Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V28

De 37 a 48 de 158 itens(s).

Artigos Originais

Fatores associados à utilização e reutilização de máscaras entre brasileiros durante a pandemia da COVID-19

Factors associated with the use and reuse of face masks among Brazilian individuals during the COVID-19 pandemic

Fernanda Maria Vieira Pereira-Ávila, Simon Ching Lam, Fernanda Garcia Bezerra Góes, Elucir Gir, Na...

Objetivo: identificar os fatores associados à utilização e à reutilização de máscaras entre brasileiros durante a pandemia da COVID-19. Método: estudo transversal desenvolvido nas cinco regiões brasileiras, entre adultos, via formulário eletrônico por meio de mídias sociais, contendo informações gerais e referentes à utilização de máscaras. Foram utilizadas análises bivariadas e regressões logísticas binárias para identificar fatores associados à utilização e à reutilização. Resultados: participaram do estudo 3.981 (100%) pessoas. A utilização de máscaras totalizou 95,5%, (IC 95%: 94,8-96,1), com destaque para as de tecido (72,7%; IC 95%: 71,3-74,1) e as cirúrgicas (27,8%; IC 95%: 26,5-29,2). A porcentagem de reutilização foi de 71,1% (IC 95%: 69,7-72,5). A maioria (55,8%; IC 95%: 51,7-60,0) que usa, exclusivamente, máscara cirúrgica reutiliza-a. O sexo feminino e o contato prévio com pessoas com sintomas respiratórios aumentaram as chances de utilização (p≤0,001). Contudo, o sexo feminino diminuiu a possibilidade de reutilização da máscara cirúrgica (p≤0,001). Conclusão: a quase totalidade dos participantes relatou utilizar máscaras, sendo mais recorrente a de tecido. Os achados chamam atenção para uma prática de risco, a reutilização da máscara cirúrgica e de papel. Diretrizes, políticas públicas e estratégias educativas são necessárias para o desenvolvimento de práticas assertivas no controle e prevenção da COVID-19.

200 Anos de Florence e os desafios da gestão das práticas de enfermagem na pandemia COVID-19

200 Years of Florence and the challenges of nursing practices management in the COVID-19 pandemic

Daniela Savi Geremia, Carine Vendruscolo, Ianka Cristina Celuppi, Edlamar Kátia Adamy, Beatriz Rosa...

Objetivo: analisar os principais desafios da enfermagem no enfrentamento do Coronavírus Disease-19 sob a perspectiva de enfermeiros gestores na macrorregião oeste de Santa Catarina. Método: trata-se de um estudo qualitativo, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas com enfermeiros representantes da gestão da rede de atenção à saúde da região. A técnica de análise utilizada foi o Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: o legado de Florence Nightingale para a prática da enfermagem contemporânea; as fragilidades e a capacidade técnica e operacional com a qual se depara a enfermagem no Sistema Único de Saúde; as estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e qualificação das práticas de enfermagem; e as potencialidades identificadas na conjuntura da pandemia foram ideias centrais que emergiram. No ano do bicentenário de Florence Nightingale, os enfermeiros reconhecem seu legado para a prática e gestão em saúde pública. São inúmeras as variáveis que interferem na prática profissional, nos aspectos epidemiológicos, nas condições de trabalho e na gestão do cuidado frente à pandemia. Conclusão: a situação de pandemia tem elevado a enfermagem a uma posição de protagonismo prático e científico pela proatividade e capacidade de liderança na busca de saberes fundamentados em evidências científicas.

Aplicação do método educacional de simulação realística no tratamento das lesões por pressão

Application of the educational method of realistic simulation in the treatment of pressure injuries

Valéria da Silva Baracho, Maria Emília de Abreu Chaves, Thabata Coaglio Lucas

Objetivo: avaliar a utilização da simulação realística como estratégia para promoção do ensino sobre lesões por pressão. Método: trata-se de um estudo quase-experimental. Uma versão modificada e traduzida do teste de conhecimento Pieper Pressure Ulcer foi aplicada. Utilizou-se análise estatística de Kappa para avaliação do conhecimento dos profissionais na simulação realística por meio do software SPSS. Um valor p<0,05 foi considerado significativo. Resultados: setenta e sete profissionais de enfermagem participaram da simulação realística, sendo a sua maioria (72,7%) composta por técnicos de enfermagem. Em relação ao conhecimento das técnicas de cobertura primária e secundária, o índice de Kappa passou de 0,56 (p=0,002) no pré-teste para 0,87 (p=0,001) no pós-teste. Quanto à técnica estéril para curativo, houve uma variação de 0,55 (p=0,002) no pré-teste para 0,91 (p=0,001) no pós-teste. Quanto à limpeza das lesões por pressão, verificou-se uma variação de 0,81 (IC: 0,62-0,84) no pré-teste para 0,91 (0,85-0,97) no pós-teste. O conhecimento do uso de espátula estéril para distribuição da cobertura na ferida aumentou de um índice concordância regular para bom. Conclusão: a introdução da simulação realística na prática clínica criou indicadores de avaliação da qualidade quanto à prevenção e tratamento das lesões por pressão.

Avaliação da qualidade de um software para prevenção de lesões de pele em recém-nascidos

Assessment of the quality of a software application for the prevention of skin lesions in newborns

Simone Vidal Santos, Flávia Regina Souza Ramos, Roberta Costa, Luís Manuel da Cunha Batalha

Objetivo: avaliar a qualidade técnica de um aplicativo móvel para apoiar a decisão do enfermeiro nos cuidados de prevenção de lesões de pele em recém-nascidos hospitalizados, de acordo com o Modelo de Qualidade do Produto. Método: estudo metodológico de avaliação tecnológica. Os 20 avaliadores, divididos em dois grupos, 10 enfermeiros e 10 profissionais da tecnologia da informação, utilizaram o software, realizaram testes a partir de dois estudos de caso e avaliaram seis características e 23 subcaracterísticas de qualidade. A avaliação foi realizada por formulário online. Os dados foram analisados através de fórmula específica e foram considerados como adequados os itens que obtiveram percentual de concordância superior a 70%. Resultados: os percentuais de concordância das características pelo grupo de enfermeiros e de tecnologia foram: adequação funcional (100%-98,9%), confiabilidade (90%-100%), usabilidade (93,2-85%), eficiência de desempenho (100%-100%), compatibilidade (97,5-90%), e segurança (94%-91%). Na avaliação das subcaracterísticas, apenas a acessibilidade apresentou percentual abaixo do desejado (70%-60%). Conclusão: o software apresenta excelente qualidade técnica para atender às necessidades do enfermeiro no planejamento dos cuidados de prevenção de lesões de pele dos recém-nascidos hospitalizados, traz importante avanço para a assistência neonatal, contribui para o processo de trabalho, amplia conhecimentos e fomenta o raciocínio clínico do profissional.

Fatores de proteção e de risco na saúde mental das mulheres após aborto espontâneo

Protective and risk factors for women’s mental health after a spontaneous abortion

Francine deMontigny, Chantal Verdon, Sophie Meunier, Christine Gervais, Isabel Coté

Objetivo: examinar os fatores pessoais e contextuais de proteção e de risco associados à saúde mental das mulheres após aborto espontâneo. Método: foi realizado um estudo transversal, no qual 231 mulheres que sofreram aborto espontâneo nos últimos quatro anos responderam a um questionário on-line, cujo intuito era avaliar a saúde mental (sintomas de depressão, ansiedade, luto perinatal) e coletar informações pessoais, além de características contextuais. Resultados: mulheres que sofreram aborto espontâneo nos últimos seis meses apresentaram escores mais altos para sintomas depressivos do que mulheres que sofreram aborto espontâneo entre sete e 12 meses atrás, ao passo que o nível de ansiedade e o luto perinatal não variaram de acordo com o tempo transcorrido desde a perda. Além disso, baixo nível socioeconômico, status de imigrante e ausência de filhos foram associados a pior saúde mental após aborto espontâneo. Por outro lado, a qualidade do relacionamento conjugal e a satisfação com a assistência à saúde foram associadas positivamente à saúde mental das mulheres. Conclusão: mulheres em situação de vulnerabilidade, como as imigrantes, com baixo nível socioeconômico ou sem filhos estão particularmente vulneráveis a problemas de saúde mental após um aborto espontâneo. No entanto, além desses fatores pessoais e contextuais, a qualidade do relacionamento conjugal e a satisfação com a assistência à saúde podem ser importantes fatores de proteção.

Atenção Primária à Saúde e o terceiro setor diante da violência entre parceiros íntimos adolescentes

Primary Health Care and the Third Sector in the face of violence between intimate adolescent partners

Rafaela Gessner Lourenço, Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca

Objetivo: identificar e analisar as percepções e as práticas de profissionais da saúde e do terceiro setor a respeito da adolescência e da violência entre parceiros íntimos na adolescência. Método: estudo exploratório e descritivo. Os dados foram coletados em duas sessões de uma Oficina de Trabalho Crítico-emancipatória desenvolvida com 55 profissionais que atuavam em serviços da Atenção Primária à Saúde e serviços vinculados ao terceiro setor. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo com apoio do software WebQDA. As categorias de análise utilizadas foram gênero e geração. Resultados: as percepções e as práticas diante da violência entre parceiros íntimos adolescentes são balizadas pelo senso comum e subjugam, sobretudo, as adolescentes do sexo feminino. Nos serviços de saúde, a violência é percebida no momento de atendimento a outras demandas, sob o paradigma biomédico. Os profissionais do terceiro setor entendem o enfrentamento da violência como responsabilidade da área da saúde. Conclusão: as concepções negativas e estereotipadas sobre a violência entre parceiros íntimos adolescentes são marcadas por vieses de gênero e geração. O estudo evidencia a necessidade de promover ações em rede nas práticas profissionais que considerem a compreensão histórica e social da adolescência para o enfrentamento do problema.

Construção e validação de material educativo para a promoção de saúde de pessoas com HIV

Construction and validation of educational material for the health promotion of individuals with HIV

Giselle Juliana de Jesus, Juliano de Souza Caliari,Layze Braz de Oliveira, Artur Acelino Francisco L...

Objetivo: desenvolver e validar uma tecnologia educacional para pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana. Método: estudo metodológico, para a elaboração do material educativo. Definiram-se as necessidades educacionais, seleção dos conteúdos e ilustrações, a partir de entrevistas com a população-alvo. A seguir, realizou-se a redação, elaboração e montagem do layout do material e posterior validação por especialistas. A validação de conteúdo foi estabelecida a partir do Level Content Validity Index maior que 0,8. Resultados: o material educativo foi elaborado para adultos vivendo com o vírus da imunodeficiência humana com o enfoque na promoção da saúde e qualidade de vida e foram elaborados em cinco volumes. A validação foi realizada por 22 juízes multiprofissionais selecionados de acordo com os critérios estabelecidos no estudo. Todos os itens foram avaliados como pertinentes pelos juízes e a média obtida com o referido índice foi de 0,97. Conclusão: a cartilha elaborada foi validada quanto ao conteúdo, linguagem e aparência junto a especialistas na temática. Acredita-se que, por meio desta tecnologia, é possível contribuir com a alfabetização em saúde e o empoderamento das pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência humana, fortalecendo sua autonomia.

Desenvolvimento e teste de um software de monitoramento de mensagens de texto (SMS) para pacientes com insuficiência cardíaca descompensada

Development and testing of a text messaging (SMS) monitoring software application for acute decompensated heart failure patients

Leticia Lopez Pedraza, João Ricardo Wagner de Moraes, Eneida Rejane Rabelo-Silva

Objetivo: desenvolver e testar um software de monitoramento de SMS para pacientes com insuficiência cardíaca aguda descompensada. Método: o modelo em cascata foi utilizado para o desenvolvimento do software. Todas as funcionalidades do software foram definidas, os módulos do programa foram codificados e os testes foram realizados com o objetivo de assegurar bom desempenho. Dez pacientes participaram do teste do protótipo. Resultados: o sistema envia dois tipos de mensagens: perguntas que devem ser respondidas pelos pacientes e reforços educativos unilaterais. O sistema também aciona alarmes no caso de não haver resposta por parte do paciente ou de acordo com um fluxograma criado pela equipe para detectar congestão nos pacientes. Um total de 267 mensagens foram enviadas, das quais, 247 foram respondidas. O alarme foi ativado sete vezes: três pacientes acordaram com falta de ar por duas noites consecutivas e quatro pacientes se sentiram fatigados por dois dias consecutivos. Todos os pacientes tomaram suas medicações durante o seguimento. A enfermeira do estudo instruiu os pacientes que tiveram alarme. Conclusão: o software SMS foi desenvolvido com sucesso e teve alta taxa de resposta. Também obtivemos evidência preliminar indicando melhor autogestão de IC. Neste sentido, a telessaúde se apresenta como uma alternativa promissora no tratamento de doenças crônicas.

Estudo da termorregulação como marcador de agravamento do quadro de sepse experimental em modelo animal

Study of thermo-regulation as a worsening marker of experimental sepsis in an animal model

André Luiz Thomaz de Souza, Marcelo Eduardo Batalhão, Evelin Capellari Cárnio

Objetivo: analisar as variações na temperatura corporal e nas concentrações de nitrato e lactato plasmáticos em ratos submetidos ao modelo de sepse experimental. Método: foram utilizados 40 ratos divididos igualmente em cinco grupos. A indução da endotoxemia foi realizada com administração endovenosa de lipopolissacarídeo, respectivamente 0,5 mg/Kg, 1,5 mg/Kg, 3,0 mg/Kg e 10 mg/Kg. O grupo controle recebeu 0,5 mL de solução salina. O experimento teve duração de seis horas, com avaliações realizadas na 0 (dados basais), 2a, 4a e 6a hora. Resultados: os animais que receberam doses de até 3,0 mg/Kg apresentaram aumento significativo na temperatura corporal em relação ao grupo com 10 mg/Kg, que apresentou diminuição nesses valores. O aumento nas concentrações de nitrato e lactato plasmáticos nos grupos com lipopolissacarídeo foi significativamente superior ao grupo que recebeu salina e esteve correlacionado com o aumento na temperatura corporal. Conclusão: as variações na temperatura corporal observadas neste estudo mostraram efeito dose dependentes de lipopolissacarídeo e estiveram correlacionadas com o aumento nas concentrações dos biomarcadores nitrato e lactato plasmáticos. O estudo traz como implicações, a importância no monitoramento da temperatura corporal, em conjunto com a avaliação destes marcadores fisiopatológicos, os quais sugerem agravamento no prognóstico da sepse.

O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem

The care for the persistent family aggressor in the perception of nursing students

Hugo Fernandes, Maykon Brito Brandão, Roberto Alvarenga de Castilho-Júnior, Paula Hino, Conceiçã...

Objetivo: analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o cuidado dispensado ao agressor familiar persistente. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Usou-se da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado de Madeleine Leininger como referencial teórico. A coleta foi realizada com 37 concluintes de enfermagem de uma universidade pública da região Sudeste do Brasil. Utilizou-se da técnica do Desenho Projetivo com tema e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com a análise de conteúdo. Resultados: o exame das narrativas embasou a construção de quatro categorias: “O cuidado do agressor junto à família”, “Reconhecimento dos valores e cultura da família”, “A busca de conhecimento para cuidar do agressor e família”, “O cuidado multidisciplinar e intersetorial para o enfrentamento da violência”. Conclusão: há o reconhecimento de que o cuidado do agressor não deve ser individual apenas, mas envolver todos os afetados. Para isto, o trabalho multidisciplinar mostra-se importante, e a busca de conhecimento sobre o tema é algo essencial para o cuidado culturalmente significativo.

Tuberculose associada às condições de vida em município endêmico da região Norte do Brasil

Tuberculosis associated with the living conditions in an endemic municipality in the North of Brazil

Suzana Rosa André, Laura Maria Vidal Nogueira, Ivaneide Leal Ataíde Rodrigues, Tarcísio Neves da ...

Objetivo: analisar a associação entre a ocorrência dos casos novos de tuberculose e o Índice Adaptado de Condição de Vida e descrever a distribuição espacial em um município endêmico. Método: estudo analítico, ecológico desenvolvido a partir dos casos novos em residentes de um município endêmico da região Norte do Brasil. Os dados foram obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e do Censo Demográfico 2010. O Índice Adaptado de Condição de Vida foi obtido por análise fatorial e sua associação com a ocorrência da doença foi analisada pelo teste qui-quadrado. Fixou-se erro tipo I igual a 0,05. Foi utilizada estimativa Kernel para descrever a densidade da tuberculose por setor censitário. Resultados: o coeficiente de incidência foi 97,5/100.000 habitantes. Os dados mostraram associação estatisticamente significativa entre número de casos e classe socioeconômica, sendo que pertencer à classe econômica mais alta reduz a chance de ocorrência da doença. Os mapas temáticos mostraram que a tuberculose se distribuiu de forma heterogênea com concentração na região sul do município. Conclusão: a tuberculose, associada às condições de vida precárias, reforça a importância de discussão sobre determinantes sociais no processo saúde-doença, para subsidiar ações equânimes de saúde nas áreas risco, mediante contexto de vulnerabilidade.

Diagnóstico tardio de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana e fatores associados

Late diagnosis of Human Immunodeficiency Virus infection and associated factors

Luana Carla Santana Ribeiro, Maria Imaculada de Fátima Freitas, Unaí Tupinambás, Francisco Carlos...

Objetivo: analisar a ocorrência de diagnóstico tardio de infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana e seus fatores associados. Método: trata-se de estudo epidemiológico, transversal e analítico, realizado com 369 pessoas acompanhadas por Serviços de Assistência Especializada, em tratamento antirretroviral, entrevistadas por meio de questionário. Realizou-se análise univariada, utilizando-se os testes Qui-quadrado de Pearson ou exato de Fisher e o teste de Kruskall-Wallis, e análise multivariada, pelo modelo de regressão logística ordinal de chances proporcionais. Resultados: observou-se a ocorrência de 59,1% de diagnóstico tardio da infecção; a probabilidade de diagnóstico mais tardio é maior entre pessoas que têm parceria fixa, quando comparadas aos que não têm; com o aumento da idade, particularmente, acima dos 35 anos; entre os que possuem menor escolaridade; para os que buscam os serviços de saúde para realizar o teste de HIV quando se sentem doentes; para aqueles que fazem o teste de HIV com menor frequência ou nunca o fazem após relação sexual sem preservativo com parceria fixa. Conclusão: o conhecimento da elevada proporção de diagnóstico tardio e de seus fatores associados verificados neste estudo tornam imperiosos o planejamento e a implementação de novas políticas e estratégias que visem ao diagnóstico oportuno da infecção.