Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V29

De 37 a 48 de 120 itens(s).

Artigos Originais

Qualidade do sono e transtorno mental comum em equipe de enfermagem hospitalar

Sleep quality and common mental disorder in the hospital Nursing team

Jolana Cristina Cavalheiri, Claudicéia Risso Pascotto, Nelsi Salete Tonini, Ana Paula Vieira, Liran...

Objetivo: determinar a prevalência da qualidade do sono e do transtorno mental comum em profissionais de enfermagem e os fatores associados à alteração do sono. Método: estudo transversal, analítico e quantitativo desenvolvido com 196 profissionais de enfermagem de um hospital público e um misto. Os dados foram coletados por meio de instrumento de caracterização sociodemográfica, do Self-Report Questionnaire 20 e do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh e foram analisados por estatística descritiva e inferencial para identificar possíveis fatores associados com a alteração no sono. Resultados: a alteração do sono foi identificada entre os profissionais de enfermagem numa frequência de 76,5% (70,4-82,1). A qualidade do sono foi classificada como ruim em 41,8% (41,8-55,6) e o distúrbio do sono em 27,6% (21,4-34,2). Identificou-se uma prevalência de transtorno mental comum em 36,7% (30,1-43,9). O principal fator para a má qualidade do sono foi a presença de transtorno mental comum (Odds ratio: 5,15 p<0,001). Conclusão: as alterações de sono foram prevalentes e as características do ambiente de trabalho e a presença de transtorno mental comum apresentaram relevância com as alterações.

Programa de ensino híbrido para o desenvolvimento de competências na aspiração de vias aéreas artificiais

Blended learning program for the development of skills in the aspiration of artificial airways

Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeiro, Fernanda Titareli Merizio Martins Braga, Luciana Regina ...

Objetivo: elaborar e validar um programa de ensino híbrido, do tipo sala de aula invertida, sobre a aspiração de vias aéreas artificiais. Método: pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino de uma Intervenção de Enfermagem, alicerçada nos referenciais teóricos de Vygotsky e no Processo de Enfermagem. Para elaboração e validação, seguiu-se um modelo de design instrucional clássico. Foram validados os requisitos gerais e pedagógicos, requisitos para vídeos e interface. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o First-order agreement coefficientResultados: participaram 34 peritos, sendo 27 profissionais enfermeiros e sete profissionais da Tecnologia de Informação. Na visão dos enfermeiros, os requisitos gerais e pedagógicos obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,99; para os vídeos e para a interface obteve-se 0,98. A interface para os profissionais da informática foi de 0,94. Todos requisitos apresentaram concordância quase perfeita. Conclusão: o programa de ensino foi elaborado e validado por peritos e constitui-se uma proposta inovadora para formar enfermeiros. A mediação do ensino por meio de tecnologias devidamente validadas pode favorecer o aprendizado e a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de habilidades da prática da aspiração de vias aéreas artificiais.

Associação e correlação entre estresse, dor musculoesquelética e resiliência em enfermeiros ante a avaliação de manutenção de acreditação hospitalar

Association and correlation between stress, musculoskeletal pain and resilience in nurses before hospital accreditation maintenance assessment

Deise Juliana Rhoden, Christiane de Fatima Colet, Eniva Miladi Fernandes Stumm

Objetivo: associar e correlacionar dor musculoesquelética, estresse e resiliência dos enfermeiros na manutenção da Certificação de Acreditação Hospitalar. Método: estudo longitudinal em dois momentos, antes e depois da visita de manutenção da Acreditação, março e junho de 2019, com 53 enfermeiros de instituição hospitalar. Os dados coletados foram: variáveis sociodemográficas, clínicas e ocupacionais, estresse, dor osteomusculares e resiliência. Foram utilizadas variáveis descritivas, teste Qui-Quadrado, teste t, teste exato de Fisher, correlação de Pearson e coeficiente de correlação de Spearman. Resultados: a maioria dos participantes do estudo apresentou médios níveis de estresse, antes e depois da avaliação. A maioria dos que referiram dor encontrava-se em médio nível de estresse, nos dois momentos. A capacidade de resiliência aumentou depois da avaliação, o que demonstra que os estressores vivenciados foram enfrentados de maneira adequada. Não houve associação significativa entre os níveis de cortisol e o estresse percebido. Conclusão: o estresse ocupacional e a dor musculoesquelética foram vivenciados pelos enfermeiros durante os processos de Acreditação. Evidenciouse que a individualidade permeou a percepção do estresse e a resiliência permitiu superar as tensões vivenciadas. O estudo permitiu identificar que há necessidade de planejamento e implementação de ações para colaborar com os enfermeiros no melhor enfrentamento, visando promover a resiliência.

Propriedades psicométricas do Work Limitations Questionnaire aplicado a trabalhadores de enfermagem

Psychometric properties of the Work Limitations Questionnaire applied to nursing workers

Samuel Andrade de Oliveira, Juliana Alvares Duarte Bonini Campos, João Marôco, Maria Helena Palucc...

Objetivo: avaliar as propriedades psicométricas do Work Limitations Questionnaire e mensurar o presenteísmo em uma amostra de trabalhadores de enfermagem. Método: estudo transversal, com amostragem não probabilística. Os dados foram coletados entre julho de 2018 e fevereiro de 2019 em dois hospitais de alta complexidade e a amostra foi composta por 304 participantes. A análise da validade do Work Limitations Questionnaire foi realizada por meio da Análise Fatorial Confirmatória. Resultados: a maioria dos participantes eram mulheres (88,5%), com média de idade de 40,9 anos. As validades de construto fatorial, convergente e discriminante e a confiabilidade da versão completa e da versão de 16 itens do instrumento foram adequadas após ajustamento dos modelos. Verificou-se correlação estatisticamente significativa e negativa (p<0,001) entre carga horária, tempo de trabalho e as dimensões Gerência de Tempo e Demandas Físicas; correlação estatisticamente significativa (p<0,001) entre tempo de trabalho e as dimensões Demandas Mentais-Interpessoais e Demandas de Produção. Sexo e categoria profissional não influenciaram o presenteísmo. O índice de perda de produtividade no trabalho foi de 19,51%. Conclusão: o Work Limitations Questionnaire apresentou adequada validade e confiabilidade e pode ser considerado um instrumento válido e confiável para avaliação do presenteísmo na equipe de enfermagem.

Relação público-privado nas internações cirúrgicas pelo Sistema Único de Saúde

Public-private relationship in surgical hospitalizations through the Unified Health System

Liane Alves de Sá, Eduardo Rocha Covre, Willian Augusto de Melo, Rogério Miranda Gomes, Maria Fern...

Objetivo: caracterizar as internações cirúrgicas, permanência, custo e mortalidade, conforme a natureza jurídica (público e privado) da instituição hospitalar ligada ao Sistema Único de Saúde. Método: estudo descritivo, tipo levantamento, com coleta de dados retrospectiva (2008 a 2017) e abordagem quantitativa. As variáveis dependentes internações cirúrgicas ocorridas no Brasil, custos, permanência e mortalidade e as variáveis independentes regime/natureza jurídica (público e privado) foram obtidas do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. O teste de Mann-Whitney foi empregado para análise. Resultados: a média das internações pelo Sistema Único de Saúde foi de 4.214.083 internações/ ano, 53,5% ocorridas nos hospitais privados contratados e 46,5% em hospitais públicos (p=0,001). O repasse financeiro foi maior para o setor privado (60,6%) contra 39,4% para os públicos (p=0,001). A média de permanência foi de 4,5 dias no público e 3,1 dias no privado (p<0,001). A mortalidade foi maior no público (1,8%) do que no privado (1,4%) (p<0,001). Conclusão: houve predomínio das internações cirúrgicas pelo Sistema Único de Saúde nos hospitais privados com repasse financeiro maior para este setor em detrimento do público. As evidências produzidas contribuem para o debate e ações para evitar o asfixiamento orçamentário do setor público em privilégio do privado.

Associação da alfa amilase salivar com a ansiedade e o estresse de profissionais de enfermagem

Association of salivary alpha-amylase with anxiety and stress in nursing professionals

Sergio Valverde Marques dos Santos, Luiz Almeida da Silva, Fábio de Souza Terra, Adriele Vieira de ...

Objetivo: avaliar se a alteração na atividade da alfa amilase salivar está associada à ansiedade e ao estresse dos profissionais de enfermagem hospitalar e, se a ansiedade e o estresse estão associados aos fatores sociodemográficos, epidemiológicos e laborais. Método: estudo transversal, quantitativo, desenvolvido com 210 profissionais de enfermagem de uma instituição hospitalar. Para a coleta de dados, utilizouse um questionário de caracterização dos trabalhadores, o Inventário de Ansiedade de Beck, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e as amostras de saliva coletadas durante os turnos de trabalho. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial utilizando os softwares Statistical Package for the Social Science e GraphPad PrismResultados: a maioria dos profissionais apresentou estresse e ansiedade. As variáveis faixa etária, quantidade de filhos, uso de medicamentos e carga horária de trabalho estavam associadas à ansiedade; faixa etária, tabagismo e uso de medicamentos estavam associadas ao estresse. Observouse um aumento da atividade da alfa amilase salivar no meio do turno de trabalho. Os profissionais que tinham estresse e ansiedade apresentaram alteração significativa da alfa amilase no turno da noite. Conclusão: as alterações na atividade da alfa amilase estavam associadas à ansiedade e ao estresse dos profissionais de enfermagem, demonstrando que essa enzima pode ser um possível biomarcador de ansiedade e estresse em trabalhadores.

Desenvolvimento de um kit de ferramentas educacionais online para os cuidados de enfermagem das minorias de orientação sexual e identidade de gênero

Development of an online educational toolkit for sexual orientation and gender identity minority nursing care

Erin Ziegler, Marian Luctkar-Flude, Benjamin Carroll, Jane Tyerman, Lillian Chumbley, Chris Shortall

Objetivo: desenvolver e implementar uma ferramenta educacional online para atender a uma demanda na educação de enfermagem a respeito do conceito de humildade cultural e sua aplicação às consultas e cuidados de saúde das pessoas que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais transgêneros, queers, intersexuais (LGBTQI) ou Dois-Espíritos. Um melhor entendimento das questões de saúde da comunidade LGBTQI e Dois-Espíritos é essencial para reduzir as atuais barreiras que eles encontram no acesso aos cuidados de saúde. Método: foi desenvolvido um kit de ferramentas educacionais online que inclui jogos de simulação virtual e recursos selecionados. O processo de desenvolvimento abrangeu envolvimento comunitário, encontro para formação de equipe, desenvolvimento de desfechos de aprendizagem, mapas de pontos de decisão e escrita de roteiros para gravações. Um site-sistema de gerência da aprendizagem foi desenhado para apresentação dos objetivos de aprendizagem, recursos selecionados e os jogos virtuais. Resultados: o Kit de Ferramentas de Enfermagem para Orientação Sexual e Identidade de Gênero foi criado para a promoção da humildade cultural na prática de enfermagem. O kit de aprendizagem foca nos encontros que usam humildade cultural para atender às necessidades específicas das comunidades LGBTQI e Dois-Espíritos. Conclusão: nosso inovador kit de ferramentas educacionais online pode ser usado para promover o desenvolvimento profissional de enfermeiros e outros profissionais da saúde nos cuidados aos indivíduos LGBTQI e Dois-Espíritos.

Fatores associados à prática de chemsex em Portugal durante a pandemia da COVID-19

Factors associated with chemsex in Portugal during the COVID-19 pandemic

Jeremias Salomão Chone, Shirley Verônica Melo Almeida Lima, Inês Fronteira, Isabel Amélia Costa ...

Objetivo: investigar os fatores associados à prática do sexo sob o efeito de drogas (chemsex) entre homens que fazem sexo com homens (HSH) portugueses durante o período de distanciamento social pela COVID-19. Método: inquérito on-line aplicado em maio de 2020 a uma amostra de 1301 participantes residentes em Portugal recrutados pelo método Respondent Driven Sampling na rede social Facebook®. Realizaram-se as análises descritiva e bivariada e a regressão logística para o cálculo dos Odds ratio ajustado (ORa). Resultados: a prevalência de chemsex foi de 20,2%. A chance de praticar chemsex aumentou com: o sexo grupal (ORa: 28.4, IC95% 16.93 – 47.49); o não uso de preservativo (ORa: 7,1 IC95% 4,57 – 10,99); fazer uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) como medida protetiva para a COVID-19 (ORa: 4,2, IC95% 2,71 – 6,39) e realizar teste para a COVID-19 (ORa: 1,9, IC95% 1,15 – 3,10). Conclusão: a prática de chemsex entre homens que fazem sexo com homens, no período da pandemia da COVID-19 em Portugal, foi elevada e pode fornecer subsídios para entender o papel e o impacto que as relações sexuais possuem nas taxas de transmissão e na atual situação pandêmica no país.

A pandemia por COVID-19 e as atitudes dos enfermeiros frente à morte

The COVID-19 pandemic and nurses’ attitudes toward death

Maria Filomena Passos Teixeira Cardoso, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins, Letícia de...

Objetivo: analisar as atitudes dos enfermeiros frente à morte no contexto hospitalar após o período crítico da pandemia por COVID-19 em Portugal. Método: estudo quantitativo, descritivo, exploratório, realizado em um hospital universitário, com a participação de 995 enfermeiros. Para a coleta de dados, utilizou-se a Escala de Avaliação do Perfil de Atitudes acerca da Morte, sendo os dados analisados por meio de estatísticas analítica e inferencial. Resultados: a concordância dos enfermeiros foi mais elevada nas afirmativas relativas às atitudes de Aceitação Neutral/Neutralidade e Medo. A idade, o estado civil, a categoria profissional e a área de trabalho foram variáveis que influenciaram as atitudes face à morte. Durante o período crítico da pandemia, os enfermeiros em atendimento à COVID-19 apresentaram as médias das atitudes Medo (28,89/±8,521) e Evitamento (18,35/±7,116) superiores em relação à atitude Aceitação como Escape, que apresentou diferenças significativas (p=0,004). Conclusão: os enfermeiros adotaram posturas de Medo e Evitamento, o que revela a necessidade de investir-se na qualificação e no apoio dos profissionais de Enfermagem, para o enfrentamento da morte daqueles que cuidam e o manejo das pandemias e catástrofes.

Implantação do sistema e-SUS Atenção Básica: impacto no cotidiano dos profissionais da Atenção Primária à Saúde

Implementation of the e-SUS Primary Care system: Impact on the routine of Primary Health Care professionals

Tatiele Estefâni Schönholzer, Ione Carvalho Pinto, Fabiana Costa Machado Zacharias, Rodrigo André...

Objetivo: compreender como se tem processado a implantação do sistema e-SUS Atenção Básica e seu impacto no cotidiano das equipes de saúde. Método: pesquisa qualitativa, realizada em um município do interior do estado de São Paulo com profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e utilizam o sistema e-SUS Atenção Básica, como ferramenta de trabalho. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e análise temática dos dados com abordagem trifásica de Kotter. Resultados: foram entrevistados 17 profissionais, enfermeiros, médicos, odontólogos e agentes comunitários. A implantação do e-SUS Atenção Básica e seu impacto no cotidiano das equipes de saúde foram compreendidos em termos da implantação obrigatória; fragilidades para a implantação, como ausência de disponibilização de recursos materiais e implícita imposição para uso do sistema; frágil capacitação para a implantação e aprendendo com a experiência. Conclusão: observou-se um processo de incentivo danoso, conduzido sob a perspectiva de pressão institucional, utilização do sistema para justificar o trabalho realizado e, em contrapartida, houve a criação de mecanismos de aprendizagem colaborativa entre as equipes.

Competências gerenciais de pesquisadores de grupos de pesquisa em Enfermagem

Managerial competences of researchers from Nursing research groups

Greici Capellari Fabrizzio, Alacoque Lorenzini Erdmann, José Luís Guedes dos Santos, Susana Cararo...

Objetivo: analisar as competências gerenciais de pesquisadores de grupos de pesquisa vinculados a um Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Método: estudo transversal com pesquisadores de grupos de pesquisa em enfermagem, que analisou as competências gerenciais por meio de uma Escala de Competências Gerenciais em Grupos de Pesquisa contendo 50 itens relacionados à gestão de pessoas e de resultados de pesquisa (Fator 1) e captação de recursos e gestão de pessoas (Fator 2); as respostas 4 e 5 foram consideradas como domínio suficiente para cada competência analisada. Para análise de dados, utilizou-se regressão logística. Resultados: dos 219 participantes avaliados, a prevalência foi de 48,86% suficientes para o fator 1 e 32,88% suficientes para o fator 2; 41,21% suficientes para Competências Gerenciais em Grupos de Pesquisa. Identificou-se diferença significativa nas proporções das competências gerenciais para escolaridade, grupo etário e atuação no grupo (p ≤0,001). Houve diferença na média de idade, tempo de experiência com pesquisa e participação no grupo de pesquisa (p ≤0,001), entre os participantes suficientes e insuficientes para as competências gerenciais. Conclusão: os resultados obtidos neste estudo enfatizam o potencial dos grupos de pesquisa para o desenvolvimento de competências gerenciais dos pesquisadores em enfermagem, especialmente para gestão de pessoas.

Prevalência de tuberculose latente e fatores associados em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise

Prevalence of latent tuberculosis and associated factors in patients with chronic kidney disease on hemodialysis

Viviane Ferreira, Cassiane Dezoti da Fonseca, Valdes Roberto Bollela, Elen Almeida Romão, Jose Abr...

Objetivo: identificar a prevalência de tuberculose latente em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise e fatores associados. Método: estudo transversal realizado com 176 pacientes com doença renal crônica em hemodiálise. O teste tuberculínico foi realizado com o antígeno padronizado, distribuído pelo Ministério da Saúde do Brasil, e a leitura ocorreu após 72 a 96 horas da aplicação. Foram realizados teste de associação (Qui-quadrado, exato de Fisher), razão de prevalência e regressão multivariada. Resultados: a prevalência de tuberculose latente (teste tuberculínico positivo) foi de 8,5% (15/176). Os fatores “tem/teve diabetes” (ORa:0,117; IC95% 0,015-0,92) e “ter coleta de lixo regular” (ORa:0,076; IC95% 0,008-0,702) foram associados a menores probabilidades de ter teste tuberculínico positivo. Conclusão: a baixa prevalência de tuberculose latente identificada e os fatores associados à mesma reforçam a necessidade de uma triagem da infecção latente por tuberculose para diabéticos combinada com a análise de fatores de risco e comorbidades prévias.