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ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

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Número V28

De 73 a 84 de 158 itens(s).

Artigos Originais

O significado da rede de suporte social para mulheres em situação de violência e amamentação

The meaning of the social support network for women in situations of violence and breastfeeding

Nayara Girardi Baraldi, Angelina Lettiere-Viana, Diene Monique Carlos, Natália Rejane Salim, Daniel...

Objetivo: compreender os significados atribuídos à rede de suporte social de mulheres em aleitamento materno e em situação de violência por parceiro íntimo. Método: estudo qualitativo, realizado com 21 mulheres, por meio de entrevistas semiestruturadas e de dados analisados pelo Método da Interpretação dos Sentidos à luz do referencial conceitual de Rede de Suporte Social. Resultados: todas as mulheres sofreram violência pelo parceiro no puerpério e apenas uma delas manteve o aleitamento materno exclusivo até 180 dias pós-parto. Na análise, emergiu a categoria intitulada “A ação da rede de suporte social diante do aleitamento materno no contexto de violência por parceiro íntimo”, com duas subcategorias: “Rede de suporte interpessoal” e “Rede de suporte institucional”. Na rede interpessoal, o companheiro foi pouco referido, em contrapartida, houve maior participação de outras mulheres. Na rede institucional, ficaram evidentes a não resolutividade e as ações centradas no caráter biológico. Conclusão: a busca por ajuda na rede interpessoal sobressaiu-se em comparação à rede institucional, tanto no que se refere à questão da violência quanto à amamentação e às ações a ela relacionadas, em sua maior parte, pouco efetivas, caracterizadas por aconselhamentos e encaminhamentos.

Desenvolvimento de infográfico animado sobre Educação Permanente em Saúde

Development of an animated infographic on Permanent Health Education

Letícia Lopes Dorneles, Vivian Do Prado Martins, Caroline Silva Morelato, Fernanda Dos Santos Nogue...

Objetivo: desenvolver infográfico animado sobre o conceito de Educação Permanente em Saúde de acordo com a Política Nacional e suas principais diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Método: estudo metodológico por via de análise de contexto e lacunas de conhecimento com revisão de literatura e brainstorming; síntese de conhecimentos em mapa conceitual; construção e validação de roteiro; elaboração de desenho didático e produção da mídia infográfica. Participaram 18 interlocutores de Núcleo de Educação Permanente e Humanização nas etapas de análise do contexto e síntese do conhecimento e seis especialistas na validação do roteiro. Resultados: por meio de associação de textos, imagens, áudios, animações e transições, foram apresentados os conceitos, princípios e a trajetória legal da política de Educação Permanente, com exemplos do cotidiano do trabalho, destacando-se as diferenças com relação à educação continuada e educação em saúde. Os especialistas no tema avaliaram positivamente o infográfico por possuir informações claras, que atendem as necessidades do público-alvo; favorecer o aprendizado e estar apto para circular no meio científico. Conclusão: o infográfico contempla conteúdos sobre a Educação Permanente em Saúde ao representar o cenário do cotidiano do trabalho e incentiva a reflexão pelos trabalhadores da saúde.

Caminho percorrido por obesos mórbidos em busca da cirurgia bariátrica no sistema público de saúde

Path taken by morbidly obese people in search of bariatric surgery in the public health system

Claudete Aparecida Conz, Maria Cristina Pinto de Jesus, Estela Kortchmar, Vanessa Augusta Souza Brag...

Objetivo: compreender o caminho percorrido no sistema público de saúde pela pessoa com obesidade mórbida em busca da cirurgia bariátrica. Método: pesquisa qualitativa fundamentada na fenomenologia social de Alfred Schütz, com 17 pessoas obesas mórbidas hospitalizadas, com data agendada para a cirurgia bariátrica. Utilizou-se a entrevista fenomenológica com questões abertas e os depoimentos foram analisados à luz do referencial teórico-metodológico e literatura referente ao tema. Resultados: os participantes conseguiram agendamento para a cirurgia bariátrica por meio da indicação de amigos, familiares e pessoas públicas. A fila de espera pelo procedimento gerou angústia e ansiedade devido ao medo da cirurgia, aumento do peso, risco de agravamento da saúde e das limitações físicas, mas auxiliou na preparação para sua realização. A experiência vivida na busca pela cirurgia bariátrica levou essas pessoas a desejarem a continuidade da assistência na Unidade Básica de Saúde, após a cirurgia, por profissionais capacitados para atender as suas necessidades. Conclusão: os aspectos inscritos no caminho de pessoas em busca de cirurgia bariátrica sinalizam a necessidade de fortalecimento dos fluxos assistenciais do sistema público de saúde e de investimento na capacitação profissional para redução das desigualdades no acesso à cirurgia bariátrica e incremento da qualidade dos serviços.

Efetividade na motivação para parar de fumar de uma plataforma web em estudantes universitários

Effectiveness of a web platform on university students’ motivation to quit smoking

Alba María Romero-López, Silvia Portero-de-la-Cruz, Manuel Vaquero-Abellán

Objetivo: conhecer a dependência da nicotina e a motivação para parar de fumar em estudantes de Enfermagem e Fisioterapia de uma universidade no sul da Espanha e avaliar o impacto de uma intervenção baseada no uso de tecnologias da informação na motivação para parar de fumar. Método: estudo piloto em duas fases: a primeira transversal e a segunda de intervenção antes-depois. A motivação para parar de fumar foi avaliada usando o questionário Richmond, a dependência da nicotina através do questionário de Fagerström e uma intervenção baseada no uso de uma plataforma online foi realizada para aumentar a motivação para parar de fumar. Estatística descritiva e inferencial foram aplicadas. Resultados: a prevalência de consumo de tabaco foi de 4,33% (n=29). 3,45% dos participantes tinham alta dependência e 6,90%, alta motivação. O nível de motivação não foi alterado após a intervenção (p=0,10). Conclusão: a maioria dos estudantes tem baixo nível de motivação para parar de fumar e dependência física à nicotina. O nível de motivação para parar de fumar não é diferente após a realização da intervenção.

Preditores de satisfação dos profissionais de saúde com a educação continuada: um estudo transversal

Predictors of health professionals’ satisfaction with continuing education: A cross-sectional study

Francisco Javier Muñoz-Castro, Eloisa Valverde-Gambero, Manuel Herrera-Usagre

Objetivo: verificar quais características organizacionais, metodológicas e relacionadas a recursos da educação continuada em saúde (ECS) ajudam a predizer melhor a satisfação dos profissionais. Método: estudo transversal com regressões logísticas multivariadas para predizer uma alta satisfação média com diferentes dimensões das ações educativas utilizadas: Satisfação Geral, Utilidade, Metodologia, Organização e Recursos, e Capacidade de Ensino. Foram analisados 25.281 questionários de satisfação preenchidos por profissionais de saúde que participaram de 1.228 atividades de treinamento na Andaluzia (Espanha), no período de março de 2012 a abril de 2015. Resultados: características que melhor predizem uma alta Satisfação Geral são as seguintes: Método de sessão clínica em oposição a workshops (Odds Ratio[OR]=2,07;p<0,001); modalidade presencial (OR=3,88;p<0,001) ou semipresencial (OR=2,83;p<0,001) em oposição a e-learning; e 1-2 dias de duração (OR=2,38;p<0,001) em oposição a 3-14 dias. Um menor número de horas (OR=0,99;p<0,001) e de profissionais (OR=0,98;p<0,05) também aumenta a probabilidade. A acreditação das ações educativas aumenta as probabilidades nas dimensões: Utilidade (OR=1,33;p<0,05), Metodologia (OR=1,5;p<0,01) e Capacidade de Ensino (OR=1,5;p<0,01). Conclusão: o estudo fornece informações relevantes sobre aspectos que melhoram a satisfação profissional, como a opinião de que atividades e-learning precisam melhorar seu conteúdo, métodos e estilos de ensino, ou de que sessões clínicas presenciais são o tipo de ECS com maior satisfação.

Uso do Photovoice para estimular o pensamento crítico: um estudo exploratório com estudantes de Enfermagem

Using Photovoice to stimulate critical thinking: An exploratory study with Nursing students

Elena Andina-Díaz

Objetivo: explorar as potencialidades da metodologia Photovoice para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando diferentes etapas da metodologia Photovoice. Os estudantes de enfermagem obtiveram fotografias em sua comunidade, mostrando Determinantes Sociais da Saúde, analisaram e classificaram as fotografias e expuseram os resultados na faculdade. Os alunos preencheram um questionário escrevendo suas percepções. Os dados coletados dos questionários foram analisados qualitativamente. Resultados: 91 estudantes participaram do estudo. Duas categorias principais emergiram dos dados: A Photovoice é uma boa metodologia para estimular o pensamento crítico sobre os determinantes sociais da saúde e estimular outras habilidades (expressar crenças e percepções, estimular a criatividade, desenvolver habilidades de pesquisa, fortalecer laços com colegas e atrair atenção). Conclusão: exploramos as potencialidades da metodologia Photovoice. Esta pode ser uma ferramenta original, simples e barata para estimular o pensamento crítico sobre os Determinantes Sociais da Saúde e estimular outras habilidades. A Photovoice pode considerar o ensino de aspectos relacionados à saúde/assistência em estudantes de enfermagem, a fim de promover o pensamento crítico de futuros agentes de mudança na saúde.

Oportunidades de cuidados à criança prematura: visita domiciliar e suporte telefônico

Care opportunities for premature infants: home visits and telephone support

Rosane Meire Munhak da Silva, Adriana Zilly, Eliana Roldão dos Santos Nonose, Luciana Mara Monti Fo...

Objetivo: analisar oportunidades de orientações para promoção do cuidado de crianças prematuras em visita domiciliar e suporte telefônico. Método: estudo qualitativo na perspectiva da hermenêutica filosófica com 18 mães de crianças prematuras egressas de unidade hospitalar. Realizou-se contato hospitalar e em seguida entrevistas, aos 15 e 45 dias após a alta e aos seis meses de idade da criança, com análise de dados por interpretação de sentidos, a partir de 25 visitas domiciliares e 56 suportes telefônicos. Resultados duas unidades temáticas emergiram: Necessidades de contato e orientações: o lugar das visitas domiciliares e Oportunidades de resolução de dúvidas por suporte telefônico, indicando aspectos que sugerem fragilizar a saúde infantil, descontinuidade no seguimento e vulnerabilidade nos acompanhamentos especializados. Visita domiciliar e suporte telefônico favoreceram a apreensão de necessidades de saúde, dúvidas de cuidados básicos e resolução de problemas, como formas para prevenir danos e promover saúde infantil. Conclusão: visita domiciliar e suporte telefônico despontam como práticas colaborativas de cuidados e detecção de condições latentes, que podem ser reduzidas ou interrompidas com prontidão de retorno de orientações, sugerindo estratégias oportunas para incrementar seguimento, vinculação e acesso aos serviços de saúde.

Planejamento, construção e utilização de simuladores artesanais para aprimoramento do ensino e aprendizagem de Obstetrícia

Planning, construction and use of handmade simulators to enhance the teaching and learning in Obstetrics

Roxana Knobel, Mariane de Oliveira Menezes, Débora de Souza Santos, Maíra Libertad Soligo Takemoto

Objetivo: descrever o processo de desenvolvimento e apresentar os resultados de um estudo piloto sobre o uso de simuladores artesanais de baixo custo para ensino e aprendizagem de obstetrícia. Método: apresentação do processo de desenvolvimento de três simuladores de baixo custo, a partir de necessidades educacionais identificadas em contextos reais de formação. O processo de elaboração é apresentado em detalhes e cada simulador foi testado e re-testado, sendo submetido a processos de melhorias até sua versão final. Os simuladores apresentados são: bermuda simuladora de parto, útero de Neoprene para tratamento de hemorragias e simulador de sutura de lacerações perineais. Foi realizado estudo piloto de avaliação da percepção dos aprendizes, através de questionário estruturado, empregando o modelo de avaliação de Kirkpatrik. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: os respondentes (31 aprendizes) avaliaram positivamente os simuladores, tendo percebido ganhos significativos em conhecimento teórico, habilidade para resolver problemas clínicos e diminuição da ansiedade para lidar com situações semelhantes às simuladas. Conclusão: simuladores artesanais e de baixo custo são factíveis e efetivos, resultando em avaliações positivas dos aprendizes. A disponibilidade dos mesmos como tecnologia aberta permite a disseminação de seu uso.

Qualidade de vida de adolescentes com paralisia cerebral: concordância entre autorrelato e relato do cuidador

Quality of life of adolescents with cerebral palsy: agreement between self-report and caregiver’s report

Mariana Ceravolo Ferreira, Nathália Ribeiro Garcia, Cejane Oliveira Martins Prudente, Maysa Ferreir...

Objetivo: avaliar a qualidade de vida (QV) de adolescentes com paralisia cerebral (PC) pelo autorrelato e pelo relato do cuidador, e analisar a concordância entre estes relatos. Método: estudo transversal conduzido com 101 adolescentes com PC e 101 cuidadores. Ambos responderam o Pediatric Quality of Life Inventory (PedsQL), módulo 4.0 - Genérico (PedsQL 4.0) e módulo 3.0 - PC (PedsQL 3.0). A concordância entre os relatos foi analisada pelo teste de Mann-Whitney e pelo coeficiente de correlação intra classe (ICC) (p<0.05). Resultados: no autorrelato os menores escores foram em saúde física, atividades escolares e fadiga. No relato dos cuidadores as menores pontuações foram em saúde física e atividades cotidianas. As percepções entre adolescentes e cuidadores divergiram em saúde física, movimento e equilíbrio, atividades cotidianas e escolares, com menor escore dos cuidadores em todos eles. A concordância entre o autorrelato e o relato dos cuidadores foi pobre (ICC<0.44), e em ambos instrumentos o relato dos cuidadores foi menos otimista. Conclusão: a saúde física é o domínio mais prejudicado da QV de adolescentes com PC, tanto no autorrelato quanto no relato dos cuidadores. Porém há pobre concordância entre estes relatos, ressaltando que o uso do relato dos cuidadores deve ser cauteloso.

Massive Open Online Courses para educação continuada em profissionais de enfermagem no Peru

Massive Open Online Courses for continuing education for nursing professionals in Peru

Guido Bendezu-Quispe, Renatta Quijano-Escate, Akram Hernández-Vásquez, Fiorella Inga-Berrospi, Dan...

Objetivo: determinar a oferta global de Massive Open Online Courses (MOOCs) em saúde e enfermagem e conhecer as características de seu conteúdo para a educação continuada em profissionais de enfermagem. Método: estudo exploratório realizado nos sites Coursera, edX, FutureLearn, XuetangX e Udacity, Class Central e MOOC List. Os cursos foram classificados de acordo com as cinco áreas de enfermagem reconhecidas pelo Colégio Peruano de Enfermeiros (Colegio de Enfermeros del Perú, CEP). Para cada curso foram coletadas as variáveis instituição e país de origem, horas semanais e duração total em semanas, idioma do áudio e das legendas. Resultados: foram encontrados 654 cursos nessa modalidade em saúde, cobrindo as cinco áreas contempladas pelo Colégio Peruano de Enfermeiros. Quatorze cursos foram desenvolvidos especificamente para enfermagem, com duração média de cinco semanas (3,2 horas por semana de atividades). Onze procediam de instituições anglo-saxônicas, com conteúdo em inglês. Apenas dois cursos foram oferecidos em espanhol e um em turco. Conclusão: Massive Open Online Courses é uma ferramenta útil para a educação continuada do enfermeiro peruano, dada a ampla oferta, incluindo alguns especificamente para enfermeiros, nas diferentes áreas da enfermagem. O seu conteúdo é oferecido principalmente em inglês. Expandir a variedade de idiomas ou incluir legendas facilitaria a participação de um público maior.

Qual é a curva que melhor explica o crescimento de casos confirmados da COVID-19 no Chile?

Which curve provides the best explanation of the growth in confirmed COVID-19 cases in Chile?

Víctor Díaz-Narváez, David San-Martín-Roldán, Aracelis Calzadilla-Núñez, Pablo San-Martín-Ro...

Objetivo: explorar o melhor tipo de curva ou modelo de tendência para explicar o comportamento epidemiológico do contágio por COVID-19 e derivar as possíveis causas que contribuem para explicar o modelo correspondente e as implicações em saúde que se podem inferir. Método: os dados foram coletados nos relatórios da COVID-19 do Departamento de Epidemiologia, Ministério da Saúde do Chile. Os dados foram analisados através do ajustamento de curvas em quatro modelos diferentes: quadrático, exponencial, suavização exponencial simples e suavização exponencial dupla. O nível significância adotado foi de α≤0.05. Resultados: a curva que mais se ajusta à evolução dos casos confirmados acumulados da COVID-19 no Chile é a curva com suavização exponencial dupla. Conclusão: o número de infectados continuará aumentando e o Chile deve permanecer vigilante e ajustar suas estratégias em torno de medidas de prevenção e controle. O comportamento da população tem um papel fundamental. Sugerimos não relaxar quanto às restrições e seguir melhorando a vigilância epidemiológica. Devem ser feitos preparativos de emergência e mais recursos materiais devem ser adicionados para dar suporte ao sistema de saúde. Esta previsão é provisória e depende das variáveis intervenientes se manterem constantes e qualquer alteração modificará sua previsão.

Estimação e predição dos casos de COVID-19 nas metrópoles brasileiras

Estimation and prediction of COVID-19 cases in Brazilian metropolises

George Jó Bezerra Sousa, Thiago Santos Garces, Virna Ribeiro Feitosa Cestari, Thereza Maria Magalh...

Objetivo: estimar a taxa de transmissão, o pico epidemiológico e óbitos pelo novo coronavírus. Método: um modelo matemático e epidemiológico para os casos suscetíveis, infectados e recuperados foi aplicado nas nove capitais brasileiras com o maior número de casos da infecção. O número de casos para os 80 dias seguintes ao primeiro caso foi estimado por meio de equações diferenciais e os resultados foram colocados em logaritmos e comparados com os números reais para verificar o ajuste do modelo. Em todos os cenários, considerou-se que nenhuma medida preventiva foi tomada. Resultados: as nove metrópoles estudadas apresentaram uma curva de tendência de novos casos do coronavírus com um padrão ascendente. Os dados de predição apontam o pico da doença entre o final de abril e começo de maio. Fortaleza e Manaus apresentaram as maiores taxas de transmissão (≥2,0 e ≥1,8, respectivamente). Rio de Janeiro pode apresentar o maior número de pessoas infectadas (692.957) e Florianópolis a menor (24.750). Conclusão: as estimativas da taxa de transmissão, pico epidemiológico e óbitos pelo coronavírus nas metrópoles brasileiras apresentaram números importantes e expressivos a serem observados pelo Ministério da Saúde brasileiro. Os resultados confirmam a rápida disseminação do vírus e sua alta mortalidade no país.