Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V28

De 109 a 120 de 158 itens(s).

Artigos Originais

Análise Interobservadores das práticas e comportamentos de segurança adotados pelos idosos institucionalizados para prevenir quedas

Interobserver analysis of safety practices and behaviors adopted by elderly people to prevent falls

Cristina Rosa Soares Lavareda Baixinho, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues Dixe, Carla Madeira, Silvia...

Objetivo: determinar as propriedades psicométricas da dimensão das práticas e dos comportamentos de segurança da Escala de Práticas e Comportamentos dos Idosos Institucionalizados para Prevenir Quedas numa amostra de idosos com declínio cognitivo. Método: estudo metodológico, com abordagem quantitativa, para a avaliação das propriedades psicométricas da escala numa amostra de 102 idosos com declínio cognitivo, residentes em duas Instituições de Longa Permanência para Idosos. A avaliação da consistência interna foi efetuada pelo α de Cronbach, a confiabilidade interobservadores, calculada pelo coeficiente de concordância Kappa de Cohen e a estabilidade temporal, pela correlação de Spearman. Todos os procedimentos éticos foram contemplados no estudo. Resultados: a dimensão das práticas e dos comportamentos de segurança da escala apresentou um α=0,895 para os seus 11 itens. Na confiabilidade interobservador, 7 dos 11 itens obtiveram de boa a excelente concordância entre os juízes. Os valores do Índice Kappa evidenciam que o instrumento é válido e fidedigno. As práticas e os comportamentos de segurança são influenciados pelo tempo de institucionalização, idade superior a 85 anos e capacidade de marcha. Conclusão: os resultados indicam uma boa reprodutibilidade, o instrumento é válido e fidedigno, permitindo a utilização do instrumento na clínica em idosos com declínio cognitivo e na investigação.

Efeitos do banho no leito a seco e tradicional sobre parâmetros respiratórios: estudo piloto randomizado

Effects of dry and traditional bed bathing on respiratory parameters: a randomized pilot study

Luana Vieira Toledo, Patrícia de Oliveira Salgado, Cristiane Chaves de Souza, Lídia Miranda Brinat...

Objetivo: comparar o tempo de execução do banho no leito a seco e do tradicional, e os seus efeitos sobre a saturação transcutânea de oxigênio arterial e a frequência respiratória em pacientes críticos adultos. Método: estudo piloto de um ensaio clínico randomizado crossover, aberto, realizado com 15 pacientes críticos adultos. Cada paciente recebeu o banho no leito a seco e o tradicional. Utilizou-se a análise de variância com medidas repetidas, adotando-se o valor p≤0,05. Resultados: a maioria dos pacientes era do sexo masculino (73,3%), brancos (66,7%), com média de idade de 69,7 anos. O banho a seco foi mais rápido (20,0 minutos) que o tradicional (30,0 minutos) (p<0,001). Não houve diferença significativa entre as médias de saturação dos pacientes entre os banhos (p=0,381), sendo 94,7% no banho a seco e 95,2% no tradicional. Durante o banho tradicional, a média da frequência respiratória dos pacientes foi maior (24,2 incursões por minuto) e estatisticamente diferente (p<0,001) do valor obtido no banho a seco (20,5 incursões por minuto). Conclusão: o banho a seco teve uma duração menor que o tradicional, resultando em uma menor exposição dos pacientes. O tradicional banho no leito gerou efeito negativo sobre a frequência respiratória dos pacientes, elevando-a. 

VIDA-Enfermagem v1.0: realidade virtual imersiva na coleta de sangue a vácuo em adulto

VIDA-Nursing v1.0: immersive virtual reality in vacuum blood collection among adults

Valtuir Duarte De Souza-Junior, Isabel Amélia Costa Mendes, Romero Tori, Leonardo Prates Marques, F...

Objetivo: desenvolver e validar a primeira versão do simulador de realidade virtual imersiva no procedimento de coleta de sangue a vácuo no paciente adulto - VIDA-Enfermagem v1.0. Método: estudo com delineamento metodológico para validar 14 etapas do procedimento de coleta de sangue a vácuo no adulto, projetadas para o desenvolvimento do simulador de realidade virtual imersiva VIDA-Enfermagem v1.0, o qual foi avaliado por 15 profissionais da saúde e 15 graduandos de enfermagem em relação aos aspectos visual, interativo, realidade de simulação do movimento, pedagógico e esforço de utilização. Resultados: de maneira geral foram considerados válidos 79,6% dos itens avaliados pelos profissionais e 66,7% dos itens avaliados pelos graduandos, sendo que a maioria das necessidades de melhorias do sistema é passível de correção no incremento das próximas versões. Conclusão: o simulador foi considerado como ferramenta promissora e inovadora para o ensino da coleta de sangue a vácuo no adulto, enquanto estratégia a ser combinada com recursos utilizados atualmente na educação de graduandos de enfermagem que estão iniciando o estudo da temática e da técnica.

Gestão da disponibilidade de leitos na terapia intensiva no contexto da internação por ordem judicial

Management of bed availability in intensive care in the context of hospitalization by court order

Mara Ambrosina de Oliveira Vargas, Elizabeth Peter, Kely Regina da Luz, Edison Luiz Devos Barlem, Ca...

Objetivo: identificar, a partir da perspectiva de enfermeiros, situações que interferem na disponibilidade de leitos em unidade de terapia intensiva no contexto de internação por ordem judicial. Método: pesquisa qualitativa exploratória, analítica, realizada com 42 enfermeiros atuantes em terapia intensiva adulto. A seleção aconteceu por amostragem não probabilística, do tipo bola de neve. Dados coletados por entrevista e analisados pela técnica de Análise Textual Discursiva. Resultados: analisaram-se três categorias, intituladas deficiência de estrutura física e de recursos humanos; falta de políticas e critérios claros para admissão de paciente e alta inadequada da unidade de terapia intensiva. Nas situações de internação por ordem judicial há alteração nos critérios de alocação de leito de terapia intensiva, mediante a credibilidade dos profissionais, ameaças de processos médico-legais por parte de familiares e imposição judicial às instituições e aos profissionais de saúde. Conclusão: enfermeiros defendem as necessidades dos pacientes, também, com ações que possam impactar positivamente na disponibilidade de leitos de terapia intensiva e de infraestrutura adequada de atendimento.

Validação de material educativo para o cuidado da pessoa com estomia intestinal

Validation of educational material for the care of people with intestinal stoma

Julliana Fernandes de Sena, Isabelle Pereira da Silva, Silvia Kalyma Paiva Lucena, Adriana Catarina ...

Objetivo: validar uma cartilha educativa para pessoas com estomias intestinais como recurso tecnológico no ensino do autocuidado. Método: pesquisa metodológica para a construção e validação de cartilha educativa por nove juízes especialistas e 25 pessoas com estomias. Foi considerado o índice de concordância de, no mínimo, 80% para se garantir a validação do material. Resultados: quanto aos objetivos da cartilha, todos os juízes avaliaram os itens como “adequado” ou “totalmente adequado”, com índice de validade de conteúdo de 1,00. Com relação à estrutura e apresentação da cartilha, o índice total foi de 0,84. No quesito relevância, o total foi de 0,97 e o índice geral da cartilha educativa foi de 0,89, confirmando a validação junto aos juízes. Todos os itens da organização, estilo da escrita, aparência e motivação do material foram considerados validados pelo público-alvo, atingindo índice de concordância total de 0,99. Conclusão: no contexto da educação em saúde, a cartilha foi considerada válida e adequada para o cuidado das pessoas com estomias intestinais, podendo ser utilizada em ambientes de ensino, pesquisa, extensão e no cuidado à pessoa com estomia intestinal.

Intensidade do trabalho em enfermagem nos hospitais públicos

Intensity of nursing work in public hospitals

Tatiane Araújo dos Santos, Handerson Silva Santos, Elieusa e Silva Sampaio, Cristina Maria Meira de...

Objetivo: analisar a intensidade do trabalho em enfermagem nos hospitais públicos. Método: estudo transversal, quantitativo, realizado em 22 hospitais públicos. A amostra totalizou 265 enfermeiras e 810 técnicas e auxiliares em enfermagem. Os dados foram coletados através de questionário e analisados com a Análise Fatorial Exploratória. O cálculo da distribuição da Intensidade do trabalho por categoria foi feito através de escore que abarca de -1 a +1 desvio padrão dos dados e utilizou-se o teste Exato de Fisher (0,05

Acesso precoce à triagem neonatal biológica: articulação entre ações de programas de atenção à criança

Early access to biological neonatal screening: coordination among child care action programs

Beatriz Molina Carvalho, Waldomiro Roberto Tavares, Jéssica Batistela Vicente, Gabriel Zanin Sangui...

Objetivo: verificar fatores associados ao acesso precoce de recém-nascidos à triagem neonatal biológica. Método: estudo transversal, quantitativo, com todos os bebês que realizaram exame em unidades de saúde, hospitais ou laboratórios de um município do estado de São Paulo, Brasil, com programas que vinculam informações de atenção à saúde. Foram investigadas as variáveis: idade da criança na coleta (dependente), local da coleta, data da coleta, tipo de usuário (independentes). Aplicou-se estatística descritiva e inferencial. Resultados: há registro de 15.652 triagens nos dois anos analisados. No primeiro ano analisado, ocorreram 7.955 nascimentos e 7.640 (96,0%) exames, 5.586 (73,1%) deles em recém-nascidos de três a cinco dias de vida. Para 8.316 bebês nascidos no ano seguinte, foram registradas 8.012 (96,3%) triagens, 7.025 (87,6%) delas na mesma faixa etária. Encontrou-se associação estatisticamente significativa entre as variáveis “idade da criança” e “tipo de usuário” em um ano, e entre “idade da criança” e “local da coleta” em ambos os anos. Conclusão: o acesso precoce ao exame oportuniza a triagem de doenças e o encaminhamento para tratamento. O estudo contribui com a gestão de programas de atenção à criança, ao apresentar estratégias que articulam informações e ações para melhoria do acesso à triagem neonatal biológica.
 

Prevenção do consumo de álcool e transmissão do vírus da imunodeficiência humana: ensaio clínico randomizado

Prevention of alcohol consumption and transmission of human immunodeficiency virus: randomized clinical trial

Martha Dalila Mendez-Ruiz, Miguel Angel Villegas-Pantoja, Nohemí Selene Alarcón-Luna, Natalia Vill...

Objetivo: conhecer os efeitos de uma intervenção de enfermagem para reduzir o uso de álcool e diminuir os fatores de risco para a transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV, sigla em inglês). Método: ensaio clínico randomizado, simples-cego, realizado por enfermeiras com mulheres jovens. O estudo incluiu 66 participantes no grupo de intervenção e 66 participantes no grupo controle. Os instrumentos foram o Questionário de Identificação de Distúrbios de Uso de Álcool, a HIV Risk Behavior Knowledge e a Escala de Autoeficácia no Uso de Preservativos. Foi utilizada a análise de variância. Resultados: o consumo de álcool diminuiu no grupo de intervenção (F (1,119) = 50,28; p < 0,001; h2p = 0,297), enquanto o conhecimento sobre o HIV (F (1,130) = 34,34; p < 0,001; h2p = 0,209) e a autoeficácia no uso de preservativos aumentaram (F (1,129) = 27,20; p < 0,001; h2p = 0,174). Além disso, menos participantes consumiram álcool na última semana em comparação com o grupo controle (c2 = 15,95; p < 0,001). Conclusão: a intervenção de enfermagem teve efeitos positivos, que poderiam ajudar as mulheres jovens a ficarem longe do uso de álcool e do risco de infecção por doenças sexualmente transmissíveis. NCT: 02405481.
 

Risco para lesão no posicionamento cirúrgico: validação de escala em um hospital de reabilitação

Risk for surgical positioning injuries: scale validation in a rehabilitation hospital

Francisca Caroline Lopes do Nascimento, Maria Cristina Soares Rodrigues

Objetivo: validar a Escala de Avaliação de Risco para o Desenvolvimento de Lesões Decorrentes do Posicionamento Cirúrgico na estratificação do risco de desenvolvimento de lesões em pacientes perioperatórios de um hospital de reabilitação. Método: pesquisa analítica, longitudinal e quantitativa. Um instrumento e a escala foram utilizados nas três fases perioperatórias em 106 pacientes. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. Resultados: a maioria dos pacientes apresentou alto risco para lesões perioperatórias, tanto no escore da escala com tempo estimado quanto no escore com tempo real, com média 19,97 (+3,02) e 19,96 (+3,12), respectivamente. A maioria dos participantes não apresentou lesão de pele (87,8%) e dor (92,5%). A análise inferencial permite afirmar que os escores da escala estão associados com o surgimento de lesões decorrentes do posicionamento, portanto, consegue prever adequadamente que pacientes com baixo risco provavelmente não apresentarão lesões e aqueles com alto risco estarão mais propensos a desenvolver lesões. Conclusão: a validação da escala é evidenciada pela associação dos escores com o surgimento de lesões, portanto, é ferramenta válida e útil, e poderá nortear a prática clínica do enfermeiro perioperatório de hospital de reabilitação na redução de riscos de lesões decorrentes da posição cirúrgica.

Nível de estresse entre universitários de enfermagem relacionado à fase de formação e fatores sociodemográficos

Stress level among undergraduate nursing students related to the training phase and sociodemographic factors

Fernanda Michelle Santos e Silva Ribeiro, Fernanda Carneiro Mussi, Cláudia Geovana da Silva Pires, ...

Objetivo: identificar o nível de estresse entre universitários de Enfermagem e os fatores sociodemográficos e acadêmicos associados; comparar o nível de estresse entre universitários segundo a fase de formação no curso. Método: estudo transversal com 286 universitários. Aplicaram-se o instrumento de caracterização sociodemográfica e acadêmica e a escala de estresse. O nível de estresse global foi avaliado por escore padronizado. Na análise bivariada, empregou-se o qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher, realizando-se posteriormente análise de regressão logística múltipla pelo modelo de Poisson. Adotou-se significância estatística de 5%. Resultados: maior proporção de universitários apresentou nível médio/alto de estresse global. Estudantes do 6º ao 10º semestres apresentaram maiores níveis de estresse, comparados aos do 1º ao 5º, nos domínios Realização das atividades práticas, Comunicação profissional (p=0,014), Ambiente (p=0,053) e Formação profissional (p=0,000). Na análise multivariada, contribuíram para o maior nível de estresse as variáveis cursar do 6º ao 10º semestres, sexo feminino, renda mensal ≤ a um salário mínimo e renda considerada insuficiente. Conclusão: mulheres em fase de formação mais avançada e com baixa condição econômica apresentam maior nível de estresse na formação acadêmica.

Fatores do ambiente de trabalho no enfrentamento da morte de pacientes entre enfermeiros espanhóis: uma pesquisa transversal

Work environment factors in coping with patient death among Spanish nurses: a cross-sectional survey

Maria Povedano-Jimenez, Genoveva Granados-Gamez, Maria Paz Garcia-Caro

Objetivo: explorar a capacidade de autopercepção entre enfermeiros espanhóis que lidam com a morte do paciente e sua relação com o ambiente de trabalho, a prática baseada em evidências e o estresse ocupacional. Método: pesquisa transversal pela internet coletou informações de uma amostra de conveniência de 534 enfermeiros das Faculdades Profissionais Espanholas que responderam a quatro questionários: Escala de Enfrentamento da Morte, Escala Ambiente de Trabalho da Prática de Enfermagem, Percepção da Prática Baseada em Evidências (EBP, acrônimo em inglês) e Escala de Estresse em Enfermagem. Resultados: 79% das participantes eram mulheres com média de 40 anos, 38% tinham pós-graduação e 77% trabalhavam em ambiente de saúde pública. Muitos enfermeiros avaliaram seu ambiente de trabalho como desfavorável (66%), relataram alto estresse ocupacional (83,5 ± 14,9) e altas pontuações em conhecimento/habilidades em EBP (47,9 ± 11,3). No entanto, 61,2% deles consideraram um enfrentamento ótimo (pontuação >157). O modelo logístico multivariado indicou associações positivas com o ambiente de trabalho e as características da EBP (OR: 1,30, p = 0,054; OR: 1,04, p = 0,007; OR: 1,13, p < 0,001, respectivamente), mas negativas com estresse ocupacional e curta experiência de trabalho (OR: 0,98, p = 0,0043; OR: 0,74, p < 0,002, respectivamente). Esses fatores explicaram 23,1% da variância de enfrentamento (p < 0,001). Conclusão: embora a maioria dos enfermeiros considerasse um enfrentamento ótimo, a situação poderia ser melhorada pela modificação de vários fatores contextuais. A identificação desses fatores melhoraria a qualidade da assistência no final da vida, facilitando a gestão da enfermagem.

Análise de uma atividade de educação interprofissional na área de saúde do trabalhador

Analysis of an interprofessional education activity in the occupational health field

Ana Paula Griggio, Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva,Rosana Aparecida Salvador Rossit, Debora ...

Objetivo: analisar os resultados de uma atividade de educação interprofissional na área de saúde do trabalhador. Método: trata-se de uma pesquisa-ação, que contemplou as etapas de implementação e avaliação da atividade. Foi desenvolvida em uma instituição pública de ensino superior em 15 encontros, totalizando 60 horas. Contou com 16 participantes, sendo cinco estudantes de graduação, três de estudantes de pós-graduação, cinco docentes e três profissionais da rede de saúde, representativos das áreas de enfermagem, educação física, fisioterapia, gerontologia e psicologia. Os dados referentes à implementação da atividade foram coletados em diário de campo e analisados por meio de análise temática. Aplicou-se um formulário avaliativo construído exclusivamente para este fim, cujos dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Resultados: identificaram-se três categorias temáticas: (1) integralidade do cuidado; (2) trabalho como determinante social do processo saúde-doença; e (3) trabalho em equipe interprofissional. A atividade de educação interprofissional foi avaliada positivamente pelas participantes, que apontaram as contribuições desta estratégia na construção de conhecimentos direcionado à saúde do trabalhador. Conclusão: a atividade de educação interprofissional se demonstrou possível e potente no contexto da formação das profissões de saúde para fortalecimento da atenção à saúde do trabalhador.