Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V28

De 61 a 72 de 158 itens(s).

Artigos Originais

Violência no trabalho em unidades de pronto atendimento: vivências de enfermeiros

Violence at work in emergency care units: nurses’ experiences

Camila de Souza Oliveira, Júlia Trevisan Martins, Maria José Quina Galdino, Renata Ribeiro Perfeit...

Objetivo: compreender a percepção de enfermeiros de unidades de pronto atendimento sobre a violência vivenciada no trabalho. Método: estudo qualitativo realizado por meio de 21 entrevistas individuais entre novembro e dezembro de 2018 em duas unidades de pronto atendimento de uma cidade paranaense. Foi adotado o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a técnica de Análise de Conteúdo Temática para avaliar os dados. Resultados: da categoria temática vivenciando a violência psicológica no cotidiano laboral do enfermeiro evidenciou-se que esteve relacionada com ameaças contra as suas vidas, xingamentos, humilhações, constrangimentos, tentativa de denegri-los, bem como pela pressão dos subordinados. Já na categoria vivenciando a violência física no cotidiano laboral do enfermeiro verificou-se que foi impetrada por meio de empurrões, puxões de cabelo, arremesso de objetos, presença de armas de fogo e de facas e, até, o presenciamento de assassinato. Conclusão: os enfermeiros sofreram atos de violência por pessoas externas e internas, das próprias unidades de pronto atendimento. Os gestores, os enfermeiros e a sociedade precisam olhar reflexiva e criticamente para as violências que acontecem e implementar ações para evitá-las e, assim, propiciar um ambiente laboral seguro para todos os envolvidos, sensibilizando a sociedade para que a redução da violência seja uma prioridade nas políticas públicas.

Estudo de validade e confiabilidade do Moral Distress Questionnaire no idioma turco para enfermeiros

Validity and reliability study of the Moral Distress Questionnaire in Turkish for nurses

Sebnem Cinar Yucel, Eda Ergin, Fatma Orgun, Mücahide Gokçen, Ismet Eser

Objetivo: determinar a validade e a confiabilidade da versão em idioma turco do Moral Distress Questionnaire para enfermeiros. Método: estudo metodológico cuja amostra foi composta por 200 enfermeiros atuantes nas clínicas de medicina interna e cirurgia de um hospital universitário. Os dados foram coletados por meio do formulário de informações pessoais e do Moral Distress Questionnaire para enfermeiros. Resultados: na Análise de Componentes Principais, os itens foram agrupados em três fatores. Resultados da análise fatorial confirmatória: qualidade do ajuste do qui-quadrado: 2,28, índice de qualidade do ajuste: 0,88, índice de ajuste comparativo: 0,88, índice de ajuste não normatizado: 0,86, raiz quadrada da média do erro de aproximação: 0,07. O coeficiente alfa de Cronbach foi de 0,79 como resultado da análise realizada para testar a consistência interna da escala. Observou-se que esses três fatores explicaram 44,92% da variância total. Conclusão: neste estudo, a versão turca do Moral Distress Questionnaire foi considerada válida e confiável para a sociedade turca. Recomenda-se que o Moral Distress Questionnaire para enfermeiros seja utilizado em estudos futuros a serem conduzidos, com esses profissionais, para investigar questões de dilema ético.

Aprendizagem de anatomia musculoesquelética por meio de novas tecnologias: um ensaio clínico randomizado

Learning musculoskeletal anatomy through new technologies: a randomized clinical trial

Elena Sonsoles Rodríguez-López, Sofía Olivia Calvo-Moreno, Eduardo Cimadevilla Fernández-Pola, T...

Objetivo: investigar a influência da aplicação de novas metodologias na aprendizagem e a motivação de alunos da disciplina de Anatomia. Método: estudo de intervenção, prospectivo, longitudinal e randomizado. Um total de 62 alunos foram recrutados para se avaliar o impacto de diferentes metodologias. Eles foram distribuídos de forma aleatória para comparar os resultados de ensino usando o atlas 3D, o ultrassom e o método tradicional. Os parâmetros foram medidos por meio de um questionário de avaliação de satisfação do aluno e uma prova usando lâminas anatômicas. O teste ANOVA de medidas repetidas foi usado para determinar significância estatística. Resultados: relativo à satisfação dos alunos, 98,1% consideraram muito positivo ou positivo o uso dos seminários, além de afirmarem que o seminário havia estimulado seu interesse pela anatomia. Os alunos submetidos ao método com o atlas 3D apresentaram uma melhora em sua compreensão de anatomia (p=0,040). De forma geral, os alunos melhoraram suas pontuações em aproximadamente 20%. Conclusão: o método tradicional, junto com as novas tecnologias, contribui para aumentar o interesse dos alunos pela Anatomia Humana assim como na aquisição de habilidades e competências em seu processo de aprendizagem.

Empoderamento do enfermeiro por meio da Farmacogenética

Nurse empowerment through Pharmacogenetics

Jordana Carvalhaes de Moraes, Fernanda Daniela Dornelas Nunes, Fernanda Borchers Coeli-Lacchini, And...

Objetivo: verificar a existência de elementos que justifiquem o uso da farmacogenética pelo enfermeiro brasileiro. Método: trata-se de um estudo quantitativo, do tipo transversal, observacional descritivo, cuja amostra final foi de 67 indivíduos. Os participantes estavam saudáveis no momento do estudo e reportaram histórico de uso prévio e ocorrência de efeitos adversos por fármacos comumente utilizados e metabolizados pela CYP2C9. Coletamos 4 mL de sangue venoso para posterior extração de DNA por método salting out e genotipagem dos polimorfismos CYP2C9*2 e CYP2C9*3 através de Polymerase Chain Reaction em tempo real, utilizando ensaios Taqman. Resultados: o uso de fármacos metabolizados pela CYP2C9 foi frequente (mais de 75% dos sujeitos já utilizaram entre 2 ou 4 desses fármacos). A respeito dos eventos adversos, houve 19 ocorrências sintomáticas percebidas, associadas a fármacos metabolizados pela CYP2C9. A frequência alélica do polimorfismo *2 e *3 na população estudada foi de 11,1% e 7,5%, respectivamente, com coincidência entre a presença dos alelos de baixa atividade enzimática e ocorrência de efeitos adversos. Conclusão: existem elementos que justificam a adoção da farmacogenética no cuidado do enfermeiro com objetivo de redução da ocorrência de reações adversas a fármacos metabolizados pela CYP2C9.

Pandemia da COVID-19 e a judicialização da saúde: estudo de caso explicativo

COVID-19 pandemic and the judicialization of health care: an explanatory case study

Eloá Carneiro Carvalho, Pedro Hugo Dantas de Oliveira Souza, Thereza Christina Mó y Mó Loureiro V...

Objetivo: identificar as razões que conduziram à judicialização da saúde relativas à pandemia da COVID-19, descrever o desfecho das ações judiciais relacionadas à assistência em saúde abrangendo a COVID-19 e analisar os casos de judicialização da saúde relacionados à pandemia da COVID-19 com vistas à garantia do direito à saúde da população. Método: trata-se de um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso explicativo. A coleta foi efetuada nos sites do Ministério Público Federal, do Tribunal Regional do Trabalho (1ª Região) e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Para atender aos critérios estabelecidos, selecionaram-se as ações civis públicas relacionadas à saúde e às situações da pandemia da COVID-19 com decisões. A análise dos dados culminou na elaboração de duas categorias. Resultados: aptaram-se quatro casos. Conclusão: a judicialização na saúde consiste em obter bens e direitos nos tribunais, os quais são importantes para a garantia da saúde do cidadão que, em diversas situações, vem sendo negada, geralmente pela omissão dos poderes Executivo e Legislativo. Com a pandemia, analisar a judicialização poderá colocar foco e trazer à discussão a importância de dar voz e visibilidade ao enorme contingente da sociedade brasileira que não é assistido pelo Poder Público.

Liderança e satisfação no trabalho no contexto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Leadership and job satisfaction in the Mobile Emergency Care Service context

André Almeida de Moura, Andrea Bernardes, Alexandre Pazetto Balsanelli, Carina Aparecida Marosti De...

Objetivo: avaliar a correlação entre a prática de Liderança Coaching exercida pelos coordenadores de enfermagem e a satisfação no trabalho, na autopercepção dos coordenadores e na percepção dos técnicos de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências. Método: estudo descritivo, correlacional, que utilizou o Questionário de Autopercepção do Enfermeiro no Exercício da Liderança para mensurar a autopercepção da liderança dos onze coordenadores de enfermagem e o Questionário de Percepção do Técnico/Auxiliar de Enfermagem no Exercício da Liderança para verificar a percepção dos 155 técnicos. Já o Job Satisfaction Survey avaliou a satisfação no trabalho de ambas as categorias. Foram determinadas as correlações entre os domínios dos instrumentos por intermédio do teste de Spearman (p<0,05), sendo analisado o seu poder de associação. Resultados: o exercício da Liderança Coaching correlacionou-se com a satisfação no trabalho (p-valor=0,001), tanto na autopercepção dos coordenadores de enfermagem, com alta correlação (coeficiente de Spearman - 0,835), quanto na percepção dos técnicos de enfermagem, com moderada associação, (coeficiente de Spearman - 0,678). Conclusão: a Liderança Coaching apresentou correlação positiva com a satisfação no trabalho, marcada pela confiança mútua, interação contínua entre líder (enfermeiro) e liderados (técnicos de enfermagem) e a busca do desenvolvimento profissional e pessoal.

Associação entre distresse moral e elementos apoiadores da deliberação moral em enfermeiros

Association between moral distress and supporting elements of moral deliberation in nurses

Flavia Regina Souza Ramos, Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Graziele de Lima Dalmolin, Luciana Ra...

Objetivo: identificar a associação entre o distresse moral e os elementos apoiadores da deliberação moral em enfermeiros brasileiros. Método: estudo transversal realizado com enfermeiros brasileiros atuantes em serviços de saúde de diferentes níveis de complexidade. O protocolo de pesquisa constituiu-se da Escala Brasileira de Distresse Moral em Enfermeiros, questionário sociodemográfico e laboral, e uma lista de bases e elementos éticos utilizados para deliberação moral. Para análise empregou-se estatística descritiva, teste do qui-quadrado e regressão de Poisson. Resultados: participaram do estudo 1.226 enfermeiros. Os 12 elementos associados ao processo de deliberação moral foram classificados com importância para atuação dos enfermeiros, destacando-se a experiência profissional adquirida, Código de Ética/Lei do Exercício profissional, e, princípios éticos e bioéticos. A relação do distresse moral evidenciou maiores prevalências nos elementos Crenças, cultura e valores do paciente, Crenças e valores pessoais e, Intuição e Subjetividade. Conclusão: os resultados apontaram um equilíbrio entre critérios subjetivos da experiência profissional e objetivos da deontologia para a deliberação moral.

Fatores associados à doença renal crônica em pessoas vivendo com HIV/AIDS

Factors associated to chronic kidney disease in people living with HIV/AIDS

Priscila Silva Pontes, Antonio Ruffino-Netto, Luciana Kusumota, Christefany Régia Braz Costa, Eluci...

Objetivo: analisar os fatores associados à doença renal crônica em pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Método: estudo do tipo caso-controle pareado (4 controles para cada caso), realizado em um serviço de atendimento especializado no sudeste do Brasil, por meio de análise de prontuários de PVHIV. A amostra foi de 85 participantes, correspondendo a 17 casos e 68 controles. Utilizou-se teste qui-quadrado de Pearson (Χ2) e teste exato de Fisher, regressão logística, Odds Ratio (OR), Intervalo de Confiança (IC) de 95% e p<0,05. Utilizou-se os programas SPSS versão 25.0 e R Core Team, 2018 versão 3.5.1. Resultados: os fatores associados à doença renal crônica identificados neste estudo foram: a presença de Hipertensão Arterial Sistêmica [OR=5,8, IC (95%)=1,84-18,42, p=0,001] e o uso dos antirretrovirais nefrotóxicos em esquema terapêutico anterior [OR=3,3, IC (95%)=1,105-10,221, p=0,028]. Por outro lado, a idade menor de 40 anos [OR: 0,122, IC (95%)= 0,015-0,981, p=0,022] foi identificada como um fator de proteção. Conclusão: as PVHIV estudadas possuem exposição multifatorial associadas à doença renal crônica. Entretanto, conhecer esses fatores auxilia na identificação dos riscos e/ou disfunção renal existentes, além de dar suporte na decisão clínica dos profissionais da saúde que os assistem diretamente.

Sistema para acolhimento e classificação de risco em obstetrícia: avaliação de qualidade técnica

System for reception and risk classification in obstetrics: a technical quality assessment

Rodolfo Cristiano Serafim, Milena Jamas Temer, Cristina Maria Garcia de Lima Parada, Heloisa Helena ...

Objetivo: avaliar a qualidade técnica de um sistema de apoio à decisão para acolhimento e classificação de risco em obstetrícia. Método: estudo metodológico de avaliação de sistema. Foram convidados a avaliarem o Sistema de Acolhimento e Classificação de Risco em Obstetrícia (SACR-O) 12 enfermeiros e 11 profissionais de informática. A partir das normas da Organização Internacional de Normatização se estabeleceu o número mínimo de avaliadores e as características a serem avaliadas: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. As características avaliadas deveriam ter avaliação positiva ≥70% para serem consideradas adequadas. Resultados: as características avaliadas por enfermeiros e profissionais de informática, respectivamente, foram consideradas adequadas, a saber: Adequação funcional (97% e 98%), Confiabilidade (91% e 94%), Usabilidade (89% e 93%), Eficiência de desempenho (97% e 98%), Compatibilidade (93% e 100%) e Segurança do sistema (95% e 97%). Por profissionais de informática foram também avaliadas as características de Manutenibilidade (87%) e Portabilidade (97%). Conclusão: a qualidade técnica do sistema SACR-O foi considerada como excelente por enfermeiros e profissionais de informática.

Qualidade de vida de pacientes renais crônicos em hemodiálise e fatores relacionados

Quality of life of chronic kidney patients on hemodialysis and related factors

Carolina Renz Pretto, Eliane Roseli Winkelmann, Leila Mariza Hildebrandt, Dulce Aparecida Barbosa, C...

Objetivo: verificar a associação entre a qualidade de vida relacionada à saúde de pacientes renais crônicos em hemodiálise com as características sociodemográficas, clínicas, depressão e adesão medicamentosa. Método: pesquisa transversal com 183 pacientes renais crônicos em hemodiálise do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram utilizados questionário sociodemográfico e clínico, Kidney Disease and Quality of Life Short-Form, Inventário de Depressão de Beck e Escala de Adesão à Medicação de Morisky - oito itens. Entre as variáveis foram avaliadas comorbidades, complicações da doença renal e intercorrências durante e após a hemodiálise. A análise foi feita com estatística descritiva e analítica. Resultados: 55,2% dos pacientes tinham 60 anos ou mais, 35,0% eram hipertensos, com qualidade de vida regular, média de 62,61. Escores abaixo da média nas dimensões de qualidade de vida foram associados, principalmente, às infecções repetitivas e ao edema como complicações da doença, dor durante a hemodiálise e fraqueza após. A baixa adesão medicamentosa repercutiu em uma pior qualidade de vida com impacto em dez das 20 dimensões avaliadas e depressão em todas, exceto satisfação do paciente. Conclusão: a qualidade de vida reduzida nessa população associa-se aos sintomas depressivos, complicações como infecções repetitivas, dor e anemia, fraqueza após a sessão dialítica e baixa adesão medicamentosa. Ações direcionadas à modificação desses fatores podem promover bem-estar.

Elaboração, validação e fidedignidade do protocolo de segurança para o manejo da sede pediátrica

Elaboration, validation and reliability of the safety protocol for pediatric thirst management

Isadora Pierotti, Leonel Alves do Nascimento, Edilaine Giovanini Rossetto, Rejane Kiyomi Furuya, Lí...

Objetivo: elaborar, validar e avaliar a fidedignidade do Protocolo de Segurança para o Manejo da Sede Pediátrica no pós-operatório imediato. Método: pesquisa metodológica, quantitativa, baseada nos pressupostos para elaboração de instrumentos de mensuração. Elaborou-se o protocolo após revisão de literatura, entrevista com especialistas e observação da recuperação anestésica da criança. Juízes realizaram a validação teórica por meio de análise aparente, semântica e de conteúdo. Calculou-se o Content Validity Index na validação de conteúdo, cuja concordância mínima estabelecida foi de 0,80. Avaliou-se a fidedignidade do protocolo em crianças entre três e 12 anos em sala de recuperação anestésica. Resultados: em sua versão final, o protocolo foi constituído por cinco critérios de avaliação: nível de consciência, movimentação, proteção de vias áreas, padrão respiratório e náusea e vômito. Apresentou fácil compreensão e conteúdo pertinente e relevante, e todos os índices superaram a concordância mínima de 0,80. Duplas de enfermeiros aplicaram o protocolo 116 vezes em 58 crianças, resultando em elevado índice de fidedignidade (kappa geral = 0,98). Conclusão: o protocolo inédito elaborado tem validade e é ferramenta útil para utilização na recuperação anestésica, visando avaliar a segurança para a redução da sede do paciente infantil.

Benefícios do Qigong como prática integrativa e complementar para a saúde: revisão sistemática

Benefits of Qigong as an integrative and complementary practice for health: a systematic review

Bruna Francielle Toneti, Rafael Fernando Mendes Barbosa, Leandro Yukio Mano, Luana Okino Sawada, Igo...

Objetivo: analisar na literatura as evidências sobre os benefícios da prática integrativa e complementar de Qigong à saúde de pessoas adultas e idosas. Método: revisão sistemática mediante a busca de estudos nas bases de dados PubMed, CINAHL, LILACS, EMBASE e Cochrane Library. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados e não randomizados; em português, inglês e espanhol; de 2008 a 2018. Adotou-se a estratégia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, bem como a recomendação da Colaboração Cochrane para a avaliação do risco de viés dos ensaios clínicos analisados. Resultados: foram selecionados 28 estudos que indicaram o benefício da prática para o público-alvo, podendo ser utilizada para inúmeras condições de saúde, como: câncer; fibromialgia; Doença de Parkinson; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Burnout; estresse; isolamento social; lombalgia crônica; dor cervical; zumbido; osteoartrite; fadiga; depressão; e doenças cardiovasculares. Notou-se, contudo, grande risco de viés no que tange ao cegamento das pesquisas. Conclusão: a prática de Qigong produz resultados positivos sobre a saúde, principalmente, a médio e longo prazo. Este estudo contribui para o avanço no uso de práticas integrativas e complementares na enfermagem uma vez que reúne a produção científica na área a partir dos melhores resultados de pesquisas disponíveis.