Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V28

De 13 a 24 de 158 itens(s).

Artigos Originais

Atendimento hospitalar ao idoso com COVID-19

Hospital care for elderly COVID-19 patients

Jack Roberto Silva Fhon, Luipa Michele Silva, Zoila Esperanza Leitón-Espinoza, Fernanda de Brito Ma...

Objetivo: analisar as matérias jornalísticas sobre o atendimento hospitalar aos idosos com COVID-19 nos veículos de comunicação online. Método: pesquisa documental, retrospectiva, descritiva e exploratória. Os dados foram coletados de matérias publicadas em websites de acesso livre de 12 jornais dos seguintes países: Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Portugal. Resultados: do total de 4.220 matérias jornalísticas identificadas a esse respeito, 101 foram selecionadas após aplicação dos critérios de inclusão, a maioria proveniente da Itália. A análise dos dados revelou três categorias temáticas: O atendimento ao paciente com COVID-19 no sistema de saúde; Processo de trabalho da equipe de saúde e sua preocupação com o contágio; e Dilema ético no atendimento ao idoso durante a internação hospitalar. Conclusão: a pandemia da COVID-19 se apresentou de forma rápida e foi bastante noticiada em todos os países. É necessário que os sistemas de saúde se reorganizem para o atendimento à população mundial, sobretudo ao idoso, considerando suas fragilidades e também a ausência de capacitação profissional prévia para oferecer assistência a essa população.

Enfermagem agora e sempre: evidências para a implementação da campanha Nursing Now

Nursing now and always: evidence for the implementation of the Nursing Now campaign

Isabel Amélia Costa Mendes, Carla Aparecida Arena Ventura, Manoel Carlos Neri da Silva, Valeria Ler...

Objetivo: identificar os eixos norteadores dos documentos que deram origem à campanha Nursing Now e relacionar as recomendações desses documentos aos objetivos da campanha. Método: pesquisa documental, realizada a partir de análise dos documentos que fomentaram a campanha Nursing Now. Os dados foram coletados entre março e abril de 2020, mediante formulário estruturado em background, escopo, desafios e potencialidades dos profissionais da saúde/enfermagem e recomendações para o futuro. Resultados: foram evidenciados os desafios e a imprescindibilidade de investimentos na força de trabalho em saúde e Enfermagem para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Relatório da High Level Commission on Health Employment and Economic Growth apresenta recomendações importantes, também introduzidas no Triple Impact Report e nas Strategic Directions for Nursing and Midwifery, confluindo para os objetivos da Campanha Nursing Now, que estimulam um perfil de enfermeiro com competências técnicas, políticas, de liderança, envolvido na construção de políticas de saúde, cuja efetividade da prática seja evidenciada para toda a sociedade. Conclusão: conhecimento sobre a dinâmica dos fatores que convergiram para o desenvolvimento da campanha Nursing Now pode ser condição para alcançar seus objetivos. Depreendem-se, dessa realidade, evidências de que a saúde global não será garantida sem, antes, fortalecer a Enfermagem.

Idosos que moram sozinhos: conhecimento e medidas preventivas frente ao novo coronavírus

Elderly individuals living by themselves: knowledge and measures to prevent the novel coronavirus

Darlene Mara dos Santos Tavares, Nayara Gomes Nunes Oliveira, Gianna Fiori Marchiori, Mariana Silva ...

Objetivo: descrever a ocorrência da COVID-19 e o local de atendimento entre idosos que moram sozinhos; identificar o conhecimento dos idosos sobre a transmissão, sinais e sintomas e medidas preventivas da COVID-19 e verificar os fatores associados ao menor conhecimento das medidas preventivas segundo variáveis sociodemográficas e clínicas. Método: inquérito telefônico e transversal desenvolvido com 123 idosos que moram sozinhos na Macrorregião de Saúde do Triângulo Sul no Estado de Minas Gerais. Realizaram-se análises: descritiva, bivariada e regressão linear múltipla (p<0,05). Resultados: a maioria dos idosos não apresentou sinais e sintomas da COVID-19 (97,5%), conhecia sua forma de transmissão (86,6%) e os sinais e sintomas (90,8%). Os idosos conheciam, em média, quatro medidas preventivas da COVID-19. Após o início do distanciamento social, 85,7% saíram do domicílio e realizaram, em média, três medidas preventivas, sendo mais frequente o uso de máscaras (99,0%). O menor conhecimento sobre as medidas preventivas da COVID-19 associou-se ao sexo masculino (p=0,001), faixa etária de 80 anos ou mais (p=0,045) e menor escolaridade (p=0,010). Conclusão: os idosos possuíam conhecimento sobre a COVID-19, porém, não realizavam todas as medidas preventivas. Além disso, idosos que moram sozinhos do sexo masculino, longevos e com baixa escolaridade estão mais vulneráveis à COVID-19.

Empoderamento estrutural dos enfermeiros no ambiente hospitalar

Structural empowerment of nurses in the hospital setting

Lenize Nunes Moura, Silviamar Camponogara, José Luís Guedes Dos Santos, Renata Cristina Gasparino,...

Objetivo: mensurar o nível de empoderamento estrutural dos enfermeiros de um hospital universitário. Método: estudo descritivo analítico, transversal, realizado com 237 enfermeiros, que desenvolviam atividades assistenciais e gerenciais. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário autoaplicável com questões de caracterização pessoal e profissional e Questionário de Condições de Eficácia no Trabalho II. A análise dos dados utilizou-se da estatística descritiva e inferencial. Resultados: identificou-se que os enfermeiros possuem um nível moderado de empoderamento estrutural (18,06±dp 0,9). O maior valor foi obtido na dimensão Oportunidade (4,08±dp 0,8), seguido pelas dimensões Recursos (3,17±dp 0,8) e Poder informal (3,04±dp 0,9); enquanto as pontuações de Suporte (2,67±dp1,0), Poder formal (2,59±dp 0,9) e Informações (2,51±dp 0,9) foram as mais baixas. Conclusão: o nível de empoderamento estrutural dos enfermeiros foi moderado, o que significa acesso parcial às oportunidades, aos recursos, ao suporte e as informações da instituição.

Crianças e adolescentes transgêneros brasileiros: atributos associados à qualidade de vida

Brazilian transgender children and adolescents: Attributes associated with quality of life

Fernanda Karla Nascimento, Roberta Alvarenga Reis, Alexandre Saadeh, Fran Demétrio, Ivaneide Leal A...

Objetivo: descrever atributos associados à Qualidade de Vida de crianças e adolescentes transgêneros brasileiros segundo sua própria percepção. Método: estudo descritivo, realizado com 32 participantes entre oito e 18 anos, entrevistados ou que participaram de grupos focais. Os depoimentos foram transcritos, agrupados com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, versão 0.7 alpha 2 e descritos segundo a definição da Qualidade de Vida pela Organização Mundial da Saúde no que concerne às dimensões mental, física e social. Resultados: foi possível identificar o núcleo familiar como o principal meio de suporte social das crianças e adolescentes transgêneros. Entretanto, a vivência de preconceito e discriminação foram atributos negativos associados à Qualidade de Vida. Conclusão: Los depoimentos indicam que a vida das crianças e adolescentes transgêneros é impactada por fatores sociais, físicos e mentais em virtude do estigma e discriminação vivenciados. Espera-se com esse estudo contribuir para a formulação de políticas públicas relacionadas às crianças e adolescentes transgêneros e ampliar a discussão sobre deveres e direitos dos cidadãos frente à transexualidade.

Validação de manual educativo para pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia

Validation of an educational manual for breast cancer patients undergoing radiotherapy

Flávia Oliveira de Almeida Marques da Cruz, Edison Tostes Faria, Paula Elaine Diniz dos Reis

Objetivo: validar o conteúdo e a aparência de um manual educativo para pacientes com câncer de mama submetidas à radioterapia. Método: pesquisa metodológica, que teve a Teoria da Psicometria como referencial teórico-metodológico. Foi considerado o Índice de Concordância mínimo de 80% para garantir a adequação do material. Compuseram a amostra 17 peritos na área temática do manual educativo e 12 pacientes previamente submetidas à radioterapia devido ao diagnóstico de câncer de mama. Resultados: dois itens do instrumento de avaliação destinados aos peritos obtiveram Índice de Concordância <80%. Os demais itens foram considerados adequados e/ou totalmente adequados nos três blocos de análise propostos para os peritos: objetivos - 89,07%, estrutura e apresentação - 92,94%, e relevância - 93,13%; e bom e/ou muito bom nos cinco blocos de análise propostos para as pacientes: objetivos, organização, estilo da escrita, aparência, e motivação, todos com Índice de Concordância de 100%. Conclusão: o manual educativo, após ter sido aperfeiçoado com base nas sugestões da amostra e na literatura científica, foi considerado válido segundo o conteúdo e aparência, sugerindo sua contribuição para a prática clínica da enfermagem e para a compreensão do tratamento, ao qual pacientes com câncer de mama são submetidas.

Orientações estratégicas para o fortalecimento da enfermagem e obstetrícia: potencialidades e conexões na perspectiva complexa

Strategic directions for strengthening nursing and midwifery: potentialities and connections in the complex perspective

Ítalo Rodolfo Silva, Isabel Amélia Costa Mendes, Carla Aparecida Arena Ventura

Objetivo: compreender, a partir da perspectiva complexa, as conexões estabelecidas entre as Orientações Estratégicas para o Fortalecimento da Enfermagem e Obstetrícia, delimitadas pela Organização Mundial da Saúde; discutir as implicações dessas estratégias para o investimento de recursos humanos da enfermagem e obstetrícia, com vistas ao fortalecimento da capacidade técnica de saúde para o enfrentamento das demandas de saúde global. Método: pesquisa documental, realizada a partir de documentos oficiais da OMS, no período de setembro a outubro de 2019. Foi realizada técnica de análise categorial, sendo a interpretação dos dados alcançada a partir do referencial teórico da Complexidade. Resultados: foram delimitadas três categorias, interdependentes, a saber: desafios para a formação de recursos humanos em enfermagem e obstetrícia com vistas ao atendimento das necessidades para a saúde global; desafios para o desenvolvimento do trabalho dos profissionais de enfermagem e obstetrícia nos diferentes contextos de atuação; desafios para os governos, lideranças e serviços de saúde para o fortalecimento de recursos humanos em enfermagem e obstetrícia. Conclusão: as orientações estratégicas corroboram a perspectiva complexa porque valorizam a multidimensionalidade nos desafios para o exercício profissional de enfermeiros e obstetrizes. Todavia, esses desafios estão relacionados, também, aos fatores contextuais, políticos e de liderança.

Desempenho da triagem rápida realizada por enfermeiros na porta de emergência

Performance of the rapid triage conducted by nurses at the emergency entrance

Bruna Roberta Siqueira Moura, Lilia de Souza Nogueira

Objetivo: comparar o desempenho da triagem rápida realizada pelos enfermeiros na porta de emergência e do Sistema Manchester de Classificação de Risco (SMCR) na identificação do nível de prioridade de atendimento dos pacientes de demanda espontânea e predição de variáveis relacionadas à internação hospitalar. Método: estudo transversal realizado em um Pronto Socorro (PS) de hospital universitário em São Paulo. Os níveis de prioridade estabelecidos na triagem rápida realizada pelos enfermeiros foram alta prioridade (pacientes de demanda espontânea direcionados à sala de emergência) ou baixa prioridade (aqueles encaminhados ao fluxo habitual da instituição). Medidas de acurácia diagnóstica foram calculadas para avaliar o desempenho dos índices. Resultados: dos 173 pacientes (52,0% sexo feminino; idade média 60,4±21,2 anos) avaliados, observou-se que a triagem rápida foi mais inclusiva para alta prioridade e apresentou melhor sensibilidade e pior especificidade do que o SMCR. A probabilidade de pacientes não graves serem admitidos na observação da emergência foi menor pela triagem rápida. Para a predição das outras variáveis, os sistemas apresentaram resultados insatisfatórios. Conclusão: os enfermeiros superestimaram a classificação de pacientes como alta prioridade e a triagem rápida obteve melhor desempenho que o SMCR na predição de admissão na sala de observação do PS.

Classificação e avaliação do ambiente de prática profissional de enfermeiros em hospital de ensino

Classification and evaluation of the environment of the professional nursing practice in a teaching hospital

Dilzabeth Margot Imata Yanarico, Alexandre Pazetto Balsanelli, Renata Cristina Gasparino, Elena Boho...

Objetivo: classificar e avaliar o ambiente da prática profissional de enfermeiros em hospital de ensino. Método: estudo transversal com 188 enfermeiros de um hospital de ensino do estado de São Paulo, SP, Brasil. Utilizou-se um questionário com dados sociodemográficos e profissionais e a Practice Environment Scale - versão brasileira para classificar e avaliar o ambiente de prática profissional dos enfermeiros. Os dados foram analisados com os testes t de Student, análise de variância, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis com nível de significância de 5% (p<0,05). A consistência interna do instrumento foi avaliada pelo alfa de Cronbach. Resultados: a média do escore para a Practice Environment Scale - versão brasileira foi de 2,54 e os participantes consideraram duas das cinco subescalas desfavoráveis para a prática: subescala 1 “Participação dos enfermeiros na discussão dos assuntos hospitalares” (2,37) e a subescala 4 “Adequação da equipe e de recursos” (2,23). Conclusão: o ambiente de prática profissional dos enfermeiros foi classificado como misto avaliando-o com condições favoráveis ao exercício da enfermagem, porém a participação e envolvimento dos enfermeiros nos assuntos hospitalares e a adequação de recursos para prestar assistência com qualidade necessitam de melhorias.

Construção e validação de instrumento de avaliação estrutural de enfermarias para continência urinária de idosos

Construction and validation of an instrument for the structural assessment of wards for urinary continence in older adults

Roberta Pereira Góes, Larissa Chaves Pedreira, Camila Oliveira Valente, Fernanda Carneiro Mussi, Mo...

Objetivo: construir e validar um instrumento de avaliação estrutural de enfermarias para a preservação da continência urinária de pessoas idosas hospitalizadas. Método: trata-se de estudo metodológico dividido em duas etapas. A primeira correspondeu a uma revisão integrativa da literatura que direcionou a construção do instrumento. A segunda consistiu na etapa de validade de conteúdo do instrumento, por meio do consenso de especialistas, utilizando-se a técnica Delphi. Os peritos selecionados eram especialistas reconhecidos na área e autores dos artigos incluídos na revisão integrativa. Resultados: seis peritos participaram da validação de conteúdo, que resultou no “Instrumento de Avaliação Estrutural de Enfermarias para Preservação da Continência Urinária de Pessoas Idosas”, composto por 27 itens, distribuídos em três dimensões: “estrutura física”, “recursos humanos” e “recursos materiais”. Duas rodadas Delphi foram realizadas para a validação, resultando em uma versão final com concordância de 83% entre os peritos. Conclusão: o instrumento alcançou a validade de conteúdo, necessitando de aplicação para validação clínica. Contudo, pode ser utilizado por pesquisadores e equipe de saúde, em cenários hospitalares, a fim de identificar fragilidades estruturais e orientar a prioridade de intervenções para qualidade e segurança deste cuidado.

Referenciação para a rede nacional de cuidados integrados: a percepção dos enfermeiros

Referral to the national network of integrated care: the nurses’ perception

Susana Alexandra Fonseca-Teixeira, Pedro Parreira, Lisete Mónico, Anabela Salgueiro-Oliveira, João...

Objetivo: compreender a referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, a partir da perspetiva de enfermeiros que atuam nesse contexto assistencial. Método: estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados entre julho e setembro de 2019, por meio de entrevistas a 12 enfermeiros que trabalham em Equipes de Cuidados Continuados Integrados, do norte de Portugal. Para analisar as falas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados: os profissionais revelaram que existem dificuldades e constrangimentos no processo de referenciação dos usuários para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. O processo é burocrático, complexo e demorado, condicionando a acessibilidade dos usuários aos cuidados em tempo útil. Conclusão: o processo de referenciação é um procedimento muito burocratizado e demorado, que condiciona e atrasa o acesso dos usuários à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, contribuindo para o agravamento do estado clínico de alguns pacientes. O número de profissionais é insuficiente, induzindo à procura de serviços pela via da urgência. A aposta na atenção primária deverá procurar melhorar as desigualdades no acesso, concorrer para cuidados mais equitativos e acessíveis gerando mais qualidade nos cuidados de saúde.

Pensamento suicida, depressão e religiosidade em uma população privada de liberdade

Suicidal thinking, depression, and religiosity in a freedom-deprived population

Cristina Ranuzi, Tamires Gomes dos Santos, Ana Cláudia Moura Caetano Araujo, Leiner Resende Rodrigu...

Objetivo: analisar a influência das variáveis sociodemográficas, de contexto prisional, religiosidade e sintomas de depressão sobre a presença do pensamento suicida em uma população privada de liberdade. Método: estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 228 participantes, a partir de um questionário sociodemográfico, de contexto prisional e presença do pensamento suicida, da escala de Religiosidade de Duke e da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Resultados: as variáveis que apresentaram correlação estatisticamente significativa foram: sexo feminino, não possuir companheiro(a), trabalhar dentro da penitenciária, ser réu primário e fazer uso de medicamento controlado, sendo que o sexo feminino possui 7,2 vezes mais chances de apresentar pensamento suicida, para cada ponto a mais no escore de depressão, aumenta em 21% nas chances e não possuir companheiro(a) aumenta em três vezes as chances de pensar em suicídio. Ainda que os escores de religiosidade tenham sido elevados, não apresentaram correlação estatisticamente significativa com a presença do pensamento suicida. Conclusão: o contexto prisional é complexo e contém peculiaridades que ensejam o acometimento dos agravos à saúde mental, bem como dos pensamentos autolesivos. Considerando a relevância do assunto em questão, esse trabalho se destaca diante da escassa produção científica acerca do tema.