho cognitivo de idosos. Método: a amostra foi constituída por 156 idosos cadastrados em Unidades de Saúde da Família (USF) de um munícipio paulista divididos em quartis segundo a duração do sono noturno. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário de caracterização, Exame Cognitivo de Addenbrooke – Revisado (ACE-R) e Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI). Foram feitas análises estatísticas descritivas, comparativas e correlacionais. Resultados: os idosos obtiveram média de 61,94 pontos no ACE-R e 55,1% apresentavam boa qualidade de sono. As análises comparativas evidenciaram diferenças entre os grupos apenas no domínio cognitivo fluência verbal (p=0,018). As análises post-hoc apontaram que idosos que dormiam maior número de horas, em média 8,85 horas (Q1), tinham escores inferiores quando comparados aos idosos que dormiam em média 6,11 horas (Q3) (p=0,004) e 4,52 horas (Q4) (p=0,045). O modelo ajustado com aplicação do método stepwise apontou relação das variáveis independentes escolaridade e duração do sono com o domínio fluência verbal. Conclusão: conclui-se que a duração do sono tem relação com o domínio cognitivo fluência verbal.

Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptação e validação para o Brasil

Simulation effectiveness tool modified (SET-M): adaptation and validation for Brazil

Ellen Cristina Bergamasco, Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz

Objetivo: adaptar para a língua portuguesa o Simulation Effectiveness Tool - Modified (SET-M) e verificar índices de validade e confiabilidade. Método: estudo metodológico. Utilizou-se o ISPOR, Análise Fatorial Confirmatória, correlação entre o instrumento adaptado/Escala de Design da Simulação – Versão Estudante/Avaliação Prática Individual e confiabilidade (teste-reteste e índices de consistência interna). Amostra de conveniência com 435 estudantes da Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação. Resultados: o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira obteve média de escores entre 2,36 a 2,94. A Análise Fatorial Confirmatória mostrou carga fatoral > 0,30 para 17 dos 19 itens. O alfa de Cronbach variou entre 0,729 e 0,874. O ômega de McDonald foi 0,782. Não houve correlação entre Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e o Design da Simulação ou a Avaliação Prática Individual. Houve correlação positiva entre o Simulation Effectiveness Tool - Modified Versão Brasileira e a idade dos participantes. Os escores dos voluntários nas simulações foram significativamente mais altos que os dos observadores em três domínios. Conclusão: o SET-M Versão Brasileira, mantendo os 19 itens e quatro domínios da escala original, ficou disponibilizado para ser usado no Brasil para avaliar a efetividade da simulação, recomendando-se estudos com amostras diferentes.

Elaboração e validação de algoritmo para tratamento de infiltração e extravasamento intravenosos periféricos em crianças

Elaboration and validation of an algorithm for treating peripheral intravenous infiltration and extravasation in children

Luciano Marques dos Santos, Katharinne de Jesus Nunes, Cleonara Sousa Gomes e Silva, Denise Miyuki K...

Objetivo: elaborar e validar o conteúdo e a aparência de um algoritmo para tratamento de infiltração e extravasamento de medicamentos não quimioterápicos e soluções administradas em crianças. Método: estudo metodológico do tipo elaboração e validação de tecnologia. Para elaboração do algoritmo, realizou-se revisão bibliográfica para elencar as evidências científicas sobre o tratamento de infiltração e extravasamento. A validação do conteúdo e aparência ocorreu com 14 especialistas em enfermagem pediátrica, a partir da técnica Delphi, adotando-se como Índice de Validação de Conteúdo desejável os valores iguais ou superiores a 0,80. Resultados: o algoritmo foi validado na terceira avaliação pelos juízes, atingindo Índice de Validação de Conteúdo Global de 0,99, sendo composto por percepção da ocorrência da complicação; descontinuação da infusão da terapia intravenosa; verificação dos sinais e sintomas; mensuração do edema; aplicação de escala de avaliação de infiltração e extravasamento e condutas a serem utilizadas mediante a característica do fluido administrado e tipo de complicação. Conclusão: o algoritmo foi validado e pode ser usado de maneira prática e objetiva pelos profissionais de saúde, com o intuito de promover a segurança no cuidado da criança hospitalizada, no que tange à redução de danos provocados pela infiltração e extravasamento.

Burnout entre enfermeiros: um estudo multicêntrico comparativo

Burnout among nurses: a multicentric comparative study

Elisabete Maria das Neves Borges, Cristina Maria Leite Queirós, Margarida da Silva Neves de Abreu, ...

Objetivo: to identify and compare burnout levels between Portuguese, Spanish and Brazilian nurses. Method: quantitative, descriptive, correlational, comparative and cross-sectional study conducted using a sample of 1,052 nurses working in hospitals and primary care centers. A sociodemographic questionnaire and the Maslach Burnout Inventory were applied to nurses in Porto, Portugal (n=306), Oviedo, Spain (n=269) and S. Paulo, Brazil (n=477). Data analysis was performed using descriptive, inferential and multivariate analysis. Results: approximately 42% of the nurses showed moderate/high levels of burnout, with no differences found between countries (Portugal and Brazil 42%, Spain 43%). Only depersonalization showed differences between countries, presenting Spain the highest level and Portugal the lowest one. Comparative analysis showed higher burnout levels in young nurses and those working by shifts. Considering job schedules, burnout was associated to shift work in Portugal, while in Spain and Brazil it was associated with fixed schedules. Conclusion: these results suggest that this syndrome among nurses is a global phenomenon. The daily stressors and higher demands of the nursing profession are crucial in the preparation of nurses to deal with complex situations, to avoid burnout, and to reduce the negative impact on nurses’ health and on the quality of care they provide.

A intersetorialidade na redução de iniquidades sociais vivenciadas por crianças e adolescentes

Intersectoral actions in decreasing social inequities faced by children and adolescents

Larissa Barros de Souza, Francisca Bruna Arruda Aragão, José Henrique da Silva Cunha, Regina Céli...

Objetivo: descrever as evidências sobre a repercussão de programas/ações/estratégias intersetoriais na redução de iniquidades sociais vivenciadas por crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados National Library of Medicine, Cummulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, Scopus e Scientific Eletronic Library On Line. Foram considerados estudos primários publicados entre os anos 2005 e 2019, em inglês, português e espanhol, sendo utilizada plataforma Rayyan durante a seleção. A amostra foi composta de 27 estudos. Para extração dos dados foi utilizado instrumento Ursi, a qualidade metodológica dos estudos foi avaliada com o Mixed Methods Appraisal Tool e a análise elaborada de forma descritiva. Resultados: os principais resultados mostram que ações intersetoriais repercutiram em melhorias no acesso à saúde, nos indicadores de nutrição infantil, na qualidade de atendimentos voltados à saúde mental, aumento de hábitos saudáveis e aspectos da qualidade de vida. Conclusão: avanços significativos na vida e desenvolvimento da população infantojuvenil têm sido atribuídos à intersetorialidade. Os estudos apontaram diferentes estratégias, em diferentes regiões do mundo, cujas repercussões contribuíram para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes e subsidiar novas políticas intersetoriais.

Validação do questionário sobre a utilização de Dispositivos Móveis Interativos no Ensino Superior

Validation of a questionnaire on the use of Interactive Response System in Higher Education

Ángel Custodio Mingorance-Estrada, Juan Granda-Vera, Gloria Rojas-Ruiz, Inmaculada Alemany-Arrebola

Objetivo: o presente estudo visa conceber e validar um instrumento para medir a percepção dos estudantes universitários sobre a utilização dos Dispositivos Móveis Interativos (MIR) como recurso tecnológico-pedagógico na sala de aula. Método: foi aplicado o questionário “Mandos Interactivos de Respuesta para la Mejora del Proceso de Enseñanza-Aprendizaje”, criado ad hoc para esta investigação, composto por 24 itens e aplicado a 142 estudantes universitários. Resultados: tanto a análise fatorial exploratória quanto a confirmatória desembocam em 3 dimensões: ambiente de sala de aula, processos de ensino-aprendizagem e avaliação. Os resultados obtidos tanto na confiabilidade (alfa de Cronbach 0,955) como na análise fatorial confirmatória (χ2/gl=1,944, CFI=0,97; GFI=0,78; RMR=0,077; RMSEA=0,08) produzem índices altamente satisfatórios. Conclusão: análises estatísticas mostram que este instrumento é válido, confiável e fácil de aplicar para os professores avaliarem a experiência estudantil de aprendizagem centrada no aluno.

A privatização do ensino superior em enfermagem no Brasil: perfil, desafios e tendências

Higher education privatization in Nursing in Brazil: profile, challenges and trends

Amanda Cavada Fehn, Thays dos Santos Guaraciaba Alves, Mario Roberto Dal Poz

Objetivo: o presente estudo visa analisar e caracterizar o movimento de expansão dos cursos de graduação de enfermagem no Brasil a partir dos anos 90. Discutem-se as características desta expansão, o cenário sócio-político em que ocorreu tal movimento, bem como a qualidade do ensino disponível com base nos dados coletados. Método: trata-se de um estudo descritivo, transversal e de abordagem quali-quantitativa, com o uso de bases de dados secundárias. Resultados: foi identificado um crescimento acelerado e desordenado dos cursos de graduação em enfermagem, bem como do número de vagas, devido especialmente à participação do setor privado, em especial a partir do ano 2000. Desigualdades geográficas na distribuição desses cursos e vagas também foram identificadas. Conclusão: a forte expansão do ensino superior em enfermagem, ao lado de outras profissões de saúde, resultou no fortalecimento de instituições privadas de ensino superior associadas a grupos econômicos, na concentração regional, bem como na oferta excessiva da modalidade de ensino a distância sem avaliação adequada de sua qualidade ou repercussões.

Propriedades psicométricas do instrumento adaptado European Health Literacy Survey Questionnaire short-short form

Psychometric properties of the adapted instrument European Health Literacy Survey Questionnaire short-short form

Fábio Luiz Mialhe, Katarinne Lima Moraes, Fernanda Maria Rovai Bado, Virginia Visconde Brasil, Hele...

Objetivo: investigar as propriedades psicométricas da versão adaptada ao português do Brasil do questionário de letramento em saúde European Health Literacy Survey Questionnaire short-short form (HLS-EU-Q6) em adultos brasileiros. Método: o instrumento foi traduzido e pré-testado em uma amostra de 50 indivíduos. Em seguida, ele foi aplicado em uma amostra com 783 indivíduos adultos. Os dados passaram por um processo adequado de testagem das propriedades, com a combinação de técnicas da Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Teoria de Resposta ao Item. Para a avaliação da confiabilidade, foram utilizados os indicadores de alfa de Cronbach e o Ômega de McDonald. Foi aplicada a validação cruzada com análise integral dos dados. Resultados: a maioria dos participantes era do sexo feminino (68,1%), com idade média de 38,6 (dp=14,5) anos e 33,5% estudaram até o ensino fundamental. Os resultados indicaram um modelo unidimensional com variância explicada de 71,23%, níveis de cargas fatoriais, comunalidades e discriminação do item adequados, bem como estabilidade e a replicabilidade do instrumento para outras populações. Conclusão: a versão brasileira do HLS-EU-Q6 indicou que o instrumento está adequado para aplicação de forma indiscriminada na população a que se destina para aferir os níveis de letramento em saúde.

Competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência

Competences in the training of nurses to assist the airway of adult patients in urgency and emergency situations

Fernanda Berchelli Girão Miranda, Gerson Alves Pereira-Junior ,Alessandra Mazzo

Objetivo: construção e validação em aparência e conteúdo dos marcos de competências e das Entrustable Professional Activities para desenvolver as competências na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência. Método: estudo descritivo, metodológico desenvolvido em quatro fases: na primeira realizou-se uma oficina, composta por experts, para a construção dos marcos de competências; na segunda houve a validação dos material através da Snowball Technique e Técnica Delphi, na terceira ocorreu a análise de conteúdo e cálculo do Índice de Validação de Conteúdo; e na quarta fase foram construídas as Entrustable Professional Activities, validadas em oficinas simuladas. Resultados: construídos e validados os marcos de competências resultando em todos os itens IVC≥0,85. As Entrustable Professional Activities foram validadas por experts quanto à sua aplicabilidade, destes 44% referiram serem aplicáveis em ambientes simulados, 100% refeririam ser um conteúdo útil e com linguagem adequada, 22% sugeriram a inserção de novos itens para avaliar a competência, 11% relataram a dificuldade de avaliar a competência individualmente nos cenários clínicos, 11% experts referiram a necessidade de capacitação prévia do docente/facilitador para a utilização. Conclusão: o estudo resultou na construção dos marcos de competências e seis Entrustable Professional Activities relacionando-os com os domínios de competências essenciais na formação do enfermeiro para a assistência à via aérea de pacientes adultos em urgência e emergência. A participação dos experts na construção e na validação desse material foi fundamental para garantir a relevância teórica e prática do resultado.