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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V28

De 97 a 108 de 158 itens(s).

Artigos Originais

Qualidade de vida de pessoas receptoras de transplante renal no Amazonas

Quality of life of individuals receiving kidney transplantation in Amazonas State

Eliza Dayanne de Oliveira Cordeiro, Tatiana Castro da Costa, Monique Figueiredo Teixeira, Noeli das ...

Objetivo: analisar a qualidade de vida de receptores de transplante renal no Estado do Amazonas. Método: estudo transversal, descritivo, realizado com 222 indivíduos pós-transplante renal cadastrados em uma clínica privada e em um ambulatório público de saúde. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista estruturada onde a qualidade de vida foi medida pelo Kidney Disease Quality of Life - Short Form. Para a análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva. Resultados: os escores de qualidade de vida encontrados variaram de 36,5 a 83,1. Os domínios de qualidade de vida específicos da doença renal mostraram-se superiores aos genéricos. Os mais comprometidos foram Situação de trabalho; Sono; Função física e Função emocional, com escores 36,5; 53,7; 52,4; 55,1, respectivamente, e correlacionados moderada e significativamente entre si. Conclusão: a maioria (63,2%) dos domínios de qualidade de vida obtiveram escores elevados e o componente específico da doença renal teve pontuações superiores ao componente genérico.

Risco de queda em pessoas com doença renal crônica e fatores relacionados

Risk of falls in people with chronic kidney disease and related factors

Thaís Carrera de Carvalho, Ariane Polidoro Dini

Objetivo: identificar o risco e a prevalência de quedas no último ano em doentes renais crônicos em hemodiálise; associar o risco de queda com o medo de cair e variáveis sociodemográfico-clínicas. Método: estudo de associação. Participaram do estudo 131 indivíduos. Foram utilizados a Escala de Quedas de Morse, o Fall Efficacy Scale e o Tilburg Frailty Indicator. Os dados foram analisados por regressão linear, o nível de significância adotado foi de 0,05. Resultados: 97,7% apresentaram risco para quedas e 37,4% apresentaram pelo menos uma queda ao ano, com média de 2,02. Apresentaram extrema preocupação em cair: as mulheres, os pacientes com menor nível de escolaridade, os amputados e os frágeis. A diabetes, enquanto comorbidade, e pessoas com dificuldade ou necessidade de auxílio para a deambulação apresentaram aumento significante quanto à ocorrência de quedas. Conclusão: constatou-se alto risco e alta prevalência de quedas nos pacientes em hemodiálise, maiores naqueles com diabetes ou com limitações na mobilidade. O medo de cair foi identificado especialmente nas mulheres e pessoas com menor escolaridade. Esses achados desafiam a protagonizar a prevenção de quedas, tanto nas sessões de hemodiálise, quanto na adoção de estratégias para as atividades de vida diária que envolvam pacientes e seus familiares.

Estágio curricular supervisionado nos cursos de graduação em enfermagem do Estado de São Paulo, Brasil

Supervised internship in undergraduate nursing courses in the State of São Paulo, Brazil

Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Elena Bohomol

Objetivo: analisar como os cursos de enfermagem no Estado de São Paulo, Brasil têm operacionalizado o estágio curricular supervisionado e identificar os que se aproximam das recomendações propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Método: estudo quantitativo, descritivo-exploratório. A amostra foi composta por 38 coordenadores de curso. O instrumento de coleta de dados foi elaborado a partir das Diretrizes Curriculares. A coleta de dados ocorreu por meio eletrônico, e para a análise de dados utilizou-se a estatística descritiva e inferencial. Resultados: as escolas de graduação têm desenvolvido o estágio por meio de 860,4 horas, em média, em cenários de atenção básica e terciária, sendo a aprendizagem baseada na prática profissional o principal meio de ensino. A avaliação formativa é o modo predominante de avaliação, e há a participação dos enfermeiros das instituições de saúde em 44,7% dos cursos. A pontuação média obtida foi de 3,1 pontos (escala de 1 a 5), sendo os processos de avaliação utilizados o fator de maior influência (p<0,001). Conclusão: os cursos têm atendido parcialmente a legislação educacional quanto à carga horária e participação dos profissionais das instituições de saúde concedentes de campo de estágio, o que pode comprometer a qualidade na formação e a segurança dos cuidados. 

A construção da identidade profissional em estudantes de enfermagem: pesquisa qualitativa na perspectiva histórico-cultural

Construction of professional identity in nursing students: qualitative research from the historical-cultural perspective

Rogério Silva Lima, Marta Angélica Iossi Silva, Luciane Sá de Andrade, Fernanda Dos Santos Noguei...

Objetivo: analisar o processo de construção da identidade profissional de enfermeiro pelos estudantes de graduação em Enfermagem no percurso de sua formação. Método: pesquisa qualitativa, ancorada no referencial Histórico-Cultural. Participaram 23 estudantes da graduação em Enfermagem. Os dados foram coletados por entrevistas individuais, com roteiro semiestruturado. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise Temática. Resultados: obtiveram-se quatro temas, “O sujeito em movimento de tornar-se enfermeiro: das experiências prévias ao ingresso no curso”; “O professor enfermeiro na construção da identidade profissional do graduando: dois sentidos do mesmo espelho”; “Relação pedagógica: instrumento para construção da identidade profissional do aluno” e “Condições histórico-culturais: espaço de construção da identidade profissional do aluno”. Conclusão: a construção da identidade profissional dos alunos circunscreve-se às condições materiais de existência, traduz a apropriação para o âmbito intrapsíquico de elementos que se dão, primeiramente, no espaço interpsicológico das interações. Os professores enfermeiros podem se constituir espelho paradoxal, com uma face tomada para imitação, e outra que materializa significados de modelo a não ser seguido. Essa construção é também influenciada pelas condições do exercício profissional e da formação universitária.

Instrumento em língua de sinais para a avaliação do conhecimento de surdos acerca da Ressuscitação Cardiopulmonar

Sign language instrument for assessing the knowledge of deaf people about Cardiopulmonary Resuscitation

Nelson Miguel Galindo-Neto, Magno Batista Lima, Lívia Moreira Barros, Silvana Cavalcanti dos Santos...

Objetivo: construir e validar o conteúdo sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de instrumento em língua de sinais para a avaliação do conhecimento de surdos. Método: estudo metodológico no qual o processo de validação de conteúdo foi utilizado por 22 especialistas em parada cardiorrespiratória e por 16 surdos. Na validação da consistência interna, participaram 113 surdos. Para a avaliação dos surdos, foi utilizado o Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva e, na validação de conteúdo, foi utilizado instrumento com escala tipo Likert, que contemplou o conteúdo, a clareza, a objetividade, a organização e a linguagem. Foram considerados válidos os itens com concordância mínima de 80%, conforme o Índice de Validação de Conteúdo e teste binomial. A consistência interna foi verificada pelo alpha de Cronbach. Resultados: o instrumento contém 11 questões sobre a identificação da parada cardiorrespiratória, o acionamento por ajuda e as compressões torácicas de alta qualidade. Apresentou validade de conteúdo mínima de 81% pelos especialistas, de 90% pelos participantes surdos e consistência interna pelo alpha de Cronbach de 0,86, sendo considerada alta. Conclusão: o instrumento pode ser utilizado em pesquisas para levantamento do conhecimento prévio de surdos acerca da RCP, bem como em pré e/ou pós-teste de estudos que testem intervenções educativas com esse público. 

Práticas integrativas e complementares na Atenção Primária: desvelando a promoção da saúde

Integrative and complementary practices in Primary Care: unveiling health promotion

Indiara Sartori Dalmolin, Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann

Objetivo: compreender a utilização das práticas integrativas e complementares como ação de promoção da saúde. Método: estudo de abordagem qualitativa, do tipo ação-participante, com a aplicação do Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, no qual participaram 30 profissionais da Atenção Primária à Saúde. A investigação temática foi desenvolvida com duas Unidades de Atenção Primária, uma que utilizava as práticas integrativas e complementares no cotidiano e outra mais centrada nas concepções alopáticas de assistência. Para a realização das três etapas do método utilizado, ocorreram sete Círculos de Cultura. O desvelamento crítico aconteceu concomitantemente com a participação dos pesquisados. Resultados: as práticas integrativas e complementares constituem uma forma de cuidado à saúde, com a finalidade de compreender o ser humano no processo saúde-doença, possibilitando trabalhar com os diferentes aspectos que o envolvem. Dessa forma, reduzem danos decorrentes do uso excessivo de medicamentos, estimulam a integralidade e promovem a saúde. Conclusão: as práticas integrativas e complementares são recursos para a promoção da saúde, por meio da integralidade do cuidado e da redução do uso de medicamentos.

Função sensorial, cognitiva, capacidade de caminhar e funcionalidade de idosos

Sensory and cognitive functions, gait ability and functionality of older adults

Tirso Duran-Badillo, Bertha Cecilia Salazar-González, Juana Edith Cruz-Quevedo, Ernesto Javier Sán...

Objetivo: conhecer a relação entre a função sensorial, capacidade de caminhar e função cognitiva com dependência em idosos. Método: estudo transversal descritivo, com a participação de 146 idosos. Medições: Carta de Snellen, audiômetro, testes de estereognosia, monofilamento de Semmes-Weinstein, aromas e sabores básicos, sistema GAITRite, Montreal Cognitive Assessment Test e índice de Barthel e Lawton e Brody. Resultados: função sensorial, função cognitiva e caminhar explicam 25% de dependência de atividades básicas da vida diária e 21% de dependência de atividades instrumentais da vida diária. As variáveis que influenciam a dependência de atividades básicas foram: paladar (p=0,029), velocidade de caminhar (p=0,009), cadência (p=0,002) e comprimento do passo (p=0,001), e nas atividades instrumentais, velocidade de caminhar (p=0,049), cadência (p=0,028) e comprimento do passo (p=0,010). Conclusão: velocidade de caminhar, cadência e comprimento do passo são variáveis que influenciam a dependência de atividades básicas e instrumentais da vida cotidiana.

Análise da produção tecnológica de três programas de mestrado profissional na área da Enfermagem

Analysis of the technological production of three professional master’s programs in the field of nursing

Rejane Eleuterio Ferreira, Cláudia Mara de Melo Tavares

Objetivo: analisar a produção tecnológica de três programas de mestrado profissional na área da Enfermagem. Método: pesquisa documental em fontes primárias. Foram analisados 100 trabalhos de conclusão de curso de enfermeiros egressos de três programas de mestrado profissional na área da Enfermagem, da região Sudeste do Brasil, a partir das seguintes variáveis: tempo de formação, tipologia dos produtos; contexto dos produtos e classificação tecnológica-educacional, assistencial e gerencial. Norteou-se o estudo pela questão: “Como se caracteriza a produção tecnológica dos trabalhos de conclusão do curso de mestrado profissional segundo a tipologia, o contexto e a classificação tecnológica?”. A análise dos dados deu-se a partir da construção de um quadro que categorizou os produtos de acordo com a tipologia. Resultados: desenvolvimento de técnicas foi o principal tipo de produto encontrado, sendo expressos por fluxogramas, protocolos, diretrizes e cursos de capacitação. Os produtos foram desenvolvidos, em sua maioria, no contexto hospitalar, no formato tecnologia educacional. Conclusão: a produção tecnológica dos programas analisados é restrita, difusa e, em sua maioria, de baixo impacto social e não possui relevo no corpo da dissertação. Apesar da ampla possibilidade de modalidades de trabalho de conclusão, a dissertação, acompanhada de artigo e/ou produções técnicas, é a principal forma de apresentação. 

Nurse Navigator: desenvolvimento de um programa para o Brasil

Nurse Navigator: development of a program for Brazil

Fernanda Felipe Pautasso, Thafarel Camargo Lobo, Cecília Dias Flores, Rita Catalina Aquino Caregnat...

Objetivo: desenvolver um Programa de Navegação para pacientes oncológicos, fundamentado no modelo proposto pelo The GW Cancer Institute da George Washington University, adaptado à realidade de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia brasileiro. Método: pesquisa convergente assistencial aplicada no desenvolvimento de um processo assistencial de Navegação de Pacientes, fundamentado no modelo proposto pela George Washington University, adaptado para um Centro de Alta Complexidade em Oncologia no Brasil. Fases da Pesquisa Convergente assistencial: concepção, instrumentação, perscrutação, análise e interpretação. Essas foram correlacionadas com as etapas do Ciclo de Desenvolvimento de Programas. Idealizada Escala para categorizar os pacientes em níveis de navegação, validada pela Técnica de Delphi, com 12 especialistas. Resultados: no diagnóstico definiu-se pacientes com câncer de cabeça e pescoço para inserção no Programa de Navegação. Planejamento e implantação ocorreram simultaneamente, permitindo realizar o desenho da formatação básica do programa e seus processos. Escala de Avaliação de Necessidade de Navegação elaborada com a finalidade de selecionar o paciente para ingressar no Programa e determinar o suporte recomendado. A validação escala teve índice de consenso de 96,42%. Avaliação das etapas do ciclo ocorreram através do ciclo Plan/Do/Check/Act adaptado. Conclusão: um Programa de Navegação adaptado à realidade brasileira foi desenvolvido, bem como, as atribuições dos navegadores.

Afastamentos laborais por depressão

Leave of absence due to depression

Carla Danielle Araújo Feitosa, Márcia Astrês Fernandes

Objetivo: analisar a ocorrência de afastamentos das atividades laborais motivados pela depressão. Método: estudo censitário, descritivo-analítico, com coleta retrospectiva. População composta por 2267 trabalhadores afastados por depressão com dados procedentes do Sistema Único de Informações de Benefícios. As variáveis independentes foram: sexo, faixa etária, renda, município, procedência, quantidade de afastamentos e tipo de benefício. Para a análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva e foram aplicados os testes qui-quadrado e exato de Fisher. As variáveis que apresentaram valor de p≤0,20 foram submetidas à regressão logística. Resultados: houve a predominância do sexo feminino, idade ≥50 anos, da capital, com renda de um a dois salários mínimos, procedência urbana e único afastamento. Os afastamentos únicos ocorreram, principalmente, por episódio depressivo leve e o benefício concedido para a expressiva maioria foi o auxílio-doença previdenciário. Entre os que se afastaram mais de uma vez, a principal causa foi o transtorno depressivo recorrente, episódio atual leve e, quanto ao benefício, foi o auxílio-doença previdenciário. Houve associação estatística entre o tempo total e os afastamentos ao trabalho. Na regressão logística, verificou-se que o tempo ≥60 dias foi 3,1 vezes maior no transtorno depressivo recorrente. Conclusão: verificou-se um quantitativo expressivo de ocorrência de afastamentos devido à depressão no qual se observou, especialmente, que o tempo de afastamento manteve-se longo. 

Fatores relacionados ao clima de segurança do paciente em hospital de urgências

Factors related to the patient safety climate in an emergency hospital

Dayse Edwiges Carvalho Castilho, Ana Elisa Bauer de Camargo Silva, Fernanda Raphael Escobar Gimenes,...

Objetivo: verificar a relação entre o perfil sociodemográfico e laboral dos profissionais de enfermagem e o clima de segurança do paciente de um hospital público de urgências. Método: estudo transversal realizado com 177 profissionais de enfermagem de um hospital público de urgências. Para a coleta de dados, foi utilizado o Safety Attitudes Questionnaire - Short Form 2006, validado e adaptado transculturalmente para a língua portuguesa. Para verificar os fatores relacionados aos domínios do instrumento, foram realizadas análises bivariadas e multivariáveis. Resultados: atuar na clínica médica e cirúrgica ou pronto-socorro, em turno noturno e possuir intenção de sair da enfermagem diminuiu o clima de segurança geral, em análise de regressão múltipla. Os profissionais mais novos, com menos de quatro anos na instituição e os que atuavam no turno noturno apresentaram menor clima de segurança relacionado à percepção da gerência. Em contrapartida, ter vínculo de trabalho celetista melhorou o clima de segurança geral e a satisfação no trabalho. Conclusão: identificar preditores sobre os escores de segurança do paciente é uma importante ferramenta gerencial que permite diagnosticar, planejar e executar atividades a partir dos domínios que precisam ser aprimorados.

Experiência do paciente na coprodução de cuidados: percepções acerca dos protocolos de segurança do paciente

Patient experience in co-production of care: perceptions about patient safety protocols

Diovane Ghignatti da Costa, Gisela Maria Schebella Souto de Moura, Simone Silveira Pasin, Francis Gh...

Objetivo: analisar a experiência do paciente durante a internação hospitalar, com foco na coprodução de cuidados relacionados aos protocolos de segurança do paciente. Método: estudo qualitativo, cujos dados foram coletados por meio da triangulação de múltiplas fontes: análise documental, observação de 10 profissionais na prestação de cuidados e 24 entrevistas com pacientes-famílias de 12 unidades de internação clínicas e cirúrgicas de um hospital. Procedeu-se à análise temática, ancorando-se no conceito de coprodução. Resultados: protocolos de segurança segundo a experiência do paciente retrataram o papel dos pacientes-famílias como coprodutores do cuidado seguro. Constatou-se alinhamento entre as percepções dos pacientes, as definições institucionais e os protocolos básicos de segurança do paciente, nacionais e internacionais. No entanto, esses protocolos nem sempre são seguidos pelos profissionais. Conclusão: a coprodução foi percebida nos protocolos de cirurgia segura e de prevenção de lesões decorrentes de queda. Na identificação do paciente, higienização de mãos e processo de medicação, verificou-se que a coprodução depende do comportamento proativo de pacientes-famílias, pois não é estimulada pelos profissionais. A pesquisa contribui com subsídios para alavancar a participação do paciente como agente de sua segurança, destacando a coprodução de cuidados em saúde como valioso recurso para o avanço na segurança do paciente.