Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V29

De 73 a 84 de 120 itens(s).

Artigos Originais

Construção e validação de matriz para avaliação normativa do sistema integrado de saúde das fronteiras

Construction and validation of a matrix for normative evaluation of the integrated health system of the borders

Luciana Aparecida Fabriz, Valéria Conceição de Oliveira, Fabiana Costa Machado Zacharias, Silvia ...

Objetivo: construir e validar uma matriz para avaliação normativa do Sistema Integrado de Saúde das Fronteiras. Método: estudo metodológico, composto pela construção de uma matriz avaliativa elaborado em três etapas: elaboração do modelo lógico, contendo a tríade estrutura, processo e resultado; definição de questões avaliativas e validação aparente e de conteúdo da matriz. A validação aparente e de conteúdo foi realizada simultaneamente por sete juízes. Para a coleta de dados utilizou-se questionário on-line e a técnica Delphi, e para análise, o Índice de Validade de Conteúdo e Razão de Validade de Conteúdo. Resultados: a matriz de avaliação contendo 24 questões foi submetida a duas avaliações para a sua validação aparente e de conteúdo. Na primeira, o Índice de Validade de Conteúdo médio geral foi de 99,40% e a Razão de Validade de Conteúdo de 0,90. Na segunda, o Índice de Validade de Conteúdo foi de 100% e a Razão de Validade de Conteúdo de 1.0, não houve novas proposições e a matriz foi constituída de 24 questões. A matriz foi considerada inteligível quanto à validação de aparência. Conclusão: a matriz avaliativa do Sistema Integrado de Saúde das Fronteiras encontra-se validada quanto à aparência e conteúdo para análise do desempenho de ações e políticas públicas em regiões de fronteira.

Contribuições do Modelo Simplificado de Gestão por Competências para uma Secretaria Municipal de Saúde

Contributions of the Simplified Competency Management Model to a Municipal Health Secretariat

Alessandro Albini, Aida Maris Peres, Maria de Lourdes de Almeida

Objetivo: apresentar as contribuições do Modelo Simplificado de Gestão por Competências em uma secretaria municipal de saúde. Método: pesquisa de métodos mistos integrados do tipo exploratório-descritivo. Aplicou-se o modelo em município sul-brasileiro, nas etapas documental, questionário, mapeamento de lacunas e proposta educacional. Resultados: na primeira etapa, após levantamento documental, foram descritas 14 competências essenciais gerais e escolhido um questionário com competências essenciais específicas, sendo realizada confirmação de correlação entre elas; na segunda, obteve-se o grau de importância das competências e o grau de expressão da competência no trabalho, após preenchimento dos questionários por 74 gestores da saúde pública municipal; na terceira, adotou-se fórmula para o grau de prioridade de capacitação e sua classificação; a quarta etapa apresentou proposta educacional para o desenvolvimento de uma das competências com maior grau de prioridade. Conclusão: o modelo traz contribuições pela descrição de competências essenciais gerais, após levantamento documental, pela realização da correlação entre um questionário contendo competências essenciais específicas com as competências essenciais gerais, pelo mapeamento de lacunas e pela proposta de trilhas de aprendizagem para o desenvolvimento de competências.

Vulnerabilidades em saúde da criança durante a pandemia da COVID-19 no Brasil e em Portugal

Child health vulnerabilities during the COVID-19 pandemic in Brazil and Portugal

Ivone Evangelista Cabral, Márcia Pestana-Santos, Lia Leão Ciuffo, Yan do Rosario Nunes, Maria de L...

Objetivo: analisar as vulnerabilidades da criança no acesso aos cuidados na atenção primária durante a pandemia da COVID-19 no Brasil e em Portugal. Método: pesquisa documental baseada em diretrizes governamentais brasileiras e portuguesas, expedidas entre março e agosto de 2020, sobre o acesso de crianças à atenção primária. A análise temática fundamentou-se nos preceitos da vulnerabilidade em saúde. Resultados: expediram-se 13 documentos nos dois países sobre acesso à vacinação e à puericultura. A restrição à circulação do SARS-CoV-2 nos ambientes sociais, serviços de saúde e de proteção social reduziu a demanda de atendimento. Mantiveram-se, nos dois países, os programas de promoção da saúde do lactente. O acompanhamento de puericultura presencial, para crianças de baixo risco, foi suspenso nos dois países. Portugal manteve a vacinação rotineira e o Brasil a interrompeu nos primeiros 15 dias da pandemia. Os países adotaram estratégias remotas de atenção - telemonitoramento, teleconsulta e aplicativos móveis - mantendo o vínculo da criança com os serviços de saúde. Conclusão: a longitudinalidade foi afetada pela redução do acesso à promoção da saúde da criança, determinando maior vulnerabilidade programática. As vulnerabilidades individuais relacionaram-se à exposição a doenças evitáveis e sensíveis à atenção primária.

Mulheres e hanseníase: interferências e vivências

Women and leprosy: interferences and experiences

Marcela Gonçalves, Karen da Silva Santos, Simone Santana da Silva, Thalita Caroline Cardoso Marcuss...

Objetivo: conhecer as interferências da hanseníase na vida das mulheres e como elas se reinventam no enfrentamento da doença. Método: estudo de abordagem qualitativa. O referencial teórico-metodológico adota uma aproximação ao método cartográfico e alguns conceitos da esquizoanálise, que foram utilizados para analisar os dados. As ferramentas utilizadas para produção dos dados foram a entrevista e o diário de bordo. As entrevistas foram realizadas no período de julho a novembro de 2019, no domicílio das participantes. Resultados: o grupo foi composto por nove mulheres. Para apresentar os dados, nos inspiramos nas ideias de Deleuze relativas à diferença e repetição. Os resultados foram organizados em três eixos temáticos que abordam a vida dessas mulheres afetadas pela hanseníase, os quais acompanham inquietações, angústias e preocupações frente aos efeitos da doença. As alterações no corpo feminino, a própria manutenção financeira devido às comorbidades causadas pela hanseníase e as suas dificuldades nas garantias de direitos são elementos fortemente apontados pelas mulheres. Conclusão: há sobreposição e interferência da condição feminina em uma sociedade patriarcal que ainda a acompanha. Apostamos na força do devir-mulher e na necessidade de considerá-la em suas singularidades e em seu contexto para a produção do cuidado permeado por encontros de afirmação da potência da vida.

Avaliação de complicações da biópsia renal percutânea com base nos resultados e indicadores da Nursing Outcomes Classification

Evaluation of percutaneous renal biopsy complications based on outcomes and indicators of the Nursing Outcomes Classification

Magáli Costa Oliveira, Fernanda Da Silva Flores, Franciele Moreira Barbosa, Cinthia Dalasta Caetano...

Objetivo: avaliar as complicações da biópsia renal percutânea com base nos resultados e indicadores clínicos da Nursing Outcomes Classification. Método: estudo longitudinal prospectivo. A amostra foi de 13 pacientes submetidos à biópsia renal percutânea, com 65 avaliações. Os pacientes foram avaliados em cinco momentos nas 24 horas após o procedimento, por meio de um instrumento desenvolvido pelos pesquisadores com base em cinco resultados (Coagulação sanguínea, Estado circulatório, Gravidade da perda de sangue, Nível de dor, Estado de conforto: físico) e 11 indicadores. Utilizou-se o Teste de Equações de Estimação Generalizadas para comparação entre os escores dos indicadores. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética institucional. Resultados: nas 65 avaliações foi identificada diferença estatisticamente significativa na redução dos escores dos resultados de enfermagem Coagulação sanguínea, indicador “hematúria”; Estado circulatório, nos indicadores “pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica” e no Estado de conforto: físico, no indicador “bem-estar físico”. Conclusão: os pacientes avaliados não apresentaram complicações maiores. Os indicadores clínicos apontaram alterações no estado circulatório, com redução da pressão arterial, bem como na coagulação sanguínea constatada pela hematúria, porém sem instabilidade hemodinâmica. O estado de conforto foi afetado pelo tempo de repouso após o procedimento.

Simulação para ensino de reanimação cardiorrespiratória por equipes: avaliação de cenários e desempenho

Simulation for teaching cardiorespiratory resuscitation by teams: setting and performance assessment

Emílio Carlos Alves dos Santos, Cor Jesus Fernandes Fontes, Eloana Ferreira D’Artibale, Jocilene ...

Objetivo: avaliar a aquisição de conhecimento cognitivo em reanimação cardiorrespiratória por capacitação mediada por simulação em saúde e verificar a satisfação com o design da metodologia de ensino. Método: estudo de intervenção quase-experimental, do tipo antes-depois, com único grupo. População composta por estudantes de medicina em fase de internato, enfermeiros e médicos residentes, técnicos de enfermagem e enfermeiros do quadro efetivo da instituição. Amostragem por conveniência formada por 91 participantes. Dados coletados por meio do Questionário Sociodemográfico e Educacional, teste de conhecimento e Escala do Design da Simulação. Os dados foram organizados em tabelas e analisados com base em frequências absolutas, medidas de tendência central e dispersão, teste de confiabilidade alfa de Cronbach, teste de Wilcoxon. Resultados: o incremento de aprendizagem cognitiva foi de 81,9%, sendo que para técnicos de enfermagem foi de 117,8 %. Teste de Wilcoxon apontou incremento significativo (p<0,0001) no conhecimento. A Escala do Design da Simulação, apresentou 4,55 de média global. Alpha de Cronbach apontou boa consistência interna (0,898). Conclusão: a simulação em saúde foi eficaz como método de ensino-aprendizagem em reanimação cardiorrespiratória, sendo efetiva no incremento de conhecimento em parada cardiorrespiratória, com ótimo nível de satisfação quanto ao design.

Comunicação em saúde e colaboração interprofissional na atenção a crianças com condições crônicas

Communication in health and inter-professional collaboration in the care for children with chronic conditions

Maria Denise Schimith, Marta Regina Cezar-Vaz,m Daiani Modernel Xavier, Letícia Silveira Cardoso

Objetivo: compreender como a comunicação em saúde na atenção de crianças com condições crônicas interfere na colaboração interprofissional. Método: pesquisa multicêntrica, qualitativa. A coleta de dados, realizada por meio de entrevista e observação, ocorreu de outubro de 2017 a fevereiro de 2018. Para a organização dos dados, utilizou-se o software NVivo versão 12. Esses dados foram analisados pela perspectiva dialética. Resultados: foram entrevistados 79 profissionais, entre médicos e enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. Destacam-se marcadores essenciais para a interprofissionalidade, como a comunicação plurinstitucional; o contexto histórico e político dos municípios; o vínculo entre equipe e famílias com crianças com condições crônicas e a comunicação ativa e propositiva. Conclusão: a colaboração interprofissional é fortalecida quando o plano terapêutico da criança com condição crônica é coordenado pela Saúde da Família, acrescida da intencionalidade de comunicação com o setor secundário. Considera-se que a pesquisa integrou importantes temas, contribuindo para o planejamento do processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família.

Buscando incansavelmente por melhores condições de saúde e vida para o filho com mielomeningocele

Seeking tirelessly for better health and life conditions for the child with myelomeningocele

Maria Aparecida Bonelli, Amanda Aparecida Borges, Renata Olzon Dionysio de Souza, Gabriela Van Der Z...

Objetivo: compreender a experiência de famílias no cuidado de crianças com mielomeningocele. Método: pesquisa qualitativa, que adotou como referencial teórico e metodológico o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Vinte e oito participantes de treze famílias residentes em um município do interior paulista integraram o estudo. Resultados: a família busca incansavelmente por melhores condições de saúde e vida para o filho com mielomeningocele; objetivando a autonomia da criança, se mobiliza aos tratamentos necessários, a aprender os cuidados, a adaptar a rotina, assim como suprir por todas as necessidades da criança a fim de que esta alcance desenvolvimento potencial, prospectando um futuro menos dependente com inclusão e ascensão social. Conclusão: a enfermagem familiar mostra-se apoio potencial frente à condição da mielomeningocele, devido à sua capacidade de apreender o sistema familiar, avaliá-lo e possibilitar proposições de intervenção no processo de cuidado. Neste estudo enfatizou-se também a enfermagem de reabilitação, uma vez que esta caminha conjuntamente à criança e à família que experienciam a mielomeningocele.

Qualidade da documentação do processo de enfermagem em sistemas de apoio à decisão clínica

Quality of the documentation of the Nursing process in clinical decision support systems

Neurilene Batista de Oliveira, Heloísa Helena Ciqueto Peres

Objetivo: comparar a qualidade da documentação do processo de enfermagem em duas versões de um sistema de apoio à decisão clínica. Método: estudo quantitativo, quase-experimental do tipo antes e depois. O instrumento utilizado para mensurar a qualidade dos registros foi o Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes Versão Brasileira, que possui quatro domínios e escore máximo de 58 pontos. Foram avaliados 81 registros na versão I (pré-intervenção), 58 registros da versão II (pós-intervenção) e comparados os escores obtidos nas duas aplicações. As intervenções consistiram em planejamento, implantação piloto da versão II do sistema, treinamento e acompanhamento dos usuários. Os dados foram analisados no software R, utilizando-se estatística descritiva e inferencial. Resultados: a média obtida na pré-intervenção foi de 38,24 e pós-intervenção, 46,35 pontos. Houve evidências de diferença estatística entre as médias dos grupos pré e pós-intervenção, visto que o valor-p foi menor que 0,001 nos quatro domínios avaliados. Conclusão: a qualidade da documentação do processo de enfermagem na versão II do sistema foi superior à versão I. A eficácia do sistema e a efetividade das intervenções foram comprovadas. Este estudo pode contribuir para a qualidade da documentação, gerenciamento do cuidado, visibilidade das ações de enfermagem e segurança do paciente.

Enfermagem e sociedade: evolução da Enfermagem e do capitalismo nos 200 anos de Florence Nightingale

Nursing and society: Evolution of Nursing and of capitalism in the 200 years of Florence Nightingale

Rodrigo Nogueira da Silva, Márcia de Assunção Ferreira

Objetivo: analisar as relações entre o desenvolvimento do trabalho assistencial de Enfermagem e do capitalismo ao longo dos 200 anos de Florence Nightingale. Método: exposição lógico-reflexiva e teórica baseada em interpretações de fatos históricos e teorias marxistas. As categorias de análise foram: a criação e a expansão do Sistema Nightingaleano de Ensino de Enfermagem; a subsunção do trabalho assistencial de Enfermagem ao capital; o imperialismo e a saúde internacional; e a flexibilização do trabalho assistencial de Enfermagem. Resultados: a expansão do Sistema Nightingale de ensino formou enfermeiras em escala global. O sistema capitalista transformou o trabalho assistencial de enfermagem no século XX, culminando no século XXI com precarização e rotatividade intensa de enfermeiras em seus postos de trabalho. Conclusão: o trabalho assistencial de Enfermagem, tornado profissional por Nightingale, assumiu nos últimos 200 anos uma relação dialética com o capitalismo em que aquele tanto o determi

Efeito da mutualidade parental na qualidade de vida de mães de crianças com necessidades especiais de saúde

Effect of parental mutuality on the quality of life of mothers of children with special health needs

Paula Rossi Baldini, Bruna Josiane de Lima, Beatriz Helena Naddaf Camilo, Juliana Coelho Pina, Aline...

Objetivo: analisar o efeito da mutualidade parental na qualidade de vida relacionada à saúde das mães cuidadoras de crianças com necessidades especiais de saúde. Método: estudo observacional, analítico, transversal e de abordagem quantitativa. Foram aplicados em 181 mães cuidadoras os seguintes instrumentos: The Medical Outcomes Study 36-Item Short Form e Family Management Measure (subescala Mutualidade parental). Na análise estatística, utilizou-se correlação de Spearman e regressão linear univariada e multivariada. Resultados: o escore total da mutualidade parental foi 30,8, indicando uma percepção satisfatória da mãe cuidadora sobre a forma como o casal compartilha as decisões com relação ao cuidado do filho. Na análise de regressão multivariada, a mutualidade parental manteve associação estatisticamente significante com os domínios dor, aspectos sociais e limitações emocionais da qualidade de vida relacionada à saúde (p=<0,001, 0,003, 0,002), respectivamente. Conclusão: a mutualidade parental exerce efeito positivo sob alguns domínios da qualidade de vida relacionada à saúde. Recomenda-se o planejamento de ações direcionadas ao fortalecimento da cumplicidade e conexão entre o casal, sobretudo nas questões relacionadas ao cuidado do filho com necessidades especiais de saúde.

O autocuidado relacionado ao desempenho de papéis ocupacionais em pacientes sob tratamento quimioterápico antineoplásico

Self-care related to the performance of occupational roles in patients under antineoplastic chemotherapy treatment

Leidiane Mota De Oliveira Chagas, Fabiano Henrique Oliveira Sabino, Maria Helena Barbosa, Heloisa Cr...

Objetivo: analisar e correlacionar os papéis ocupacionais, os sintomas e a capacidade de autocuidado em pacientes oncológicos atendidos no serviço de quimioterapia de um hospital universitário. Método: estudo transversal, no qual foram aplicados os instrumentos questionário sociodemográfico e clínico, Inventário de Sintomas do M.D Anderson - core, escala de avaliação da capacidade do autocuidado Appraisal of Self Care Agency Scale-Revised e Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais em pacientes oncológicos atendidos no serviço de quimioterapia de um hospital universitário. A análise dos dados incluiu tabelas de frequências absolutas e relativas e regressão linear múltipla, adotando nível de significância de α=0,05. Resultados: a amostra apresentou capacidade para o autocuidado operacionalizada com média de ̄X=57,8. Na correlação entre o grau de importância dos papéis ocupacionais e os escores do instrumento de avaliação para o autocuidado foi encontrada significância estatística nos papéis de voluntário (r=0,26; p=0,02) e de amigo (r=0,33; p= <0,001). A regressão linear mostrou que quanto maior a interferência dos sintomas nas atividades de vida (β=0,20; p=0,05) e maior a importância do papel do amigo (p=0,001; p=0,43), maiores os índices de autocuidado. Conclusão: a operacionalização do autocuidado pode estar diretamente relacionada ao grau de importância atribuído ao desempenho de papéis sociais.