Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V29

De 13 a 24 de 120 itens(s).

Artigos Originais

Conhecimento, atitudes e crenças sobre a síndrome coronariana aguda de pacientes com diabetes tipo 2

Knowledge, attitudes, and beliefs about acute coronary syndrome among patients with type 2 diabetes

Camille Alardis Hunte Johnson, Natássia Condilo Pitta, Carina Aparecida Marosti Dessotte, Rosana Ap...

Objetivo: avaliar o conhecimento, atitudes e crenças de guianenses com diabetes mellitus tipo 2 sobre a síndrome coronariana aguda e explorar a associação entre essas medidas e características sociodemográficas e clínicas desta população. Método: estudo transversal realizado em Linden, Guiana. Sessenta pacientes com diabetes tipo 2 foram entrevistados usando um questionário sociodemográfico e clínico e o Acute Coronary Syndrome-Response Index. O teste Mann-Whitney foi usado para verificar possíveis diferenças entre grupos de acordo com sub-escalas do ACS-Response Index e sexo, idade, tempo de diagnóstico, e índice de massa corporal, e o teste Kruskal-Wallis para comparar as sub-escalas do ACS-Response Index e escolaridade. Resultados: dois participantes responderam corretamente mais de 70% das questões da sub-escala Conhecimento. Os participantes obtiveram baixas pontuações em todas as sub-escalas. Menos da metade respondeu que dor no peito e no braço são sintomas de ataque cardíaco. Diferenças significativas foram encontradas entre os níveis de Conhecimento (p=0.008) e Atitudes (p=0.009) e escolaridade. Conclusão: participantes com diabetes mellitus tipo 2 apresentaram níveis baixos de Conhecimento, Atitudes e Crenças. Participantes com pontuações mais altas no Conhecimento e Atitudes apresentaram nível educacional mais alto. Os resultados mostram que profissionais da saúde precisam atentar para déficits de conhecimento de pacientes com diabetes tipo 2 sobre a síndrome coronariana aguda.

Ondas de esperança familiar: narrativas de famílias no contexto da doença crônica pediátrica

Waves of family hope: narratives of families in the context of pediatric chronic illness

Ana Carolina Andrade Biaggi Leite, Cristina García-Vivar, Francine DeMontigny, Lucila Castanheira N...

Objetivo: analisar as narrativas de famílias sobre suas experiências de esperança no contexto da doença crônica pediátrica. Método: pesquisa narrativa, que utilizou a teoria de sistemas familiares aplicada à enfermagem como referencial teórico. Compuseram a amostra deste estudo três famílias de crianças e adolescentes diagnosticados com doenças crônicas complexas, em um total de 10 participantes. Os dados coletados por meio de entrevistas com foto-elicitação permitiram a construção de narrativas familiares, as quais foram analisadas de acordo com a análise temática indutiva e triangulação teórica dos dados. Resultados: o tema analítico - Ondas de esperança familiar no contexto da doença crônica pediátrica - está composto por quatro diferentes tipos: esperança incerta, esperança cuidativa, esperança latente e esperança expectante. O movimento suscitado por essas esperanças gera uma energia motriz e depende de uma série de fatores, tais como apoio, informação, busca pela normalidade, pensamentos e comparações. Conclusão: os resultados evidenciam a interação e reciprocidades dos membros da unidade familiar, bem como a dinâmica da esperança, os diferentes tipos de esperança e os fatores que os influenciam. Este estudo destaca a experiência de esperança como um recurso familiar e não apenas individual, além de auxiliar os profissionais de saúde no planejamento do cuidado familiar considerando a esperança como um recurso familiar essencial e dinâmico.

Fatores associados às quedas em pacientes de hemodiálise: um estudo caso-controle

Factors associated with falls in hemodialysis patients: a case-control study

Ignacio Perez-Gurbindo, Ana María Álvarez-Méndez, Rafael Pérez-García, Patricia Arribas-Cobo, M...

Objetivo: identificar a possível associação entre valores laboratoriais, comorbidades, tratamento farmacológico, alterações hemodinâmicas, resultado da diálise e alterações estabilométricas com uma maior probabilidade de quedas em pacientes de hemodiálise. Método: estudo caso-controle retrospectivo em pacientes de hemodiálise. Foram analisados os casos de pacientes de uma unidade de hemodiálise que sofreram uma ou mais quedas. Os controles foram pacientes da mesma unidade que não sofreram quedas. Os dados foram obtidos a partir do histórico clínico dos pacientes e, também, de um teste de equilíbrio realizado seis meses antes nesses pacientes. Resultados: 31 pacientes foram avaliados (10 casos e 21 controles). A alteração de peso durante a diálise foi significativamente maior no grupo de pessoas que sofreu uma queda (p <0,05). Pacientes que sofreram queda apresentaram maior instabilidade lateral após a diálise (p <0,05). Outros fatores, como hipertensão, anti-hipertensivos, betabloqueadores e frequência cardíaca mais baixa, também foram associados às quedas. Conclusão: uma maior alteração do peso intradialítico está relacionada a um maior risco de quedas. O controle desses fatores pela equipe de enfermagem poderia prevenir a incidência de quedas em pacientes em diálise.

Planejamento da gravidez não interfere no desenvolvimento infantil de crianças de 11 a 23 meses

Pregnancy planning does not interfere with child development in children aged from 11 to 23 months old

Katherine Solís-Cordero, Luciana Assis Couto, Luciane Simões Duarte, Ana Luiza Vilela Borges, Eliz...

Objetivo: analisar a relação entre desenvolvimento infantil e planejamento da gravidez e outros aspectos associados. Método: estudo transversal conduzido com 125 díades mãe-criança de 11 a 23 meses de idade, frequentadoras de creches localizadas em áreas socialmente desfavoráveis. O desenvolvimento infantil segundo domínios foi avaliado com aplicação do Ages & Stages Questionnaire-BR e o planejamento da gravidez por meio do London Measure of Unplanned Pregnancy. Mães foram entrevistadas nos domicílios e utilizou-se testes não paramétricos para análise dos dados. Resultados: verificou-se 17,6% de gravidez não planejada, 24,8% foram planejadas e 57,6% ambivalentes. O desenvolvimento inadequado nos diferentes domínios variou de 21-40% e não teve associação com o planejamento da gravidez. No entanto, o domínio “comunicação” associou-se com Bolsa Família; os domínios “pessoal/social” e “comunicação” com sexo; ao passo que “pessoal/social”, “coordenação motora ampla” e “coordenação motora fina” foram domínios relacionados com a idade da criança. Conclusão: não foi observada relação entre o planejamento da gravidez e o desenvolvimento infantil, porém, a baixa frequência de gestações planejadas e os elevados percentuais de inadequado desenvolvimento infantil mostram a necessidade de se investir na capacitação dos profissionais de saúde, tanto para a atenção em contracepção e saúde pré-concepcional, quanto para a promoção do desenvolvimento infantil, especialmente em contextos socioeconômicos desfavoráveis.

Fatores associados ao óbito entre puérperas com COVID-19: estudo brasileiro de base populacional

Factors associated with death among postpartum women with COVID-19: a Brazilian population-based study

Anelise de Toledo Bonatti, Nathassia Miller, Maria Antonieta de Barros Leite Carvalhaes, Rodrigo Jen...

Objetivo: identificar os fatores associados ao óbito por COVID-19 entre puérperas brasileiras, nos primeiros cinco meses da pandemia e nos cinco meses posteriores e descrever as características sociodemográficas e clínicas de puérperas que desenvolveram a doença. Método: estudo transversal, de base populacional, com dados secundários do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe, disponibilizados pelo Ministério da Saúde do Brasil. Foram incluídas 869 puérperas e a análise considerou os primeiros cinco meses da pandemia e os cinco meses posteriores. A associação entre as variáveis de interesse e o desfecho (óbito/cura por COVID-19) foi investigada por regressão logística. Resultados: a maioria das puérperas tinha entre 20 e 34 anos, cor da pele parda/branca e residia em zona urbana/periurbana. A proporção de óbitos foi de 20,2% no primeiro período e 11,2% no segundo. Em ambos os períodos, aumentou a chance de evolução para óbito a presença de sinais e sintomas respiratórios: dispneia, desconforto respiratório e saturação de oxigênio inferior a 95%, assim como necessitar de suporte ventilatório e terapia intensiva. Conclusão: a proporção de óbitos entre puérperas foi elevada, com redução no segundo período estudado. Associaram-se ao óbito sinais e sintomas respiratórios, necessidade de ventilação mecânica e de terapia intensiva, em ambos os períodos analisados.

O nascimento por cesariana: um estudo sócio-clínico institucional das práticas e discursos profissionais

Cesarean childbirth: an institutional socio-clinical study of the professional practices and discourses

Simone Santana da Silva, Cinira Magali Fortuna, Gilles Monceau

Objetivo: analisar como os elementos sociais, históricos, econômicos e profissionais influenciam o processo de institucionalização do nascimento por cesariana, no Brasil e na França. Método: estudo qualitativo fundamentado no referencial teórico da sócio-clínica institucional. Os dados foram produzidos por meio da realização de grupos focais e entrevista individual, apoiados em roteiros semiestruturados, com profissionais da saúde, mães e pais e diário de pesquisa. O estudo contou com 83 participantes. A análise foi feita com base no referencial teórico e análise temática. Desenvolveu-se análise cruzada entre os diferentes tipos de dados, serviços, grupos e entre países. Resultados: os participantes foram caracterizados em relação à escolaridade, emprego, nível de formação e lugar de trabalho. Os países pesquisados têm sua estrutura sanitária e educativa peculiar e são marcados por uma construção sócio-histórica-econômica delineada pelo patriarcado. A Nova Gestão Pública influencia ambos os contextos e torna os cuidados de saúde precarizados. As dimensões técnicas e organizacionais reforçam uma divisão intelectual e social do trabalho e do saber em saúde. Conclusão: o processo de institucionalização do nascimento nos países é marcado por aspectos sociais, econômicos e profissionais. Práticas e discursos dos profissionais em seu processo de trabalho influenciam a ocorrência, ou não, da cesariana.

Representações Sociais do enfermeiro sobre a abordagem às crianças e adolescentes vítimas de violência

Social Representations of nurses on the approach to children and adolescents who are victims of violence

Emanuella de Castro Marcolino, Francisco de Sales Clementino, Rafaella Queiroga Souto, Renata Clemen...

Objetivo: analisar as representações sociais na perspectiva da vertente estrutural sobre a abordagem do enfermeiro às crianças e adolescentes vítimas de violência, comparando-se serviços de saúde de atenção primária, secundária e terciária. Método: pesquisa analítica com abordagem qualitativa sob o aporte teórico metodológico da Teoria das Representações Sociais a partir da Teoria do Núcleo Central. Participaram do estudo 76 enfermeiros, sendo 30 da atenção primária, 16 da atenção secundária e 30 da atenção terciária. Aplicou-se entrevista semiestruturada por meio de roteiro pré-definido e análise de similitude a partir do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de QuestionnairesResultados: estruturalmente, a árvore máxima revelou o núcleo central no quadrante superior direito, a primeira zona periférica no quadrante superior esquerdo; a segunda zona periférica no quadrante inferior esquerdo e no quadrante inferior direito a zona muda. As dez ramificações da árvore máxima emergiram a partir dos termos: bater, deixar, abordagem, receber, abordar, lembrar, contar, passar, cuidado, mãeConclusão: as representações sociais da abordagem dos enfermeiros nos serviços de saúde de atenção primária, secundária e terciária evidenciaram pontos em comum quanto a déficit de notificação, transferência de responsabilidades, fragilidade na identificação das situações de violência e necessidade de capacitação.

Saúde mental e estratégias de coping em pós-graduandos na pandemia da COVID-19

Mental health and coping strategies in graduate students in the COVID-19 pandemic

Fabio Scorsolini-Comin, Naiana Dapieve Patias, Alisson Junior Cozzer, Pedro Augusto Warken Flores, J...

Objetivo: verificar a relação entre sintomas de depressão, ansiedade, estresse e as estratégias de coping em pós-graduandos no contexto da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Método: pesquisa eletrônica transversal e correlacional conduzida com 331 estudantes de pós-graduação brasileiros, com idades entre 20 e 64 anos que responderam a um formulário online contendo um questionário de dados sociodemográficos, uma escala de estratégias de coping e a escala DASS-21. Foram realizadas análises descritivas, análises U de Mann-Whitney ou Kruskal-Wallis e análises de correlação Spearman. Resultados: os principais resultados indicaram que a manutenção de uma rotina laboral e de estudos, bem como a prática religiosa estão correlacionadas a menores escores de sintomas de depressão, ansiedade e estresse, bem como com estratégias de enfrentamento que podem funcionar como fatores protetivos. Conclusão: a pandemia do novo coronavírus prejudicou a saúde pública e aumentou a necessidade de estudos voltados para a compreensão do impacto desse evento na saúde mental da população. Sugere-se que a inserção no mercado de trabalho e a religiosidade sejam consideradas em intervenções com pós-graduandos.

Adaptação cultural e atualização do questionário Risk assessment and management of exposure of health care workers in the context of covid-19

Cultural adaptation and updating of the Risk assessment and management of exposure of health care workers in the context of covid-19 questionnaire

Maria Helena Palucci Marziale, Fernanda Ludmilla Rossi Rocha, Alex Jones Flores Cassenote, Maria Lú...

Objetivo: traduzir e adaptar culturalmente o questionário Risk assessment and management of exposure of health care workers in the context of covid-19 para o contexto brasileiro e elaborar e avaliar um questionário de caracterização sociodemográfica e ocupacional para compor o questionário adaptado. Método: cinco etapas foram realizadas para adaptação do questionário Risk assessment and management of exposure of health care workers in the context of covid-19: tradução, síntese das traduções, avaliação por comitê de juízes, retrotradução e pré-teste. Quanto ao questionário complementar, foi construído e avaliado por um comitê de juízes e realizado pré-teste. Resultados: os questionários foram validados e a etapa de pré-teste foi realizada com trabalhadores e estudantes da área de saúde. Conclusão: a versão final adaptada para o contexto brasileiro foi denominada Questionário de avaliação de risco e gestão da exposição de trabalhadores e estudantes de saúde no contexto da covid-19 e está disponibilizada para uso, juntamente com a versão final do questionário sociodemográfico e ocupacional: avaliação de risco e gestão da exposição de trabalhadores e estudantes da área de saúde no contexto da covid-19. Estes questionários podem auxiliar na mitigação dos riscos de infecção, adoecimento e morte de trabalhadores e estudantes da área de saúde pela covid-19.

Demanda por leitos de Terapia Intensiva e classificação do paciente segundo critério de prioridades

Demand for Intensive Care beds and patient classification according to the priority criterion

Aline Nassiff, Mayra Gonçalves Menegueti, Thamiris Ricci de Araújo, Maria Auxiliadora-Martins, Ana...

Objetivo: avaliar a demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva bem como a classificação dos pacientes para admissão, segundo o sistema de prioridades. Método: estudo retrospectivo, transversal, desenvolvido em duas Unidades de Terapia Intensiva adulto de hospital universitário, de janeiro de 2014 a dezembro de 2018. A amostra constituiu-se das solicitações de vagas segundo o sistema de prioridades (escala de 1 a 4, sendo 1 maior prioridade e 4 nenhuma prioridade), registradas no sistema eletrônico da instituição. Resultados: foram solicitadas 8.483 vagas, das quais 4.389 (51,7%) eram da unidade B. O maior percentual na unidade A foi de pacientes Prioridade 2 (32,6%); e de Prioridade 1 na unidade B (45,4%). O tempo mediano de espera entre a solicitação e admissão na unidade A apresentou menor valor para pacientes da prioridade 1 (2h57) e maior valor naqueles de prioridade 4 (11h24); na unidade B, pacientes de prioridade 4 apresentaram menor tempo (5h54) e maior na prioridade 3 (11h54). Foram atendidas 40,5% das solicitações feitas à unidade A e 48,5% para a unidade B, sendo que, 50,7% e 48,5% destes pacientes, respectivamente, receberam alta das unidades. Conclusão: conclui-se que a demanda por leitos de terapia intensiva foi maior que sua disponibilidade. A maioria dos pacientes atendidos foram prioridades 1 e 2, embora se observe um percentual considerável daqueles classificados em prioridades 3 e 4.

Burnout, sonolência diurna e qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagem

Burnout, daytime sleepiness and sleep quality among technical-level Nursing students

Kawanna Vidotti Amaral, Maria José Quina Galdino, Júlia Trevisan Martins

Objetivo: avaliar a associação da síndrome de burnout com a sonolência diurna e a qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagem. Método: estudo transversal, analítico e quantitativo, com 213 alunos de quatro cursos técnicos em enfermagem de uma cidade do Paraná, Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento contendo informações de caracterização, o Maslach Burnout Inventory - Student Survey, a Escala de Sonolência de Epworth e o Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh. Os dados foram analisados por estatística descritiva e regressão logística. Resultados: as prevalências da síndrome de burnout, da sonolência diurna excessiva e da qualidade do sono ruim foram 4,7%, 34,7% e 58,7%, respectivamente. A sonolência diurna excessiva aumentou significativamente as chances de alta exaustão emocional (ORaj: 5,714; p<0,001) e alta despersonalização (ORaj: 4,259; p<0,001). A qualidade do sono ruim, sobretudo os distúrbios do sono, associou-se com todas as dimensões da síndrome (p<0,05). Conclusão: altos níveis das dimensões da síndrome de burnout foram associados à sonolência diurna excessiva e à má qualidade de sono. As instituições de ensino devem incluir a higiene do sono e o apoio psicossocial em seus programas de promoção à saúde dos estudantes.

Intervenção de enfermagem para satisfazer as necessidades dos familiares durante a espera no centro cirúrgico

Nursing intervention to meet the family members’ needs during the surgery waiting time

Alejandra Fuentes-Ramirez, Olga Lucia Laverde-Contreras

Objetivo: avaliar o efeito de uma intervenção assistencial voltada para o atendimento das necessidades dos familiares de pacientes operados durante a espera no centro cirúrgico em comparação ao atendimento convencional. Método: estudo quase-experimental desenvolvido entre os meses de dezembro de 2019 e fevereiro de 2020 incluindo 313 familiares (grupo intervenção = 149 e grupo de comparação = 164) de um hospital privado. A intervenção consistiu em quatro momentos: “conhecer o ambiente e o processo cirúrgico”, “informações sobre o início da cirurgia”, “informações sobre o término da cirurgia”, “reunião família-paciente”. A variável de satisfação foi medida por meio do instrumento “Questionário de satisfação do paciente com a qualidade dos cuidados de enfermagem”. Os dados foram analisados com estatística descritiva e analítica. O estudo levou em consideração os princípios éticos em pesquisa. Resultados: os familiares do grupo intervenção apresentaram maior satisfação com os cuidados de enfermagem 90,07 (9,8) em relação ao grupo de comparação 78,72 (16,38), com aumento de 11,35 pontos (p = 0,000). Conclusão: os resultados demonstraram que as famílias que receberam a intervenção sobre a condição do paciente durante o tempo de espera cirúrgica relataram maior satisfação com a qualidade dos cuidados de enfermagem se comparados à intervenção convencional.