Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V28

De 85 a 96 de 158 itens(s).

Artigos Originais

Efeito da renda sobre a incidência acumulada de COVID-19: um estudo ecológico

Effect of income on the cumulative incidence of COVID-19: an ecological study

Ricardo de Mattos Russo Rafael, Mercedes Neto, Davi Gomes Depret, Adriana Costa Gil, Mary Hellem Sil...

Objetivo: analisar a relação entre renda per capita e incidência acumulada de COVID-19 nos bairros do município do Rio de Janeiro. Método: estudo ecológico utilizando os bairros como unidades de análise. Foram calculadas as taxas de incidência acumulada por 100 mil habitantes e a mediana de possíveis variáveis confundidoras (sexo, raça/cor e idade). A análise múltipla contou com técnica de regressão quantílica, estimando-se os coeficientes de regressão da variável renda a cada cinco percentis no intervalo entre os percentis dez e 90, a fim de verificar a relação entre renda e incidência. Resultados: a taxa municipal foi de 36,58 casos novos por 100 mil habitantes. Em geral, as maiores taxas da doença foram observadas nas regiões de elevada renda. A análise múltipla coadunou com esta observação, já que a renda per capita apresentou efeito em todos os percentis analisados, tendo coeficiente de regressão mediano de 0,02 (p-valor <0,001; R2 32,93), ou seja, que a cada unidade de incidência elevam-se R$0,02 na renda per capita do bairro. Conclusão: as taxas de incidência acumulada de COVID-19 são influenciadas pela renda do bairro de residência dos casos, sugerindo que o acesso aos exames esteja ocorrendo de modo desigual.

Aceitação e uso do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização

Acceptance and use of the Information System of the National Immunization Program

Valéria Conceição de Oliveira, Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Gabriela Gonçalves Amaral, T...

Objetivo: analisar a aceitação e o uso do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização nas salas de vacinação da atenção primária à saúde. Método: estudo de caso único de abordagem qualitativa à luz da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia. A coleta de dados compreendeu entrevista com 18 profissionais, responsáveis pela implantação do sistema de informação, observação das salas de vacinação de 12 municípios da Macrorregião Oeste de Minas Gerais, selecionados a partir de estudo preliminar. Os dados foram sistematizados e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: os entrevistados sentem-se satisfeitos com a utilidade e facilidade de uso do sistema, porém não apresentam a mesma satisfação com a infraestrutura organizacional devido à falta de computadores e à baixa conectividade da internet nas unidades de saúde, além da incipiente capacitação para utilização do sistema de informação e da falta de habilidade dos recursos humanos com a tecnologia. Conclusão: os profissionais de enfermagem percebem vantagens na aceitação e uso do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. Revela-se que o controle do histórico do vacinado e a diminuição de registros em papéis são evidenciados como facilitadores desta aceitação. O Sistema foi considerado confiável e seguro.

Fatores associados às infecções sexualmente transmissíveis em cortadores de cana-de-açúcar: subsídios para o cuidado

Factors associated with sexually transmitted infections in sugarcane cutters: subsidies to caring for

Juliana Pontes Soares, Sheila Araújo Teles, Karlla Antonieta Amorim Caetano, Thaynara Ferreira Amor...

Objetivo: estimar a prevalência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e fatores associados em cortadores de cana-de-açúcar. Método: estudo transversal, analítico, com 937 cortadores de cana-de-açúcar dos estados da Paraíba e de Goiás, no Brasil. Considerou-se como variável de desfecho a positividade em algum teste rápido para HIV, sífilis, hepatite B e C. Análises bivariada e múltipla foram realizadas para identificar associação entre essas infecções e variáveis sociodemográficas e comportamentais. Resultados: todos os participantes eram do sexo masculino, a maioria eram adultos jovens e possuíam baixa escolaridade. Estimou-se uma prevalência para IST de 4,1%(IC 95%: 3,0-5,5). De acordo com a análise de regressão múltipla, variáveis como idade acima de 40 anos (OR 5,0; IC 95%: 1,8-14), consumo de álcool (OR 3,9; IC 95%: 1,3-11,9) e de drogas ilícitas (OR 2,9; IC 95%: 1,3-6,3) foram fatores associados às IST investigadas. Por outro lado, ter alguma religião (OR 0,4; IC 95%: 0,2-0,8) e trabalhar na Região Centro-Oeste (OR 0,4; IC 95%: 0,2-0,9) foram fatores associados negativamente a essas infecções. Conclusão: presença de comportamentos de risco para as IST entre os cortadores de cana-de-açúcar. O rastreio destas infecções em grupos de trabalhadores rurais é fundamental para diagnóstico precoce e quebra da cadeia de transmissão.

Eficácia da simulação no ensino de imunização em enfermagem: ensaio clínico randomizado

Effectiveness of simulation in teaching immunization in nursing: a randomized clinical trial

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Soraya Maria de Medeiros, José Carlos Amado Martins, Verónica R...

Objetivo: avaliar a eficácia da simulação clínica no desempenho cognitivo de estudantes de enfermagem em cenários de imunização de adultos no contexto da Atenção Primária à Saúde. Método: ensaio clínico controlado e randomizado do tipo pré-teste e pós-teste aplicado a grupo intervenção e grupo controle aleatórios. Foram selecionados 34 estudantes de graduação em enfermagem, divididos em dois grupos: exposição dialogada e treino de habilidades (controle) e exposição dialogada, treino de habilidades e simulação clínica (intervenção).  Resultados: os estudantes do grupo intervenção apresentaram melhores desempenhos, em relação ao grupo controle, nas quatro avaliações de desempenho cognitivo, com significância estatística nas avaliações de conhecimento imediato (p = 0,031) e tardio 1 - 20 dias (p = 0,031). Conclusão: a partir da simulação, os estudantes aprendem mais em curto e médio prazo. As informações aprendidas ficam retidas por mais tempo e os estudantes são mais bem preparados para a atuação profissional. Universal Trial Number: u1111-1195-2580

Estudo retrospectivo dos erros de imunização notificados em um Sistema de Informação on-line

Retrospective study of immunization errors reported in an online Information System

Tânia Cristina Barboza, Rafael Alves Guimarães, Fernanda Raphael Escobar Gimenes, Ana Elisa Bauer ...

Objetivo: analisar os erros de imunização notificados em um Sistema de Informação on-line. Método: estudo retrospectivo realizado com dados do Sistema de Informação da Vigilância de Eventos Adversos Pós-Vacinação. Os erros de imunização foram analisados com relação às características demográficas e ao processo de vacinação. Foram calculadas frequências e taxas de incidência dos erros. Os testes binomial e qui-quadrado foram utilizados para verificar diferenças nas proporções das variáveis. Resultados: foram analisados 501 erros, a maioria envolvendo doses de rotina (92,6%), sem Evento Adverso Pós-Vacinação (90,6%) e em crianças menores de cinco anos (55,7%). Os tipos de erros mais frequentes foram inadequação na indicação do imunobiológico (26,9%), intervalo inadequado entre doses (18,2%) e erro na técnica de administração (14,2%). A taxa de incidência global de erros foi de 4,05/100.000 doses aplicadas; as maiores incidências das vacinas de rotina foram para vacina antirrábica humana, papiloma vírus humano e tríplice viral; a taxa de incidência de erros com Eventos Adversos Pós-Vacinação foi de 0,45/100.000 doses aplicadas. Conclusão: verificou-se que erros de imunização são uma realidade a ser enfrentada pelos sistemas de saúde, porém são passíveis de prevenção por meio de intervenções como adoção de protocolos, checklists e educação permanente em saúde.

Consumo de drogas por homens internados em hospital psiquiátrico

Drug use by men admitted to a psychiatric hospital

Aroldo Gavioli, Patrícia Tieme Nishimura Pazin, Sonia Regina Marangoni, Anai Adario Hungaro, Cleito...

Objetivo: avaliar risco relacionado ao uso de drogas em homens internados em hospital psiquiátrico e identificar associações com variáveis sociodemográficas, socioeconômicas e condições de risco. Método: estudo transversal com aplicação de teste de rastreamento em 209 participantes internados por transtornos mentais e comportamentais, devido ao uso de substâncias psicoativas. A análise estatística foi realizada através de estatísticas descritivas e ajuste de modelo de regressão logística binária para o risco moderado ou elevado relacionado ao uso de drogas. A força de associação foi medida pela razão de chances. Resultados: observou-se elevado uso na vida, com início de experimentação de álcool e tabaco ainda na adolescência. Maiores prevalências de risco relacionado observadas para álcool, tabaco, cocaína fumada e inalada, e maconha. Riscos moderados e elevados foram encontrados para tabaco (22,5 e 62,5%, respectivamente), álcool (13,5 e 73%), maconha (16 e 32,5%), cocaína fumada (3 e 41%) e inalada (9 e 19,5%). Conclusão: os resultados apontaram elevado uso na vida, com idade de experimentação precoce. O tabaco e o álcool são as principais drogas utilizadas pelos homens internados.

Saúde sexual de mulheres seis meses após um evento de morbidade materna grave

Women’s sexual health six months after a severe maternal morbidity event

Lisiane Camargo Alves, Jessica Ribeiro Costa, Juliana Cristina dos Santos Monteiro, Flávia Azevedo ...

Objetivo: investigar a função sexual feminina em mulheres seis meses pós-parto e comparar a função sexual entre mulheres que tiveram e que não tiveram morbidade materna grave (MMG). Método: estudo transversal, com 110 mulheres no período pós-parto, com e sem MMG. Foram utilizados dois instrumentos, um para caracterização das variáveis sociodemográficas e obstétricas e o Female Sexual Function Index (FSFI) para a função sexual. Foram realizadas análises univariada, bivariada e modelo de regressão. Resultados: os escores do FSFI mostraram 44,5% de disfunção sexual feminina, sendo 48,7% entre as mulheres que tiveram MMG e 42,0% entre as que não tiveram. Houve diferenças significativas entre idade (P=0,013) e duração da gravidez (P<0,001) entre as mulheres com ou sem MMG. Dentre os casos de MMG, os distúrbios hipertensivos foram os mais frequentes (83%). Obteve-se associação entre alguns domínios do FSFI e as variáveis: orgasmo e cor autorreferida, satisfação e tempo de relacionamento, e dor e MMG. Conclusão: mulheres brancas têm maior dificuldade de atingir orgasmo quando comparadas com mulheres não-brancas e mulheres com mais de 120 meses de relacionamento sentem-se mais insatisfeitas com a saúde sexual do que mulheres com menor tempo de relacionamento. Mulheres que tiveram algum tipo de MMG apresentam mais dispareunia quando comparadas com mulheres que não tiveram MMG.

Cenário de simulação interdisciplinar na educação em enfermagem: parto e nascimento humanizados

Interdisciplinary simulation scenario in nursing education: Humanized childbirth and birth

Luciana Mara Monti Fonseca, Juliana Cristina dos Santos Monteiro, Natália Del’Angelo Aredes, Juli...

Objetivo: desenvolver e validar junto a um painel de experts um cenário de simulação clínica materno-infantil, relacionado ao parto e nascimento humanizados. Método: estudo metodológico baseado no referencial de Jeffries e guias padronizados da International Nursing Association for Clinical Simulation in Learning, que utilizou análise com estatística descritiva para aspectos gerais de adesão aos guias supracitados e inferencial para validação do checklist de ações por meio de Intraclass Correlation Coeficient (ICC). Resultados: o cenário contém objetivos de aprendizagem, recursos necessários, orientações de prebriefing e debriefing, descrição da situação simulada, participantes e papéis, e checklist de ações esperadas. A validação obteve nível de concordância superior a 80% em todos os aspectos avaliados por 31 experts, destacando realismo do ambiente e cenário, parâmetros de sinais vitais, alinhamento com a literatura científica e estímulo ao pensamento crítico e resolução de problemas. Ainda, foi validado o checklist de ações com concordância de 0,899 entre experts, analisado estatisticamente pelo teste de ICC e alpha de Cronbach 0,908 (intervalo de confiança 95%). Conclusão: o cenário simulado sobre parto e nascimento humanizados pode fortalecer a articulação entre as disciplinas de saúde da mulher e da criança, e foi validado por experts.

Teste anti-HBs pós-vacinação entre trabalhadores da saúde: mais econômico que manejo pós-exposição para Hepatite B

Post-vaccination anti-HBs testing among healthcare workers: More economical than post-exposure management for Hepatitis B

Camila Lucas de Souza, Thaís de Arvelos Salgado, Hélio Galdino Junior, Alexander Itria, Anaclara F...

Objetivo: comparar o custo direto, sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde, da avaliação do status sorológico pós-vacinação com o manejo pós-exposição para hepatite B entre trabalhadores da área da saúde expostos ao material biológico. Método: estudo transversal e de custo, realizado a partir dos dados de acidentes registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação entre 2006 e 2016, em que foram avaliados três cenários de manejo pós-exposição e um de pré-exposição: A) acidentes entre trabalhadores vacinados com status sorológico positivo e negativo para hepatite B, expostos à pessoa-fonte conhecida e desconhecida; B) manejo dos trabalhadores não vacinados expostos à pessoa-fonte conhecida e desconhecida; C) manejo dos trabalhadores vacinados e status sorológico desconhecido para hepatite B e D) custo do teste pós vacinação pré-exposição. Os acidentes foram avaliados e o custo direto foi calculado utilizando o modelo árvore de decisão. Resultados: apresentaram maior custo os cenários em que os trabalhadores não possuíam títulos protetores após a vacinação ou desconheciam o status sorológico e foram expostos à pessoa-fonte positivo ou desconhecida para hepatite B. Conclusão: o custo direto da profilaxia para hepatite B, incluindo a confirmação do status sorológico após vacinação seria mais econômico para o sistema de saúde.

É a cronicidade do HIV/aids frágil? Biomedicina, política e sociabilidade em uma rede social on-line

Is the chronicity of HIV/AIDS fragile? Biomedicine, politics and sociability in an online social network

Lucas Pereira de Melo, Lumena Cristina de Assunção Cortez, Raul de Paiva Santos

Objetivo: compreender como as relações entre cronicidade e política modelam a sociabilidade e a ajuda mútua entre  pessoas que vivem com HIV/aids. Método: trata-se de uma etnografia virtual em um grupo fechado no Facebook. Para coligir as informações, utilizaram-se observação participante on-line e análise documental. Analisaram-se 37 postagens por meio do software NVivo 12 Pro e pela técnica de codificação temática. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: Faça o tratamento e o tempo se encarregará do resto: ajuda mútua e HIV/aids como condição crônica; e Sim, há perigo na esquina, meu bem: política, conflitos e sociabilidade no grupo. O aspecto mais relevante deste estudo diz respeito à evidência da fragilidade do discurso da cronicidade do HIV/aids. Conclusão: por meio da análise da sociabilidade e da ajuda mútua produzidas entre os membros do grupo investigado foi possível apreender os modos como, em suas experiências de viver com o HIV/aids como condição crônica, as relações entre saúde-doença, política e tempo evidenciaram a dependência entre cronicidade e Estado, e seus impactos na vida cotidiana.

Associação entre adesão à dieta mediterrânea e prevalência de fatores de risco cardiovascular

Association between adherence to the Mediterranean diet and the prevalence of cardiovascular risk factors

Enrique Ramón-Arbués, Blanca Martínez-Abadía, José Manuel Granada-López, Emmanuel Echániz-Ser...

Objetivo: determinar a prevalência de fatores de risco cardiovascular em uma coorte de trabalhadores e quantificar sua associação com o monitoramento da dieta mediterrânea. Método: estudo descritivo transversal, realizado em uma coorte de 23.729 trabalhadores. Dados clínicos dos exames médicos anuais e a Mediterranean Diet Adherence Screener foram usados para avaliar a adesão à dieta mediterrânea. Resultados: 51,3% dos participantes apresentaram boa adesão à dieta mediterrânea. A análise multivariada mostrou associação inversa e significativa entre o acompanhamento da dieta mediterrânea e a prevalência de obesidade abdominal (Odds Ratio = 0,64, IC 95% 0,56, 0,73), dislipidemia (Odds Ratio = 0,55, IC 95% 0,42, 0,73) e de síndrome metabólica (Odds Ratio = 0,76, IC 95% 0,67, 0,86). Conclusão: nossos resultados sugerem que a dieta mediterrânea é potencialmente eficaz na promoção da saúde cardiovascular. A implementação de intervenções que promovem a dieta mediterrânea na população trabalhadora parece justificada. 

Acesso aos cuidados no trabalho de parto e parto e a segurança para a saúde materna

Access to care during labor and delivery and safety to maternal health

Juliana Vicente de Oliveira Franchi, Sandra Marisa Pelloso, Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, Al...

Objetivo: analisar o tempo de acesso aos cuidados no trabalho de parto e no parto e a segurança para a saúde materna. Método: estudo transversal analítico, realizado em cinco maternidades, sendo quatro maternidades de risco habitual e intermediário e uma de alto risco. Para coleta de dados utilizou-se dados do prontuário materno e entrevista com a puérpera. Na análise dos dados foi realizado o Teste Qui-quadrado (p≤0,05) para busca de possíveis associações entre as variáveis independentes - modelo três atrasos e dependentes [Desfechos maternos adversos], [Conhecimento sobre trabalho de parto/parto] e [Satisfação no atendimento]. Resultados: observou-se significância estatística entre o desfecho materno adverso e o atraso em procurar por um serviço de saúde (p=0,005) e o atraso no transporte até a maternidade (p=0,050), enquanto o desfecho conhecimento sobre trabalho de parto/parto apresentou associação estatística com atraso em procurar por um serviço de saúde (p=0,048). Não houve diferença estatisticamente significativa entre o modelo três atrasos e a satisfação no atendimento. Conclusão: o conhecimento das mulheres sobre o trabalho de parto e parto e o tempo de acesso aos cuidados obstétricos interfere negativamente no desfecho materno no parto o que impacta diretamente na segurança à saúde materna.