Logo RLAE

ISSN-e: 1518-8345 | ISSN Impresso 0104-1169

Títulos e resumos Autores Palavras-chave

Busca Avançada

Número V28

De 49 a 60 de 158 itens(s).

Artigos Originais

Nosso futuro é global: liderança em enfermagem e saúde global

Our future is global: nursing leadership and global health

Jane Salvage, Jill White

A saúde global importa para os enfermeiros do mundo todo. Neste artigo, descrevemos o motivo. Destacamos algumas questões de saúde importantes que o mundo está enfrentando atualmente; exploramos como essas questões estão sendo abordadas; e consideramos as implicações para a Enfermagem. Descrevemos como os enfermeiros estão fazendo a diferença nos contextos desafiadores, destacamos a extensão e a complexidade dos trabalhos dos enfermeiros ao redor do mundo, e concluímos com um apelo à ação. Os enfermeiros podem influenciar, e se tornarem, elaboradores de política e políticos, e explicar para eles o motivo pelo qual os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não podem ser alcançados sem fortalecer a Enfermagem. Neste Ano Internacional da Enfermagem e da Obstetrícia, a janela de oportunidade está aberta, mas não ficará aberta por muito tempo. Os enfermeiros e as parteiras devem estar prontos para atravessar essa janela, tanto em nível global quanto local. Pedimos que vocês deem as mãos e juntem-se a nós.

Bacteremia nos glóbulos vermelhos obtidos do “cell saver” em pacientes submetidos a cirurgia cardíaca

Bacteremia in the red blood cells obtained from the cell saver in patients submitted to heart surgery

Manuel Luque-Oliveros

Objetivo: determinar as características microbiológicas dos glóbulos vermelhos obtidos com o “cell saver” em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca em circuito extracorpóreo. Método: estudo descritivo transversal com 358 pacientes de cirurgia cardíaca em que o “cell saver” foi utilizado. Foram coletadas variáveis sociodemográficas e identificação microbiana da bolsa de reinfusão do “cell saver”. Foi confirmado o Termo de Consentimento. Resultados: das 170 baterias isoladas GRAM+, as mais frequentes foram Staphylococcus epidermidis em 69% (n=138) dos casos e Streptococcus sanguinis com um registro de 10% (n=20). Diferenças significativas foram encontradas na cepa Staphylococcus epidermidis em pacientes com índice de massa corporal ≥25 (p=0,002) submetidos a cirurgia valvular (p=0,001). A vancomicina foi o antimicrobiano resistente à cepa Staphylococcus epidermidis com uma concentração inibitória mínima >16 µg/ml. Conclusão: as características microbiológicas dos glóbulos vermelhos obtidas após o processamento do sangue autólogo recuperado com o “cell saver” em cirurgia cardíaca são de origem bacteriana GRAM+, sendo a espécie mais isolada o Staphylococcus epidermidis. Portanto, para reduzir a presença desses cocos GRAM+, um antibiótico deve ser adicionado ao “cell saver”, de acordo com um protocolo previamente estabelecido.

Fatores psicossociais e Síndrome de Burnout entre os profissionais dos serviços de saúde mental

Psychosocial factors and Burnout Syndrome among mental health professionals

Amanda Sorce Moreira, Sergio Roberto de Lucca

Objetivo: identificar os fatores biopsicossociais no trabalho associados à Síndrome de Burnout em profissionais da saúde mental. Método: estudo transversal de abordagem quantitativa de uma amostra de 293 trabalhadores dos serviços de saúde de mental da rede pública de um município, no interior do estado de São Paulo, Brasil. Foi aplicado um instrumento composto por três questionários de autopreenchimento: formulário com dados biossociais, a escala Job Stress Scale (JSS) e o Maslach Burnout Inventory (MBI- HSS). Os dados foram analisados por meio da aplicação dos testes Qui-Quadrado e regressão logística, adotando-se um nível de significância de 5%. Resultados: a prevalência da Síndrome de Burnout foi de 7% com predomínio de profissionais da enfermagem, estando associada ao setor de trabalho, ao uso de psicofármacos, à baixa satisfação com a chefia e ao baixo controle sobre a atividade de trabalho. Entre os profissionais com Síndrome de Burnout, doze desempenhavam funções consideradas de alto desgaste, seis exerciam trabalho passivo e dois estavam em atividade de baixo desgaste. Conclusão: o baixo controle foi o principal fator psicossocial no trabalho associado à Síndrome de Burnout, tornando-se necessário o desenvolvimento de ações que promovam a autonomia do trabalhador e a melhoria da gestão dos fatores psicossociais desencadeantes de estresse.

Workaholism entre docentes de pós-graduação stricto sensu em enfermagem no Brasil

Workaholism among stricto sensu graduate nursing professors in Brazil

Laio Preslis Brando Matos de Almeida, Maynara Fernanda Carvalho Barreto, Júlia Trevisan Martins, Ma...

Objetivo: identificar a prevalência e os fatores associados ao workaholism entre docentes de pós-graduação stricto sensu em enfermagem. Método: estudo transversal com 333 docentes enfermeiros de mestrado/doutorado de 47 universidades públicas brasileiras. Os participantes responderam a um questionário de caracterização e a Dutch Work Addiction Scale, que foram analisados descritivamente e por regressão logística múltipla. Resultados: a prevalência de workaholism foi de 10,5%. Os fatores associados às dimensões do workaholism foram: possuir relacionamento conjugal, estar insatisfeito com trabalho e sono, indicar baixa capacidade de concentração e poucas oportunidades de lazer, pertencer aos Programas de Pós-graduação com conceitos 3, 4 e 5, receber bolsa produtividade em pesquisa, considerar a influência negativa do labor sobre a vida, mostrar dificuldade de compatibilizar trabalho com vida pessoal, apresentar ansiedade laboral, sentir pressão para realizar publicação científica, elaborar mais de 11 artigos concomitantemente, emitir mais de 21 pareceres no último ano, desenvolver mais de 11 horas semanais além do regime de trabalho e dedicar menos de 10 horas semanais à pós-graduação. Conclusão: há indicativo de workaholism nos docentes investigados e os fatores associados estiveram relacionados às condições e exigências laborais. As universidades devem aderir aos modelos gerenciais que englobem a promoção de saúde ocupacional.

Escala de Confiança no Autocuidado do SCHFI 6.2 - Versão Brasileira: análise psicométrica pelo modelo de Rasch

SCHFI 6.2 Self-Care Confidence Scale - Brazilian version: psychometric analysis using the Rasch model

Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz, Ana Maria Miranda Martins Wilson, Michele Nakahara Melo, An...

Objetivo: avaliar as propriedades psicométricas da Escala de Confiança no Autocuidado na insuficiência cardíaca da versão brasileira do Self-Care Heart Failure Index, versão 6.2, usando os critérios do modelo Rasch. Método: estudo secundário, de análise psicométrica, pelo modelo de Rasch, dos seis itens da escala. A amostra foi constituída por 409 pacientes com insuficiência cardíaca em tratamento ambulatorial [idade média de 57,9 (desvio-padrão=11,6) anos, 54,8% do sexo masculino. Resultados: do total de seis itens, um (“De maneira geral, você está confiante sobre estar livre dos sintomas de insuficiência cardíaca?”) apresentou desajuste ao modelo (Infit=1,84 e Outfit=1,99). Após a exclusão desse item, os demais apresentaram bom ajuste, compuseram uma dimensão e explicaram 55% da variância nos dados; as categorias de resposta aos itens foram adequadas, os valores de separação e confiabilidade das pessoas foram 2,13 e 0,82, respectivamente, e o alfa de Cronbach foi 0,87. Foram identificados os itens de extremos de dificuldade e que não há funcionamento diferencial dos itens em relação a sexo. Conclusão: com a exclusão do primeiro item, a Escala de Confiança no Autocuidado apresentou boas propriedades psicométricas, recomendando-se cautela na interpretação dos resultados da escala com seis itens.

“Era a vontade divina”: continuar a gestação depois da infecção perinatal pelo vírus Zika

“It was God’s will”: Continuing pregnancy after perinatal infection by Zika virus

Celmira Laza-Vásquez, Keila Vanessa Cortés-Martínez, Juan Pablo Cano-Rivillas

Objetivo: compreender a influência das crenças religiosas na decisão de um grupo de mulheres residentes no Departamento de Huila de continuar a gestação apesar da infecção perinatal pelo vírus Zika. Método: etnografia focalizada. Participaram 21 mulheres que haviam apresentado infecção perinatal pelo vírus Zika, cujos filhos nasceram com microcefalia congênita. Foram realizados 2 grupos de discussão e 6 entrevistas semi-estruturadas e foi utilizada a análise temática para o tratamento dos dados. Resultados: três temas surgiram: “Deus: por que comigo?” é um questionamento inicial das mulheres a Deus devido ao diagnóstico pré-natal de microcefalia do(a) filho(a), “Apegar-se a um milagre divino” descreve como as mulheres não perderam a fé e imploraram por um milagre divino para que seus filhos nascessem sadios e “Era a vontade divina” significa a aceitação, resignação e respeito pela vontade divina e a negação a abortar, apesar das recomendações médicas. Conclusão: a religiosidade e as crenças religiosas foram determinantes na decisão das mulheres de continuar a gestação. Faz-se necessário continuar a indagação sobre esse tema, para compreender as experiências dessas mulheres e criar ações de acompanhamento e apoio a partir dos cuidados de enfermagem.

Dimensão ética dos problemas enfrentados em ambientes de clínica médica: relações com a sensibilidade moral

The ethical dimension of problems faced in general medicine: relationship with moral sensitivity

Janaina Cassana Mello Yasin, Edison Luiz Devos Barlem, Jamila Geri Tomaschewski Barlem, Rosemary Sil...

Objetivo: conhecer os principais problemas éticos e como estes são relacionados com a sensibilidade moral em enfermeiros atuantes em uma Unidade de Clínica Médica. Método: pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, desenvolvida em um hospital universitário do sul do Brasil, com 18 enfermeiros atuantes em uma unidade de clínica médica, por meio de entrevistas semiestruturadas ponderadas via análise textual discursiva. Resultados: verificou-se que os conflitos institucionais, com o paciente e/ou familiar e com a equipe foram elencados como os principais problemas éticos identificados pelos enfermeiros, sendo a percepção e enfrentamento destes relacionados com a sensibilidade moral, compreendendo duas categorias: vivenciando problemas éticos e relações com a sensibilidade moral. Conclusão: a sensibilidade moral, pelo seu caráter multidimensional, capacita e habilita os enfermeiros para o reconhecimento e enfrentamento dos problemas éticos na prática clínica e contribui para a tomada de decisão justa e prudente, o que repercutirá na qualificação da assistência de enfermagem.

Mensuração da área de feridas para análise precoce do fator preditivo cicatricial

Measurement of wound area for early analysis of the scar predictive factor

Adriano Antonio Mehl, Bertoldo Schneider Jr, Fabio Kurt Schneider, Bruno Henrique Kamarowski De Carv...

Objetivo: avaliar o uso da régua 2D-FlexRuler como ferramenta facilitadora para o cálculo precoce do fator preditivo cicatricial de feridas crônicas. Método: estudo descritivo com abordagem quantitativa, experimental, longitudinal e prospectiva. A amostra foi de 22 pacientes ambulatoriais. Foram analisadas 32 feridas crônicas. As bordas das feridas foram identificadas e desenhadas na 2D-FlexRuler. Os cálculos das áreas das feridas crônicas foram obtidos pelos métodos manuais, tradicionais, por softwares e algoritmo Matlab. Essas áreas foram comparadas entre si para determinar a eficiência da régua proposta em relação aos métodos tradicionais. Resultados: o cálculo da área da ferida pelo método tradicional e coeficiente de Kundin demonstram erros médios maiores do que 40%. A estimativa manual da área com a 2D-FlexRuler é mais exata em relação aos métodos tradicionais de medição, os quais foram considerados quantitativamente desqualificados. Quando comparada com o método de referência, i.e., o software Klonk, os dados obtidos pela 2D-FlexRuler resultaram em um erro menor que 1,0%. Conclusão: a régua 2D-FlexRuler é uma plataforma métrica confiável para a obtenção dos limites anatômicos de feridas crônicas. Facilitou o cálculo da área da ferida sob monitoramento e permitiu obter o fator preditivo cicatricial de feridas crônicas com precocidade em duas semanas.

Estudo clínico da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório em pacientes críticos

Clinical study of Dysfunctional Ventilatory Weaning Response in critically ill patients

Ludmila Christiane Rosa da Silva, Isadora Soto Tonelli, Raissa Caroline Costa Oliveira, Patricia Lag...

Objetivo: validar clinicamente o diagnóstico de enfermagem Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório em pacientes adultos internados em Unidades de Terapia Intensiva. Método: coorte concorrente realizada com 93 pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva. Foram estimadas a incidência e a densidade de incidência do diagnóstico, identificados seus fatores relacionados a partir de análise bivariada e indicadores clínicos de determinação da sua ocorrência, segundo  apresentação global e temporal. Resultados: a incidência global do diagnóstico foi de 44,09% e a densidade de incidência de 14,49 ocorrências a cada 100 extubações/dia. Os fatores relacionados ao diagnóstico foram: idade, gravidade clínica, balanço hídrico, oligúria, hemodiálise, edema em membros superiores/inferiores, anasarca, número de antibióticos, hipotermia, hipertermia, quantidade de secreção, retração muscular, escore de ansiedade, frequência cardíaca, uso de vasopressores e ventilação não invasiva após a extubação. Os indicadores clínicos identificados mais frequentemente para a determinação do diagnóstico foram: taquipneia, queda de saturação e taquicardia. Verificou-se progressão temporal da gravidade dessas manifestações. Conclusão: a Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório é um achado comum em pacientes críticos. Alguns componentes do diagnóstico da versão NANDA-International (2018) puderam ser validados clinicamente. Destaca-se que existem variáveis ainda não descritas na taxonomia, demonstrando a necessidade de revisão desse diagnóstico de enfermagem.

Empatia, inteligência emocional e comunicação em enfermagem: efeito moderador de fatores organizacionais

Empathy, emotional intelligence, and communication in Nursing: The moderating effect of the organizational factors

María del Carmen Giménez-Espert, Elena Castellano-Rioja, Vicente Javier Prado-Gascó

Objetivo: avaliar a relação e o efeito moderador dos fatores organizacionais nas atitudes dos enfermeiros em relação à comunicação, empatia e inteligência emocional. Método: estudo transversal em amostra de conveniência de 268 enfermeiros de Valência, Espanha. As atitudes em relação à comunicação foram avaliadas usando o instrumento desenvolvido para esse fim, a empatia com a Jefferson Scale of Empathy for Nursing Student e a inteligência emocional usando a Trait Meta-Mood Scale de 24 itens. O efeito das variáveis estudadas foi avaliado por meio de ANOVA, modelos de regressão linear múltipla foram realizados e o efeito moderador foi analisado por PROCESS. Resultados: existem diferenças estatisticamente significativas dependendo do tipo de contrato (permanente); e diferenças estatisticamente significantes foram encontradas na dimensão cognitiva das atitudes em relação à comunicação. Em relação aos modelos de regressão, a dimensão tomada de perspectiva da empatia foi a principal variável preditora nas dimensões das atitudes em relação à comunicação. Finalmente, um efeito moderador do tipo de contrato foi demonstrado no efeito do reparo emocional sobre a dimensão cognitiva das atitudes em relação à comunicação. Conclusão: fatores organizacionais influenciam atitudes em relação à comunicação, empatia e inteligência emocional.

Elaboração e validação de um vídeo sobre banho no leito

Development and validation of a video on bed baths

Juliana de Lima Lopes, Rui Carlos Negrão Baptista, Tânia Arena Moreira Domingues, Rosali Isabel Ba...

Objetivo: elaborar e validar um vídeo sobre a técnica do banho no leito direcionado aos profissionais e estudantes de enfermagem. Método: o vídeo foi baseado na literatura e apresenta a definição de banho no leito, indicações, passos para sua realização e possíveis complicações. A validação foi conduzida por docentes de enfermagem e enfermeiros, que avaliaram a relevância do conteúdo, clareza e linguagem utilizada no vídeo. A Técnica de Delphi foi usada nesta fase. Depois da gravação, o vídeo educacional foi avaliado por três docentes de enfermagem e estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Primeiramente os docentes assistiram ao vídeo e sugeriram alterações e, posteriormente, após os ajustes solicitados, os alunos assistiram ao vídeo. Resultados: seis rodadas foram necessárias para os especialistas validarem o roteiro do vídeo usando a Técnica de Delphi. Depois de assistir ao vídeo, os alunos de graduação o consideraram compreensível. Conclusão: o roteiro do vídeo, composto por quatro tópicos, foi validado por especialistas depois de seis rodadas. O vídeo foi avaliado por docentes e alunos de graduação, que consideraram os tópicos, e o vídeo como um todo, compreensíveis. Espera-se que este vídeo possa contribuir para a qualificação profissional e aprimoramento do conhecimento e habilidades de estudantes de enfermagem.

Uso de métodos contraceptivos e intencionalidade de engravidar entre mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde

Contraceptive use and the intention to become pregnant among women attending the Brazilian Unified Health System

Celia Regina Maganha e Melo, Ana Luiza Vilela Borges, Luciane Simões Duarte, Natália de Castro Nas...

Objetivo: analisar o uso de métodos contraceptivos e intencionalidade de engravidar entre mulheres atendidas no Sistema Único de Saúde. Método: estudo transversal conduzido com 688 mulheres de 18-49 anos de idade, usuárias de Unidades Estratégia Saúde da Família da zona Leste da cidade de São Paulo, Brasil, que aguardavam consulta médica ou de enfermagem. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com instrumento estruturado, alocado em tablets. A análise foi conduzida tendo como variável dependente “forte desejo de evitar a gravidez”. Utilizou-se qui-quadrado e regressão logística múltipla, calculados no Stata 14.2. Resultados: 56,5% usaram algum método contraceptivo; covariáveis do forte desejo de evitar a gravidez: estado civil (OR= 0,49; IC 95% = 0,33-0,74), paridade - dois e mais filhos (OR = 15,9; IC95% = 4,29- 59,1); e planejamento da gravidez - planejado (OR = 0,69; IC95% = 0,73-0,94) e ambivalente (OR = 2,94; IC95% = 1,30-3,83). Não houve diferença estatística entre o forte desejo de evitar a gravidez e o tipo de contraceptivo utilizado. Conclusão: As mulheres com forte desejo de evitar a gravidez usavam basicamente os mesmos tipos de métodos contraceptivos que as mulheres em geral, o que mostra que elas não foram apoiadas para alcançar suas preferências reprodutivas.