Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V29

De 1 a 12 de 120 itens(s).

Editorial

A relevância da liderança frente à segurança do paciente no atual contexto

Relevance of leadership regarding patient safety in the current context

Andrea Bernardes, Carmen Silvia Gabriel, Wilza Carla Spiri

O Estado da Enfermagem Obstétrica no Brasil

The Current State of Obstetric Nursing in Brazil

Ana Paula Cavalcante de Oliveira, Carla Aparecida Arena Ventura, Mariana Lopes Galante, Mónica Padi...

Diabetes e Covid-19: o que aprendemos com as duas pandemias em curso

Diabetes and COVID-19: What we learned from the two ongoing pandemics

Maria Teresa da Costa Gonçalves Torquato, Gil Cunha De Santis, Maria Lucia Zanetti

Liderança em Enfermagem para o Século XXI

Nursing Leadership for 21st Century

Robert L. Anders, Debra Jackson, Patricia M. Davidson, John P. Daly

A COVID-19 e a Enfermagem: por um compromisso com a Educação em Saúde

COVID-19 and Nursing: for a commitment to Health Education

Ethel Maciel

O trabalhador idoso na contemporaneidade

The aged worker in contemporaneity

Aida Maria de Oliveira Cruz Mendes, Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi

Artigos Originais

Adesão às barreiras de segurança na administração de medicamentos: percepção do paciente

Adherence to safety barriers in medication administration: patients’ perception

Juliana Machado Campos Fleck, Rosana Aparecida Pereira, Ana Elisa Bauer de Camargo Silva, Fernanda R...

Objetivo: analisar a percepção de pacientes sobre a adesão dos profissionais de saúde às barreiras de segurança na administração de medicamentos. Método: estudo transversal e correlacional, realizado em um hospital do interior de São Paulo, com 249 pacientes adultos internados na clínica médica. Utilizou-se um formulário eletrônico desenvolvido pela pesquisadora. As variáveis quantitativas foram analisadas em termos de média, mediana e desvio-padrão. As variáveis do tipo Likert foram calculadas de acordo com o escore de percepção, utilizando-se o critério de Informação Bayesiana. O ponto de corte à apreciação positiva da percepção do paciente foi 0,75. Resultados: a média do escore de percepção foi 0,29, sendo que, das 15 barreiras analisadas, oito nunca são aderidas pelos profissionais, na visão da maioria dos pacientes. Além disso, a idade foi a única variável com significância estatística. Conclusão: Quanto mais jovem o paciente, melhor a sua percepção sobre a adesão dos profissionais de saúde às barreiras de segurança na administração de medicamentos.

Ansiedade e sua influência na autoeficácia materna para amamentação

Anxiety and its influence on maternal breastfeeding self-efficacy

Luciana Camargo de Oliveira Melo, Marina Cortez Pereira Bonelli, Rosa Vanessa Alves Lima, Flávia Az...

Objetivo: identificar os níveis de ansiedade e da autoeficácia para amamentação entre puérperas nos intervalos de 60, 120 e 180 dias pós-parto; verificar a influência da ansiedade na autoeficácia para amamentação entre essas puérperas. Método: estudo analítico, longitudinal e prospectivo, com 186 puérperas, utilizando-se um questionário de caracterização sociodemográfica e obstétrica, o Inventário de Ansiedade Traço-Estado e a Breastfeeding Self-Eficcacy Scale - Short Form. As análises foram feitas pela estatística descritiva, e utilizado o Teste Exato de Fisher. Resultados: a maioria das puérperas apresentou baixo nível de ansiedade-traço (55,4%), baixo nível de ansiedade-estado (66,2% aos 60 dias, 72,8% aos 120 dias e 75,5% aos 180 dias) e alto nível de autoeficácia (77,3% aos 60 dias, 75,3% aos 120 dias e 72,1% aos 180 dias de puerpério). Baixos níveis de ansiedade-traço e de ansiedade-estado associaram-se com a autoeficácia elevada aos 60 dias (p=0,0142 e p=0,0159 respectivamente). Conclusão: é necessária uma maior atenção à saúde mental das puérperas, considerando que mulheres que apresentaram baixos níveis de ansiedade tiveram maiores níveis de autoeficácia, situação que pode implicar em maior tempo de aleitamento materno exclusivo.

Qualidade de vida e comportamento alimentar de pacientes com obesidade durante a pandemia por COVID-19

Quality of life and eating habits of patients with obesity during the COVID-19 pandemic

Luciana Foppa, Ana Laura Rodriguez da Mota, Eliane Pinheiro de Morais

Objetivo: verificar a qualidade de vida e o comportamento alimentar de pacientes com obesidade durante a pandemia por COVID-19. Método: estudo transversal com 68 pacientes atendidos em ambulatório de cirurgia bariátrica em hospital universitário do sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada por telefone, com perguntas sobre o perfil dos participantes e o distanciamento social; também foram utilizados questionários de qualidade de vida e de comportamento alimentar. Para a análise de dados, foram utilizados o modelo de regressão logística, a correlação de Spearman e os testes U de Mann-Whitney e t de Student, para amostras independentes. Resultados: a qualidade de vida geral foi de 57,03 pontos e o comportamento alimentar que apresentou maior pontuação foi a restrição cognitiva (61,11 pontos). Grande parte dos pacientes (72,1%) estava fazendo distanciamento social e 27,9% não haviam mudado a rotina. A chance de fazer isolamento foi 3,16 vezes maior para os pacientes que estavam casados. Existe uma correlação positiva entre os domínios do questionário de qualidade de vida e a restrição cognitiva das perguntas sobre o comportamento associado ao hábito alimentar. Conclusão: verificou-se que os participantes apresentaram tendência em ter uma melhor qualidade de vida conforme a restrição cognitiva aumentava.

Desenvolvimento de um programa de aprendizagem integrativa para idosos com demência residentes na comunidade

Development of an integrative learning program for community dwelling old people with dementia

Thomas Kwok Shing Wong, Yang Yunhua, Chen Jinghan, Carmen Ka Man Lee, Zhou Ying, Jiang Liping, Tang ...

Objetivo: desarrollar un programa de aprendizaje integrador para personas con demencia. Método: se realizó un estudio metodológico empleando la técnica Delphi para desarrollar el programa de aprendizaje, seguida de una prueba de viabilidad. Se invitó a un panel de expertos a que desarrollara el programa de aprendizaje integrador sobre la base del marco de la neuroplasticidad y el aprendizaje. Se realizó una prueba de viabilidad para evaluar la implementación del programa en dos centros después de haber capacitado al personal que dirige el programa. Las transcripciones literales de los debates de casos se codificaron, analizaron y resumieron en temas y subtemas por medio de consenso. Resultados: no hubo ninguna indicación para modificar el contenido durante el período de implementación del programa. En forma cualitativa, los adultos mayores que participaron del programa evidenciaron mejoras en la comunicación, las emociones, la capacidad de conexión con ellos mismos y con los demás y el bienestar. Conclusión: el programa de aprendizaje integrador se implementó sin inconvenientes con resultados prometedores. El programa es apto para ser sometido a una investigación a gran escala con respecto a su eficacia en varios centros para obtener evidencia más sólida.

Violência nas relações íntimas entre adolescentes de região de alta vulnerabilidade social

Dating violence among adolescents from a region of high social vulnerability

Ana Paula França de Oliveira, Silvia Mara Carvalho Silva, Ana Beatriz Campeiz, Wanderlei Abadio de ...

Objetivo: conhecer e analisar as percepções de adolescentes de alta vulnerabilidade social frente à construção de relações de intimidade violentas.Método: pesquisa qualitativa realizada junto a 19 adolescentes de um município central de São Paulo, Brasil. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais e diário de campo, sendo os dados analisados tematicamente. Resultados: emergiram duas categorias “Uma nova postura feminina em um contexto de normas tradicionais de gênero” e “Violências nas relações íntimas: a (não) percepção dos adolescentes”. Normas tradicionais de gênero ainda ocupam um lugar significativo no delineamento de relações entre adolescentes. Tais condutas são mais visíveis em relações de namoro, quando o compromisso e a exclusividade são tidos como principais características, autorizando a posse e o controle. O ciúme emerge como principal disparador de violência e as tecnologias aparecem como recursos contemporâneos para reforçá-la. Conclusão: reitera-se a necessidade de intervenções precoces junto a adolescentes, com foco em ações promotoras de equidade de gênero.

Lesão de pele relacionada a adesivo médico em paciente com câncer: coorte prospectiva

Medical adhesive-related skin injury in cancer patients: A prospective cohort study

José Ferreira Pires-Júnior, Tânia Couto Machado Chianca, Eline Lima Borges, Cissa Azevedo, Giovan...

Objetivo: estimar a incidência de lesão de pele relacionada a adesivo médico em região de fixação de cateter venoso periférico em pacientes oncológicos críticos, identificar fatores de risco e estabelecer modelo de predição de risco para o seu desenvolvimento. Método: coorte prospectiva com amostra de 100 pacientes adultos e idosos internados em unidade de terapia intensiva. Os dados foram analisados por estatística descritiva, bivariada e multivariada com regressão de Cox. Resultados: a incidência da lesão de pele relacionada a adesivo médico foi de 31,0% e a densidade de incidência foi de 3,4 casos por 100 pessoas-dia. Os fatores de risco foram: etilismo, tabagismo, internação por trombose venosa profunda, insuficiência respiratória aguda, pós-operatório imediato, cardiopatia, dislipidemia, uso de antiarrítmico, hemotransfusão, lesão por fricção, lesão por pressão, turgor, edema, hematoma, petéquias, valores baixos na escala de Braden, gravidade clínica do paciente, elasticidade, umidade, textura e coloração. Compuseram o modelo preditivo: turgor de pele diminuído, presença de hematomas e edema. Conclusão: a lesão de pele relacionada a adesivo médico em sítio de inserção de cateter venoso periférico tem elevada incidência em pacientes oncológicos críticos e está associada ao turgor diminuído, presença de hematoma e edema, evidências essas que podem embasar a prática clínica.